Como Ter Fé – Quanto Mais Problemas Você Tiver Melhor Será Sua Vida

Hoje você vai descobrir tudo o que precisa saber sobre como ter fé em Deus de acordo com a bíblia.

A fé é de extrema importância na vida do verdadeiro cristão que queira viver a vontade de Deus neste mundo.

Aliás, sem fé fica difícil até mesmo de irmos a Deus em oração porque é por meio dela que alcançamos grandes vitórias na vida e somos salvos.

Se você deseja aprender sobre como aumentar sua fé, sua importância e por que muitos de nós não temos fé leia este artigo até o final.

Ele é todo baseado na própria palavra de Deus para nos ensinar a sermos de fato cristãos cheios de fé.

O que é fé

Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. Hebreus 11:1

O texto não deixa dúvidas sobre o que é fé. Ter fé é simplesmente ter certeza absoluta do que você espera.

Não se trata de ter certeza de algo que esta a nossa vista. Se trata de algo que ainda não aconteceu, que não vemos, mas que temos convicção de que veremos.

Ter fé é acreditar no inexistente ou invisível. É como dar o passo em um lugar vazio e Deus colocar o chão embaixo.

A nossa fé precisa ter uma base. O simples fato de você ter fé não significa muita coisa. Precisamos crer naquilo que a bíblia diz. Ela é a base da nossa fé.

Se você tem fé em Deus e em outras coisas que não provém da palavra que ele mesmo inspirou, isto pode provar que você não confia 100% em Deus. Precisamos confiar inteiramente nele.

Para ser mais especifico devemos, por exemplo, confiar…

 … que Deus é quem proverá nosso sustento e não nosso intelecto, empresa ou qualquer outra coisa que nos contribua financeiramente.

… que é de Deus que vem a fonte de toda ajuda e auxilio que precisamos e não necessariamente das pessoas que ele usa pra isso.

… que Deus é quem vai nos dar salvação por meio da sua graça e não por algum mérito pessoa em nossas obras.

Como mostramos nossa fé?

Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.

Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Tiago 2:17,18

De acordo com os versículos citados, a nossa fé e demonstrada pelas obras.

Não confunda as obras escritas neste verso como as obras da lei descritas em Romanos 3:20.

As obras da lei se referem a leis antigas que perderam sua validade após o sacrifício de Jesus Cristo na cruz como o sacrifício para expiação de pecados por exemplo.

As obras que demonstram fé são as atitudes que provam que você acredita no que diz.

O que não é fé?

Fé não é pensamento positivo. De fato uma pessoa positiva alcança muito mais seus objetivos do que uma negativa, mas ficar repetindo várias vezes que algo vai da certo não mostra que temos a fé bíblica.

Eu lembro da minha própria mãe uma vez toda confiante de que ganharia um carro em uma promoção de supermercado. Ela ficava repetindo isso toda hora.

Infelizmente ela não ganhou, mas quem nunca pensou que fé era isso não é mesmo?

Fé não tem nada a ver com determinar as coisas. A bíblia diz em hebreus 11 que sem fé é impossível agradar a Deus.

Sabendo disso fica claro que a fé que temos não é algo que serve para agradar a nós mesmo, mas ao Senhor ainda que obedecer a ele venha nos desagradar de certa forma.

Ou seja, uma pessoa cheia de fé não necessariamente é uma pessoa que tem todos os seus pedidos respondidos por Deus. Lembre-se de que Jesus não foi atendido quando pediu para que Deus passasse dele o cálice.

Ter fé tem mais a ver com uma pessoa que atende a todos os pedidos de Deus e o agrada apesar de não poder vê-lo.

No que não devemos confiar?

Nós temos dificuldades de acreditar em coisas que não vemos.

Deus usa diversas coisas para nos abençoar, mas não podemos confiar primariamente em nada além do próprio Deus porque é ele quem nos abençoa com tudo que precisamos.

Veja algumas coisas pelas quais não devemos confiar:

Nos homens

Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor! Jeremias 17:5

Não entende este versículo ao pé da letra. O que ele quer dizer é apenas que você não deve confiar em ninguém mais do que em Deus assim como o salmista também nos ensina neste salmo:

É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem. Salmos 118:8

Cuidado para não pensar que a felicidade do seu casamento tem mais a ver com seu conjugue do que com Deus.

Cuidado para não pensar que a provisão da sua casa tem mais a ver com seu patrão do que com Deus.

Em deuses

Mas retrocederão em vergonha total aqueles que confiam em imagens esculpidas, que dizem aos ídolos fundidos: ‘Vocês são nossos deuses’. ” Isaías 42:17

Segundo Paulo escreveu a Timóteo só existe um Deus e um único caminho que nos leve a ele: Cristo…

Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, 1 Timóteo 2:5

Adoração de ídolos sempre foi algo detestável para Deus. Se puder ler o livro do profeta Isaías inteiro vai perceber isso com mais facilidade.



Não caiamos no engano de confiar em ídolos como muitos fizeram no passado.

Nas riquezas

Uma vez que vocês confiam em seus feitos e em suas riquezas, vocês também serão capturados, e Camos irá para o exílio, junto com seus sacerdotes e líderes. Jeremias 48:7

Este texto nos mostra que o fato de confiar no dinheiro nações inteiras foram levadas à escravidão.

Esta é a tentação de quem tem muito dinheiro. Por isso e por outros motivos é mais difícil um rico ir para o céu do que o pobre.

O pobre é mais dependente de Deus enquanto o rico mais independente. Por esta razão ele tem mais dificuldade de perceber a sua dependência de Deus.

Em ferramentas

Alguns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós confiamos no nome do Senhor nosso Deus. Salmos 20:7

Carros e cavalos aqui são ferramentas de guerra.

O salmista Davi mostra que sua confiança não está em seu grande exército, mas sim em Deus. Ele era a fonte de suas vitórias.

Em seu próprio entendimento

Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; Provérbios 3:5

Algumas pessoas ao invés de confiarem em Deus confiam em si mesmas. Confiam no conhecimento que possuíram pelo muito estudar.

A bíblia não é contra você estudar muito. De fato são as pessoas que estudam muito que Deus geralmente usa. Ele não chama preguiçosos para trabalhar no seu reino.

O que a bíblia condena é que você confie mais no que aprendeu do que no próprio Deus que lhe permitiu aprender o que sabe.

Por conta disso muitos vão a universidade e desviam da fé. Eles confiam mais no que estudaram la sobre a suposta inexistência de Deus do que aprenderam na palavra sobre sua existência.

Qual a importância da fé?

Salvação

Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Romanos 10:9

Sem fé em Deus ninguém será salvo. É por meio dela que obtemos salvação.

O texto na verdade é mais específico ainda. Ele diz que só será salvo não apenas quem confia em Deus, mas que, além disso, acredita que ele ressuscitou Cristo dentre os mortos como forma de aprovação pelo seu sacrifício por nós da cruz.

Este sacrifício perfeito e aceito por Deus é quem nos salva.

Agradar a Deus

Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. Hebreus 11:6

O desejo de todo bom servo é agradar seu Senhor.

Muitos vão à igreja não para agradar a Deus, mas para agradar a si mesmos. Se você busca a Deus apenas por satisfação pessoal você ta fazendo dele teu servo e não o contrário.

Estas pessoas vão a Deus para realização pessoal e satisfação total ainda nessa vida. Não deve ser esta nossa prioridade, antes, nossa prioridade é agradar a Deus mesmo que isto nos desagrade.

Ser exemplo

Irmãos, sigam unidos o meu exemplo e observem os que vivem de acordo com o padrão que lhes apresentamos. Filipenses 3:17

Neste verso o apóstolo Paulo ensina os irmãos de Filipos a seguirem tanto seu exemplo quanto o exemplo de pessoas que lhe foram apresentadas.

Com certeza ele se refere a pessoas cheias de fé já que este era o perfil de todos os apóstolos.

Da mesma forma você vai precisar ser exemplo de fé para seus filhos, parentes, amigos e discípulos.

As pessoas precisam ver na sua conduta o que é viver pela fé na prática e não apenas ler sobre histórias na bíblia que falam sobre isso.

Evangelismo

Prometendo-lhes liberdade, eles mesmos são escravos da corrupção, pois o homem é escravo daquilo que o domina. 2 Pedro 2:19

Este verso Pedro fala sobre falsos líderes que estavam entrando dentro das igrejas. Pedro critica-os por conta do fato deles prometer liberdade sendo que eles ainda eram escravos.

Isto não é só questão de dar exemplo como ensinou o tópico anterior. O evangelho promete liberdade para pessoas dos seus pecados, de modo que, só experimenta desta liberdade quem de fato creu na mensagem.

Por isso as pessoas criticam muito a igreja moderna. Ela esta cheia de pessoas que não creram no evangelho verdadeiramente e por conta disso não foram libertos do pecado.

Como resultado final o evangelismo delas é ineficiente.

Alcançar o que precisamos

Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Tiago 1:6

No texto citado acima Tiago nos ensina a respeito das pessoas que desejam ter sabedoria. Para consegui-la elas precisam pedir a Deus com fé.

Mas, isto não serve apenas para sabedoria. Serve para qualquer coisa que precisarmos pedir a Deus.

Quando pedimos alguma benção que realmente precisamos nós precisamos ter fé que Deus nos ouvirá como ele mesmo disse:

Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem! Mateus 7:11

Só abrindo um parêntese rapidinho. O versículo anterior não é uma ideia solta de simplesmente pedir algo e Deus nos dá. Nós também precisamos da mesma forma retribuir ajudando as pessoas assim como gostaríamos que elas nos ajudassem como diz o verso a seguir:

Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas”. Mateus 7:12

Confie nisso para ser de fato abençoado. Não se esqueça deste detalhe.        

Porque não temos fé?

Pelo que falei até agora sobre o que é ter fé, parece até que a maioria das pessoas desta época não a possui.

Alem do mais, a maioria que diz ter fé não se baseia na palavra para afirmar isto.

Desta forma elas ficam cegas para sua verdadeira situação já que para elas a fé que elas têm já é o suficiente não só para salvação, mas também para alcançar as bênçãos que tanto precisam.

Para te livrar deste engano, vou te mostrar o motivo pelo qual a maioria de nós não tem a fé que agrada a Deus:

Não temos fé porque não gastamos tempo com as escrituras

De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Romanos 10:17

Este versículo nos ensina que a fonte da nossa fé é a palavra de Deus. A bíblia é à base da nossa fé, de modo que, se cremos em algo que não tem base bíblica fica esclarecido de que não se trata da fé que agrada a Deus.

É por esta razão que alguns cristãos não possuem a fé que agrada a Deus. Eles acreditam em coisas que inventam ou em coisas que lhes ensinaram que não tem base bíblica.

Não temos fé porque não conhecemos a Deus

Os que conhecem o teu nome confiam em ti, pois tu, Senhor, jamais abandonas os que te buscam. Salmos 9:10

Até a cegonha no céu conhece os seus tempos determinados; e a rola, a andorinha, e o grou observam o tempo da sua arribação; mas o meu povo não conhece a ordenança do Senhor. Jeremias 8:7

Este é um complemento do motivo anterior. Se não gastamos tempo com as escrituras logo não conhecemos o Deus das escrituras e nem suas ordenanças.

O resultado disso é que cada um inventa um deus como quer para adorar e servir.

Por exemplo, a pessoa pode crer e dizer para si mesmas coisas como: “- o meu Deus não liga para as roupas que uso”, ou… “Deus é bonzinho e não liga para pecados tão insignificantes”.

Desta forma a pessoa adora a Deus do jeito dela porque não o conhece verdadeiramente. Sendo assim, a pessoa não sabe exatamente o que Deus gosta e o que Deus odeia então ela segue aquilo que acha que é o certo.

Uma boa forma de saber se você conhece a Deus é se você por acaso não gosta de alguém que te incomoda.

A pessoa que conhece a Deus sabe quão grande foi seu amor por aqueles que ele quer salvar e como resposta a este amor ela se sente incapaz de odiar qualquer pessoa.

Como João nos ensina em sua primeira carta:

Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. 1 João 4:8

Não temos fé porque nossos corações se endureceram por conta do pecado

[…] encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama “hoje”, de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado, Hebreus 3:13

Ao escrever esta carta aos hebreus o autor pede que os irmãos sempre animem uns aos outros para que os corações deles não se endureçam por conta do pecado.

Um coração endurecido é um coração insensível à vontade de Deus. É uma pessoa que já pecou tanto que não tem mais medo de pecar, o que faz com que ela fique cada vez pior.

É uma pessoa que não tem temor nenhum ainda que seja pressionada a temer como o caso do Faraó do tempo de Moisés que viu a destruição das pragas no Egito e mesmo assim se recusava a obedecer a Deus.

Quando você comete muitos pecados o seu coração endurece. Isso impossibilita você de crer em Deus.

Não temos fé porque somos muito medrosos     

No episódio descrito em Mateus 14 Jesus aparece andando por cima das águas. Pedro, que estava em um barco, pede a Jesus para que ele tenha a permissão de fazer o mesmo e encontrá-lo no meio do lago.

Jesus permite e o chama. Pedro imediatamente desceu do barco e de fato andou sobre as águas.

Mas, quando (pedro) reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me! “

Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: “Homem de pequena fé, porque você duvidou? ” Mateus 14:30,31

Perceba que ele começou tendo fé já que andou um pouco sobre as águas, porém ao perceber a força do vento ele sentiu medo e este o fez duvidar.

Esta é uma razão pela qual não temos fé. Somos muito medrosos. O medo impede a nossa fé de crescer.

Não temos fé porque não a exercitamos

Davi, entretanto, disse a Saul: Teu servo toma conta das ovelhas de seu pai. Quando aparece um leão ou um urso e leva uma ovelha do rebanho,

eu vou atrás dele, atinjo-o com golpes e livro a ovelha de sua boca. Quando se vira contra mim, eu o pego pela juba, atinjo-o com golpes até matá-lo. 1 Samuel 17:34,35

Estes versículos narram o episódio em que Davi derrota o gigante Golias. É a conversa de Davi com o rei Saul tentando convencê-lo de que poderia derrubar Golias.

Por que Davi teve tanta fé para derrubar um gigante tão vitorioso e experiente?

A resposta é que Davi já havia exercitando sua fé quando derrotou um leão e um urso.

Infelizmente quando nos temos problemas menores na maioria das vezes não percebemos que é uma oportunidade para crescermos na fé.

E por conta disso a nossa fé não cresce. Cremos em Deus apenas para coisas pequenas (com “pequena” não quero dizer “sem valor”).

Parece que temos fé para crer que Deus nos abre porta de emprego, nos da o pão de cada dia ou protege nossos filhos na escola, mas não temos fé suficiente para crermos que Deus nos livra de vícios, restaura nossa família inteira e faz milagres.

Davi e Golias


Como ter mais fé

Gaste tempo com as escrituras

A melhor forma de aprender como ter fé é através da palavra de Deus.

Sendo assim, procure ler a bíblia todos os dias. Trate a palavra de Deus como se fosse um alimento.

Já vi pessoas que não tem costume de ler a bíblia começar lendo uns 7 capítulos de uma vez só. Em pouco tempo elas se cansam e param de estudar a palavra.

Será que você faz assim com o alimento que come? Empanturra-se de comida de uma vez só e depois fica mais de uma semana sem comer? (A não ser que você for uma anaconda).

É melhor que você estude a bíblia todo dia assim como se alimenta todo dia. Isso vai ter fortalecer a sua fé e te dar nova vida como Jesus nos ensinou neste verso:

[…] Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus. Lucas 4:4

Procure de fato conhecer a Deus

Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas;
mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em entender, e em me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço benevolência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor. Jeremias 9:23,24


O versículo começa ensinando quais são as coisas pelas quais não devemos nos gloriar que eu já expliquei no quarto tópico.

Logo abaixo ele nos mostra aquilo pela qual realmente devemos nos gloriar: conhecer o Senhor.

Quem é Deus para você? A sua definição de Deus é baseada na palavra? Quando estudar a bíblia procure nela estudar sobre os atributos de Deus.

Desta forma você vai conhecer melhor o Deus que de fato existe e não corre o risco de servir um Deus que você inventou na sua imaginação.

Vou deixar abaixo um sermão que eu assisti que nos ensina muito sobre os atributos de Deus caso você queira conhecê-lo de fato.

Que possamos seguir o conselho do profeta Oseias neste versículo:

Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo. […] Oséias 6:3

Se humilhe e clame a Deus até que sejas quebrantado

“Mas tu, Belsazar, seu sucessor, não te humilhaste, […]

Pelo contrário, tu te exaltaste acima do Senhor dos céus. Mandaste trazer as taças do templo do Senhor para que nelas bebessem tu, os teus nobres, as tuas mulheres e as tuas concubinas.

Louvaste os deuses de prata, de ouro, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra, que não podem ver nem ouvir nem entender. Mas não glorificaste o Deus que sustenta em suas mãos a tua vida e todos os teus caminhos. Daniel 5:22,23

Os versículos citados acima são as palavras do profeta Daniel ditas a um rei chamado Belsazar.

Este rei cometeu o grave erro de usar as taças que antes eram usadas no templo do Senhor para beber nelas como se fossem taças qualquer.

Daniel lhe chama atenção por não sentir temor e não se humilhar perante Deus para servi-lo mesmo sabendo dos castigos que Deus enviou no passado a Nabucodonosor que foi rei da babilônia antes dele.

É isto que nos falta quando não sentimos temor a Deus: humilhação.

Precisamos nos humilhar e clamar pela sua ajuda até que ele mude o  nosso coração, tenha misericórdia de nós e nos salve da loucura do pecado.

Devemos seguir aquilo que Tiago ensinou para as pessoas que endureceram o coração:

Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpem as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.

Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza.

Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará. Tiago 4:8-10

Busque o Espírito Santo para controlar seus medos

Para se controlar você precisa do Espírito Santo. Ele nos domina e não permite que nós venhamos a sentir medo de coisas pelas quais não deveríamos temer como nos ensina a carta de Paulo aos Gálatas:

Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. […] Gálatas 5:22,23

Paz e domínio próprio são o que nos faz ter coragem para esperarmos sempre em Deus com total confiança.

Exercite sua fé 

Assim como Davi exercitou a fé dele conforme já expliquei você precisa exercitar a sua. Será que hoje este gigante Golias que você esta enfrentando não cai porque lá trás você correu do leão e do urso?

A partir de hoje você nunca mais vai ver os problemas que ocorrem na sua vida como meros problemas e sim como oportunidades para aumentar sua fé.

Desta forma eu dei o título do artigo: “Quanto mais problemas você tiver melhor”.

Se você ano passado teve 1000 problemas, logo você teve 1000 chances de aumentar a sua fé. Será que você aproveitou?

Não tenha medo dos problemas menores, porque é por meio deles que você vencerá os maiores. Aproveite o s problemas e aumente a sua fé!

Conclusão

Em conclusão, nós percebemos que a fé é essencial para o dia a dia do cristão e para sua salvação.

Ela separa o povo de Deus que será salvo das demais pessoas que congregam em uma igreja apenas para vestir uma “capa” de cristão.

No fim das contas o que realmente define um cristão é o quanto ele acredita em Deus. Isso ficará claro na maneira que ele se comporta.

Se você está sem fé não fique apenas admirando o que leu. Aplique na sua vida.

Leia mais a bíblia e procure nela aprender mais sobre Deus para conhecê-lo melhor.

Se você se sente uma pessoa teimosa demais para por em pratica o que leu aqui se humilhe perante ele e clame para que ele quebrante o seu coração e o torne sensível a sua palavra novamente.

Busque pela presença do Espírito Santo e não fuja nunca mais de nenhum problema. Pelo contrário. Confie em Deus que ele te ajuda nas pequenas coisas e ele te ajudará nas grandes.

Como diz a Escritura: “Todo o que nele confia jamais será envergonhado”. Romanos 10:11

Se este artigo fez sentido para você não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

Se você realmente deseja aprender a estudar sua bíblia, sem sair de casa, então você definitivamente precisa conhecer esta solução que já ajudou muitas pessoas a entender a bíblia de gênesis a apocalipse - Clique na imagem abaixo agora para saber mais enquanto ainda está no ar.

Conheça sua bíblia de capa a capa

4 comentários em “Como Ter Fé – Quanto Mais Problemas Você Tiver Melhor Será Sua Vida”

  1. Olá são 04:28 da madrugada, há alguns dias cheguei à conclusão que não sabia o que é fé e que tudo que estou fazendo (estudando, orando, cultoando) não está tendo valor ou serventia. Não sinto que estou agradando a Deus ou ao menos chamando Sua atenção, e dessa forma como serei salva?? Sirvo a Deus desde os 11 anos hoje estou com 36 mas não sei se estou fazendo certo!
    Li seu artigo maravilhoso e peço ajuda eu NECESSITO DESESPERADAMENTE viver a fé e com fé

    Responder
    • Eliane pelo que falo, você me parece sentir ter muitas dúvidas e pouca fé. Nesse caso a resposta é a mesma. Estudar muito a bíblia. Mas estudar muito mesmo. Ler no mínimo 3 capitulos por dia, mas se puder leia 5 com eu leio. Leia bons livros cristãos para ajudar também. Entenda que a bíblia é uma coisa que a gente precisa muito saber o máximo possível. Gaste mais tempo com este livro. VOcê vai ver que sua fé vai aumentar e as duvidas desaparecerão aos poucos. ALém disso você terá mais convicção de salvação se estudar bem este tema. Deus abençoe Eliane

      Responder
  2. Recentemente escutei uma notícia em uma determinada Rádio onde informavam que uma mulher havia matado as suas duas filhas menores. Fiquei chocado ao ouvir essa notícia. Acho até que deveriam eliminar esse tipo de noticiário. Terrível. Pergunto: Como fica Deus nessa história? Não é para perder a fé?

    Responder
    • Na verdade isso aumenta a fé porque a fé é crer no que a bíblia diz e isso está cumprindo o ódio das pessoas nos últimos dias como o verso seguinte: E o irmão entregará à morte o irmão, e o pai o filho; e os filhos se levantarão contra os pais, e os matarão. Mateus 10:21. Estes sinais são terríveis, mas foi exatamente isso que Cristo nos alertou que viveríamos. Nossa fé não tem a ver com bem estar na terra, mas assim como cremos neste período de trevas também cremos no período da luz que será na nossa salvação celestial. Não perca a fé e esperança nisso querido.

      Responder

Deixe um comentário