Deprecated: Required parameter $configs follows optional parameter $check_status in /home1/aluzda12/public_html/wp-content/plugins/flxninja/index.php on line 781

Deprecated: Required parameter $configs_single follows optional parameter $check_status in /home1/aluzda12/public_html/wp-content/plugins/flxninja/index.php on line 781
O pecado de Acã - enquanto houver pecados ocultos não haverá vitória

O pecado de Acã – enquanto houver pecados ocultos não haverá vitória

A história bíblica sobre o pecado de Acã tem muito a ver comigo e com você quando escondemos nossas falhas.

Quem de nós nunca tivemos pecados de estimação, ou seja, pecados que só fazem sujeira, mas nós não abrimos mão dele pelo seu lado divertido não é mesmo?

Eu lembro de que quando eu era mais jovem eu era muito invejoso. Qualquer pessoa que tinha algo melhor do que eu me deixava uma tristeza profunda por não ter o que ela tem.

Isso marcou minha adolescência grandemente até que um dia resolver expor este pecado para uma jovem de oração da minha igreja.

Ela orou por mim em uma vigília e nunca mais me peguei sentindo inveja com a mesma facilidade a partir daqueles dias.

Aconteceu comigo exatamente o que Tiago ensina em sua carta:

Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. Tiago 5:16

Não sei como seria minha vida hoje se eu não tivesse exposto este pecado a tempo e largado. Você precisa fazer o mesmo com este pecado escondido que você tem e vou te mostrar como fazer isso através da história bíblica sobre o pecado de Acã.

O pecado de Acã – Introdução

O povo de Israel a essa altura já havia conquistado a cidade de Jericó. Deus chamou Josué para ser o líder substituto de Moisés.

Deus fez sinais e prodígios perante o povo para que os outros povos temessem Israel e também para que os israelitas respeitassem Josué assim como fizeram (ou tentaram fazer) com Moisés.

Cerco de jericó
Arte feita por Louiz Brito

A partir de agora você vai aprender tudo o que precisa saber sobre a história do pecado de Acã.

Esta história registrada em Josué 7 vai te ajudar à:

  • Entender as consequências do pecado escondido;

  • Se arrepender e abandonar o pecado antes que seja tarde;

  • Entender a importância de não ser omisso ao pecado alheio.

Se realmente deseja vencer seu pecado e ser vitorioso em sua caminhada cristã preste o máximo de atenção a partir de agora porque entender e praticar tudo que aprender neste artigo vai mudar o rumo da sua história daqui pra frente.

Por que se cessaram as vitórias?

E transgrediram os filhos de Israel no anátema; porque Acã […], tomou do anátema, e a ira do SENHOR se acendeu contra os filhos de Israel. Josué 7:1

E os homens de Ai feriram deles uns trinta e seis, e os perseguiram desde a porta até Sebarim, e os feriram na descida; e o coração do povo se derreteu e se tornou como água. Josué 7:5

Essa história do pecado de Acã já inicia com seu pecado sendo a razão da derrota de Israel.

Nos versículos 2 ao 4 Josué subestima o poder dos homens que habitavam Ai e lhes enviou apenas poucos homens o que resultou na derrota de Israel.

Creio que isso ocorreu justamente para que Deus tratasse com o pecado que Acã havia cometido antes.

O pecado de Acã – Oração após a derrota

Então Josué rasgou as suas vestes, e se prostrou em terra sobre o seu rosto perante a arca do Senhor até à tarde, ele e os anciãos de Israel; e deitaram pó sobre as suas cabeças. Josué 7:6

Josué ainda sem saber do que Acã fizera ele se prosta e clama por socorro de Deus.

Não se nota nele desejo algum de abandonar tudo. Ele apenas não entende o que aconteceu para que Israel sofresse derrota já que a pouco tempo havia derrotado os moradores de Jericó.

Aqui aprendemos que nossas derrotas temporárias não são e nunca foram motivo para desistir. Nem tampouco motivo para ficarmos apavorados como Israel ficou.

O que precisamos fazer é clamar a Deus por entendimento. Saber o que aconteceu para não sofremos derrota novamente em nossas vidas.

Antigamente Deus falava muito diretamente como no caso de Josué e Moisés e também por meio dos seus profetas como Davi que tinha Samuel, Natã e Aias. Ele também falava por meio de sonhos e visões.

Hoje a forma mais comum é que Deus se revele a nós por meio de sua palavra. Portanto não deixe de estudar as escrituras jamais. Não passe um dia sem gastar tempo com elas.

Muitos estão perdidos na vida porque não possuem conhecimento bíblico. Que este não seja seu caso.

Conheça sua bíblia de capa a capa


O pecado de AcãRevelação de Deus

Após a oração de Josué ele lhe respondeu dizendo:

Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. Josué 7:11

Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. Josué 7:12

Só existem dois caminhos para Israel e para nós hoje: uma vida de vitórias com Deus ou uma vida de derrotas com o pecado.

Não é possível uma vida de vitória com o pecado. Viver no pecado só afunda nossa fé, nos confunde e nos afasta da vida incrível que Deus tinha para nós.

Quero lhe encorajar a pensar neste pecado que vem escondendo a tanto tempo. Será que vale a pena?

Não percebe que ele é a causa de tanta coisa ruim em sua vida? Espero que este artigo faça com que você se coloque mais no lugar de Acã como eu fiz também ao estudar essa história.

Infelizmente por mais que queiramos nos parecer com os personagens fieis da bíblia no final das contas acabamos nos parecendo mais com os infiéis mesmo.

Mas pensar assim não é ruim, na verdade é muito bom porque demonstra que reconhecemos nossas falhas o que é o primeiro passo para a mudança.

O pecado de AcãTempo de arrependimento

Deus continuou a falar a Josué…

Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o Senhor tomar se chegará, segundo as famílias; a família que o Senhor tomar se chegará por casas; e a casa que o Senhor tomar se chegará homem por homem. Josué 7:14

Deus deixa que passe um dia para apontar quem havia cometido o pecado que causou a derrota de Israel.

Ele poderia ter apontado diretamente quem cometeu o pecado, mas ele preferiu não fazer isso.

Creio que ele não faz isso por 3 motivos:

1° Motivo:

Dar a oportunidade de Acã de se arrepender voluntariamente como no caso do publicano na parábola do fariseu e o publicano (Lc 18:9-17).

Nessa parábola Jesus ensinou que o publicano foi justificado por Deus porque ele se humilhou.

Provavelmente se Acã tivesse feito o mesmo ele teria obtido o favor de Deus.

Veja o que nos ensina Salomão a respeito disso:

O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. Provérbios 28:13

Que eu e você possamos alcançar esta misericórdia de Deus através da confissão dos nossos pecados.

Como confessar o pecado

Confesse a Deus:

Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado. (Selá.) Salmos 32:5

Primeiro de tudo, claro, confesse a Deus. Reconheça seu erro. Chame seu pecado pelo nome.

Faça isso o quanto antes. Se você ficar adiando até isso o seu pecado terá liberdade para crescer e ficar cada vez pior e mais difícil de ser mortificado.

Confesse para alguém:

Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. Tiago 5:16

Muitas das vezes confessamos nossas culpas somente a Deus, mas logo voltamos a cometer os mesmos delitos porque não há em nós um espirito humilde que realmente deseja uma libertação.

Precisamos depender uns dos outros para que cresçamos como um corpo saudável. Além disso, precisamos das orações uns dos outros, mas não somente isso; precisamos contar a alguém o que tem nos acontecido.

Porém, não faça isso a qualquer pessoa. Precisa ser uma pessoa convertida que verdadeiramente madura na fé. Alguém da sua confiança.

Veja que Jesus pediu ajuda em oração em seu maior momento de tentação:

Então (Jesus) lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui, e velai comigo. Mateus 26:38

Se até Jesus contou com as orações dos seus discípulos quanto mais eu e você não é mesmo?

O sermão abaixo da mais detalhes sobre confissão de pecado se você se interessar mais pelo assunto não hesite em assistir:

2° Motivo:

Dar a oportunidade da família de Acã apontar o erro que ele cometeu. Na bíblia, principalmente na antiga aliança havia vários pecados que a pessoa que descobrisse alguém que o cometeu deveria apontar imediatamente o acusado como no caso da idolatria (Dt 13:9).


Nesta ocasião eu creio que a família de Acã (assim como todas as famílias em Israel) deveria investigar se o acusado de pecar contra Deus não estava no meio dela.

Entenda que se os que estiverem ao seu lado pecarem você também sofrerá com isso.

Se seu pai continuar no vício da bebida, sua mãe afastada da igreja, seus irmãos na prostituição ou qualquer coisa deste tipo você também sofrerá com isso.

Precisamos abrir mais a boca e ensinar a bíblia para nossos parentes. Precisamos aprender a “incomodar” mais as pessoas com as verdades das escrituras pois foi para isto que fomos chamados.

Do contrário sofreremos as consequências dos seus pecados juntamente com eles e mesmo que nossas almas estejam salvas perderemos as deles para sempre.

3° Motivo:

Fazer com que o povo entenda que o pecado é um problema a ser tratado para que o afaste deles e assim Deus se aproxime da nação.

Era necessário que Deus deixasse isso bem claro: não existe alegria e vitória com o pecado. Porque o pecado nos afasta de Deus e sem Deus estamos condenados ao fracasso.

Que isso possa ficar claro para mim e para você também.

Josué 7
Arte feita por Pyraker

A descoberta do traidor

Após os sorteios das tribos e famílias e Acã ser acusado por Josué de ter pecado ele responde:

[…] Verdadeiramente pequei contra o Senhor Deus de Israel, […]. Josué 7:20

Quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata, e uma cunha de ouro, do peso de cinqüenta siclos, cobicei-os e tomei-os; e eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata por baixo dela. Josué 7:21

Acredito que Acã se arrepende verdadeiramente do seu pecado.

Isso porque ele chama o pecado pelo nome, não deixa de dizer nenhum detalhe e também não acusa mais ninguém por seu erro.

Ele não disse: “pequei, mas foi por causa da mulher que tu me deste” como de certa forma disse Adão em Gn 3:12

Nem tampouco disse: “pequei, mas me honra na frente dos anciãos” Como disse o rei Saul em 1 Sm 15:30

Ele disse mais ou menos como Davi: “Pequei contra o Senhor” em 2 Samuel 12:13

Esta é a forma correta de assumir a culpa. Sempre que alguém peca e usa o “mas” em sua confissão provavelmente não está sendo sincero como Acã.

Arrependa-se antes que seja tarde

Agora vem a grande pergunta: se Acã se arrependeu verdadeiramente porque Deus não o livrou por sua infinita misericórdia? Porque ele só fez isso quando era tarde.


Ele fez mais ou menos como as 5 virgens loucas que só pediram por ajuda das 5 prudentes quando era tarde demais.

Fica fácil de um ladrão se arrepender de um crime quando esta atrás das grades.

É equivalente a nós nos arrependermos no juízo final. La não haverá mais misericórdia. Será o juízo final como disse Salomão:

Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más. Eclesiastes 12:14

Hoje é o dia de se arrepender e confessar este seu pecado oculto. Não espere o fim chegar para fazer isso.


Se você deseja aprender mais sobre a parábola das 10 virgens e como para de procrastinar clique aqui.

PARABOLA DAS DEZ VIRGENS
Arte criada por Carlos Varejão

O pecado de AcãO preço por esconder pecados

Então, Josué e todo o Israel com ele tomaram Acã, filho de Zera, e a prata, e a capa, e a barra de ouro, e seus filhos, e suas filhas, e seus bois, e seus jumentos, e suas ovelhas, e sua tenda, e tudo quanto tinha e levaram-nos ao vale de Acor. Josué 7:24

E disse Josué: Por que nos perturbaste? O Senhor te perturbará neste dia. E todo o Israel o apedrejou; e os queimaram a fogo depois de apedrejá-los. Josué 7:25

Perceba que além de Acã ter sido sentenciado a morte toda sua família foi apedrejada juntamente com ele.

Isso ocorreu por conta do que já foi dito: eles não levaram o pecado a sério como um todo como se o problema de um não fosse um problema para todos.

Hoje eu percebo que a maioria dos irmãos não evangelizam os parentes justamente por manter pecados escondidos. Até quando?

Será que vamos ter que vê-los perder a vida e a chance de salvar para acordarmos para a vida?

Será que existe motivo maior do que este para que você abandone logo de uma vez estas práticas?

Nossos parentes precisam de nós e para que preguemos o evangelho precisamos deixar que esta mensagem nos quebrante e nos faça verdadeiramente deixar todos os nossos pecados movidos por um verdadeiro arrependimento.

Acã
Arte feita por Pyraker

O pecado de Acã – conclusão

Como você viu, não vale nenhum pouco a pena esconder pecados. Por mais que Acã tivesse a alegria de ter mais dinheiro do que a maioria dos israelitas ele teve a dor na consciência de ter levado o povo todo ao fracasso e ao medo.

Pense então nas consequências de seus atos. Perceba como eles atrapalham sua vida e a vida de quem está perto de você.

Entenda que se não confessar sua culpa agora você pode piorar as coisas e no final não confessar a tempo pois será tarde.

Se você não tem pecados, mas sabe que há pessoas em sua casa escondendo falhas gravíssimas é importante também que procure leva-la ao arrependimento pela exposição do evangelho e da palavra.

Não se esqueça de que o fim está próximo. Veja quantas guerras, doenças e caos financeiro que existem por aí. É tempo de abandonarmos nossos pecados para que finalmente sejamos cristãos vitoriosos cheios do Espírito Santo.

Que isso aconteça com você e sua família. Deus abençoe sua vida grandemente.

Se este artigo fez sentido para você não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

Se você realmente deseja aprender a estudar sua bíblia, sem sair de casa, então você definitivamente precisa conhecer esta solução que já ajudou muitas pessoas a entender a bíblia de gênesis a apocalipse - Clique na imagem abaixo agora para saber mais enquanto ainda está no ar.

Conheça sua bíblia de capa a capa

12 comentários em “O pecado de Acã – enquanto houver pecados ocultos não haverá vitória”

Deixe um comentário