Como vencer os pecados da língua

Saber como vencer o pecado da língua é sinônimo de saber como vencer vários pecados de uma só vez.

Isso porque existe uma grande variedade de pecados que nossa língua comete e nós podemos abandonar todos eles. É isso que quero te mostrar neste artigo.

Além disso, você vai entender que tudo o que sai da nossa boca vai dificultar a nossa situação no juízo final.

Já imaginou ter um julgamento ainda mais severo naquele dia? Será que você deseja isso? Aposto que não. Seria como deixar o caminho estreito ainda mais estreito.

Portanto leia este artigo até o final e você verá os principais pecados que cometemos com a língua, a importância que é controlá-la para não complicar nossa situação quando Cristo voltar e como podemos dominá-la biblicamente.

Esse conteúdo já esta no meu canal do youtube. Se você preferir assista ele no vídeo abaixo.

Como vencer os pecados da língua – Introdução

A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno. Tiago 3:6

Tiago ao descrever a língua usa linguagens bem chamativa e isso não é atoa.

É um membro que pode contaminar todo o corpo. É perigosa como fogo. Se descuidarmos ela nos levará a uma vida cheia de pecados e futuramente nos levará a perdição.

Foi com ela que satanás enganou Eva e trouxe a desgraça do pecado para o mundo.

Felizmente por meio da palavra de Deus podemos dominá-la para que vivamos uma vida de obediência a Deus.

Antes de descobrirmos como fazer isso vamos entender os piores pecados da língua segundo a palavra de Deus.

Conheça sua bíblia de capa a capa


Quais são os piores pecados da língua?

Não pretendo listar exatamente todos os pecados possíveis de se cometer com a língua visto que são muitos, mas pretendo a partir de agora listar os quatro piores pecados que ela pode cometer.

Desta forma, ao descobrir que nossa língua por ser a fonte de coisas tão horríveis você ficará mais alerta para se controlar daqui por diante.

Veja agora os quatro pecados principais que cometemos com a língua.

1 – Blasfêmia

Em certa ocasião os fariseus disseram que Jesus fazia milagres por meio de demônios.

O problema é que na realidade ele fazia esses milagres por meio do Espírito Santo.

A partir do momento que se compara um ser tão puro e santo como o Espírito de Deus com um ser imundo isso é considerado uma blasfêmia e com relação a isso Jesus decretou:

[…] todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. Mateus 12:31



Veja a importância de se dominar a língua. É por meio dela que se comete o único pecado imperdoável segundo a bíblia.

2 – Mentira

A mentira é outro pecado horrível que podemos cometer com nossa língua.

É tão horrivel que é Jesus no evangelho de João ensina que a mentira é filha do diabo:

[…] Quando ele (o diabo) profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. João 8:44

É o pecado que mais lembra satanás. Ele é diretamente oposto a Cristo, pois Cristo é a própria verdade e satanás é o próprio engano e mentira.

Foi por meio da mentira que a serpente enganou Eva dizendo que o pecado não a mataria (Gn 3:4).

Por meio da mentira de uma língua venenosa da antiga serpente, ou seja, satanás é que venho toda sorte de pecados no mundo.

Se não controlarmos nossa língua vamos tender a mentir com frequência o que nos fará mais parecido com o próprio satanás do que com Cristo.

tentação no deserto
Arte criada por Jhon Chhana

3 – Soberba

Outro pecado que nos lembra muito o próprio diabo é o pecado da soberba.

Soberba é quando a pessoa tem altivez de espírito. Ela quer ser maior que os outros e tem prazer nisso.

Esse pecado é evidenciado principalmente pela língua conforme Tiago nos ensinou em sua carta quando diz:

Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. […] Tiago 3:5

Satanás um dia ousou ter um trono no céu (Is 14:12 e 13) e como não conseguiu ele procura fazer isso aqui na terra com seus anjos.

Decretada já está sua derrota (Ap 20:10). Cabe a nós não nos misturarmos com ele pois assim como disse Jesus em João 8:44 todo aquele que faz a vontade do diabo pertence a ele.

4 – Murmuração

Murmurar é reclamar sem motivo justo. É o mesmo que resmungar.

Isso demonstra nossa falta de longanimidade e mansidão. Mostra nossa antipatia e meninice diante de Deus e dos homens.

É um dos pecados mais cometidos pelo povo de Israel.

Creio que é um dos piores porque revela também a nossa falta de fé.

Você não vê heróis da fé murmurando. Não vemos José murmurando na prisão. Muito menos Paulo em suas cadeias.

É uma característica dos incrédulos que tratam Deus como se Ele devesse algo a eles.

Quem age assim tende a não obedecer a Deus pois com relação aos Israelitas está escrito: Antes murmuraram nas suas tendas, e não deram ouvidos à voz do Senhor. Salmos 106:25

Quem age assim não tem a fé salvadora que coloca o homem no seu devido lugar que é o pó da terra e Deus no seu mais alto e sublime trono.

Quem murmura contra Deus está sujeito a ser destruído, pois Paulo nos ensinou:

E não murmureis, como também alguns deles (Israelitas) murmuraram, e pereceram pelo destruidor. 1 Coríntios 10:10

Estes são os 4 pecados relacionados a língua que eu acredito serem os piores.

Faltaria tempo se eu fosse falar também de palavrões, palavras imorais, irreverência e palavras de ódio, gritarias ou coisas desse tipo.

Creio que estes pecados já nos deixa alertas o suficiente para cuidarmos com o que sai de nossas bocas daqui por diante.

Veja agora porque você deve vencer os pecados da língua como estes.

Conheça sua bíblia de capa a capa


Por que você deve vencer os pecados da língua?

1 – Por conta dos graves erros que ela nos leva a cometer

Como foi dito os principais pecados cometidos pela língua são:

  • Blasfêmia
  • Mentira
  • Soberba
  • Murmuração

Este já é um grande motivo para você aprender a controlar sua língua.

Eu fiz um artigo onde eu falo que existem pecados que segundo a bíblia são pequenos (o que é diferente de inofensivo). Se quiser ler este artigo clique aqui para entender mais sobre eles.

O problema é que nenhum destes pecados que podem ser cometidos pela nossa língua da pra se considerar pequeno segundo a bíblia.

A blasfêmia contra o nome de Senhor já era punida com pena de morte em Levitico 24:16.

A blasfêmia contra o Espírito Santo é mais complicada ainda pois é o único pecado que não tem perdão.

A mentira e a soberba são talvez os dois maiores pecados de satanás fazendo com que quem os comete se pareça com ele.

Por fim a murmuração muita das vezes mostra nossa falta de fé o que é um pecado gravíssimo.

Portanto se quisermos ficar longe destes pecados tão graves precisamos ter controle da nossa língua.

2 – Porque isso revela se você é salvo

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Jeremias 17:9

Nosso coração é enganoso e ele costuma nos enganar querendo nos convencer de que fomos transformados e salvos pelo evangelhos sem termos nenhuma atitude que comprove isso.

É assim que Jesus nos ensinou a entender se uma pessoa é salva de fato ou não no verso seguinte:

“Considerem: uma árvore boa dá bom fruto; uma árvore ruim, dá fruto ruim,
pois uma árvore é conhecida por seu fruto. Mateus 12:33



Uma forma de descobrirmos se de fatos somos salvos e observar tudo o que temos falado.

Isso porque Jesus nos ensina no verso que segue o citado anteriormente que a boca fala do que está cheio o coração (Mt 12:34).

O coração nesse contexto é aquilo que somos de verdade. Aquilo esta no intimo do nosso ser.

Isso se torna conhecido pelos outros pelas nossas palavras e ações.

As pessoas podem tentar esconder o que são, mas cedo ou tarde isso será evidenciado pelas suas atitudes e palavras. Logo logo os frutos vão aparecer e mostrar quem a pessoa realmente é.

Por isso é tão importante que você domine sua língua. Se esta estiver dominada pode ser uma forte evidencia da sua conversão.

Jeremias 17 9
Arte criada por Signeflinkart

3 – Deus trará juízo

Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado. Mateus 12:36 e 37

No nosso juízo seremos julgados por tudo que falamos.

Não que o que falamos nos salva e nos justifica. A verdade é que aquilo que falamos mostra se estamos salvos ou condenados.

Da mesma forma ele diz que somos condenados pelas nossas palavras. Isso porque elas evidenciam que nunca fomos transformados nem justificados pelo sacrifício de Cristo.

Isso me lembra o que ocorreu com o rei Davi. Ele julgou que o homem da parábola do profeta Natã deveria ser morto e pagar aquilo que roubou restituindo quatro vezes mais.

Davi não sabia que Natã falava dele mesmo em sua parábola já que ele havia caído em adultério com a esposa de outro homem.

Deus teve misericórdia de Davi e livrou sua vida da morte instantânea, mas o que ele disse caiu sobre sua própria vida, pois morreram quatro filhos que ele possuía, a saber: o bebê que era fruto do adultério, Amnom, Absalão e Adonias.

Davi foi julgado pelo que disse e nós também seremos nesta vida e no juízo final então bom será que sejam poucas as nossas palavras.

Eu tenho um artigo que falo muito mais sobre o adultério de Davi. Clique aqui e descubra como antever seus pecados para não cair em tentação.

Como ter domínio da língua

Já que estes pecados são assim tão perigosos vejamos Como ter domínio da língua segundo a bíblia.

1 – Como vencer os pecados da língua – Corte o mal pela raiz

Como você já sabe a bíblia diz que a boca fala do que o coração está cheio (Mt 12:34).

Sendo assim a língua só vai pecar contra Deus se o coração antes estiver corrompido pelo pecado.

O coração se corrompe quando enchemos ele de desejos pecaminosos.

Como isso acontece? Você deve estar se perguntando. Isso ocorre quando você não o guarda como nos ensina verso seguinte:

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. Provérbios 4:23

Eu tenho um artigo que falo melhor sobre isso. Clique aqui se quiser mais detalhes.

Mas resumidamente você guarda o coração quando cuida de tudo aquilo que entra na sua mente.

Tudo que você vê e escuta você deve selecionar cuidadosamente para que a mente não se corrompa e como consequência o coração.

Tudo que você sabe que é pecado de ver e escutar você deve evitar ao máximo. Desta forma seu coração fica bem guardado e como consequência você vence qualquer pecado da língua e obtém maior controle sobre ela.

Provérbios 4 23
Arte criada por Signeflinkart

2 – Como vencer os pecados da língua – Use-a para gloria de Deus

Minha língua proclamará a tua justiça e o teu louvor o dia inteiro. Salmos 35:28

Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão. Salmos 51:13

Estes dois salmos são uma demonstração do que o cristão convertido deve fazer com sua língua: glorificar a Deus e discipular o próximo.

Precisamos fazer com que nossa língua seja usada para a vontade de Deus e não a nossa.

Se você sente que gosta de falar e tem dificuldade em falar menos gaste essa vontade em oração.

Se você realmente costuma falar muito vai se surpreender como sua vida espiritual vai melhorar se utilizar isso ao seu favor tendo uma vida intensa de oração.

3 – Como vencer os pecados da língua – Fale menos

Quando são muitas as palavras o pecado está presente, mas quem controla a língua é sensato. Provérbios 10:19

Isso é bem óbvio, mas nunca paramos para pensar. A melhor forma de diminuir as chances de pecar com a língua e utilizando ela menos do que se costuma utilizar.

Como disse antes, se é para falar muito que seja em oração.

Não seja aquele tipo de pessoa que da voltas e voltas para responder perguntas simples que os outros fazem.

Cuidado também para não se intrometer em assuntos que não tem nada a ver com você.

Evite conversas paralelas principalmente nos cultos da sua igreja. Se tem uma coisa que demonstra nossa irreverência na casa de Deus e puxar assuntos aleatórios durante uma reunião com os irmãos.

Que você possa buscar falar sempre menos para que assim diminua sua chance de pecar contra Deus.

4 – Como vencer os pecados da língua – Dependa de Deus

Toda espécie de animais, aves, répteis e criaturas do mar doma-se e tem sido domada pela espécie humana; a língua, porém, ninguém consegue domar. É um mal incontrolável, cheio de veneno mortífero. Tiago 3:7-8

Mais uma vez Tiago vai dizer o tamanho da dificuldade de se controlar a língua.

Não é para menos. Geralmente o que sai dela vem do nosso coração que é enganoso.

Sendo assim é importante que você tenha essa noção: sozinho você não vai conseguir dominá-la. É um mal incontrolável para nós.

Dessa forma se coloque na dependência de Deus, pois se o que sai dela vem do coração só o Senhor pode assumir o controle para que sejamos bem sucedidos como nos ensinou Salomão:

O coração do rei é como um rio controlado pelo Senhor; ele o dirige para onde quer. Provérbios 21:1

Se Deus controla o coração dos reis ele controla o de qualquer um.

Se Ele controla o coração ele controla nossa língua, pois o que vier dela nasce no coração.

Tenhamos isso em mente para que nossa dependência nos leve a Deus e ele nos de domínio próprio por meio do seu Espírito Santo para que possamos ter uma língua que o glorifique para todo sempre.

5 – Jogue fora sua reputação

Jogar nossa reputação fora é parar de dizer aquela frase: “o que vão pensar de mim se descobrirem quem sou/o que fiz?”.

Quando você age assim você se torna mais humilde e isso te livra de dois grandes pecados da língua: a soberba e a mentira. Justamente os 2 que lembram o próprio diabo.

As pessoas costumam mentir para que as pessoas não descubram quem elas são ou o que fizeram. É uma forma de se proteger a si mesmo.

Foi isso que fez Jacó com seu pai Isaque quando seu pai lhe disse: És tu meu filho Esaú mesmo? E ele [Jacó] disse: Eu sou. Gênesis 27:24

Neste caso Jacó tinha como intensão receber a benção de Isaque no lugar de Esaú. No nosso caso a maioria das vezes nossas intenções são simplesmente não mostrar alguma fraqueza nossa.

Se você jogar fora sua reputação você também vai conseguir ser mais humilde diante de Deus.

Isso com certeza vai ajudar você a ter maior domínio sobre sua língua já que você não se importa mais com o que os outros vão pensar de você.

Como vencer o pecado da língua – Resumo final

Tome cuidado. Eu acredito que a maior razão de não controlarmos nossas palavras é que no fundo nós tratamos qualquer pecado vindo da boca como um pequeno pecado.

Já ficou provado neste artigo que não é um pequeno pecado na maioria das vezes.

Se você não controlar sua língua você ficará próximo de pecados como murmuração, soberba, mentiras e quem sabe até blasfêmia.

Portanto se quiser realmente se controlar você vai precisar…

  • Guardar seu coração porque é do coração que vem o que sai da nossa boca seja bom ou ruim;
  • Usar a língua para glorificar já que está escrito que nós fomos comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês. 1 Coríntios 6:20
  • Falar menos o que automaticamente diminui nossas chances de falar besteira;

  • Depender de Deus pois a língua é incontrolável para nós sem a ajuda do Espírito Santo;

  • Jogar fora sua reputação para que através da humildade você largue a soberba e a mentira.

Agora é a hora de você tomar o controle da sua própria língua para finalmente vencer seus pecados.

Se ficou com alguma dúvida deixe nos comentários logo abaixo. Muito obrigado por ter lido este artigo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos que precisam saber disso.

Um forte abraço e até mais.

Se este artigo fez sentido para você não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

Se você realmente deseja aprender a estudar sua bíblia, sem sair de casa, então você definitivamente precisa conhecer esta solução que já ajudou muitas pessoas a entender a bíblia de gênesis a apocalipse - Clique na imagem abaixo agora para saber mais enquanto ainda está no ar.

Conheça sua bíblia de capa a capa

2 comentários em “Como vencer os pecados da língua”

    • Depende do ebook que esta falando. Se for o chamado “como vencer o pecado que te destrói” é gratuito basta colocar seu email na caixa de texto.
      Os outros ebooks que tenho eu ofereço para quem compra qualquer curso online neste blog. Você pode ver mais detalhes na aba “conheça meus bônus” no topo do site. Deus abençoe.

      Responder

Deixe um comentário