Casamento cristão – Como conseguir alguém para casar sério

Casamento cristão é tudo que um homem de Deus mais quer, mas na maioria das vezes não sabe bem como se preparar para isso.

Da mesma forma as mulheres também estão a procura de homens de Deus. Elas também querem se casar e não querem saber de julgo desigual. Procuram alguém que realmente venha de Deus.

O problema é que a grande parte dos sermões pregados sobre este assunto não ajudam os jovens de verdade porque não mostra os maiores erros que eles cometem que os impedem de se preparar para casar.

Pode ver esses sermões do youtube. Existe pregadores que dizem frases como: “Deus não está demorando está caprichando”.

Sinto lhe informar, mas Deus não precisa de décadas para caprichar.

Ele faz caprichado instantaneamente se quiser assim como quando criou a luz em gênesis 1:3.

A verdade é que nós que nunca estamos de fato prontos para casar.

Para não deixar você iludido e te colocar no caminho certo hoje vou te passar as 3 dicas essenciais para que você REALMENTE possa se casar com um homem ou uma mulher de Deus.

Sem pegar leve para você gostar de mim e voltar no meu blog depois. Eu não preciso da sua aprovação. Preciso apenas da aprovação de Deus. Vou falar a verdade e peço que se prepare e pense bem no que for ler aqui.

É um artigo um pouco difícil de engolir apesar de ser bem simples e fácil de entender.

Casamento cristão – Como conseguir alguém para casar sério – introdução

Quem encontra uma esposa encontra algo excelente; recebeu uma bênção do Senhor. Provérbios 18 22

Apesar de provérbios 18 22 dizer que quem encontra uma esposa alcança uma benção do senhor não podemos achar que isso serve para qualquer mulher mesmo que ela seja da igreja.

A mulher (ou marido) verdadeiramente é uma benção de Deus se esta vier de acordo com a sua vontade.

A bíblia nos trás várias características da pessoa correta para casar, mas não apenas isso, ela trás também como você deve se preparar para se casar.

É sobre isso que vamos falar hoje. Entenda porque a maioria dos cristãos não estão prontos para casar e como sair deste grupo de futuros frustrados emocionalmente.

Casamento cristão – Como conseguir alguém para casar sério – Passo 1 converta-se

Antes de achar isso muito óbvio e passar para o passo 2 eu gostaria que você pensasse um pouco: você é realmente um convertido?

Para saber se é ou não convertido veja as marcas de um verdadeiro salvo:

  • Possui uma verdadeira em Deus.


  • É selado pelo Espírito Santo.


  • Reconhece seus pecados.


  • Tem temor a Deus.


  • Desejo por santidade.


  • É uma nova criatura.


  • Dá bons frutos.

Para estudar cada uma destas características leia meu artigo chamado: Como saber se sou salvo: Preocupe-se se esta lista não te descrever.



Por agora você só precisa entender que somente os verdadeiros salvos são pessoas prontas para se casar. Deus não vai te dar uma pessoa perdida se você for salvo e nem uma pessoa salva se você for um perdido.

Como eu me converto verdadeiramente? Através do arrependimento.

Um arrependimento verdadeiro só Deus pode produzir em nossos corações.

Se você acredita que não está vivendo de acordo com a vontade de Deus e não acredita que é salvo você precisa unicamente da mensagem do evangelho para ser levado a fé, pois está escrito:

De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Romanos 10:17

O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho. Marcos 1:15

O que é evangelho

Acredite verdadeiramente que você pecou contra o criador do universo, se arrependa do que fez e creia no sacrifício de Cristo na cruz é suficiente para que você seja perdoado e verdadeiramente salvo.

Eu já escrevi um artigo sobre o evangelho de Jesus Cristo. Caso tenha interesse em se aprofundar neste assunto clique no link: O que é evangelho? – Se Não foi Este Evangelho que Você Aprendeu Você Pode Ainda Estar Perdido.


Conheça sua bíblia de capa a capa


Casamento cristão – Como conseguir alguém para casar sério – Passo 2 – Amadureça

Casamento é uma coisa para adultos. Se casar um imaturo com um adulto não dará certo. Dois imaturos então nem pensar.

Casamento exige uma maturidade que nos dê paciência, autocontrole, empatia, atitude, disciplina e muitas outras características necessárias para uma vida a dois.

Talvez o maior motivo para pessoas se divorciarem seja apenas este: imaturidade.

As pessoas querem ser jovens para o resto da vida. Querem apenas diversões e prazeres. Não querem compromisso com nada.

O cristão não pode ser desta forma. Como povo de Deus nós precisamos nos destacar nesta questão.

Como eu faço para amadurecer? Ande com pessoas experientes

Para você amadurecer o mais rápido possível você precisa de uma única coisa que a maioria dos jovens cristãos não sabem e nem são ensinados a fazer: andar com pessoas mais experientes.

Eu não estou falando de idade, mas de maturidade, que aliás na maioria das vezes só as pessoas mais velhas da igreja e da família possuem.

Infelizmente os jovens da igreja moderna são como os do mundo nessa parte: inexperientes andando e sendo aconselhados por inexperientes.

O resultado: muitos jovens imaturos demais para um verdadeiro casamento cristão.

Alguns até casam, mas acabam com muitos problemas no início do casamento o que pode levar até mesmo ao divórcio.

Exemplos na bíblia sobre isso

Veja rapidamente alguns exemplos na bíblia:

O jovem Josué sempre andava com o experiente Moisés (Ex 33:11).

A jovem Rute sempre andava com a experiente Noemi sua sogra (Rt 2:2).

O jovem Samuel sempre andava com o experiente Eli (1 Sm 3:10).

A jovem Ester sempre andava com o experiente Mardoqueu (Et 2:7).

O jovem Timóteo sempre andava com o experiente Apóstolo Paulo (Rm 16:21).

É claro que a bíblia também possui exemplo de jovens que andavam com jovens e eram fiéis a Deus como Daniel, Hananias, Misael e Azarias.

É como eu disse: o importante é andar com pessoas maduras na fé. Se você tem amigos jovens que te chamam para orar, para estudar, falar da bíblia e que são cheios de Deus faça questão de andar com estes.

Se você for maduro você vai consequentemente se ocupar mais trabalhando na igreja, na empresa e vai se ocupar mais estudando.

Isso tudo vai te dar condições financeiras e espirituais para se casar.

Além de trabalhar fora você deve aprender também a trabalhar em casa. Saber como lavar, passar e cozinha são ótimos sinais de maturidade na vida de um jovem.

Conheça sua bíblia de capa a capa




Casamento cristão – Como conseguir alguém para casar sério – Passo 3 espere em Deus

Ainda que você seja um verdadeiro salvo e maduro na fé eu não posso te garantir que você vai casar rapidamente. Como Salomão escreveu em Eclesiastes:

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Eclesiastes 3:1

Deus tem o tempo certo para tudo. Se não fosse assim ele teria criado a terra em um instante e não em 6 dias.

Jeremias era um profeta muito usado por Deus. Apesar disso ele precisou esperar a ira de Deus cair sobre Jerusalém para pensar em casar com alguém depois.

Veja o que Deus lhe havia dito antes da destruição do templo descrita no livro que ele escreveu:

Não tomarás para ti mulher, nem terás filhos nem filhas neste lugar. Jeremias 16:2

Com “neste lugar” Deus se refere a Jerusalém antes da destruição. A bíblia não menciona algum casamento de Jeremias, mas caso tenha ocorrido provavelmente foi depois da queda de Jerusalém.

Se ele foi um profeta tão usado por Deus e precisou esperar, nós também iremos.

Profeta Jeremias
O profeta Jeremias – Arte criada por Pyraker

Como esperar o tempo de Deus? Focando em trabalho, estudo e ministério.

Uma vez que você já é maduro e já está trabalhando na empresa e na sua igreja você vai procurar focar nessas coisas o máximo possível para sua mente ficar mais ocupada.

Mesmo que você veja outras pessoas namorando não perca seu foco. Entenda que você precisa primeiro ser alguém para depois ter alguém.

Não que você não seja ninguém sem isso. Entenda o que eu quero dizer:

Suponha que você está estudando para ser pastor e sonha em trabalhar como médico.

Sabendo disso a pessoa que vai casar com você tem que aceitar que você vai gastar bastante tempo com a obra por conta do seu ministério e aceitar que você fará plantão as vezes e por isso vai ter dias que você não dormirá em casa.

Outro exemplo: Você sonha em ser missionário e que trabalhar exclusivamente nessa obra.

Neste caso você precisará encontrar uma mulher que aceita casar com um homem assim. Aceitar que talvez não terá muito dinheiro por exemplo.

O que acontece às vezes é que a pessoa namora alguém, mas separa logo por descobrir seus sonhos depois e perceber que a pessoa que namorava não tinha nada a ver.

Ou as vezes acontece também da pessoa casar com alguém que não aceita sua profissão ou chamado o que pode resultar até mesmo em brigas e divórcios.

Se você realmente fizer isso você vai atrair uma pessoa madura que trabalha fora e na igreja. Vai conseguir uma pessoa esforçada e dedicada. Não é isso que você quer? É isso que Deus tem para você desde que você seja isso para alguém.

Casamento cristão

Casamento cristãoConclusão

Em conclusão, digo a você que Deus nunca deu uma benção meia-boca para um servo seu.

Deus ama seus filhos e quer o melhor para eles, mas eles precisam entender que antes de querer uma benção eles precisam ser uma benção.

E para ser uma benção, seja um verdadeiro cristão, amadureça em todas as áreas da sua vida e saiba esperar o tempo de Deus ocupando-se daquilo que ele te chamou para fazer.

Se este artigo fez sentido para você não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

Se você realmente deseja aprender a estudar sua bíblia, sem sair de casa, então você definitivamente precisa conhecer esta solução que já ajudou muitas pessoas a entender a bíblia de gênesis a apocalipse - Clique na imagem abaixo agora para saber mais enquanto ainda está no ar.

Conheça sua bíblia de capa a capa

Deixe um comentário