Caim e Abel: Como ser Abel em um mundo de Caim

A história de Caim e Abel fala a respeito de 2 coisas essenciais para todo cristão: Agradar a Deus e dominar o pecado.

Agradar a Deus simplificadamente é fazer o bem e dominar o pecado é não fazer o mal. Tudo isso é “obedecer a Deus”.

Este é o desejo de todo cristão verdadeiro e se este for seu caso eu vou te falar hoje como esta história de Caim e Abel pode te ajudar com isso.

A história será descrita e bem explicada, portanto, evite passear em outras guias do navegador e foque neste artigo para que Deus possa realmente falar ao seu coração.

Caim e Abel – Introdução

A esta altura vivia apenas Adão e Eva no mundo. Eles haviam acabado de pecar e estavam fora do Éden por conta do pecado que haviam cometido.

Provavelmente eles ainda estavam remoendo o que havia acontecido e o efeito do pecado que eles haviam cometido. Mal sabia eles que as consequências de sua queda haviam apenas começado.

Se quiser entender melhor como foi a queda do homem leia meu artigo chamado: Adão e Eva: Entenda o que pode estar facilitando suas quedas.

Vamos ver agora a constituição da família de Adão e Eva…

Caim e Abel – Parte 1: Nascimento e propósito

Adão teve relações com Eva, sua mulher, e ela engravidou e deu à luz Caim. Disse ela: “Com o auxílio do Senhor tive um filho homem”.

Voltou a dar à luz, desta vez a Abel, irmão dele. Abel tornou-se pastor de ovelhas, e Caim, agricultor. Gênesis 4:1,2

Aqui nós temos o início da família de Adão e Eva. Nascem Caim e Abel. Dois homens que, com o passar do tempo, logo tiveram suas profissões e ocupações.

Além do trabalho para conseguir seu sustento, Caim e Abel haviam aprendido uma outra coisa como nos diz os versículos seguintes:

Passado algum tempo, Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor.

Abel, por sua vez, trouxe as partes gordas das primeiras crias do seu rebanho. O Senhor aceitou com agrado Abel e sua oferta, Gênesis 4:3,4

Além do trabalho que eles tinham para sua sobrevivência, Caim e Abel de alguma forma sabiam da importância de se ofertar algo a Deus em uma espécie de culto que eles fizeram na ocasião.

Provavelmente eles sabiam que haviam nascido com o propósito de adorar a Deus assim como eu e você.

Como adorar a Deus

Dar uma oferta a Deus é uma forma de adorarmos a Ele. A bíblia mostra que os magos do oriente, ao encontrar o menino Jesus não somente o adoraram com a boca, mas deixaram também ofertas de ouro, incenso e mirra (Mt 2:11).

Caim e Abel poderiam adorar a Deus só com a boca, mas eles resolveram ir um pouco além disso.

Hoje nós não podemos agir diferente disso. Não dá pra ir à igreja apenas para abrir as mãos e apontá-las aos céus durante o louvor, mas guardá-las novamente na hora da oferta.

Geralmente nosso egoísmo de contribuir na obra prova nossa falta de amor sincero.

Quando você ama alguém você se dispõe a abrir mão do que for necessário pela pessoa. Inclusive dinheiro. Pense nisso.

Deus não aceita qualquer coisa

Mas (Deus) não aceitou Caim e sua oferta. Por isso Caim se enfureceu e o seu rosto se transtornou. Gênesis 4:5

Já ouviu alguém na sua igreja dizer a frase: para Deus o que vale é a intenção? Pois bem, na verdade esta frase é um pouco equivocada.

Realmente Deus sabe as intenções dos nossos corações, mas geralmente essa frase é dita apenas para disfarçarmos nossa preguiça de oferecer algo melhor.

Infelizmente é comum ver músicos cantando nos cultos sem ensaio ou pregadores pregando sem preparo nenhum. As pessoas pensam que Deus aceita tudinho o que elas fazem até porque para elas o que vale é a intenção.

Bem, a intenção de Caim nessa história de agradar a Deus não adiantou de nada. Deus rejeitou sua oferta de tal modo que até seu semblante mudou.

Quando for oferecer algo a Deus mostre que realmente você o ama oferecendo seu melhor.

Abel ofereceu não qualquer parte de um animal, mas as partes gordas; e não trouxe qualquer animal, mas as primeiras crias do rebanho.

Alguns estudiosos dizem que esta foi uma forma de Abel imitar a Deus já que o próprio Deus havia matado um cordeiro para tirar sua pele e dar a Adão e Eva.

Diferente de Caim que aparenta ter imitado os seus pais que ao descobrirem que estavam nus no Éden pegaram folhas de figueira para se cobrir sendo que figueira também é fruto da terra assim como a oferta de Caim.

Nosso gosto não define o gosto de Deus

Caim fez o contrário de Abel. Já que ele era agricultor ele preferiu ofertar aquilo que correspondia ao seu gosto.

Sinceramente eu considero perigosa a ideia de trazer a igreja ritmos musicais e enfeites exagerados para os jovens. A impressão que dá é que cada um louva a Deus segundo seu gosto e não exatamente ao gosto do próprio Deus.

Você deve estar me perguntando: e qual seria o gosto de Deus no que se refere a estilo musical?

A bíblia não diz nada sobre o estilo musical, mas ela diz algumas coisas que precisamos pensar melhor nisso. Coisas como:

Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele. 1 João 2:15

Ou seja, evite as coisas que são do mundo e que lembram o mundo.

Ele fez o que o Senhor reprova, imitando as práticas detestáveis das nações que o Senhor havia expulsado de diante dos israelitas. 2 Reis 21:2

Ou seja, não imite os perdidos se quiser agradar a Deus.

“Não adorem o Senhor, seu Deus, da forma como esses povos pagãos adoram os deuses deles. Deuteronômio 12:4

Ou seja, não imitem a forma com que o mundo adora seus deuses.

Evite isso para que não aconteça de seu louvor ser rejeitado como a oferta de Caim.

Caim e Abel – Parte 2: a importância do domínio do pecado

O Senhor disse a Caim: “Por que você está furioso? Por que se transtornou o seu rosto?

Se você fizer o bem, não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo“. Gênesis 4:6,7

Abel e Caim
Arte feita por Matt Baker

Ao perceber que sua oferta foi rejeitada e a oferta do seu irmão foi aceita Caim não consegue esconder sua raiva.

Seu rosto havia transtornado não apenas porque sua oferta foi rejeitada, mas porque a do seu irmão foi aceita. Ele estava começando a sentir inveja do seu irmão.

Deus deixou bem claro: Se você fizer o que é certo você será aceito. Parece que muitos de nós ainda não entendemos isso.

Queremos que Deus nos aceite vivendo uma vida de pecado. Queremos que ele nos abençoe oferecendo a ele qualquer culto e oferta.

Saiba que isso nunca ocorrerá. Você precisa fazer o que é certo.

Busque obedecer a Deus em exatamente tudo. Faça isso e você verá que mesmo em dias difíceis você terá um rosto alegre e confiante que Deus está com você apesar das lutas.

Como dominar o pecado

Ao perceber o semblante de Caim Deus lhe faz um alerta: ele (o pecado) deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo.

É o mesmo que eu digo a você hoje a respeito do seu pecado: Você deve dominá-lo.

Se tem uma coisa que marca uma pessoa que vive pecando é falta do controle que ela tem de tudo.

Pessoas que vivem no pecado perdem o controle da família, das finanças, da saúde e até o domínio próprio.

Você precisa tomar uma atitude para tomar o controle da situação. Não vou me deter muito nesse assunto já que já escrevi outros artigos sobre isso. Se quiser ler algum clique aqui.

Perceba apenas que no verso seguinte Caim não responde a Deus.

O que pode estar colaborando para que seu pecado te vença e te domine é sua falta de diálogo e intimidade com Deus.

Como está sua vida de oração? Tem ouvido a voz dele através da sua palavra e das orientações de homens e mulheres de Deus?

Não faça como Caim que ao deixar Deus falando sozinho abriu brecha para o inimigo trabalhar em seu coração.

Se quiser saber mais sobre como vencer o pecado leia meu artigo chamado: Provérbios 4 23 – Como guardar o coração e se livrar de qualquer pecado


O pecado de Caim

Disse, porém, Caim a seu irmão Abel: “Vamos para o campo”. Quando estavam lá, Caim atacou seu irmão Abel e o matou. Gênesis 4:8

Eis o resultado de não gastarmos tempo com Deus em oração: tempo e disposição para pecar.

Caim não domina seu pecado, mas este o domina completamente e o leva a fazer algo que ele nunca tinha nem visto: um assassinato.

O pecado é exatamente isso: nos leva a fazer coisas que nunca nem imaginaríamos que um dia faríamos. Que isso possa te motivar a dominar seu pecado daqui por diante.

Caim e Abel – Parte 3: Juízo e misericórdia

Então o Senhor perguntou a Caim: “Onde está seu irmão Abel? ” Respondeu ele: “Não sei; sou eu o responsável por meu irmão? ” Gênesis 4:9

Além de matar seu irmão Caim mente ao dizer que não sabia onde ele estava.

Este é outro resultado do pecado: ele sempre nos leva a novos pecados de modo que chega a um ponto que vira uma bola de neve sem fim difícil demais de se controlar.

Outro fato que Caim se enganou era pensar que ele não tinha nenhuma responsabilidade com seu irmão sendo que ele tinha sim.

Nós sabemos que os principais responsáveis pelos filhos são os pais. Isso, porém, não tira a responsabilidade que temos de cuidar das pessoas ainda mais se for nossos parentes.

O exemplo de José

Veja isso na história de José por exemplo:

Israel disse a José: “Como você sabe, seus irmãos estão apascentando os rebanhos perto de Siquém. Quero que você vá até lá”. “Sim, senhor”, respondeu ele.

Disse-lhe o pai: “Vá ver se está tudo bem com os seus irmãos e com os rebanhos, e traga-me notícias”. Jacó o enviou quando estava no vale de Hebrom. […] Gênesis 37:13,14

José era o mais novo dos seus irmãos (com exceção de Benjamim) e mesmo assim Jacó mandou ele ver como seus irmãos mais velhos estavam.

José poderia ter perguntado a mesma coisa que Caim: sou eu responsável por meus irmãos?

Ele, porém, diz algo diferente: “Sim, senhor”.

Mais tarde nós sabemos que José foi grandemente honrado diante dos seus irmãos, mas é óbvio que isso não acontece com Caim.

Além de assassino e mentiroso ele não sabia nem conversar com Deus. Repare nas palavras que ele usa pra falar com o criador. Bem diferente dos salmistas.

Se você tem dificuldades com qualquer familiar seu e pensa em simplesmente ignorá-lo até que se case ou simplesmente até que você se mude da casa saiba que você tem responsabilidade com esta pessoa por mais complicada que ela seja.

Não se esqueça do que Paulo disso a Timóteo:

Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a , e é pior do que o infiel. 1 Timóteo 5:8

salmos 128

Consequências do pecado:

Disse o Senhor: “O que foi que você fez? Escute! Da terra o sangue do seu irmão está clamando.

Agora amaldiçoado é você pela terra, que abriu a boca para receber da sua mão o sangue do seu irmão.

Quando você cultivar a terra, esta não lhe dará mais da sua força. Você será um fugitivo errante pelo mundo”. Gênesis 4:10-12

Caim era agricultor e por conta disso amava a terra e o que ela produzia. Como da terra ele não tirou nada que agradasse a Deus é por meio dela que Deus o amaldiçoa.

Se seu ministério não agrada a Deus e do seu ministério que virá sua derrota.

Caso seu trabalho não agrade a Deus é nele que você vai fracassar.

Se seu namoro não agrada a Deus é dele que Deus mandará frustrações.

Qualquer coisa que você ama que não agrada a Deus pode se virar contra você por não colocar Deus em primeiro lugar em sua vida assim como a terra se voltou contra Caim.

Conheça sua bíblia de capa a capa




Como saber que amo a Deus e não a mim mesmo?

Disse Caim ao Senhor: “Meu castigo é maior do que posso suportar.

Hoje me expulsas desta terra, e terei que me esconder da tua face; serei um fugitivo errante pelo mundo, e qualquer que me encontrar me matará”. Gênesis 4:13,14

Todos nós sabemos que não é porque somos cristãos que nós vamos abandonar completamente nossos pecados.

A pergunta que sempre fica é: será que realmente amo a Deus e não a mim? Estou disposto de abrir mão de mim mesmo por ele? E… como posso ter certeza disso?

A resposta você encontra no verso 13 que foi citado.

Caim não está preocupado com seu irmão em uma poça de sangue. Ele está preocupado com ele mesmo quando diz que não pode suportar seu castigo.

O que você teme quando você peca? O castigo apenas? Claro que temer o castigo pode mostrar que temos fé na palavra porque Deus é quem diz que o pecado traz consequências.

O problema é que na maioria das vezes nós nos preocupamos com o castigo simplesmente porque só temos olhos para nós mesmo e não para Deus que é o verdadeiro ofendido pelo pecado.

Veja que Caim sabe até que terá que se esconder de Deus e não parece querer mudar isso.

O exemplo de Davi

Diferente do rei Davi que após seus pecados de adultério e assassinato diz a Deus em oração no salmo 51:

Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo. Salmos 51:11

Veja que o foco de Davi está em sua intimidade com Deus e não necessariamente nas terríveis consequências que seu pecado traria.

Ele se preocupa e não quer ser lançado fora da presença de Deus. Diferente de Caim que parece aceitar isso, mas tem medo de morrer.

E então? Como você tem agido depois que pecar? Tem amado mais a você ou a presença de Deus?

A misericórdia de Deus

Mas o Senhor lhe respondeu: “Não será assim; se alguém matar Caim, sofrerá sete vezes a vingança”. E o Senhor colocou em Caim um sinal, para que ninguém que viesse a encontrá-lo o matasse.

Esse texto se refere aos irmãos de Caim e Abel que também habitavam na terra. A bíblia não está 100% ordenada principalmente nos primeiros capítulos de gênesis onde por exemplo não sabemos exatamente o dia que Eva nasce se foi no sexto dia junto com Adão ou dias depois.

Deus colocou em Caim um sinal, que ninguém sabe necessariamente como era, que impedia ele de ser morto por vingança ao sangue de Abel.

Deus deu a Caim algo imerecido: proteção para um assassino.

Isso mostra que o perdão de Deus e a misericórdia dele não vem de mérito nenhum nosso. Tanto que Caim nem sequer pediu perdão.

Este é o amor de Deus para conosco. Se ele fosse nos punir imediatamente como merecíamos não haveria um ser humano vivo porque todos somos pecadores descendentes de Adão.

Apesar da sua misericórdia ser grandiosa isso não é motivo para você abusar dela.

Deus é um Deus que fica irado e puni pecadores.

Consequências do pecado de Caim:

Então Caim afastou-se da presença do Senhor e foi viver na terra de Node, a leste do Éden. Gênesis 4:15,16

Viver afastado da presença de Deus é a pior de todas as consequências.

Uma pessoa sem Deus é como um peixe sem água. Até sobrevive um tempinho, mas depois logo morre.

Não existe vida longe de Deus. A verdadeira felicidade está na sua presença como nos ensina o salmista no seguinte verso:

Como é feliz o povo que aprendeu a aclamar-te, Senhor, e que anda na luz da tua presença! Salmos 89:15 }

Além de estar longe da presença de Deus Caim também abandona a presença dos pais como o filho pródigo na parábola que Jesus ensinou aos discípulos em Lucas 15 11-32.

O pecado pode nos afastar ou afastar de nós as pessoas que amamos. Nossos pecados ferem as pessoas. Caim feriu seus pais ao matar Abel.

Deus não nos criou para vivermos isolados. Não te casou para que você divorcie. Não te deu filhos para que você se afaste deles e nem uma igreja para você sair dela.

Se arrependa e domine seus pecados para que você viva a verdadeira alegria que só a presença de Deus pode nos proporcionar.

O fim da geração de Caim

A bíblia nos mostra que após o ocorrido Adão e Eva tiveram um filho chamado Sete.

De Sete vem a descendência que gera Noé e sua família. Por outro lado, existe também a descendência de Caim.

Claro que Adão e Eva tiveram vários filhos e filhas tanto que é daí que Caim consegue uma esposa. A bíblia também registra sua descendência que era ímpia e má diante de Deus.

Provavelmente alguns da sua descendência se misturaram com alguns da descendência de Sete o que no final gerou uma humanidade caída que desagradou a Deus.

A história de Noé você já deve conhecer. Se não conhece leia meu artigo chamado: A arca de Noé: Salve sua família da perdição.

O importante agora é você saber que toda humanidade caída foi destruída no dilúvio.

É importante lembrarmos disso para que não venhamos nos enganar achando que Deus é só misericórdia e que ele não pune pecadores.

Meu desejo é que você domine qualquer pecado que esteja tentando te dominar para que você não viva essas terríveis consequências.

Caim e Abel – Conclusão

Em conclusão, em um mundo tão cheio de Caim seja como Abel que ofereceu um sacrifício pela fé que tinha em Deus como nos ensina o autor aos hebreus em sua carta:

Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício superior ao de Caim. Pela fé ele foi reconhecido como justo, quando Deus aprovou as suas ofertas. Embora esteja morto, por meio da fé ainda fala. Hebreus 11:4

Que possamos oferecer a Deus sempre o nosso melhor para irmos ao céu como um herói da fé assim como fez Abel. Deus abençoe.

Se este artigo fez sentido para você não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

Se você realmente deseja aprender a estudar sua bíblia, sem sair de casa, então você definitivamente precisa conhecer esta solução que já ajudou muitas pessoas a entender a bíblia de gênesis a apocalipse - Clique na imagem abaixo agora para saber mais enquanto ainda está no ar.

Conheça sua bíblia de capa a capa

18 comentários em “Caim e Abel: Como ser Abel em um mundo de Caim”

    • Devido a correria e por não ter o artigo mais no computador não poderei fazer isso. Você poderia fazer um resumo ou atirar foto dele e usar um app que transforma imagem em texto. Deus abençoe

      Responder
  1. A paz de Nosso Senhor Jesus seja conosco!
    Eu ajudo com a inclusão da terceira idade na igreja(Escola Dominical- classe de sabedoria) e gosto de trazer temas mais simplificados e resumidos para o grupo, e fiquei maravilhada com a simplicidade e profundidade desse estudo, para os meus amados irmãos. que Deus continue nos agraciando com seus ensinos e capacitando cada instrumento de acordo com Sua Vontade. Um abraço!

    Responder
  2. Muito bom a explicação sobre os dois irmãos Caim e Abel comecei a ler a Bíblia e foi muito importante essa explicação que me deixa sem dúvidas sobre a Bíblia amém .

    Responder

Deixe um comentário