Sabedoria de Deus: Como Ser Sábio Segundo A Bíblia

Se você deseja obter sabedoria de Deus este artigo é perfeito pra você.

Existem muitas pessoas que são inteligentes, entende bem a bíblia, algumas estudaram teologia, ou até mesmo foram bem instruídas pelos pais e mestres, mas apesar disso tudo não são sábias.

Você vai descobrir neste artigo porque isso acontece e qual a diferença de ser inteligente e ser sábio segundo a palavra de Deus.

Vai aprender também o que é sabedoria segundo a bíblia, quais os benefícios de possui-la e como obtê-la.

Portanto leia este artigo até o final e descubra como obter sabedoria de Deus.

O que é sabedoria e inteligência?

Antes de tudo você precisa saber a diferença entre uma pessoa inteligente e uma pessoa sábia. Inteligente é a pessoa que tem muito conhecimento. Nem todo inteligente é sábio, mas todo sábio é inteligente.

Já conheci pessoas que estudam muito e passam horas e horas na frente dos livros. Isso faz delas pessoas inteligentes, ou seja, que possuem muito entendimento sobre as coisas.

A inteligência, porém pode ser usado para coisas boas e ruins. Quantas pessoas inteligentes aí fora não usam seu conhecimento para cometer crimes como por exemplo programadores que viram hackers. Uma pessoa assim é inteligente porque estocou muito conhecimento, porém ela não é sábia.

A sabedoria por outro lado é diferente. Sábio é a pessoa que não só conhece muito, mas coloca em pratica e sabe usar seu conhecimento para o bem de todos e não visa somente o benefício próprio até porque quando ajudamos os outros estamos de certa forma nos ajudando também.

Existem muitos sábios com pouco conhecimento que vão mais além do que pessoas inteligentes cheias de conhecimento.

Sabedoria de Deus segundo a bíblia

Vamos ver agora o que é ser sábio segundo a bíblia em alguns versículos…

O sábio é a pessoa que teme a Deus

“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento. Provérbios 9:10

O versículo fala sabre conhecer a Deus e temê-lo. Uma coisa está ligada na outra.

Geralmente todos que conhecem a Deus o temem de modo que esta é a razão pelas quais muitos cristãos não temem a Deus verdadeiramente: eles não o conhecem bem.

Temor neste verso tem a ver com respeito. Seria como um filho que está sempre perto do seu pai e o respeita. Como no caso de José que era bem próximo a Jacó e o respeitava.

Segundo a bíblia o sábio é aquele que conhece e teme a Deus. Não adiantaria nada termos todo conhecimento do mundo e perdermos a salvação de nossas almas por não caminhar com aquele que criou todas as coisas.

Coração
Arte criada por Angel Boligan

O sábio tem domínio próprio

O tolo dá vazão à sua ira, mas o sábio domina-se. Provérbios 29:11

O tolo é controlado pelas emoções enquanto que o sábio tem domínio sob suas emoções.

O Espírito Santo é quem nos da este autocontrole.


Eu tenho um artigo que nos ensina mais a respeito disso chamado: “Fruto do Espírito: Saiba Agora se Você Vai Ser Salvo ou Não”. Clique aqui para aprender mais sobre este assunto.


se inscreve no nosso canal

O sábio é aquele que acumula conhecimento

Os sábios acumulam conhecimento […]. Provérbios 10:14

Como eu já havia dito: nem todo inteligente é sábio, mas todo sábio é inteligente.

Acumular conhecimento nos faz sábios porque quanto mais conhecimento nós tivermos menos vamos tender a fracassar.

O sábio evangeliza e discipula

O fruto do justo é árvore de vida; e o que ganha almas sábio é. Provérbios 11:30

Provavelmente esta passagem não necessariamente fala sobre ganhar almas para o reino de Deus já que não faz sentido no contexto em que foi inserida. Mas de qualquer forma não deixa de ser uma verdade.

A pessoa que ganha almas para Cristo é sabia porque esta faz a vontade de Deus e cumpre o principal papel da igreja. Isso esta ligado ao temor que ela tem pela palavra de Deus.

Por que precisamos da sabedoria de Deus?

Se você for sábio, o benefício será seu; se for zombador, sofrerá as consequências. Provérbios 9:12

Este verso nos ensina que a sabedoria trás benefícios para quem a possui. Quais benefícios seriam esses? Vamos ver agora como a sabedoria de Deus nos ajuda.

Abundância financeira 

O que adquire a sabedoria é amigo de si mesmo; o que guarda o entendimento prosperará. Provérbios 19:8

Se você estudar muito e for sábio você vai conseguir ganhar muito dinheiro. Isso é bem óbvio não é mesmo?

Apesar disso, muitos preferem gastar tempo com filmes, séries, novelas, videogames, redes socias, e outras coisas desta natureza e não se dedicam ou se dedicam pouco aos estudos.

Como consequência disso elas tem dificuldade financeira gerada pela tolice de desperdiçar muito tempo com coisas fúteis.

Mas atenção! Eu não quero dizer com isso que acredito no evangelho da prosperidade que ensina que todo cristão vai ficar rico. Isso não é bíblico, mas é obvio que se você estudar muito a tendência é você prosperar financeiramente seja você cristão ou não.  

Admiração das pessoas

Mãe

O filho sábio dá alegria ao pai; o filho tolo dá tristeza à mãe. Provérbios 10:1

Este verso faz o contraste entre quem é sábio e quem é tolo. O filho sábio é aquele que da orgulho para a família que tem. No entanto, o tolo é aquele que irrita e envergonha os pais.

Quantos pais existem por ai amargurados pelas tolices dos seus filhos que os envergonham não é mesmo?

O filho que é sábio é aquele que o pai e a mãe enchem a boca para falar sobre ele. Seus pais são orgulhosos pelas coisas que você faz?

O sábio é admirado não só pelos pais, mas por todos que o conhecem. É uma benção para todos ao redor sejam parentes, amigos, vizinhos e até desconhecidos.

Construção e domínio do seu lar

Com a sabedoria se constrói o lar e sobre a prudência ele se firma; Provérbios 24:3

A pessoa que tem sabedoria sabe como edificar um lar e saber mantê-lo também.

A sabedoria é extremamente necessária para quem quer ter uma família abençoada por Deus. Se este for seu caso coloque em prática tudo o que ler aqui.

Respeito daqueles que você lidera

E todo o Israel ouviu a sentença que o rei proferida, e temeu ao rei; porque viu que havia nele a sabedoria de Deus para fazer justiça. 1 Reis 3:28

O rei mencionado é o próprio Salomão, o autor da maioria dos versículos deste artigo. A partir do momento que o povo viu que o rei tinha sabedoria de Deus eles o respeitaram.

Muitos pastores hoje em dia não tem o respeito nem das suas ovelhas porque elas não vêm nele muita sabedoria.

Da mesma forma os filhos muita das vezes se irritam com atitudes tolas dos pais e por isso não o respeitam.

A sabedoria nos dá respeito diante das pessoas. É irritante uma pessoa que demonstra tolice pelas suas atitudes e dificulta a admiração e respeito de quem a vê.

Preparo para o ministério

Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais encarreguemos deste serviço. Atos 6:3

A sabedoria que vem de Deus nos capacita para nosso chamado. Não pregue a palavra de Deus de qualquer jeito. Não evangelize de qualquer forma.

Se prepare e busque pela sabedoria. Se capacite antes para exercer bem o seu ministério.

Argumentos para defesa da sua fé

Levantaram-se, porém, alguns que eram da sinagoga chamada dos libertos, dos cireneus, dos alexandrinos, dos da Cilícia e da Ásia, e disputavam com Estevão;

e não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que falava. Atos 6:9,10

Você é capaz de defender a doutrina da sua igreja e a sua ? Muitos creem em certas doutrinas apenas porque foram ensinados assim e nem se quer conferiram se elas são bíblicas.

Não seja como estas pessoas. Seja sábio e siga o que o apóstolo Pedro nos ensina em sua carta:

[…] e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós, 1 Pedro 3:15

Longevidade de vida

A sabedoria oferece proteção, como o faz o dinheiro, mas a vantagem do conhecimento é esta: a sabedoria preserva a vida de quem a possui. Eclesiastes 7:12

Pessoas sábias vivem mais. Hoje infelizmente esta sendo comum os pais enterrarem seus filhos ao invés do contrário.

Isso ocorre por conta da falta de sabedoria no mundo principalmente entre os jovens que se metem em confusões e problemas desnecessários por conta de sua teimosia.

Isso pode ocorrer também por conta da falta de conhecimento quando o assunto é cuidar da saúde. O sábio sabe se cuidar bem e por isso vive mais.

Admiração do mundo para glória de Deus

Tenho ouvido dizer a teu respeito que o espírito dos deuses está em ti, e que em ti se acham a luz, o entendimento e a excelente sabedoria. Daniel 5:14

Esta fala pertence ao rei Belsazar. Ele ouviu dizer da sabedoria que Daniel tinha e pediu a sua ajuda para decifrar o que a mão do Senhor havia escrito na parede do seu palácio (Daniel 5).

Por mais que o mundo odeie e persiga os cristãos em alguns momentos eles virão a nós precisando de ajuda. Fizeram isso com Jesus quando viram que ele fazia milagres.

Quando uma pessoa é sábia ela glorifica a Deus que a fez assim, porém quando é tola ela o desonra e queima o filme de Jesus como se o evangelho não nos transformasse em pessoas melhores.

Contribuir para o evangelismo, discipulado e testemunho

Andai em sabedoria para com os que estão de fora, usando bem cada oportunidade. Colossenses 4:5

Uma pessoa sábia será mais útil para evangelizar e discipular. Além disso, ela dará melhor testemunho o que não deixa de ser uma forma de evangelismo.

Isso tem faltado nas igrejas de hoje. Pessoas que sabem ensinar a palavra de Deus para visitantes dos cultos por exemplo.

A sabedoria nos da condição de atender bem os que são de fora e nos da bom testemunho para que estes possam crer também.

Salvação

Aqueles que são sábios reluzirão como o brilho do céu, e aqueles que conduzem muitos à justiça serão como as estrelas, para todo o sempre. Daniel 12:3

Todo cristão verdadeiramente convertido será sábio. O texto deixa claro que somente os sábios reluzirão no céu fazendo assim uma referência a salvação eterna em Cristo Jesus.

O texto também diz que os sábios são os que conduzem muitos a justiça fazendo menção do que já foi dito no tópico anterior.

Esse é o maior benefício que a sabedoria nos proporciona.

Felicidade

Feliz é o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire entendimento; Provérbios 3:13

Como consequência de tudo que foi dito a sabedoria nos torna mais felizes.

Isso quer dizer que muitas pessoas (não todas) hoje são infelizes simplesmente porque não tiveram sabedoria e como consequências erraram muito na vida.

Sendo assim, sua felicidade vai depender do quanto você for sábio.

Como adquirir sabedoria de Deus

Acredito que neste momento você esta motivado o suficiente para adquirir sabedoria. Mas como fazer isso?

Estude sua bíblia

Como entender a biblia

A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos simples. Salmos 19:7

Estude a palavra de Deus para adquirir sabedoria.

Falando um pouco de mim eu já li a bíblia mais de 10 vezes, mas parece que quanto mais leio menos eu sei e por reconhecer que não sei nada Deus vai me dando mais entendimento ainda por conta da minha dependência dele.

Agora muitas pessoas que não lê a bíblia inconscientemente acredita que já sabe o suficiente.

Se você já leu sua bíblia comenta ai embaixo quantas vezes você já leu ela inteira para eu saber 😉

Peça a sabedoria de Deus em oração

Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Tiago 1:5

Se você pedir sabedoria a Deus em oração ele com certeza vai se agradar do seu pedido assim como ele se agradou quando Salomão lhe pediu sabedoria para guiar o povo de Israel (2 Cr 1:10).

Coloque este pedido como prioridade porque você tendo sabedoria você vai ser abençoado em muitas outras áreas conforme já vimos os benefícios dela.

Ande com pessoas sábias

Quem anda com os sábios será sábio; mas o companheiro dos tolos sofre aflição. Provérbios 13:20

As pessoas que caminham com a gente são as que mais vão influenciar nossas ações. Sendo assim, ande com pessoas sábias.

Geralmente as pessoas sábias são as mais velhas e esta é a dificuldade dos jovens. Os jovens das igrejas são como os do mundo neste sentido. Eles preferem andar com pessoas da idade deles por conta da similaridade.

Mas não é assim que a bíblia nos ensina. Ela nos ensina a andarmos com pessoas mais experientes.

A não ser que você tenha amigos como Hananias, Misael e Azarias como teve Daniel. Se você tem amigos desse nível de santidade é uma boa ideia andar com eles.

Mas se você anda com pessoas que sabem menos do que você as chances são que você não vai crescer em sabedoria.

Aprenda a ouvir quem te repreende

Ouvi a correção, e sede sábios; e não a rejeiteis. Provérbios 8:33

Entenda que quando uma pessoa te corrige ela não necessariamente esta te atacando ou te odiando.

E mesmo que fosse assim se alguém te repreende e de fato você está errado você deveria até agradecer porque muita das vezes nós não enxergamos os nossos próprios erros e para isso Deus pode usar outras pessoas para nos avisar.

Ouvir repreensão é ter a humildade de saber que podemos estar errados. Amar a repreensão é detestar cometer erros e isso nos tornará mais sábios.

Aceite ser castigado

A vara e a repreensão dão sabedoria; mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe. Provérbios 29:15

pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho“. Hebreus 12:6

Esteja pronto para aceitar o castigo que vem de Deus. Deus as vezes nos trata como uma criança que não pode ser entregue a si mesma e por isso ele nos castiga.

Sempre que você perceber que esta sendo castigado por Deus procure saber o que ele quer te ensinar com isso. Desta forma você vai alcançar a sabedoria ao largar a teimosia.

Desta forma poderemos falar igual o salmista neste versículo:

Foi bom para mim ter sido castigado, para que aprendesse os teus decretos. Salmos 119:71

Busque a sabedoria de Deus com vontade

se a buscares como a prata e a procurares como a tesouros escondidos;

então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus. Provérbios 2:4,5

Só vai encontrar sabedoria quem buscar de verdade. Vai ser sábio aquele que for muito além deste simples artigo.

Se você realmente acreditar que a sabedoria tem muito valor, até mais que ouro e prata você vai demonstrar isso com suas atitudes a partir do momento que sair deste blog.

Pense nisso. Ninguém consegue nada valioso sem muito esforço.

Conclusão sobre a sabedoria de Deus

Em conclusão, uma pessoa que possui a sabedoria de Deus é aquela que…

  • teme a Deus

  • sabe se controlar

  • busca ter muito conhecimento

  • e como consequência disso evangeliza e discípula pessoas na palavra.

Esta pessoa é muito abençoada, pois ela…

  • não tem dificuldades financeiras

  • é muito admirada pelos conhecidos

  • tem as rédeas da família

  • é respeitada por quem lidera

  • é preparada para o ministério

  • está pronta para defender sua fé

  • vive por muitos anos

  • é admirada pelos que são de fora

  • contribui para o evangelismo e discipulado

  • tem a certeza de salvação

  • e como consequência de tudo isso é muito feliz.

Se quisermos ser feliz desta forma precisamos…

  • estudar mais a bíblia

  • pedir sabedoria em oração

  • andar com pessoas sábias

  • escutar repreensão delas

  • aceitar ser castigado por Deus (ou por nossos pais)

  • e fazer tudo isso com muita garra e vontade de ser sábio

Desta forma você vai estar adquirindo sabedoria de Deus para ter uma vida abençoada e abençoar outras vidas ao seu redor.

Se este artigo fez sentido para você não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

Se você realmente deseja aprender a estudar sua bíblia, sem sair de casa, então você definitivamente precisa conhecer esta solução que já ajudou muitas pessoas a entender a bíblia de gênesis a apocalipse - Clique na imagem abaixo agora para saber mais enquanto ainda está no ar.

Conheça sua bíblia de capa a capa

23 comentários em “Sabedoria de Deus: Como Ser Sábio Segundo A Bíblia”

  1. Meu Deus!!
    Eu tinha que fazer meu comentário.
    Tenho 44 anos sou caminhoneiro e estou passando por problema de saúde devido isso fui afastado do trabalho porque estava sentindo fortes dores no quadril então procurei o médico e foi constatado necrose na cabeça do fêmur então aí meu mundo desabou não acreditava mas então veio a depressão aí ficou pior comecei reclamar pra Deus porque porque porque isso eu não mereço isso não faço nada ah não ser trabalhar vivo só para minha família não merecia isso, então veio o sinal dele.. Então não pensava em mim e eu pensava em você porque você e meu escolhido aí comecei a orar o q eu não fazia então comecei me aproximar mais de Deus …
    Até que em um dia minha esposa estava pro trabalho e meu filho pra escola então fui pro quarto e sentei na cama e comecei orar pedir ao espírito santo até que ele veio e eu chorava me arrepiava foi o melhor que eu ja senti em toda minha vida e lendo essas palavras aí fala do testemunho e eu pensei em testemunhar agora eu tenho certeza porque o que eu só quero e que os outros saibam que sem Deus não tem sucesso nenhum …Não recuperei ainda estou em tratamento e sei também que Deus está comigo e tudo vai passar e sairei forte porque sei que foi Deus que me parou pra que eu acordasse que sem ele não tem sucesso ..Deus no controle sempre
    Orem por mim
    Meu nome Juliano

    Responder
    • Vou orar sim Juliano. Deus te abençoe. Obrigado pelo comentário. Se mantenha em atividade na medida do possível. Faça coisas que te dê esperança. Mantenha uma mente positiva. E busque muito a Deus em oração e na palavra também. Espero ver outro comentário seu quando isso passar. Fica firme irmão Juliano.

      Responder

Deixe um comentário