Como Voltar Para Deus: Você Que Está Desviado Precisa Ler Isso Urgente!

Este artigo foi feito para ajudar você que um dia foi da igreja, fez parte do corpo de Cristo, trabalhou na casa de Deus, mas que por algum motivo hoje não está mais na igreja e gostaria de saber como voltar para Deus biblicamente.

Geralmente aqueles que desejam saber como voltar para Deus são os mesmo que estão fora da igreja, mas também é possível você ainda frequentar a igreja e mesmo assim ter esta dúvida porque se sente longe de Deus.

Seja qual for o seu caso lei este artigo para entender o que a bíblia diz a respeito disso.

Qual a importância de saber como voltar para Deus?

Indo bem direto ao ponto, uma das coisas que podem impedir você de voltar a frequentar uma igreja para voltar para Deus é simplesmente não querer ir por alguns preconceitos, ou seja, algumas objeções que tiram dela a necessidade de ter que voltar a igreja.

Claro que existem formas melhores de se voltar para igreja o que aliás é o que pretendo dizer aqui, mas o que quero que você entenda é que alguma objeção que você tem pode ser a razão pela qual você ainda não voltou.

Objeções no caso são motivos pelos quais você não sente uma necessidade real de voltar para igreja.

Sendo assim confira agora algumas das desculpas que geralmente as pessoas dão para não voltar para igreja e vê se você se encaixa em alguma delas.

Placa de igreja não salva

Muitas pessoas não voltam para a igreja pelo simples fato de não achar que isto seja necessário para que esta pessoa seja salva já que Cristo é quem salva e não a igreja em si.

Como você já sabe o nosso manual de conduta cristã é a bíblia e a bíblia não da base para ser um desingrejado, ou seja, um cristão que não pertence a igreja nenhuma.

Veja o que o escritor aos hebreus ensina em sua carta:

Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia. Hebreus 10:25

O verso afirma que não podemos deixar de nos reunir como igreja. Ainda mais para nós hoje pelo fato de que a vinda de Cristo está próxima.

Se unir como igreja é importante para que nós possamos nos fortalecer na , edificar e ajudar uns aos outros.

Cristo era perfeito, mas mesmo assim ele não ficava só com os irmãos e mãe, ele precisou andar com doze apóstolos.

Precisamos uns dos outros.

Dizer que igreja não salva geralmente é só uma desculpa para termos menos responsabilidades com as coisas de Deus e pelo fato de existir dificuldade em se relacionar com certos tipos de pessoa.

Tome cuidado com isso porque se pensar assim você estará mostrando que não confia em Deus para lhe ajudar com tais desafios.

Sem contar que ao se isolar de todos você não cumprirá o segundo mais importante mandamento que é amar o próximo como a si mesmo (Mt 22:39).

Para você que pretende se aprofundar mais neste assunto recomendo que assista o sermão abaixo que fala mais sobre os “desingrejados”.

Eu não gosto de alguém da igreja

Outro motivo que nos impede de fazermos parte do corpo de Cristo que a igreja é o atrito que muitas das vezes temos com alguém de lá.

Eu poderia simplesmente te incentivar a ir a uma outra igreja, o que não seria bem uma loucura, mas você precisa tomar cuidado para não chegar a odiar alguém da igreja por algum conflito que você teve com esta pessoa.

É extremamente necessário amarmos uns aos outros se quisermos voltar para Deus pois está escrito:

Se alguém afirmar: “Eu amo a Deus”, mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. 1 João 4:20

É claro que você não precisa ser amigo de todo mundo nem nada disso. Só o que você que precisa e estar de bem com todas as pessoas como o autor aos hebreus ensinou também:

Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; Hebreus 12:14

Deus não me aceitará mais

Todo o que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei. João 6:37

Jesus
Arte feita por Suhas Manjrekar

O texto se refere àqueles que herdarão a vida eterna. Deus é quem move o coração destas pessoas para que vão até Cristo e por meio Dele estas pessoas são salvas.

Se você está lendo um artigo como este o mais provável é que você seja um daqueles que realmente querem morar na eternidade com Deus já que está buscando isso estudando sua palavra.

Sendo assim, você tem que saber que Deus não vai rejeitar você assim como Jesus não rejeitava aqueles que o buscavam.

Você não tem que merecer a vida eterna para se achegar a Deus. Ninguém merece vida eterna a não ser Cristo. É pelos méritos dele que os cristãos serão salvos.

Jesus Cristo venho para salvar os que se perderam e ele continua a fazer isso hoje. Acredite e corra para seus braços enquanto ainda é tempo.

Quando eu melhorar eu vou

Algumas pessoas esperam voltar a igreja apenas quando sentirem que estão melhor com Deus, ou seja, pecando menos.

Isso é o mesmo que uma pessoa esperar ficar bem de saúde para ir ao médico. É exatamente pelo fato de estar doente que as pessoas vão ao médico para se cuidar.

Da mesma forma, a igreja é conhecida também como um hospital de almas. É ali que Deus vai cuidar de você assim como Cristo disse no evangelho de Lucas:

Eu não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento“. Lucas 5:32

Caso nenhuma destas objeções tenha a ver com você ou você está apenas lendo isso e conhece alguma outra objeção comenta no fim deste artigo para eu deixar este artigo ainda mais rico em conteúdo.

Como voltar para Deus definitivamente

Após quebrar essas objeções, vamos entender um pouco mais sobre o que a bíblia fala sobre voltar para a igreja e a urgência desta necessidade.

Como voltar para Deus – Entenda o que está acontecendo com você

Você já parou para pensar no que tem ocorrido depois que você se afastou de Deus?

Provavelmente você se sente muito sozinho e mesmo que ore a Deus ele não parece te responder pelo fato de você estar tão longe dele.

A vida aparenta estar ainda mais difícil e quando você ouve falar de alguma tragédia na televisão você teme que aquilo aconteça com você.

Teme também que não dê mais tempo de voltar para Deus, mas apesar disso você não tem forças para voltar e continua sempre na mesma.

Você precisa entender que se voltar para a igreja fosse algo urgente você daria um jeito de fazer isso rápido e não iria procrastinar tanto assim.

O exemplo do filho pródigo

Lembra da história do filho pródigo? O filho mais novo é uma representação de quem sai da igreja e se afasta de Deus.

Veja o que o levou a voltar para o pai dele:

Caindo em si, ele disse: ‘Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome! Lucas 15:17

O texto diz que ele caiu em si, ou seja, se tocou e comparou a vida dele com as pessoas que ficam próximas do pai.

Já reparo como as pessoas próximas a Deus se casam bem? Olha a família abençoada que elas têm. Repare que a maioria não tem dificuldades financeira.

É claro que no caso eu estou falando de cristãos legítimos e não apenas pessoas que vão para a igreja.

Também não quero dizer que os cristãos têm a melhor vida aqui na terra, mas Deus ainda hoje abençoa seu povo como já fazia antigamente.

Você tem um Pai que quer cuidar de você. Ele quer tratar com seu maior problema que são seus pecados assim como ele faz com os que estão em sua presença.

Enquanto você não perceber a sua necessidade de voltar como no caso do filho pródigo você não vai ter forças para voltar a igreja.

Enquanto você acreditar que estar fora é melhor ou igual a estar dentro da igreja você continuará na mesma. Comece a perceber o que você está perdendo a partir de agora.

Como voltar para Deus
Arte feita por Brooke Huval

Cuidado com o plano B

O filho pródigo também não tinha um plano B. Ele não tinha uma casa de um amigo para morar com ele.

O filho pródigo teve que engolir todo orgulho e voltar para seu pai nem que fosse como um empregado.

Talvez o que pode estar te travando é o fato de ter um plano B ou quem sabe mais de um.

Deixe para trás qualquer plano B que você tem em mente. Qualquer ideia de viver sem Deus é satânica e você precisa se livrar dela.

Esse tipo de ideia só vai atrapalhar sua vida.

Como voltar para Deus – Reconheça seus pecados

Jeremias 3:13 Somente reconhece a tua iniquidade: que contra o Senhor teu Deus transgrediste, e estendeste os teus favores para os estranhos debaixo de toda árvore frondosa, e não deste ouvidos à minha voz, diz o Senhor.

Como voltar para Deus – Decida voltar definitivamente

O que acontece muitas das vezes é que a pessoa longe de Deus vai uma vez na igreja e para de ir por um mês inteiro.

Ela fica nessa enrolação e nunca decide de fato voltar para igreja.

É que nem aquelas pessoas enroladas que namoram e terminam várias vezes. Se o ser humano que é imperfeito detesta gente enrolada será que Deus que é perfeito gosta de enrolação?

É claro que Deus detesta enrolação, mas ele se deixa achar por aqueles que o buscam verdadeiramente. Veja o que ele mesmo diz no livro do profeta Jeremias:

Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. Jeremias 29:11-13

Só se volta para Deus definitivamente quem decidiu busca-lo definitivamente.

Decida que realmente você vai buscar a Deus. Se você está se sentindo mal na igreja que está indo por algum motivo você não tem outra coisa a fazer se não ir para outra igreja.

Só não espere encontrar uma igreja perfeita. Se não você nunca vai se firmar em igreja nenhuma.

Como voltar para Deus – Abandone seus pecados

Não basta só voltarmos a frequentar uma igreja para nos voltarmos para Deus. Além de termos uma comunhão com o corpo de Cristo que é a igreja é necessário que tenhamos uma comunhão com o próprio Cristo.

Para isso nós precisamos abandonar nossos pecados. Veja o que está escrito em Isaías:

Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir.

Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça. Isaías 59:1,2

São os nossos pecados que nos separam de Deus e para nos voltarmos a ele é necessário que nos revoltemos contra nossos pecados.

Só o fato de você voltar a frequentar uma igreja já é um sinal de que você está se voltando contra seus pecados porque o fato de não ir à igreja nenhuma já é considerado um pecado.

Após isso, se você tem problemas com vícios ou pecados mais sérios procure alguém de confiança na liderança da igreja que você está frequentando. Pode ser que o próprio pastor te ajude com isso.

Eu já escrevi um artigo sobre como você pode abandonar seus pecados. Caso tenha interesse em se aprofundar neste assunto clique no link: Como Vencer O Pecado: Abandone Seu Pecado Antes Que Alguém Descubra Ou Cristo Volte


E se eu não voltar para Deus logo?

Lembra da parábola do filho pródigo? Leia estes versículos:

E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades.

E foi, e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos, a apascentar porcos. Lucas 15:14 e 15

Muitas pessoas já eram para estar a muito tempo na igreja, mas assim como o filho pródigo estão passando por perrengues e situações difíceis.

O filho pródigo só se livrou daquela situação quando voltou para a casa do pai.

Da mesma forma existem problemas que você está passando que só verá a solução quando você se voltar para Deus.

Se o filho pródigo comece muito daquela comida de porcos ele poderia quem sabe ficar doente. Antes disso acontecer ele voltou para o pai.

Da mesma forma, não espere a situação piorar para querer voltar para Deus. Existe muitas consequências de nossos pecados que são irreversíveis.

Além disso nós não sabemos até quando teremos tempo para nos voltarmos para Deus. Sobre isso a bíblia alerta:

Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Isaías 55:6

Você não vai ter toda vida para voltar para Deus. Se o filho pródigo tivesse voltado para casa do pai e ele já tivesse falecido seria tarde demais e o irmão dele não o perdoaria.

Da mesma forma quando Cristo voltar não haverá mais como se voltar para Deus. Você não sabe que dia ele voltará ou que dia você vai morrer, o que dá no mesmo.

Por esta razão, volte para Jesus antes que Jesus volte para você.

Conclusão

Em conclusão, eu resumo este artigo com estas frases:

Não pense que você não precisa da igreja para ir aos céus, pois ela é o corpo do próprio Cristo que é o nosso salvador.

Assim como Jacó se reconciliou com Esaú para voltar onde seu pai Isaque morava, procure viver bem com todas as pessoas, ainda mais com os da família na fé.

Não pense que Deus te rejeitará. Ele já te salvou naquela cruz. Reconheça e valorize o que foi feito por você.

Não acredite que tem que melhorar para voltar para igreja. Ninguém emagrece para ir à academia. É na academia que a pessoa emagrece.

Veja a situação que você está vivendo. Olha onde se meteu. Se arrependa dos seus pecados, abandone-os e se volte para Deus definitivamente de todo seu coração.

Eu termino com o alerta que Paulo deixa aos irmãos da tessalônica:

Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios;

Porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embebedam, embebedam-se de noite.

Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação;

Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo, 1 Tessalonicenses 5:6-9

8 comentários em “Como Voltar Para Deus: Você Que Está Desviado Precisa Ler Isso Urgente!”

  1. Eu cheguei no fundo do poço ao sair da igreja por uma decepção, guardei mágoa no coração…voltei a alguns meses mas ainda me sinto longe de Deus .
    Que Jesus na sua infinita Misericórdia me alcance e estenda Sua Mão pra mim, seu que não mereço mas sei também que as Misericórdias de Deus se renovam a cada manhã
    Nunca devemos sair da igreja e da presença de Deus

    Responder
  2. Muito Obrigado pelo artigo também me ajudou muito. Estou afastado da igreja desde jovem eu era baterista da casa do senhor e infelizmente me afastei ainda jovem e fiz da minha vida uma verdadeira confusão. Agora me encontro separado recentemente do meu casamento, sem um emprego e com pouca grana pra continuar… Me parei lendo seu artigo e chorei muito porque os ultimos anos nao foram facies. Tenho fé em Deus que ele mudará o meu Caminho porfavor coloque meu nome em suas orações muito obrigado e deus lhe abençoe

    Responder
    • Orar pelo Jeferson. Certo. Irmão se volta pra Deus com tudo mesmo. Faz sempre o máximo que puder quando o assunto for fazer algo pra ele. Leia bastante a bíblia. Ore muito. Congregue muito. Que possamos buscá-lo enquanto ainda é tempo. Deus abençoe

      Responder
  3. Agradeço muito por este estudo. Eu estava bem abatida e me perguntando qual era a minha situação espiritual real. Eu confesso que minha rotina acabou me afastando de Deus, eu estava caída num poço da minha própria imoralidade e incredulidade. Mas hoje o Senhor me mostrou, através desse estudo, de que eu não preciso de algo mirabolante para voltar aos caminhos do Senhor, mas apenas refletir e reconhecer que eu preciso de mudança definitiva, que só se alcança por uma busca definitiva. Obrigada e que Deus abençoe.

    Responder

Deixe um comentário