Jeremias 17 9 (A Razão De Todo Seu Sofrimento e como resolvê-la)

A passagem de Jeremias 17 9 nos mostra a razão pela qual levamos uma vida de sofrimento e é sobre isso que quero falar hoje.

Veja o que diz Jeremias 17 9:

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?

Você já viu aquela frase: “ninguém manda no coração?”. Já reparou que costumamos nos apaixonar por pessoas que no fundo nós sabemos que não prestam?

Lembra de quantas vezes você falou mal de alguém, xingou e até palavrões saíram da sua boca porque você não conteve sua raiva?

Pois bem, isso tudo provém do nosso coração que é enganoso e corrupto.

Ele foi corrompido pelo pecado na queda do homem e nos leva a tomar atitudes que nos levarão a ruína, enganando-nos ao nos fazer nos sentir bem na hora das nossas escolhas.

E pra dificultar as coisas mais ainda veja agora o verso 10:

Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações.

Esse verso mostra que Deus nos dá segundo tudo o que decidimos e você precisa saber que a maioria das suas decisões vem do seu coração.

Da para esperar uma vida feliz com um coração que nos leva a fazer tudo que não presta?

Com certeza não. A não ser que você entenda e pratique as 3 dicas que vou passar aqui para não ser mais enganado pelo seu coração.

Leia até o fim e se livre depressa dessa vida de decisões ruins que te levam a tantos fracassos.

Jeremias 17 9 – Porque tomar cuidado com o coração?

Como já foi dito é o coração que nos leva a tomar nossas atitudes.

Tanto é que os profissionais de marketing ensinam que as pessoas costumam tomar decisões pela parte emocional do cérebro (que eu acredito estar bem ligada ao coração já que este é a sede das emoções).

Eles ensinam que você precisa apelar para o lado emocional da pessoa e não o racional.

Desta forma a chance do cliente tomar a atitude de comprar é maior porque ninguém está nem aí para aquilo que a razão nos diz o que queremos de verdade é suprir nossas emoções.

Jeremias 17 9 – Nosso coração é carnal e corrupto

Sendo assim, por que deveríamos cuidar do nosso coração? Paulo responde no verso seguinte:

Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. Gálatas 5:17

Nosso coração faz parte da nossa carne por que ela é manifestada pelos desejos do coração. Compare as duas passagens a seguir:

Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. Mateus 15:19

Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia,

Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,

Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, […]. Gálatas 5:19-21

Nosso coração manifesta as obras da carne e está se opõe ao que o Espírito Santo deseja para nós.

Por esta razão você precisa tomar cuidado com o seu coração porque ele pode te levar a cair em grandes tentações.

Deus até perdoa nossos erros, mas as consequências de nossas escolhas vão ficar.

Seu coração enganoso pode te levar a se casar com quem não presta. Pode te levar também ao adultério.

Vingança, iras e inveja são outras coisas bem comum que ele costuma nos levar. E isso tudo só vai destruir sua vida.

Sem contar que ao alimentar cada vez mais um desejo você será levado a vícios e consequentemente à ruína.

Jeremias 17 9 – Como não ser enganado pelo coração

Agora que você já sabe da importância de não se deixar enganar pelo coração você precisa fazer com que este conhecimento te guie para que seu coração não te engane mais.



Vou te dar algumas dicas bem simples que te ajudarão a não ser mais enganado pela sede das suas emoções.

Ore e clame a Deus por isso

Coração
Arte criada por Angel Boligan

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos;

vê se há em mim algum caminho mal e guia-me pelo caminho eterno. Salmos 139:23,24

Neste trecho o salmista reconhece que Deus sabe o que está em seu coração e pede para que possa ser guiado pelo caminho que agrada o pai.

É isso que você deve fazer: reconhecer que Deus é onisciente, mas também onipotente.

Ele sabe das suas fraquezas e tendências, mas não apenas isso, ele também pode guiar o seu coração.

Salomão também escreveu sobre isso em provérbios:

Como correntes de águas, assim é o coração do rei na mão do Senhor; este o dirige para onde quiser. Provérbios 21:1

Se Deus guia corações de reis ele também pode guiar o nosso ainda que este esteja endurecido.

Você pode hoje estar gostando de pessoas que nunca deveria estar gostando. Pode estar sentindo desejos de vingança ou qualquer coisa do tipo.

Ore com continuamente para que Deus guie seu coração para um caminho melhor para que você tome um a decisão melhor.

Conheça sua bíblia de capa a capa


Estude a palavra de Deus

Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti. Salmos 119:11

Uma pessoa não deve apenas ler a bíblia. Ela deve obedecê-la de todo coração.

Mas, para conseguir isso antes ela precisa ler muito, estudar muito, se interessar verdadeiramente em aprender mais, prestar atenção nos sermões da igreja, comprar livros ou cursos se necessário e qualquer outra coisa que for necessária.

Fazendo isso todo conhecimento que ele for adquirindo vai ser armazenado na sua mente e a partir daí ele começará fazer parte da sua pratica de vida.

Desta forma você começa a guardar a palavra de Deus no coração e isso é extremamente necessário para que você saiba a vontade do Espírito Santo de Deus e para não cair em tentações.



Induzindo o coração a obedecer palavra de Deus

Logo após estudar a palavra você deve fazer de tudo para levar o seu coração a não pecar contra Deus como disse o salmista:

Induzo o coração a guardar os teus decretos, para sempre, até ao fim. Salmos 119:112

Como fazer para induzir o coração a guardar os decretos de Deus? Em meu artigo chamado Provérbios 4 23 – Como guardar o coração para se livrar de qualquer pecado eu explico que o que entra no coração antes passa pela visão/audição e pela mente.

guarde o coração

 A imagem mostra que o que vemos e ouvimos (ou qualquer coisa relacionada aos outros três sentidos do corpo) vai a nossa mente e de lá vai ao nosso coração.

Para induzir o coração aos mandamentos de Deus além de estudar muito a palavra de Deus como já foi dito você precisa se colocar em ambientes que favorecem você obedecer a Deus.

Precisa ter amizades e andar com pessoas que facilitam isso para não ser mal influenciado.

Deve evitar ouvir coisas que te levam ao pecado, como Eva que ouviu a serpente; e ver coisas que te levam ao pecado, como Davi que viu Bate-seba tomando banho.

Se você anda relaxadamente por aí sem cuidar você facilmente terá um coração inclinado a sentir tudo o que não presta e este o levará ao engano onde a promessa é: “peque que você será feliz”, mas o final disso é a tristeza da vontade que não é satisfeita de fato e do castigo e afastamento de Deus.

Como diz Jeremias 17 9, seu coração é enganoso e para ele deixar de enganá-lo faça de tudo para ter um ambiente e pessoas que te influenciem a isso.

Conclusão

Arte criada por Angel Boligan

Em conclusão, lembre – se sempre dessa passagem de Jeremias 17 9 e também do verso 10 que diz:    

Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações.

Deus realmente perdoa nossos pecados, mas as consequências de nossos atos ficam e destroem as nossas vidas.

Ele sabe tudo que existe em seu coração e em seus pensamentos. Ele vai te recompensar de acordo com suas ações sejam boas e ruins e por isso você precisa guiar seu coração para não ser enganado.

Isso também é dito por Paulo em gálatas:

Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá.

Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. Gálatas 6:7,8

Portanto, para não se enganar…

  • ore a Deus para que seu coração suporte as tentações e seja guiado pela vontade de Dele;


  • estude a bíblia para que conheça bem a vontade de Deus e está preencha seu coração;
  • induza seu coração para que este obedeça a palavra de Deus mudando os ambientes e as pessoas que você conviver;

Faça isso e deixe de uma vez essa vida de sofrimento que o seu pecado te causou.

Conheça sua bíblia de capa a capa


6 comentários em “Jeremias 17 9 (A Razão De Todo Seu Sofrimento e como resolvê-la)”

  1. A paz do senhor Jesus Cristo esteja com vosco
    Esse capítulo de Jeremias 17:9 me faz pensar muito verdade que nosso coração é enganoso e muitas das vezes fazemos escolha errada mais se pedimos a Deus para esquadria noss coração e orarmos tudo é possível devemos nos dedicar para guardar as escrituras na tábua do nosso coração ler mais a bíblia se dedicar de espírito e verdade vai aver tempos ruins que a bíblia vai ser estinta essa palavra queimou no meu coração de uma maneira que só Deus pode esprica glória Deus ele é maravilhoso o coração de Deus é a bíblia e devemos nos dedicar mais as palavras de Deus amém louco a Deus por esse estudo

    Responder

Deixe um comentário