Como orar a Deus: Saiba Que Tipo de Sonho Deus Realiza Através da Oração

Você alguma vez na vida já procurou saber como orar a Deus biblicamente?

Nunca parou pra pensar que suas orações podem não estar chegando a Deus porque você não tem orado da forma que o agrada?

Poder ser que você tenha um sonho pessoal que deseja muito realizar, mas no fundo você sabe que ninguém vira cristão para ter os sonhos realizados.

Muito pelo contrário, nos é que estamos aqui para servir e realizar os sonhos de Deus.

Mesmo sabendo disso você pensa: será que Deus realizaria um sonho que eu tenho? Por que ele faria isso?

É isso que pretendo mostrar a você neste artigo. Vamos estudar como orar a Deus tendo como base a história de Ana a mãe de Samuel.

Você vai ver o que fez com que ela orasse da forma correta, como foi sua oração e o que ela fez após ser abençoada.

Vamos descobrir também que tipo de sonho Deus realiza já que, como você já deve saber, ele realizou o sonho de Ana de ser mãe.


Vamos ver o que a bíblia diz sobre isso para não cairmos no engano de pedir algo e não sermos ouvidos por Deus por visar apenas nosso próprio interesse como nos ensina Tiago em sua carta:

Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres. Tiago 4:3

Como orar a Deus – Introdução a história de Ana

Havia um homem de Efraim que se chamava Elcana que tinha duas mulheres. Uma se chamava Ana e a outra Penina.



Penina tinha vários filhos enquanto que Ana não tinha nenhum porque era estéril.

Como se já não bastasse isso Penina provocava muito Ana pelo fato dela não ter filhos.

É neste cenário que damos início a história de Ana. Uma mulher que ao invés de sofrer a vida inteira se conformando a sua esterilidade resolve se entregar totalmente a Deus com uma oração cheia de .

Vamos entender primeiro o que levou Ana a clamar a Deus com tanta fé para que isso também possa acontecer com você.

Como orar a Deus – fatos que te levam a oração

Deus a deixou estéril

Ana era como qualquer um de nós. Ela tinha grandes problemas.

Sabemos que muitos problemas que temos hoje são atraídos por conta dos nossos pecados, porém este não era o caso de Ana.

Sua esterilidade era simplesmente fruto da permissão de Deus conforme nos ensina 1 Samuel 1:5:

Mas a Ana dava uma porção dupla, porque a amava, mesmo que o Senhor a houvesse deixado estéril. 1 Samuel 1:5

Por que Deus a deixou estéril? Não quero necessariamente defender Deus, mas vamos admitir que toda desgraça do mundo é fruto dos nossos pecados certo?

Eu não creio que quando Deus criou todas as coisas ele desejou doenças que matassem pessoas ou guerras destruidoras. Isso venho com a queda do homem que no Éden desejou conhecer o bem e o mal.

De qualquer forma Deus pode abençoar você se você crer. Por enquanto você está igual Ana. Ana tem um grande problema e você tem um (ou mais) grandes problemas também.

Perseguição

E porque o Senhor a tinha deixado estéril, sua rival a provocava continuamente, a fim de irritá-la. 1 Samuel 1:6

Para piorar nossa situação, além do problema que nos assola muitas das vezes temos pessoas que nos insultam por conta do nosso problema.

Penina que também era mulher de Elcana (marido de Ana) a insultava por que tinha filhos e filhas (o que no mínimo deveriam ser uns 4) enquanto Ana não tinha nenhum.

Pode ser que assim como Ana você também esteja sendo insultado, mas atenção!
Estes insultos não são fruto de pecado certo? Se são concerte sua vida se arrependendo dos seus pecados.

Mais adiante você vai perceber que Ana era uma mulher de Deus e não vivia em pecado.

Agora se você vive em santidade (o que não significa perfeição porque ninguém é perfeito) assim como Ana então você está indo bem. Vamos adiante.

Caso você esteja sendo insultado justamente por ser cristão não se esqueça de que esta é uma marca do povo de Deus e um sinal do fim do mundo (Mt 5:11).

Para saber mais sobre isso sugiro que leia: Fim Do Mundo: 7 Sinais Da Volta De Cristo [Que Ninguém Repara]


Problema antigo

Isso acontecia ano após ano. […]  1 Samuel 1:7

Repara na situação. Temos um problema grande, que atrai provocações e, para piorar, ele não se resolve com o tempo de jeito nenhum.

Por muitos anos Ana tinha que suportar insultos e encarar a realidade que não conseguia engravidar.

Você alguma vez acreditou naquela mentira que diz: “o tempo resolve tudo”? Pois é, na verdade o tempo não resolve nada.

O que o tempo pode fazer é aumentar a chances de você esquecer de um problema que pode voltar mais forte lá no frente.

Esperar que as coisas se resolvam por si só com o tempo é nada mais que uma procrastinação que evidencia nossa preguiça de agir para resolver nossos problemas.

Depressão?

[…] Sempre que Ana subia à casa do Senhor, sua rival a provocava e ela chorava e não comia. 1 Samuel 1:7

Se você for a um medico e disser que esta triste, só chora e não come provavelmente ele vai dizer que você tem depressão.

É importante saber que naquela época era uma desonra para uma mulher não poder gerar filhos.

Todo esse desejo de ser mãe, essas provocações e o tempo passando intensificavam ainda mais a dor de Ana fazendo com que ela ficasse com sintomas de depressão.

Não creio que depressão seja algo que um cristão não possa ter.

O que não dá é um cristão ter depressão e esta ser o seu fim como se Deus não o pudesse livrar.

É assim que você se sente? Seu problema é dessa gravidade?

Pelo menos isso vai te levar a não tratar o problema como qualquer coisa, pois casos assim não costumam se resolver sozinhos mesmo.

Tenho certeza que saber como orar a Deus vai trazer grandes mudanças para sua vida porque problemas deste nível só Deus pode ajudar.

Descontentamento

Elcana, seu marido, lhe perguntava: “Ana, por que você está chorando? Por que não come? Por que está triste? Será que eu não sou melhor para você do que dez filhos? ”  1 Samuel 1:8

É verdade que Ana já estava casada e um algum cristão hoje em dia poderia dizer a ela: para de reclamar você pelo menos tem um marido!

A tristeza de Ana não mostra falta de gratidão por estar casada.

Da mesma forma, o fato de que Cristo morreu por você na cruz não significa que não possamos pedir outra benção a Deus em oração.

Se fosse assim ele não teria dito: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á” em Mateus 7:7.

O que Elcana queria é que Ana apenas se contentasse e aceitasse que o que ela queria era impossível de acontecer.

Talvez esteja ocorrendo o mesmo com você. Está quase desistindo, por exemplo, de casar com um homem de Deus e se contentando com um “mais ou menos” que tem na sua igreja ou pior, fora dela.

Está quase desistindo de trazer seu filho de volta para a igreja e torcendo para que ele de alguma forma milagrosa simplesmente volte para Deus do nada.

Não desista do que você sabe que Deus tem para você. No fim desse artigo você vai entender que quando Deus te abençoa ele não beneficia só você, mas também quem estiver próximo a você.

Se não quer fazer isso por você, faça por outros ao seu redor.

Não se case com qualquer pessoa. Pense nos seus futuros filhos.

Não desista de ganhar seu filho ou parente. Continue orando e pregando o evangelho.

Pessoas abençoadas sempre abençoam quem está próximo.


Como orar a Deus – 3 características da oração de Ana

Vamos ver agora 3 características da oração de Ana para que possamos ser mais corretos quando formos falar com Deus.

1 – Clamor sincero

Em oração e, com a alma amargurada, chorou muito e orou ao Senhor. 1 Samuel 1:10

Situações difíceis requerem atitudes da mesma intensidade.  A atitude de orar a Deus e chorar na presença dele mostra a mudança de mentalidade de Ana.

Antes ela chorava para Elcana, uma pessoa que não podia resolver seus problemas. Agora ela chora para aquele que pode resolver todos os problemas.

Às vezes Deus não nos responde porque não contamos com ele de fato. Esperamos de outras pessoas aquilo que só Deus pode nos dar.

Pode ser também que quando oramos nossos olhos estão tão secos que fica evidente nossa falta de interesse real naquilo que buscamos.

Se for este o teu caso pergunte a si mesmo: eu realmente quero isso que estou pedindo? Se a resposta for sim se pergunte: então por que eu não me sinto amargurado e não choro como Ana?

Isso costuma acontecer pelo fato de que nossa natureza caída nos leva sempre à uma certa “preguiça espiritual”. Isso faz muito de nós não lutarmos de verdade em oração por aquilo que queremos mostrando que nosso interesse não é tão grande assim.

Ninguém se desgasta em oração por algo que não quer de verdade. Você quer mesmo ser abençoado? Clame a Deus de todo o seu coração.

2 – Desapego

E fez um voto, dizendo: “Ó Senhor dos Exércitos, se tu deres atenção à humilhação de tua serva, te lembrares de mim e não te esqueceres de tua serva, mas lhe deres um filho, então eu o dedicarei ao Senhor por todos os dias de sua vida, e o seu cabelo e a sua barba nunca serão cortados”. 1 Samuel 1:11

Algumas pessoas creem que ainda hoje podemos fazer votos ao Senhor, porém outras acham melhor não votar conforme Moisés escreveu:

Se um de vocês fizer um voto ao Senhor, ao seu Deus, não demore a cumpri-lo, pois o Senhor, o seu Deus, certamente lhe pedirá contas, e você será culpado de pecado se não o cumprir.
Mas se você não fizer o voto, de nada será culpado. Deuteronômio 23:21,22


Não vou entrar muito no fato de Ana ter feito um voto ao Senhor. Quero apenas enfatizar a ideia da oração em si.

A intenção da oração

Ana sabia mesmo como orar a Deus. Ela não tinha filhos como Penina, mas apesar disso ela pediu apenas um. Isso mostra que a intenção dela não era ser melhor do que ninguém.

Além disso, Ana prometeu que aquilo que ela gostaria de ter ela devolveria para Deus.

Desta forma ela mostrou desapego total a benção que ela queria, ou seja, seu filho. Diferente de muitas mães de jovens cristãos que tem medo do filho morrer em algum trabalho evangelístico ou missionário.

Como pode Deus ter dividido o filho dele com o mundo inteiro e uma mãe querer seus filhos só para si?

Essa é uma das principais razões pela qual nunca alcançamos o que desejamos.

Em plena oração Deus olha para o nossos corações e percebe que se ele nos der o que pedimos nos vamos nos apegar mais a benção do que á Ele e não vamos dividir essa benção com mais ninguém.

Até porque em plena oração já mostramos que amamos mais a benção de Deus do que o Deus da benção.

Se este for o seu caso procure se apegar mais a Deus e não às suas necessidades. Mostre a ele que seu amor é sincero e que não tem nada neste mundo mais importante que seu Pai celeste.

Demonstre isso desapegando daquilo que você já possui. Procure viver uma vida onde você visa abençoar as pessoas.

3 – Perseverança

E sucedeu que, perseverando ela em orar perante o Senhor, Eli observou a sua boca. 1 Samuel 1:12

Outra característica da oração e Ana que ela se demorou a terminá-la ,ou seja, ela gastou tempo com Deus.

Sabemos que Deus prefere qualidade ao invés de quantidade, mas saiba também que muita das vezes a quantidade mostra a qualidade da nossa oração.

Gastar tempo com Deus também é necessário para se ter comunhão com ele. Por que Deus abençoaria um filho que não tem prazer em gastar tempo com ele?

Pode ser que seja por isso que Deus não te ouve.

Você faz orações rápidas demais a noite antes de dormir por não ter tempo durante o dia, mas gasta varias horas em coisas sem importância como TV e internet. Gaste tempo com Deus.

Dê à mesma prioridade a oração que Cristo deu a ponto de deixar de dormir algumas noites para falar com Deus como nos ensina o evangelho de Lucas:

E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus. Lucas 6:12

Como orar a Deus – atitudes após a oração

Ana confiou em Deus pela voz do sacerdote

Eli respondeu: “Vá em paz, e que o Deus de Israel lhe conceda o que você pediu”.
[…] Então ela seguiu seu caminho, comeu, e seu rosto já não estava mais abatido. 1 Samuel 1:17 e 18


O desabafo da oração de Ana e a fé que ela depositou em Deus trouxe mudanças imediatas. Seu rosto já estava melhor e voltou a comer mostrando assim sua fé em Deus por meio da benção do sacerdote.

Se você estudar a história do sacerdote Eli você vai perceber que ele não era um grande exemplo já que ele não conduzia bem seus filhos. Mesmo assim Ana confiou que Deus poderia ter falado por meio dele.

É como no caso do Sumo sacerdote Caifás que não acreditou em Jesus, mas mesmo assim profetizou:

“Não percebeis que vos é melhor que morra um homem pelo povo, e que não pereça toda a nação”.
Ele não disse isso de si mesmo, mas, sendo o sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus morreria pela nação judaica, João 11:50 e 51


Da mesma forma Deus hoje pode usar um pregador mesmo que ele não esteja vivendo 100% sua vontade.

Claro que com isso não estou pedindo pra você acreditar em qualquer coisa que qualquer um prega por ai, antes tenha uma bíblia sempre em mãos.

Também não falo para acreditar nesse negócio de “eu profetizo sobre sua vida”. Não creio que uma profecia funciona só porque eu quero o melhor para o meu irmão em Cristo. Isso se chama confissão positiva e isso não é bíblico.

Dê preferência aos pregadores sinceros que dizem: Você vai ser abençoado se você crer em Deus e obedecer.

Ele vai abri grandes oportunidades se você estudar e correr atrás delas. Ele vai abençoar seu ministério se você buscá-lo diariamente.

Profecia que Deus faz tudo e nós não fazemos e nem mudamos nada só serve para nos iludir.

Ana mostrou sua fé com atitudes

Na manhã seguinte, eles se levantaram e adoraram ao Senhor; então voltaram para casa, em Ramá. Elcana teve relações com sua mulher Ana, e o Senhor se lembrou dela. 1 Samuel 1:19

Ana não esperou receber a benção para adorar a Deus. Ainda antes ela já estava adorando mostrando mais uma vez o desejo de se apegar mais a Deus e não á benção que iria receber.

Agora um detalhe importante: Oração deve vir acompanhada de ação. Pedimos a Deus o que só ele pode fazer, mas nós devemos fazer tudo o que está ao nosso alcance.

Ana não podia engravidar sozinha, mas podia ter relações com o marido. A partir dessa ação o Senhor agiu pela causa dela.

Esse é mais um grande erro que cometemos. Queremos que Deus faça exatamente tudo enquanto nós apenas oramos que é a parte mais fácil e após isso ficamos de braços cruzados esperando Ele agir.

Meu amigo não é assim que funciona. Isso só mostra a sua preguiça de agir.

Se pensar assim você vai querer viver a vida sem tomar atitude nenhuma. Deus quer que você seja um cristão de atitudes.

Procure na bíblia ou apenas entenda tudo o que você pode fazer e que está ao seu alcance para alcançar isso que você deseja.

É pelas obras que você mostra sua fé em Deus como Tiago nos ensinou em sua carta:


Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Tiago 2:18



Ana cumpriu suas promessas

Por isso, agora, eu o dedico ao Senhor. Por toda a sua vida será dedicado ao Senhor. E ali adorou o Senhor. 1 Samuel 1:28

Agora vem a atitude que Ana se propôs a cumprir: ofertar o seu único filho. Ana dessa forma se pareceu com Deus.

A bíblia diz que desde a criação do mundo Deus já planejava entregar o seu filho na cruz. Sempre que alguém imitava o que Deus ia fazer ele se agradava.

Como no caso de Abraão também que não negou sacrificar Isaque.

Quando nós negamos aquilo que mais valorizamos nós provamos que Deus tem maior valor do que tudo. Mais ou menos como Jesus nos ensina no evangelho de Mateus:

Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração. Mateus 6:21

Se Deus tomar de você aquilo que você esta pedindo em oração, o que você vai fazer?

Você esta pedindo saúde? E se ele tirar de novo? Você esta pedindo filho? E se ele pedir de volta para enviá-lo em missões? Você esta pedindo uma benção financeira? E se ele pedir para você aumentar suas ofertas?

Verifique se o que está no seu coração é um apego pelo que vai receber. Nesse caso Deus não te abençoará, pois ele jamais vai te dar algo que o afaste dele.

Ana agradeceu

Então Ana orou assim: Meu coração exulta no Senhor; no Senhor minha força é exaltada. Minha boca se exalta sobre os meus inimigos, pois me alegro em tua libertação. 1 Samuel 2:1

Um coração grato a Deus não ficará calado ao receber tantas bênçãos do Senhor. Assim você percebe no inicio do capítulo 2 de 1 Samuel que Ana orou a Deus em gratidão ao que ele fez por ela.

No final da história o sacerdote Eli novamente abençoa Ana e ela engravida novamente ganhando mais 5 filhos fora Samuel que crescia na presença do Senhor como está escrito em 1 Samuel 2:20.

Provavelmente teve, mas filhos que Penina apesar de não ter sido essa sua intenção.

Já parou para pensar que sua benção pode não estar chegando por conta da sua ingratidão? Você agradece a Deus pela sua vida, saúde e alimento de cada dia? Se Ana não agradecesse á Deus poderia acontecer de ela ter tido apenas Samuel e não ter sido mais abençoada.

Reflita se isso não está acontecendo com você por ingratidão ás bênçãos que você já recebeu e não agradeceu.

Como orar a Deus – conclusão

Se agora você entendeu bem como orar a Deus… segue agora duas perguntas agora para finalizarmos:

Deus realiza qualquer sonho?

A pergunta agora é: Deus realizaria um sonho que eu tenho? Por que ele faria isso? E por que ele realizou o de Ana?

Veja agora o que diz o último versículo de juízes a respeito da época em que Ana ainda era estéril.

Naquela época não havia rei em Israel; cada um fazia o que lhe parecia certo. Juízes 21:25

O período da monarquia ainda não havia chegado em Israel e os juízes muita das vezes não davam conta de cuidar da nação porque eles mesmos as vezes não se dedicavam a Deus como foi o caso de Sansão.

Quando você lê os últimos capítulos de juízes você percebe que a nação estava começando a se afundar no pecado.

Olhando Deus a situação do seu povo o que ele poderia fazer? Levantar alguém dedicado a fazer sua vontade para julgar o seu povo. Mas, quem seria tão dedicado assim?

Esse era o “sonho” de Deus: ter alguém com tamanha dedicação que pudesse ocupar este cargo Juiz obediente a Ele em Israel.

Até que um dia Ana teve um sonho que se igualava com o sonho que Jeová teve: ter um filho dedicado à Deus.

Percebeu? Ana praticamente teve o mesmo sonho que Deus e por conta disso ele realizou esse sonho. Dessa forma Deus chamou o maior e último juiz que Israel teve: o profeta Samuel.

O que Ana pediu para Deus no final das contas não abençoou somente ela, mas toda nação de Israel.

Não foi um pedido egoísta, vingança contra sua rival e nem algo que ela guardaria em casa só pra si mesma. Ela dividiu com todos o que ela tinha.

O que Deus vai ganhar com teu sonho?

A pergunta agora é: o que Deus vai ganhar com esse teu sonho? Por isso eu aconselho você a fazer o mesmo que eu procuro fazer, que é sonhar os sonhos de Deus porque estes sim eu garanto que ele deseja cumprir.

Tome cuidado com sonhos egoístas como ter muito dinheiro, bens materiais, ministério que promovem você e não a cruz de Cristo, ou coisas deste tipo que não vão agregar em nada no reino de Deus.

Estude a bíblia e procure ter os mesmo sonhos que Deus tem. Procure também ensinar outras pessoas como orar a Deus que é o que aprendeu nesse artigo.

Não se esqueça: orações que vem de uma pessoa que…

  • Não quer realmente o que pede;

  • É apegada ao que quer;

  • Não persevera e oração;

  • Desacredita em Deus;

  • Não toma atitude para correr atrás do que quer;

  • Não costuma cumprir promessas;

  • E não é grata pelo que já têm;

Não será ouvida por Deus. Orações assim não passam do teto.

Espero que tenha te ajudado. Deus abençoe grandemente!

Se este artigo fez sentido para você não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

Se você realmente deseja aprender a estudar sua bíblia, sem sair de casa, então você definitivamente precisa conhecer esta solução que já ajudou muitas pessoas a entender a bíblia de gênesis a apocalipse - Clique na imagem abaixo agora para saber mais enquanto ainda está no ar.

Conheça sua bíblia de capa a capa

2 comentários em “Como orar a Deus: Saiba Que Tipo de Sonho Deus Realiza Através da Oração”

Deixe um comentário