Como Agradar a Deus: 7 Versículos Que Te Ensinam A Agradar O Pai

Só os verdadeiros cristãos é que se interessam em saber como agradar a Deus todos os dias da forma que a bíblia nos ensina.

Creio que você seja um deles já que esta lendo esse artigo. Já agrada a Deus o seu interesse em agradá-lo.



Todo filho que verdadeiramente ama seu Pai celestial terá o desejo de agradá-lo.

Isso é uma obra feita pelo Espírito Santo que os distingue daqueles que só pensam em agradar a si mesmo, ou seja, os ímpios.

Se este realmente for seu interesse leia este artigo até o final para sair daqui com mais clareza sobre o que é agradar a Deus segundo a bíblia.

Você também tem a opção de ver este mesmo conteúdo em formato de vídeo. Ao terminar o vídeo não se esqueça de se escrever no meu canal.


Porque não temos agradado a Deus?

Por conta da existência do antropocentrismo e do evangelho da prosperidade, a maioria dos cristãos não vai à igreja com a intenção de agradar a Deus, mas apenas para agradar a si próprio.

As pessoas confundem edificação com entretenimento. Precisamos urgente de uma reforma nos cultos.

Você faz parte deste grupo?

Será que você também não tem vivido assim? Pensando mais em você do que em Deus e no próximo abandonando assim os 2 maiores mandamentos da lei?

Vou te passar um teste legal para saber se você tem sido egoísta nas suas intenções pensando mais em si ou não.

A bíblia ensina que a boca fala do que o coração está cheio (Mt 12:34). Quando oramos a Deus geralmente falamos baixo para que ninguém saiba.

Sendo assim, quando nós oramos nós falamos exatamente tudo o que queremos falar.

Sabendo disso basta você prestar atenção na sua própria oração. O que você mais pede nela? O que você mais pede em oração geralmente é a sua prioridade.

Claro que sua oração pode também ter problemas pessoais que você precisa resolver. Mas observe-a em outros aspectos. A sua oração possui…

Daniel
Arte criada por Joseph Bellofatto
  • … adoração a Deus como os salmistas faziam?

  • … intercessão pelo próximo como Paulo pedia em suas cartas para as igrejas?

  • … intercessão pela nação como orava Daniel, Moisés e Jesus?

  • … alguma citação do reino de Deus e da pregação do evangelho como o Pai nosso?

Se suas orações tem pouco ou nada dessas citações é porque provavelmente você está orando demais por si apenas.

Pensar demais em si é um dos principais vilões de quem deseja agradar a Deus.

É por essa razão que muitos o abandonam no meio da caminhada cristã.

Vamos aprender agora alguns exemplos na palavra de como podemos agradar a Deus para cumprirmos o que Paulo nos ensinou:

Procurem descobrir quais são as coisas que agradam o Senhor. Efésios 5:10

Clique na imagem abaixo para acessar gratuitamente a primeira aula do curso
Interprete sua bíblia de Gênesis a Apocalipse. Não precisa colocar cartão de crédito.

como interpretar a bíblia

Como agradar a Deus – Creia nele

Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa àqueles que o buscam. Hebreus 11:6

O cristão antes de tudo precisa ter fé se quiser realmente agradar a Deus pois sem ela nós não alcançamos a salvação.

É por meio da fé que mostramos a existência de Deus. Quer saber como você pode demonstrar sua fé em Deus? Obedeça quando não tiver ninguém olhando.


Se fizer isso você vai mostrar que realmente crê em um Deus onipresente.

O versículo de hebreus 11 também diz que quem confia em Deus acredita que ele recompensa os que o buscam. Acreditando nesse versículo não tem como a pessoa querer viver a vida a procura de prazeres no pecado.

O cristão que agrada a Deus vai encontrar prazer suficiente naquilo que Deus faz por ele. Ele se satisfaz completamente em Deus.

Existem pessoas que demonstram sua falta de fé quando acreditam mais em si do que em Deus. Elas fazem isso pensando que vão se salvar pela sua obediência como se não precisasse da graça de Deus como está escrito em romanos:

Porém a pessoa que não põe a sua esperança nas coisas que faz, mas simplesmente crê em Deus, é a fé dessa pessoa que faz com que ela seja aceita por Deus, o Deus que trata o culpado como se ele fosse inocente. Romanos 4:5

Como agradar a Deus – Tenha um coração quebrantado

Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás. Salmos 51:17

O que é um coração quebrantado? Uma pessoa com coração quebrantado é aquela pessoa que se comove com os erros que comete.

É aquela pessoa que não age com indiferença quanto ao pecado e que está sempre a procura de verdadeiro arrependimento por seus erros.

Isto é ensinado no sermão da montanha. Veja o verso seguinte:

Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados. Mateus 5:4

Os que chorão nesse texto se refere a pessoas que tem um coração quebrantado e Deus o aceita porque este verdadeiramente entendeu o pecado que cometeu.

Ao contrário daqueles que pecam, mas logo após isso vão assistir netflix ou vão fazer qualquer outra coisa para se distrair sem peso nenhum na consciência.

Essas pessoas estão com o coração endurecido e um coração assim não pode agradar a Deus.

É como aquela frase de Charles Spurgeon:

“Se podes pecar sem lamentar amargamente és um potencial herdeiro do inferno” – C. H. Spurgeon

Clique na imagem abaixo para acessar gratuitamente a primeira aula do curso
Interprete sua bíblia de Gênesis a Apocalipse. Não precisa colocar cartão de crédito.

como interpretar a bíblia


Como agradar a Deus – Faça caridade

Não se esqueçam de fazer o bem e de repartir com os outros o que vocês têm, pois de tais sacrifícios Deus se agrada. Hebreus 13:16

Esse verso citado não se trata apenas de ajudar os pobres, mas se trata de ajudar qualquer pessoa que precisa de nós.

Nossa geração hoje é muito apegada a bens matérias ao ponto que não consegue dividir nada com ninguém.

Diferente da igreja primitiva que procurava dividir tudo que tinha até chegar ao ponto de não haver necessidades nenhuma entre eles (Atos 2:45).

Apesar da marca principal da igreja não ser a caridade (o que no caso não faria dela uma igreja e sim uma instituição de caridade), nós devemos sim servir as pessoas assim como Jesus que serviu a todos.

É um tipo de sacrifício que agrada a Deus.

como agradar a deus todos os dias



Como agradar a Deus – Ore com entendimento

O pedido que Salomão fez agradou ao Senhor. 1 Reis 3:10

Quando vamos falar com alguém importante tendemos a medir bem as palavras que vamos usar.

Pensamos bem antes de falar com uma pessoa, por exemplo, que vamos pedir em namoro.

Ou quando por exemplo vamos á uma entrevista. Ninguém vai para uma entrevista de qualquer jeito para falar qualquer coisa.

Da mesma forma não podemos sair pedindo qualquer coisa pra Deus achando que ele vai se agradar de tudo o que pedimos.

Na história de Salomão você vê três razões que o levou a pedir sabedoria:

  • Reconhecer que era jovem e não tinha entendimento para reinar sobre Israel.

  • Perceber o tamanho do povo que iria reinar.

  • Reconhecer que só Deus poderia dar a ele aquilo que lhe era necessário.

Deus se agradou de tudo isso e ainda mais por saber que ele poderia ter pedido coisas egoístas como vida longa, dinheiro e morte dos inimigos.

Ao invés de pedir coisas pensando só nele ele pediu sabedoria para governar uma multidão de pessoas, ou seja, ele pensou nos outros.

Tome cuidado quando for orar porque pode ser que sua oração seja tão egoísta que Deus não se agrade como Salomão vai ensinar em provérbios:

O Senhor detesta o sacrifício dos ímpios, mas a oração do justo o agrada. Provérbios 15:8

Não ore a Deus de qualquer forma pedindo qualquer coisa. Procure na bíblia como agradar a Deus em oração.

Você pode seguir exemplos de pessoas que tiveram suas orações respondidas para seguir como o caso que citei do rei Salomão ou como Ana a mãe de Samuel.

Se quiser entender mais sobre a oração de Ana convido você a estudar nosso artigo: Como orar a Deus: Tudo o que você pode aprender com a oração de Ana


Como agradar a Deus – Obedeça aos pais

Filhos obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor. Colossenses 3:20

Este é o mandamento mais quebrado pela juventude de hoje em dia. Inclusive uma parte dela está dentro das igrejas.

Jovens que dizem amar tanto um Pai celeste que não vê, mas não conseguem amar os pais terrenos que vê todos os dias. Você quer mesmo agradar a Deus? Obedeça seus pais.

Não demonstre seu amor somente nos dias dos pais e no dia das mães lhes dando presentes. Diga que os ama de repente em algum dia de manhã por exemplo.

Já fiz isso com minha mãe e ela ficou bem sem graça. Foi bem legal 🙂

É claro, que este não seja um amor só de palavras, mas de atitudes. Não seja aquele filho que enrola para atender um pedido do pai ou da mãe falando coisas do tipo: Calma! Já vou! Espera aí!

Esteja sempre atento as suas ordens como Samuel que atendia rapidamente as ordens do sacerdote Eli em 1 Samuel:3.

Ficar enrolando quando os pais nos dão ordens deixa provado na pratica que não damos a eles a honra que lhes é devida.

Procure de todo coração amar seus pais, pois além de agradar a Deus é um mandamento com promessa que nos proporciona vida longa na terra como nos ensinou Moisés:

Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá. Êxodo 20:12

Mãe


Como agradar a Deus – Tema a Deus

Não é à força do cavalo que lhe dá satisfação, nem é a agilidade do homem que lhe agrada;


o Senhor se agrada dos que o temem, dos que colocam a esperança no seu amor leal. Salmos 147:10,11


A falta de temor a Deus é uma marca desta geração que coloca o nome dele em qualquer piada na internet.

Infelizmente muitos de nos tratamos o nome de Deus de qualquer jeito e depois não entendemos porque ele parece tão distante de nós e não escuta nossas orações.

Se você é uma dessas pessoas pare hoje mesmo de agir desta forma. Tema ao Senhor. Tenha cuidado quando for citar o nome Dele para não acontecer de você quebrar o terceiro mandamento que diz:


Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. Êxodo 20:7

O versículo que mencionei do salmo 147 nos ensina que Deus se agrada daqueles que verdadeiramente o temem. Até porque quem não teme a Deus vive cometendo os pecados da carne e os que estão na carne não podem agradar a Deus. (Rm 8:8)

Sei que mesmo depois de convertidos nós ainda assim tendemos a cometer alguns erros, mas que isso não seja uma pratica na sua vida.

Por exemplo, quando você for a um culto seja reverente. Não chegue atrasado. Nem chegue fazendo barulho se o culto já tiver começado.

Faça tudo com ordem e decência. Não mecha em coisas desnecessárias durante o culto.

Tenha temor na hora que for louvar a Deus. Não louve de qualquer jeito como se cantasse para uma pessoa. Estude a letra do cântico. Viva a letra antes de cantar.

Faça seu melhor como fazia o rei Davi. Seja um verdadeiro adorador.

Como agradar a Deus – Siga os passos de Jesus

Então uma voz dos céus disse: “Este é o meu Filho amado, em quem me agrado“. Mateus 3:17

Jesus agradou a Deus em exatamente tudo o que fez. A bíblia diz que Jesus Cristo…

  • … viveu uma vida intensa colocando Deus em primeiro lugar em exatamente tudo mostrando assim que sabia que o que importa nessa vida é agradar a Deus.

  • … confiou em Deus demonstrando isso através das suas atitudes e obediência de servo fiel.

  • … tinha um coração quebrantado, não que tivesse pecado e se arrependeu, mas quebrantado por chorar e se entristecer com o pecado dos outros.

  • … exerceu a caridade alimentando e curando multidões.

  • … orava com entendimento e dependência até na hora de escolher os 12 discípulos. (Lucas 6:12-13)

Ele até obedeceu aqueles que, humanamente falando eram seus pais, ou seja, Maria e José. Ele fez isso, mas sempre colocando o Pai celeste em primeiro lugar (Lucas 2:49).

É interessante notar que Jesus só temia a Deus. Ele não temia a pressão dos fariseus e nem a espada romana.

Obediência envolve sofrimento

Porque, que glória será essa, se, pecando, sois esbofeteados e sofreis? Mas se, fazendo o bem, sois afligidos e o sofreis, isso é agradável a Deus.

Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas. 1 Pedro 2:20 e 21

Os versículos citados nos ensina uma verdade difícil de engolir. Quando sofremos injustamente Deus se agrada porque desta forma estamos nos parecendo por Cristo.

Infelizmente a maioria de nós não está pronto nem para sofrer justamente o que dirá injustamente.

Se ao ler esta passagem você estranhou pensando algo do tipo: “então quer dizer que Deus quer que nós soframos?” é porque provavelmente você ouviu o evangelho como o da teologia da prosperidade ou qualquer outra pregação que te disse que Deus quer te fazer feliz e realizado.

Ele realmente vai te fazer feliz e realizado desde que sua felicidade seja agradá-lo e sua realização for realizar a vontade Dele.


Não se engane achando que ser cristão é ter uma vida melhor aqui na terra.

De fato a nossa vida melhora, mas não de acordo com o que é melhor segundo o que nós achamos que é melhor para nós, mas sim de acordo com o que a bíblia diz que é melhor para nós e isso pode envolver também passar por alguns sofrimentos como Jesus passou.

Seja desagradável

Existe algo muito importante que não posso deixar de explicar: para agradar a Deus você precisa desagradar o mundo.


Isso porque o mundo jaz no maligno (1Jo 5:19) e as idéias dele são contrárias as ordens de Deus (Gn 3:4).


O que eu quero dizer com isso é que se você ficar evitando viver ou falar sobre a palavra de Deus para que ninguém zombe de você ou te repreenda você já esta querendo agradar o mundo e já não está agradando a Deus que nos ensinou pregar em tempo e fora de tempo (2Tm 4:2).


A verdade é que para se agradar a Deus é necessário ser desagradável para um mundo tão cheio de pecado e foi para isto que fomos chamados, para sermos luz em um mundo de trevas.


Isso fica bem claro no sermão da montanha quando Jesus disse:

Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.


Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós. Mateus 5:11,12

Como você pode ver a marca de um cristão verdadeiro é ser perseguido. E porque somos perseguidos? Porque desagradamos o mundo que nos persegue.


Se você não desagradar o mundo ele não irá te perseguir certo?


Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. João 15:19


Portanto, não espere que as pessoas que estão fora do reino de Deus ficaram felizes por você agradar a Deus.


Neste artigo eu apenas usei alguns versículos isolados que falam sobre como agradar a Deus, mas nós sabemos que a única forma de agradá-lo é obedecendo a sua palavra.

Conclusão

Muitos cristãos querem ser abençoados, mas apenas os salvos priorizam saber como agradar a Deus.

Acredito que você não leria um artigo desses se não tivesse um interesse real em agradar o seu criador.

Caso você só tenha lido por curiosidade, eu o incentivo a fazer desse estudo um estilo de vida, pois dessa forma você vai imitar o próprio Cristo que foi quem mais agradou a Deus.


Além de Cristo, outras pessoas também foram elogiadas pelo criador.

Uma delas é Jó. Deus o elogia na presença de satanás (Jó 1:8, 2:3).

Outra é João Batista que Jesus, elogia para os seus discípulos. Ambos foram grandes homens de Deus em seu tempo (Lc 7:28, Mt 11,11).

A característica mais marcante é a diferença deles para o resto da sociedade. Pessoas que agradam a Deus são pessoas diferentes que se destacam na sociedade e marcam sua geração. Não querem ser iguais.

Já pensou ser elogiado pelo criador de todas as coisas? Que maravilha será se isso realmente acontecer na sua vida.

Procure seguir sempre os passos de Jesus para que você possa agradar a Deus em toda sua maneira de viver e ficar sempre firme em sua presença e diante das pessoas e assim se cumprirá na sua vida o que nos ensina o salmo 37 verso 23 que diz:

O Senhor firma os passos de um homem, quando a conduta deste o agrada; Salmos 37:23

Clique na imagem abaixo para acessar gratuitamente a primeira aula do curso
Interprete sua bíblia de Gênesis a Apocalipse. Não precisa colocar cartão de crédito.

como interpretar a bíblia

15 comentários em “Como Agradar a Deus: 7 Versículos Que Te Ensinam A Agradar O Pai”

    • Exatamente. Eu li hoje na história do rei Josias que a bíblia ensina que ele se converteu porque aplicou o coração a obedecer toda lei de Deus e não apenas conhecê-la.

      Responder
  1. Boa tarde a paz do Senhor Jesus Cristo!

    Lendo hoje, quarta-feira, 9 de março de 2022.
    Que benção de artigo muito. Edificante.
    Poucas igrejas hoje, falam desta forma,parece que o homem é o centro não o Senhor!
    Misericórdia pai, converta meu coração todos os dias .

    Responder

Deixe um comentário