A história de José: Receita de Vida Vitoriosa Para os Cristãos

Você gostaria de saber como ter uma vida vitoriosa aprendendo com a história de José?

Acha que sua vida não está de acordo com a vontade de Deus e gostaria de torná-la parecida com a do jovem José?

Talvez você ainda não tenha estudado a história deste herói da fé.

Se este for o seu caso este artigo vai te ajudar bastante porque eu juntei tudo que aprendi com esse personagem em um único artigo.

Já reparou como é comum ver pessoas mais velhas vivendo tantas dificuldades após os 30 anos por exemplo?.

Aí você olha a história de José e vê ele tão cheio de bênçãos e vitórias após os 30 anos e se pergunta: porque isso não parece acontecer mais com os cristãos de hoje?

Claro que 30 anos não é um número mágico. Longe disso. O que acontece é que as pessoas se esquecem de que nós só colhemos aquilo que plantamos e muitos de nós não estão dispostos a plantar, ou melhor, a fazer tudo àquilo que José fez na sua juventude para alcançar tamanha vitória como a que ele alcançou.

Se você está curioso para aprender e aplicar na sua vida cada princípio da história de José para lá na frente ser abençoado leia este artigo até o final.

Leia este artigo e você vai perceber também várias semelhanças entre José e Jesus Cristo.

A história de José – Fazendo a diferença

[…] Quando José tinha dezessete anos, pastoreava os rebanhos com os seus irmãos. Ajudava os filhos de Bila e os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e contava ao pai a má fama deles. Gênesis 37:2

Jacó era neto de Abraão, o herdeiro da promessa cuja descendência viraria uma grande nação.

Por meio de duas mulheres e duas concubinas Jacó teve 12 filhos (e uma filha). A mãe de José, porém havia morrido no parto do seu irmão mais novo que se chamava Benjamim.

A esta altura José era o mais jovem dos filhos de Jacó sem contar claro Benjamim que era muito novo.

Neste versículo 2 que foi citado você já vê 3 coisas importantes a respeito de José. Ele era jovem, ele trabalhava como pastor, e ele não tinha medo de falar dos erros dos outros.

Perceba que apesar de novo, José já se ocupava em trabalhar. Ele não perdia tempo com bobagens e entretenimento exagerados como a maioria de nós. Ele já era útil para sua família.

Nós que somos jovens, precisamos alcançar a maturidade o quanto antes assim como ele fez. Só assim seremos verdadeiramente úteis para o reino de Deus.

Não tenha medo de corrigir pessoas

Além disso, José não tinha medo de apontar os erros dos outros. Você tem?

Claro que se você comete os mesmos erros você não pode falar nada. Desta forma você seria um hipócrita.



Não era o caso de José que aliás era bem diferente dos irmãos. Ele tinha uma boa fama e conquistou a confiança do seu pai.

Que daqui pra frente você possa repreender os outros com mansidão e sem medo. Deus precisa de servos fiéis e preparados para ajudar os outros a seguirem o caminho correto assim como Paulo nos ensinou…

Irmãos, se um homem chegar a ser surpreendido em algum delito, vós que sois espirituais corrigi o tal com espírito de mansidão; […] Gálatas 6:1

Deus cuida dos órfãos

Vale lembrar também que José se destacava entre os irmãos mesmo sem ter uma mãe que o educasse já que ele havia perdido sua mãe Raquel.

Se você também perdeu algum ente querido recentemente eu convido você a acessar um artigo do blog de um amigo meu chamado Bíblia se ensina.

O nome do artigo é: Como superar a perda de um ente querido. Clique aqui para ver mais detalhes sobre isso.

A história de José – Favorito e odiado

Jacó tinha José como seu filho favorito (o que não é muito legal de se fazer). Ele fez isso ao ponto de dar apenas para ele uma roupa colorida e diferente.

O resultado não poderia ser outro…

Quando os seus irmãos viram que o pai gostava mais dele do que de qualquer outro filho, odiaram-no e não conseguiam falar com ele amigavelmente. Gênesis 37:4

Querido, assim como José, se você realmente é salvo em Cristo Jesus Deus lhe tratará como filho, mas você também deve se santificar e obedecer como como nos ensina Pedro em sua carta:

Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, […] 1 Pedro 2:9

Desta forma você deve se destacar na multidão. Deve se comportar como um servo obediente que se desvia do mal. Que faz questão de ser diferente dos outros mesmo que isso os afaste de você e você fique sozinho.

Já parou pra pensar nisso? Praticamente o único amigo de José era seu próprio pai Jacó. A bíblia ta cheia de jovens que andaram com homens mais experientes e tiveram uma vida que agradou a Deus.

Abandonar gente que não quer saber de Deus e ser odiado pela maioria é normal na vida do cristão. Observe o que Tiago ensina em sua carta:

[…] qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Tiago 4:4

Você está disposto a eliminar algumas amizades da sua vida e deixar só aquelas que contribuem para seu crescimento espiritual? Seu futuro depende disso assim como nos ensinou o sábio Salomão:

Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal. Provérbios 13:20

A história de José – A promessa de Deus

Teve José um sonho, que contou a seus irmãos; […]. Gênesis 37:5

Após estas coisas José tem 2 sonhos parecidos. Em um deles o seu feixe de trigo e venerado pelos feixes dos seus irmãos. No outro as estrelas do céu, o sol e a lua se curvavam diante dele.

José teve 2 sonhos muito parecidos na mesma noite. Não parecia coincidência.

Eu não nego que Deus pode falar conosco através de sonhos, mas tome cuidado para não afirmar nada de forma equivocada. Eu por exemplo já tive vários sonhos possíveis de se cumprir, mas que nunca cumpriram.

Caso lhe aconteça de ter um sonho que tire seu sono peça a direção de Deus para entendê-lo.

História de José
Arte feita por Louiz Brito

Prontidão sem murmuração

e Israel disse a José: “Como você sabe, seus irmãos estão apascentando os rebanhos perto de Siquém. Quero que você vá até lá”. “Sim, senhor”, respondeu ele. Disse-lhe o pai: “Vá ver se está tudo bem com os seus irmãos e com os rebanhos, e traga-me notícias”. […] Gênesis 37:13,14

Mais uma vez você vê José pronto para obedecer a seu pai. Ele poderia dizer algo como: não vou lá porque meus irmãos não gostam de mim e eles no mínimo me expulsarão.

Ao invés disso, José vai rapidamente e sem enrolar.

Será que você está pronto para ser um tanto desagradável? Jesus nos chamou para sermos luz do mundo. Esta luz que está em nós não vai alegrar os que estão em trevas.

Se prepare para incomodar pessoas. Quando Deus lhe chamar que você possa responder como José e como o profeta Isaías:

[…] Eis-me aqui Senhor, envia-me a mim. Isaías 6:8

Perseguição pela diferença

Após encontrar seus irmãos José é jogado num poço e vendido para uma caravana Ismaelita como nos diz o versículo 27:

Vamos vendê-lo aos ismaelitas. Não tocaremos nele, afinal é nosso irmão, é nosso próprio sangue. E seus irmãos concordaram. Gênesis 37:27

Fazer a diferença nos trás consequências dolorosas no início, mas acredite isso passa.

Esse é o preço que passamos por ser cristão. As pessoas nos odeiam, se afastam de nós, nos machuca e ainda nos traem.

Bom… Sei que até aqui já deu pra você perceber porque existem tantas pessoas frustradas por aí pela vida que levam. É um preço MUITO ALTO a se pagar.

Se você quer uma vida cheia de facilidades creio que está na religião errada. Evangelho de Cristo envolve porta e caminhos estreitos.

Daqui para frente eu acredito que só vai ler quem realmente quer uma vida diferente onde a vontade de Deus é a nossa principal meta para todos os dias. Eu e o seu futuro esperamos que você continue lendo.

A utilidade do servo fiel

José é vendido como escravo aos 17 anos.

história de José

Enquanto Jacó está em casa de luto por achar que José estava morto José é vendido mais uma vez. Desta vez ele vai para o Egito e vai trabalhar para Potifar…

Desde que o deixou cuidando de sua casa e de todos os seus bens, o Senhor abençoou a casa do egípcio por causa de José. A bênção do Senhor estava sobre tudo o que Potifar possuía, tanto em casa como no campo. Gênesis 39:5

Como conseguiu o jovem José ser o tão bom funcionário ao ponto de atrair as bênçãos de Deus para vida de Potifar sendo que ele tinha tantas lembranças amargas dos seus irmãos e saudades do seu pai?

Se tem uma coisa que tem marcado esta geração é a depressão. Jovens tentando suicídio por motivos banais. Não são todos, mas a maioria com certeza.

Jovem, nós precisamos ser mais fortes. Eu perdi minha mãe com 27 anos e sabia que não precisava partir junto com ela. Vida que segue.

Peça a Deus que lhe ajude a ser uma pessoa mais forte por dentro. Alguém que saiba a suportar qualquer dor e perda do passado como José.

A conduta do servo fiel

A história de José agora vai subir mais ainda o nível de dificuldade. Até aqui José não havia sido provado na sua sexualidade. Vamos ver como ele se sai ao ser tentado pela mulher do seu patrão:

Ela (mulher de Potifar) o agarrou pelo manto e voltou a convidá-lo: “Vamos, deite-se comigo!” Mas ele fugiu da casa, deixando o manto na mão dela. Gênesis 39:12

Você reparou na imensa diferença de José para os jovens de hoje?

Os jovens de hoje correm e se apressam para fazer sexo enquanto que a história de José nos mostra que ele correu de sexo.

Esteja pronto para correr de certas tentações que você sabe que não pode resistir. Seja fiel a Deus quando ninguém estiver olhando. Lembre-se que nada pode se esconder dos olhos de Deus.

É bom notar também que ela o agarrou pela roupa para fazê-lo pecar e ele percebendo isso deixou a roupa para trás. Você está pronto para deixar tudo àquilo que pode te fazer pecar?

Se alguma série, amizade, grupo do facebook ou do whatsapp podem te fazer pecar, esteja disposto a abrir mão disso.

Lembre-se que se você não abrir mão do pecado você consequentemente vai abrir mão de várias bênçãos que Deus tinha para você.

A história de José – Suportando as injustiças

Ao perceber que José não iria pra cama de jeito nenhum, a mulher de Potifar decidiu acusá-lo de estupro ao seu patrão e aos outros funcionários.

Ao saber disso o patrão o joga na cadeia.

Cadeia

Sabe quando você percebe que realmente esta fazendo a vontade de Deus? Quando seus inimigos não tiverem do que acusar você e para isso precisarem inventar mentiras ao seu respeito.

Se algum dia alguém inventou algo ruim ao seu respeito você não deveria ficar tão mal. Se essa pessoa precisou inventar é porque provavelmente ela não achou nada relevante na sua vida digno de acusação.

Muito pelo contrário você deveria se alegrar assim como Cristo nos ensinou no sermão da montanha:

Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós. Mateus 5:11,12


Ser perseguido de forma injusta é marca de um cristão verdadeiro que já passou pelo processo de conversão que nos faz não sentir mais o prazer que sentíamos antes no pecado.

Como eu falei antes, isso já é outro nível de dificuldade na caminhada cristã.


Isso separa o trigo do joio. Ser tentado na sua sexualidade e não cair é atitudes dos verdadeiros apaixonados por Jesus. Espero que você esteja entre eles.

A paciência do servo fiel

Ao chegar à prisão José demonstra um interesse em ajudar a todos os que estão lá inclusive o próprio carcereiro. Ele ajuda tanto que o carcereiro decide fazer algo improvável:

Por isso o carcereiro encarregou José de todos os que estavam na prisão, e ele se tornou responsável por tudo o que lá sucedia. Gênesis 39:22

Mais uma vez eu ressalto esta característica que precisa estar em todo cristão que é gostar de trabalhar.

José tinha vários motivos para não querer trabalhar na prisão. Até porque ela foi injusta.

Mas ele já tinha em mente que a promessa de Deus dele ser de alguma forma líder de muitas pessoas (conforme pareceu em seus sonhos) não se cumpriria se ele se não estivesse sempre trabalhando.

Você gosta de trabalhar ou faz parte da maioria que diz “odeio segunda feira e amo sexta feira”?

Se quiser realmente ser um cristão bem sucedido esteja pronto para trabalhar muito com a história de José nos ensina. Viva o que Paulo nos ensina em sua carta aos colossenses:

Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, Colossenses 3:23

O amor do servo fiel

Um padeiro e um copeiro do rei foram presos no mesmo lugar em que José estava…

Por isso (José) perguntou aos oficiais do faraó que também estavam presos na casa do seu senhor: “Por que hoje vocês estão com o semblante triste?” Gênesis 40:7

Perceba neste versículo o amor que José tinha com os prisioneiros. Ele se preocupava com as pessoas. Ele já fazia isso quando ajudava seus irmãos conforme gênesis 37 verso 2 nos mostrou.

Quantas vezes nós não temos algum parente que deseja apenas ter alguém para conversar? Desejam apenas um pouco de atenção, mas como só pensamos em nós mesmos, acabamos ignorando-os.

Se você deseja ser usado por Deus em coisas grandes para ajudar as pessoas você precisa fazer o mesmo em coisas pequenas.

Viva de acordo com a fé que você diz que tem no pouco para Deus ver que você está pronto para receber o muito e ser canal de benção para as pessoas como este verso nos ensina:

Quem é fiel no mínimo, também é fiel no muito; quem é injusto no mínimo, também é injusto no muito. Lucas 16:10

Conheça sua bíblia de capa a capa


O sobrenatural na história de José

Eles responderam: “Tivemos sonhos, mas não há quem os interprete”. Disse-lhes José: “Não são de Deus as interpretações? Contem-me os sonhos”. Gênesis 40:8

Cada prisioneiro teve um sonho diferente que só José tinha o dom de interpretar. Eu não vou dar detalhes sobre o que cada um sonhou para não me prolongar. Isto está escrito no capítulo 40 de gênesis.

Deus não deu a José apenas um sonho como promessa para o futuro. Ele deu também um dom de interpretar sonhos.

Eu não sei você, mas eu oro muito a Deus para que ele me de dons espirituais. A igreja precisa disso.

Creio, porém que para Deus nos dar um dom assim é necessário viver uma sequencia de vitórias como as que já estudamos até aqui. Precisamos ser provados e aprovados para isso.

Deus não vai nos chamar para coisas grandes se não formos infiéis nas pequenas conforme já foi dito.

Realmente não é fácil viver como a história de José nos ensina. Mas como servos fiéis vamos fazer de tudo para que isso aconteça!

Humildade que honra a Deus

José a essa altura está na cadeia com 30 anos.

O rei do Egito que também é chamado de Faraó tem dois sonhos parecidos em uma noite.

Em um dos sonhos 7 vacas magras e feias comem 7 vacas gordas e bonitas. No outro sonho 7 espigas de milho horríveis comem 7 belas espigas de milho.

O rei informa seus magos para que lhe dissesse o que os sonhos queriam lhe dizer. Eles, porém não conseguiram interpretar os sonhos.

Sabendo disso o copeiro lembra que José interpretou seu sonho na prisão e comunica isso a Faraó.

Faraó chama José da prisão e pergunta se ele realmente poderia interpretar o seu sonho e então…

Respondeu-lhe José: “Isso não depende de mim, mas Deus dará ao faraó uma resposta favorável“. Gênesis 41:16

Na oportunidade que José teve de se exaltar ele prefere atribuir a honra ao Deus que serve fazendo-o conhecido pelo rei do Egito.

Entenda que tudo o que Deus fizer de grande na sua vida é para honra Dele e somente Dele.

Muitos de nós não atingimos grandes objetivos na vida porque nossa intenção é sermos reconhecidos. Qual sua intenção de ler um artigo como este? Ser vitorioso para ser melhor que os outros?

Que toda sua vida seja exclusivamente para fazer Deus conhecido e adorado como Paulo nos ensina:

Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém. Romanos 11:36


A utilidade do servo de Deus

A interpretação que José deu é que 7 anos de abundância estavam chegando e após eles 7 anos de escassez viriam arruinar o mundo inteiro.

O rei deveria aproveitar este tempo de abundância para armazenar o Maximo de alimento possível para o tempo de escassez.

José é chamado então para ser a segunda maior autoridade do Egito abaixo apenas de Faraó.

Conheça sua bíblia de capa a capa


Vale a pena ser fiel (todos os dias)

E o faraó prosseguiu: “Entrego a você agora o comando de toda a terra do Egito”. Gênesis 41:41

[…] … e lhe deu por mulher Azenate, filha de Potífera, sacerdote de Om. […] Gênesis 41:45

José teve que esperar dos 17 aos 30 anos para ter as promessas de Deus cumpridas em sua vida. Como diz os versículos anteriores, ele agora tem uma bela profissão e é casado.

Infelizmente muitos de nós preferíamos casar com a pessoa errada aos 20 anos no máximo.


Preferíamos qualquer profissão que desse dinheiro ao invés de uma que glorificasse a Deus diante de todos.

Espero que ao estudar a história de José você perceba o quanto vale a pena ser fiel a Deus. Lembrando que precisamos ser sempre fiéis a Deus. Não apenas em alguns dias e em algumas áreas da nossa vida como a maioria faz.

O cumprimento da promessa na história de José

A promessa de Deus finalmente acontece na vida de José. Os filhos de Jacó começam a sofrer com a fome dos 7 anos de escassez.

Jacó envia todos eles para o Egito para pedir a Faraó que lhes vendesse comida. Porém, essa função ficou na responsabilidade de José…

José era o governador do Egito e era ele que vendia trigo a todo o povo da terra. Por isso, quando os irmãos de José chegaram, curvaram-se diante dele, rosto em terra. Gênesis 42:6

A bíblia tem várias promessas de Deus para aqueles que lhe obedecem. A principal, claro é a nossa salvação eterna em Cristo.

Assim como a promessa de José não venho a se cumprir rápido a nossa também pode levar um tempo a se cumprir. A questão não é se ela vai se cumprir a questão é se estamos prontos para recebê-la.

Já pensou se José fosse rebelde e tivesse na cadeia no período da fome? Ele teria morrido ali rapidamente.

E se Cristo voltar e você não estiver preparado? Pense nisso em relação á sua salvação e em relação á qualquer outra promessa que você conheça.

Revelação dos verdadeiros servos de Deus

José não se identifica imediatamente. Antes disso ele faz um suspense com os irmãos. Isso está escrito em gênesis 42, 43 e 44; até que ele não suporta mais e se identifica…

Cheguem mais perto, disse José a seus irmãos. Quando eles se aproximaram, disse-lhes: Eu sou José, seu irmão, aquele que vocês venderam ao Egito! Gênesis 45:4

No final das contas foi revelado o que Deus faz na vida dos servos que lhe são fiéis enquanto os infiéis (como os irmãos deles que só aprontavam) só assistiram suas vitórias.

Muitas pessoas fazem coisas erradas e ao ser descoberto ficam envergonhadas. Isso, porém não ocorre com José porque ele só plantou coisas boas durante toda sua vida.

Talvez você leia tudo isso, mas não vá se esforçar para viver nem a metade do que José viveu. Quero lhe informar que tudo o que você fizer mesmo que em oculto será revelado a todos futuramente assim como Jesus nos ensinou:

“Porque não há nada oculto que não venha a ser revelado, e nada escondido que não venha a ser conhecido e trazido à luz.” Lucas 8:17

No fim dos tempos Deus vai revelar a todos os seus verdadeiros servos. Muitos destes cristãos que fingem ser espirituais estarão de fora do reino de Deus e lamentarão ao ver os verdadeiros filhos de Deus como Jesus nos ensinou também no evangelho de Lucas:

Ali haverá choro e ranger de dentes quando virdes Abraão, Isaque, Jacó e todos os profetas no reino de Deus, e vós lançados fora. Lucas 13:28

Entenda que viver como José viveu nada mais é do que viver a vontade de Deus que consiste em uma vida de fidelidade total ao nosso criador.

Por que a história de José serve de base para nós?

Só quero lhe lembrar de que estas características não são apenas de uma pessoa que queira se parecer com José como se ele fosse nossa maior referência bíblica. Sabemos que nosso maior exemplo é Cristo Jesus.

Só não podemos esquecer que imitar José é o mesmo que imitar o próprio Jesus. Segue 15 características em que eles se pareciam…

  • Jesus tinha promessa de Deus para sua vida e para isso precisava obedecer. José também.

  • Jesus era muito apegado ao seu Pai. José também.

  • Jesus apontava o pecado dos outros. José também.

  • Jesus foi odiado pelo seu povo. José também.

  • Jesus foi vendido pelo seu próprio povo. José também.

  • Jesus resistiu as tentações. José também.

  • Jesus foi preso injustamente. José também.

  • Jesus tinha dons espirituais. José também.

  • Jesus era humilde e dava a Deus toda glória. José também.

  • Jesus se importava com as pessoas apesar das suas dificuldades. José também.

  • Jesus não murmurou em nenhum momento ao se deparar com sofrimento. José também.

  • Jesus foi muito paciente. José também.

  • Jesus foi canal de benção para vida dos que o traíram e o negaram. José também.

  • Jesus obedecia a Deus em tudo. José também.

  • Jesus foi honrado no final da sua vida na terra e será mais honrado ainda no céu. José também.

Siga como base a história de José e você vai automaticamente seguir os passos de Jesus.

Se você gostaria de ter amigos como José não se esqueça de compartilhar este artigo com eles. Conteúdo assim vale a pena divulgar.

Agora se você tem dificuldades em estudar a bíblia clique na imagem abaixo e descubra como aprender mais sobre a palavra de Deus com professor de teologia sem ter que sair de casa.

Conheça sua bíblia de capa a capa


Deixe um comentário