Fim Do Mundo: 7 Sinais Da Volta De Cristo [Que Ninguém Repara]

E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo? Mateus 24:3

Desde os tempos mais antigos como no velho testamento o povo de Deus nunca ficou desavisado no que diz respeito à ira divina em relação aos nossos pecados.

Noé, por exemplo, foi advertido que a raça humana seria destruída pelo dilúvio. Abraão, o pai da , foi advertido quanto à destruição de Sodoma e Gomorra.

Assim também Deus adverte sua igreja e a humanidade hoje por meio das escrituras como vemos no capítulo 24 de Mateus quanto ao juízo final e nos mostra sinais de que isto de fato ocorrerá.

Estes sinais podem ser divididos em duas partes:

Sinais externos: Os sinais mais conhecidos são os concernente a natureza, guerras, fomes, terremotos e pestes por exemplo.

Porém, o que quero me aprofundar aqui não são estes sinais que você já deve ter estudado muitas vezes.

Quero falar sobre sinais que estão de certa forma passando despercebido pela igreja.

Sinais internos: Sinais com e dentro da igreja, envolvendo o povo de Deus. Estes sinais também marcariam o fim e o povo de Deus não pode ignora-los. É sobre estes que quero falar.

7 Sinais do fim do mundo (internos)

1. Perseguição dos seguidores de Cristo

Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; Mateus 24:9


Os últimos dias que antecede o fim do mundo serão marcados por perseguições religiosas e política. 

Hoje no Brasil está sendo patrocinada uma cultura que está totalmente em desacordo com a palavra de Deus.

Os valores bíblicos estão sendo ignorados. Certamente não vai demorar muito para a igreja evangélica sofrer uma forte perseguição por ir na contra mão do mundo.

Essa “liberdade religiosa” que temos no Brasil esta para acabar.

Você precisa ficar alerta, se preparar e se encher do Espírito Santo para suportar o dia mal, pois os falsos crentes não aguentarão perseguições e logo serão dispersos abandonando a fé.

Alguns deles farão isso por ignorância. Por acreditarem em um falso evangelho que consiste em uma vida de deleites e prazeres na terra.

Não sejamos ignorantes quanto a isso, pois está escrito:

E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições. II Timóteo 3:12



2. Ódio pela igreja

e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. Mateus 24:9

Outro fato que vai marcar os últimos dias é ódio dos incrédulos pela igreja de Cristo.

Por que o povo de Deus, santos e irrepreensíveis com tantas demonstrações de amor para com as pessoas seria odiado? Este texto responde:

O mundo não vos pode odiar, mas ele me odeia a mim, porquanto dele testifico que as suas obras são más. João 7:7




A mesma igreja que serve um Deus de amor serve um Deus de justiça. Será que um bom amigo deixaria seu parceiro fazer tudo o que é errado e não falaria nada?

Da mesma forma a igreja tem o papel de não só ir à contra mão do mundo, mas de testificar que as obras do mundo são más assim como Cristo fez.

Se por acaso você tem muitos amigos que não servem a Deus pode ser que você esteja falhando nisso. 

Ninguém será odiado se só elogiar as pessoas e ficar indiferente quanto as suas más atitudes.

Se tem uma coisa que tem despertado ódio no Brasil é quando o assunto é homossexualidade como nos mostra a foto abaixo.

Não sabemos quanto tempo isso vai durar, mas o homossexualismo por exemplo tem crescido em nosso país e a igreja esta sendo a cada dia mais odiada pelo mundo não só por essa questão, mas também por muitas outras como, por exemplo, aborto, idolatria, festas carnais, etc.

Fim do mundo


3. Escândalos

Nesse tempo muitos serão escandalizados, Mateus 24:10,11



Escândalo vem da palavra grega skandalizo e significa conduzir alguém a tropeçar, servir de motivo para levar alguém a pecar e a apostatar da fé.

É normal um escândalo quem vem do mundo pois é da natureza caída que procede tal coisa como está escrito:

Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem! Mateus 18:7

Os últimos dias, porém serão marcados não só por escândalos que vem do mundo, mas também por escândalos dos próprios cristãos.

Irmãos em Cristo cometendo pecado, e como resultado, levando outros a pecarem também.

Parece que esta ficando comum que toda sorte de pecado está acontecendo dentro das igrejas.

Escândalos financeiros, conjugais, imoralidades, adultério e outros problemas como estes estão ficando comuns dentro das igrejas.

Quem nunca viu uma irmã da própria igreja postando fotos sensuais nas redes sociais levando homens ao pecado? Isso também é sinal do fim do mundo.

Não estranhe quando você ver um cristão caindo na fé, pois isto é outra marca do fim do mundo.

Acima de tudo, ore por ele e ore para que você não caia também, pois está escrito:

Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniquidade. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes. Mateus 13:41-42

4. Falsidade e mentira nas igrejas

E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. Mateus 24:10,11



Sempre existirão os falsos profetas, mas nunca houve tanta mentira e falsidade entre o povo de Deus como hoje.

O diabo é o pai da mentira. Através dela ele consegue desviar as pessoas da verdadeira fé que se deixam ser enganadas principalmente pela ignorância bíblica .

Os Cristãos estudam tão pouco as escrituras que são facilmente enganados por falsas igrejas, falsos pastores, falso evangelho, falsa conversão, falsa salvação, falsos milagres, falso batismo no Espírito Santo e muitas outras coisas que tem desviado o povo de Deus.

Será que você também tem sido enganado? Com que frequência você lê e medita nas escrituras?

Clique aqui para entender melhor sobre os riscos que você corre se não estiver estudando a bíblia com frequência.




Além disso, os falsos ensinamentos dentro das igrejas é o que leva as pessoas não suportarem o evangelho da cruz como está escrito:

Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;
E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. II Timóteo 4:3,4




Igrejas aprovando o aborto e o homossexualismo, por exemplo, são fruto deste evangelho barato que é divulgado hoje em dia.

Um evangelho indolor que não tem nada a ver com o evangelho que levou muitos apóstolos ao martírio.

Manual de Escatologia


5. Infidelidade cristã

E trair-se-ão uns aos outros Mateus 24:10,11


Lembra do que Judas fez com Cristo? O fim do mundo será marcado também por traição entre os próprios cristãos.

Assim como Judas andou com Cristo e com os discípulos, mas depois manifestou o que de fato estava em seu coração, da mesma forma haverá nas igrejas poucas pessoas de confiança que mostrarão sua verdadeira identidade com o passar do tempo.

Provavelmente um dia todos nós vamos orar como o salmista Davi nestes versículos:

Se um inimigo me insultasse, eu poderia suportar; se um adversário se levantasse contra mim, eu poderia defender-me; mas logo você, meu colega, meu companheiro, meu amigo chegado, você, com quem eu partilhava agradável comunhão enquanto íamos com a multidão festiva para a casa de Deus! Salmos 55:12-14



6. Ódio entre irmãos

e uns aos outros se odiarão. Mateus 24:10,11

Além do ódio por parte dos incrédulos também haverá ódio entre os próprios cristãos. Os falsos cristãos logo se manifestarão. Algumas igrejas já estão vivendo isso.

Irmãos que não se perdoam de coração, nutrem o ódio e semeiam contenda entre eles conforme está escrito em provérbios 6:19.



Se entre os próprios crentes esta desse jeito imagina no mundo? A verdade é que isso tudo que vai acontecer dentro das igrejas é um reflexo do que já está acontecendo fora delas.

Se surgirão pessoas perdidas entre os próprios cristãos o mundo estará mais do que perdido.

Você vê muito disso na internet hoje em dia. Os cristãos criticam tanto os hereges que às vezes acabam criticando até quem está pregando a verdade.

É certo que devemos denunciar falsos pastores ou louvores com letras sem base bíblica, mas o que tem acontecido mesmo é o ódio nas palavras dos falsos cristãos que nem se quer consultam a bíblia pra saber se aquela pessoa diz a verdade ou não.

Isso é resultado da ignorância bíblica que assolam as igrejas de hoje.

A maioria dos cristãos nem se quer leu a bíblia inteira uma vez. Consequentemente são superficiais quanto à fé e ao evangelho. Criando muitas vezes brigas desnecessárias entre as denominações.

Se este for teu caso não deixe de ler este artigo: Como Começar a Ler a Bíblia: Comece a Estudar a Palavra Hoje Mesmo



A igreja infelizmente perderá sua marca de um povo que ama incondicionalmente que há anos atrás possuía como Jesus nos tinha ensinado:

Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros. João 13:35



7. Esfriamento do amor

E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mateus 24:12

Perceba que esse versículo explica que o motivo que vai levar muitos cristãos cometerem escândalos, falsidade, infidelidade e ódio é a influência do mundo sobre a igreja.

E o resultado final disso será o esfriamento do amor.

O povo de Deus sempre se deixou influenciar pelo mundo. Você se lembra do povo de Israel? Eles se perderam porque queriam imitar as nações, principalmente através da idolatria e imoralidade.

Da mesma forma os falsos cristãos não suportarão e abandonarão a fé por conta da falta de amor entre as pessoas dentro e fora da igreja provando assim que nunca foram salvos. Não viverão o verdadeiro amor que provém de Deus descrito pelo apóstolo Paulo:

O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria não se ensoberbece,
não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal;
não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade;
tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. I Coríntios 13:4-7



A igreja foi chamada para influenciar o mundo e não o contrário. Como tem sido pra você atravessar esse período em que a iniquidade está aumentando em todos os lugares?

Já vi muitas vezes pessoas trocarem de igreja como se trocasse de roupa.

E quando saiam não davam satisfação nenhuma para igreja que congregava mostrando assim que nunca amou aqueles irmãos.

Já vi pessoa pararem de frequentar cultos por motivos infantis abandonando toda a igreja por bobagens provando que nunca amaram a igreja que frequentaram.

Você realmente ama os seus irmãos em Cristo? Clique aqui para entender melhor sobre o que é amor segundo a bíblia e conferir se os ama mesmo.




O cristão e o fim do mundo

Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. Mateus 24:13

Os verdadeiros cristãos demonstrarão que de fato serão salvos por meio da sua perseverança.

Apesar de viverem em um mundo caído eles viverão como luz em meio às trevas.

Viverão como Noé entre a humanidade rebelde, como Abraão em uma família idólatra, como Ló em uma cidade imoral como Sodoma e como os antigos profetas nos períodos de declínio espiritual de Israel.

Como podemos perseverar diante de um mundo tão caído? O que pode aumentar ainda mais nossa perseverança? Paulo explica em sua carta aos romanos:

E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança, Romanos 5:3

São as próprias tribulações que irá produzir perseverança em nós. Isso separa o verdadeiro cristão do falso cristão.

O verdadeiro cristão encontra nas tribulações motivos para continuar pois tem fé que vai valer a pena.

Isso não é gostar da dor pela dor, mas do que ela produz em nós.

Sempre que você estiver sendo atribulado lembre-se: isto é apenas uma parte do processo que nos leva a esperança de uma nova vida no céu como diz os versículos seguintes da mesma carta:

e a perseverança a experiência, e a experiência a esperança;
e a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Romanos 5:4,5



Conclusão sobre o fim do mundo

Se você não sente essa esperança de vida eterna busque isso antes que seja tarde demais.

Que você possa continuar perseverando para também estar entre aqueles que perseveraram na fé como disse Jesus:

Pela vossa perseverança ganhareis as vossas almas. Lucas 21:19.


Se este artigo fez sentido para você não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

Se você realmente deseja aprender a estudar sua bíblia, sem sair de casa, então você definitivamente precisa conhecer esta solução que já ajudou muitas pessoas a entender a bíblia de gênesis a apocalipse - Clique na imagem abaixo agora para saber mais enquanto ainda está no ar.

Conheça sua bíblia de capa a capa

9 comentários em “Fim Do Mundo: 7 Sinais Da Volta De Cristo [Que Ninguém Repara]”

  1. E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
    João 8:32

    O ser humano que quer seguir a Deus de verdade tem que examinar as escrituras. Este nunca será enganado, tenha certeza disso.

    Responder
  2. Esclarecedor. Ideal, seria mencionar quais igrejas, doutrinas, religiões, camuflagem a verdade? Queria delas enganam as pessoas? Por que vocês não nominal essas igrejas? Para muitos, o desconhecimento da verdade leva-os a acreditarem em falsos profetas.

    Responder
  3. Gostaria de receber esse documentário sobre o fim do mundo que ninguém repara que está acontecendo dentro da igreja mande para o meu e-mail.a luz da palavra

    Responder

Deixe um comentário