Como vencer meu pequeno pecado?

Como vencer meu pequeno pecado? Esta é a pergunta que a minoria dos cristãos fazem hoje em dia.

A maior parte deles estão focados apenas nos grandes pecados. Isso porque pecados assim o levam a grandes consequências e isso os tornam mais urgentes.

Mal sabe eles que são os pequenos pecados a raiz dos grandes. Não entendem que se eles vencessem seus pequenos pecados os grandes enfraqueceriam. Um exemplo disso é a pessoa que costuma criticar pessoas até sem grandes motivos (pequeno pecado).

Mais tarde esta mesma pessoa não vai conseguir liberar perdão quando for ofendida por alguem (grande pecado). Isso porque ela se acostumou a sempre focar nos erros dos outros.

Mas se você é diferente da maioria e deseja saber como vencer seu pecado que você considera pequeno (e eu espero que seja pequeno mesmo) eu te convido a ler este artigo até o final.

Não encontrei muita coisa na internet sobre esse assunto então eu espero que este conteúdo realmente o ajude.

Esse conteúdo já esta no meu canal do youtube. Se você preferir assista ele no vídeo abaixo.

Por que devo vencer meu pequeno pecado?

Antes de te mostrar como vencer seu pequeno pecado é melhor que eu te mostre porque você deve vencê-lo.

Isso porque a maioria das pessoas aprende as coisas, mas não coloca em prática porque não entendeu o real benefício de se colocar aquilo que aprendeu em pratica ou o malefício de apenas estocar conhecimento e não viver o que se aprende na pratica.

Sendo assim segue os motivos para vencer seu pequeno pecado.

1 – Seu pequeno pecado te levará a um grande pecado

Como já foi dito na introdução são os seus pequenos pecados que te levam aos maiores.

O seu desejo hoje de encher a cara em um bar pode ser fruto de uma “inocente” amizade lá trás com uma pessoa que não queria saber de Deus.

Como dizia a frase de John Charles Ryle :

“O pecado começa como teia de aranha, mas torna-se uma camisa de força.”
– J. C Ryle

Se não vencer seu pecado agora que é pequeno e fraco como uma teia de aranha vai ficar muito difícil quando ele se tornar uma camisa de força.

Porque você quer dificultar ainda mais a sua vida e seu futuro meu amigo? Livre-se agora desse pecado antes que ele tome proporções que você jamais imaginou que tomaria.

Eu já criei um artigo sobre como se livrar de grandes pecados. Clique aqui e descubra como vencer grandes pecados biblicamente.

2 – Seu pequeno pecado é o suficiente para você ser condenado

No que se refere ao salário não importa se seu pecado é pequeno ou grande. O salário de qualquer pecado é a morte. Ainda que Cristo volte antes do seu pequeno pecado evoluir de tamanho e força ele é o suficiente para te levar a condenação.

Deus é justo em te condenar. Foi assim que ele fez com Uzá (2Sm 6:7).

Este homem segurou a arca da aliança com as mãos quando na verdade ninguém poderia tocá-la. Em sua justa ira Deus matou Uzá imediatamente.

Sim, eu entendo que pra Deus era um grande pecado até porque se não fosse não teria mandado tamanha ira tão depressa.

O que não podemos esquecer é que esta visão de pecado pequeno ou grande é exclusivamente nossa. Não estamos certos se nosso pecado é realmente pequeno ou não.

Quem viu Uzá fazer o que fez deve ter pensado: ele apenas queria impedir que a arca caísse e se quebrasse no chão. Era fácil considerar um pecado pequeno já que tinha uma “boa intenção” por trás.

Sabendo disso não pense que sua pequena cobiça de mulheres na rua, seus palavrões ou sua mania de ofertar tão pouco na igreja não será digna de ser punida no juízo final. Estes erros podem custar caro demais.

Como saber se sou salvo

3 – Seu pequeno pecado pode pode te levar a um grande castigo

Duas coisas podem acontecer que te levem a um castigo maior do que o que você imaginava:

A primeira é que seu pequeno pecado pode não ser pequeno para Deus. Foi o exemplo que dei sobre Uzá. Talvez na visão de Uzá aquilo nem era pecado era apenas parte da função dele na ocasião.

Para o povo que assistiu a cena provavelmente foi um pequeno pecado. Mas para Deus era um pecado terrível porque ele tocou no objeto que simbolizava a sua presença que deve ser temida por todos.

E se seu pecado para Deus não for pequeno? E se ele atrair um grande castigo em breve? Pense nisso: você pode estar enganado.

A segunda forma dele atrair um castigo enorme é apenas o fato de você não ter uma noção clara sobre o futuro.

Se você, por exemplo deixa só uma vez sua filha namorar alguem que não serve a Deus sendo que o rapaz ainda é bem novo até então ele não o incomodará mais.

O problema é que este único e primeiro namorado da sua filha pode ser um marginal que vai findar a vida dela.

Sei que isso é bem duro ainda mais para quem tem uma filha mulher jovem, mas é uma verdade que não podemos esquecer: nem sempre um pequeno erro atrai apenas uma pequena consequência.

As vezes ele atrai consequências gigantescas e inimagináveis. Não da pra arriscar a troco de nada vale mais a pena ser fiel.

Portanto lembre-se disso: um pequeno erro pode atrair uma grande consequência.

Vamos descobrir agora como vencer este “pequeno pecado”.

Conheça sua bíblia de capa a capa




Como vencer meu pequeno pecado? Creia que o que faz realmente seja um pecado

Se não houver não haverá esforço. Quanto mais acreditamos em alguma coisa mais nos esforçamos em prol dela. Nossa fé em Deus geralmente é medida pelo nosso esforço por Ele.

Da mesma forma se você tiver alguma objeção mesmo que pequena com relação ao seu pequeno pecado você jamais o vencerá.

Este é o grande perigo dos “pequenos pecados”. Eles não parecem pecados e por isso nunca os vencemos.

Vamos supor que seu “pequeno pecado” é o fato de você chegar atrasado no culto.

Você não lembra de um versículo que fala sobre isso bem especificamente e por conta disso você simplesmente não se importa. Não se esforça para chegar no horário do culto.

Ai vem alguem e te ensina utilizando o exemplo de Moisés onde Deus lhe fala de dentro da sarça ardente:

Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa. Êxodo 3:5

Moisés por reverência a Deus não podia nem se quer estar de sandália. Deus hoje está aguardando nosso culto com reverência. Será que é muito chegarmos no horário e dar bom testemunho?

História de Moisés
Arte feita por Eitan Daniel

Se você ao ouvir isso disser: “ah mas a presença de Deus ali era muito superior ao que sentimos na igreja…”

A partir desse momento você começa a encontrar desculpas para facilitar para sua carne continuar atrasando nos cultos ao invés de dificultar pra ela.

A partir do momento que não está claro na sua mente que aquilo que se faz é pecado você vai tender a nunca vencer seu pecado pois sempre haverá uma boa desculpa.

Tem certeza que isso é pecado?

Será que o que faz é realmente pecado? Só tem um jeito de saber. Estude a palavra especificamente sobre este assunto.

Talvez chegar atrasado ao culto não seja seu caso. Talvez esteja em dúvida sobre ouvir música secular.

Já estudou sobre isso? Se não vou dar a seguir algumas dicas práticas.

1 – Pesquise isso na bíblia. A base da sua fé precisa ser a palavra de Deus.

2 – Pergunte para irmãos mais experientes. Pergunte sobre o assunto para pessoas mais maduras na fé. Cuidado com conselhos de jovens que você considera ser cristão apenas porque toca instrumento ou canta. Prefira os irmãos maduros na fé.

3 – Pesquise na internet. Tenho alguns vídeos no meu canal e no meu blog sobre alguns pecados específicos. Pesquise aqui ou pesquise em outros lugares da internet um pouco mais sobre o assunto.

4 – Escute opiniões contrárias. Não há problema ouvir alguem que pensa diferente. Eu até recomendo porque pode ser que caia no engano daquelas pessoas que só querem escutar pessoas que falam o que elas querem ouvir.

É fácil pro calvinista ser um calvinista já que nasceu em igreja calvinista. Da mesma forma acontece com o arminiano. Em outras palavras você não pensará diferente se ouvir apenas uma única opinião.

5 – “Leia a bíblia contra você”. Esta é uma famosa frase de Jonathan Edwards. Ela quer dizer simplesmente que tudo que geralmente mais agrada nossa carne esta errado. Lembre-se que o que agradaria o corpo de Cristo na tentação do deserto era ter um pão pra comer e não citar versículo (Lc 4:4).

Tome cuidado com “essas músicas”

Reconheço que neste caso da música secular o que mais nos agradaria é poder ouvir. Mas nesse caso em específico não tenho base para dizer que isso seria pecado.

Davi compôs uma música quando seu amigo Jonata e o rei Saul morreram no segundo livro de Samuel capítulo 1. Não era uma musica para glória de Deus. O motivo era bem secular. Não há restrições a isso na Torá e nem repreensões de profetas ao rei por ter feito isso.

De qualquer forma sempre recomendo a todos que conheço (principalmente aos mais novos que são mais descontrolados) que evite as musicas seculares ao máximo pois elas poderão levá-lo as musicas mundanas e estas o cristão não pode ouvir.

Como vencer meu pequeno pecado? Ande com quem te repreende

Voltando ao exemplo de chegar atrasado nos cultos, se tem alguma coisa que nos faz corrigir isso é alguem chamando nossa atenção na igreja.

Isso ocorreu comigo quando era mais novo. Eu era responsável pelo datashow e por conta disso precisava chegar mais cedo, porém estava atrasado em quase todo culto.

A partir do momento que meu pastor me chamou atenção isso parou de acontecer.

As vezes não tem jeito. Precisamos de alguem chamando nossa atenção e de preferência que insista se formos teimosos.

Isso também me ocorreu quando era criança e falava muito palavrão. Bom pra mim que eu tinha uma mãe que sempre brigava quando falava algo assim, mas já pensou se ela não se importasse? Aí dificultaria eu abandonar esse pecado.

Conheça sua bíblia de capa a capa


Podemos ter amigos não cristãos?

Não é que você não possa ter amigos não cristãos. O que você não pode é fazer certos tipos de alianças onde você se coloca em desvantagem no que se refere a manter a sua fé e conduta.

Se eu tenho uma amizade feminina onde a moça fuma um cigarro dificilmente eu vou sentir vontade de fumar também. Agora se ela esta sempre com uma roupa indecente quase nua aí já é uma amizade impossível de se manter.

Mas voltando ao assunto dos “pecadinhos”, um dos problemas de você ter amizades com não cristãos é que eles não vão corrigir seus pequenos pecados.

Pode ser que um ímpio até brigue com você por cair em adultério com outra mulher (pecado grande aos olhos dele), mas dificilmente ele vai dizer alguma coisa se te ver olhando alguma mulher mal vestida na rua (pecado pequeno aos olhos dele).

O erro de muitos, principalmente jovem é o de fazer amizades apenas com não cristãos. Isso geralmente mostra que eles também não são cristãos já que não se assemelham em nada com o povo de Deus.

Se você é jovem anda com uma galera que te vê cometer pequenos erros o mais provável é que o pessoal pode até elogiar você por isso e isso nunca o levará a se arrepender e largar o pecado antes que ele aumente e piore as coisas.

Cerque-se de quem não te deixa pecar

A melhor forma de vencer tais erros é se cercando de quem possa chamar sua atenção.

Você que é jovem evite andar apenas com jovens da igreja. Por mais que se esforcem na igreja eles são inexperientes. Os mais velhos são os que provavelmente mais se esforçam para vencer pecados como este.

Lembre-se que o jovem Josué andava com o velho Moisés. O mancebo Timóteo andava com o velho Paulo. O jovem Eliseu andava com o velho Elias. A jovem Rute andava com a velha Noemi. A jovem Ester andava com o velho Mardoqueu.

Se estes jovens faziam questão de andar com pessoas mais experientes e foram bem sucedidos por que vamos seguir aquela ideia mundana de que jovem só anda com jovem?

Eles não corrigirão nossos pequeno erros. Eles nos verão errar e, quem sabe, farão igual. Se quiser realmente vencer qualquer pecado aparentemente menor ande com quem você sabe que o repreenderá.

Como vencer meu pequeno pecado? Vigie

Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. 1 Pedro 5:8

O que é vigiar segundo a bíblia? Vigiar é tomar cuidado e estar atento para que as tentações não te façam pecar contra Deus.

É ser zeloso no que diz respeito a santificação. É cuidar ao máximo para não cair nas armadilhas do diabo.

Um sério problema que o cristão possui é subestimar o poder do inimigo. Por mais poderoso que Deus seja nós não somos poderosos e precisamos de cautela no nosso dia-a-dia.

O diabo costuma ser mais bem-sucedido em seus ataques quando utiliza de coisas agradáveis e inofensivas, ou seja, os pequenos pecados.

José e a mulher de potifar

Há quem pensa que a primeira tentação na vida de José foi quando a mulher de Potifar quis levá-lo para cama. Estão enganados!

Isso prova que os cristãos não estão atentos o suficiente para vencer os seus pecados aparentemente inofensivos já que não compreenderam a vida deste herói da fé.

Antes desta tentação sexual José teve a tentação que todo jovem tem que é não obedecer seus pais. Jacó pedia que ele fosse ver os irmãos mesmo que estes o odiassem.

Ali está a primeira tentação. Era mais fácil ele ser rebelde como seus irmãos. Foi tentado a ser igual a todo mundo.

O que acontece é que não obedecer os pais hoje em dia é um “pequeno pecado”, mas é valido ressaltar que um pecado é pequeno ou grande na cabeça de quem vê. A opinião que importa é sempre a de Deus.

Obedecendo e sendo fiel ao seu pai Jacó José obedeceu e foi fiel a Potifar. O pequeno pecado lá trás foi vencido porque ele vigiou e se atentou em fazer tudo que lhe foi pedido. Isso lhe ajudou vencer uma grande tentação mais pra frente.

A maioria das pessoas na juventude não são obedientes aos seus pais e isso reflete em seu relacionamento com Deus. Até eu mesmo sofri muito com isso.

É por isso que somos tão infiéis a Deus. Não da pra achar que seremos mais obedientes a um Deus que não vemos do que aos nossos pais que vemos.

Se você não vigiar, os pecados mesmo que aparentemente inofensivos vão contaminar sua mente e coração e você vai cair!

História de José
Arte criada por Louiz Brito

Se quiser aprender mais com a história de José clique aqui para entender tudo o que você pode aprender com ele para ter uma vida vitoriosa.

Como vigiar na pratica

Quer vencer este pequeno pecado antes que fique grande lá na frente? Vigie. Esteja mais atento.

Quais lugares você costuma cometer este pequeno pecado? Evite ir para lá.

Qual horário você costuma cometer este “pecadinho”? Esteja mais ocupado neste horário.

Quais pessoas estão próximas a você quando você peca? Evite essas pessoas.

Cuidado com as combinações de dias, lugares e horários. Por exemplo:

Você me diz: Eu costumo ver uma mulher que se veste de forma sensual no ponto de ônibus todo dia de manhã para ir trabalhar. Combinou pessoa, lugar e horário. Não dá pra estar lá em outro horário? Ou em outro ponto (lugar)?

O mundo está acabando. Você não tem mais tempo a perder com pecados tão tolos como estes.

Esteja mais atento e olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia.


Porque virá como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a terra.
Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem. Lucas 21:34-36


Como vencer meu pequeno pecado – Resumo final

Siga esses 3 conselhos que não vejo como você pode errar que são:

1 – Se certifique de que o que anda fazendo realmente seja um pecado. Não deixe que a dúvida o leve a arriscar seu futuro onde os pequenos pecados atrairão os grandes.

2 – Ande com quem ao te ver pecar tenha o amor e a coragem para te repreender. Não fuja da repreensão. Não seja um escarnecedor. Seja sábio pois está escrito:

Não repreendas o escarnecedor, para que te não aborreça; repreende o sábio, e ele te amará. Provérbios 9:8

3 – Em último lugar: vigie. Fique atento para os lugares que tem ido, os horário e as pessoas com quem tem se relacionado na vida e no mundo virtual.

Não se esqueça você precisa vencer esses pecados urgentemente porque estas falhas te levarão a grandes erros lá na frente e vão atrapalhar toda sua vida.

Além disso estes pecados são o suficiente para te condenar e você sabe que esse mundo não vai durar muito tempo. Sabe que seu último dia pode estar mais próximo do que imagina.

Sem contar que ainda que seu pecado realmente seja pequeno ele também pode trazer grandes e horríveis consequências.

Pra finalizar… eu percebi no meu dia a dia eu mesmo sendo tentado a cair em pequenos pecados o que me levava a tentar lembrar o que eu mesmo estava ensinando aqui.

Por isso se você é do tipo que é praticante da palavra e não somente ouvinte eu não espero que tenha captado tão bem essa mensagem quanto o teria feito se lesse duas vezes.

Portanto leia quantas vezes achar que for preciso pois assim que sair daqui acredite você já vai precisar do que aprendeu.

Me ajude a te ajudar

Quando temos um grande pecado geralmente temos vergonha de dizê-lo em público, mas os pequenos geralmente são mais tranquilos.

Comenta aqui em baixo qual ou quais seriam os “pequenos pecados” que você mais comete.

Isso pode me ajudar a falar mais sobre ele em específico.

Espero que Deus tenha falado com você nesse artigo.

Um forte abraço e até mais.

Se este artigo fez sentido para você não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

Se você realmente deseja aprender a estudar sua bíblia, sem sair de casa, então você definitivamente precisa conhecer esta solução que já ajudou muitas pessoas a entender a bíblia de gênesis a apocalipse - Clique na imagem abaixo agora para saber mais enquanto ainda está no ar.

Conheça sua bíblia de capa a capa

Deixe um comentário