A filha de Jairo – Como Conseguir um Milagre

Você provavelmente já ouviu falar sobre a história da filha de Jairo, mas você já reparou no que levou o pai dela a conseguir tamanho milagre?

Apesar de ser uma simples história existem princípios nela que são importantes para o nosso aprendizado.

Principalmente se você estiver passando por um momento em que necessita de um milagre.

Neste artigo eu vou te ajudar a entender como que Jairo teve de volta sua filha que estava morta explicando sua trajetória versículo por versículo.

Aqui você vai aprender também sobre a importância de ter Jesus ao seu lado, na sua família e na sua caminhada até o último dia.

Introdução

Jesus havia sido chamado por Deus para pregar o evangelho do reino com intuito de libertar seu povo do pecado.

Uma das formas que Jesus fazia para que acreditassem que ele de fato era o messias eram os seus milagres assim como Moisés foi enviado aos israelitas com poderes para realizar sinais.

A bíblia diz que Jesus fez muitos milagres entre o povo, mas, apesar disso havia muitos incrédulos que não acreditavam que ele de fato era o messias. Alguns destes inclusive eram chefes de sinagoga.

Jairo, porém não era assim. Apesar de ser líder de uma sinagoga ele não se importa com o que os outros pensavam sobre Cristo.

Jairo tinha uma filha que estava quase morrendo em casa. Por conta disso ele vai de encontro com o único que poderia lhe ajudar.

É aqui que começa a história da filha de Jairo. Vamos entendê-la verso por verso.

A sinagoga é o lugar de reunião dos judeus para adorar a Deus e aprender as escrituras. As sinagogas serviam comunidades locais de judeus em todos os lugares onde moravam.


Eram mais ou menos como as igrejas que temos hoje.


A necessidade dos milagres

E eis que chegou um dos principais da sinagoga, por nome Jairo, e, vendo-o, prostrou-se aos seus pés, Marcos 5:22

Pelo versículo percebemos que Jairo era alguém com cargo importante na sinagoga. Era provavelmente o líder de uma delas.

Apesar disso, ele não se importou com sua alta posição, ao invés disso, quando viu Jesus ele se prostrou diante dele mesmo sabendo que havia uma multidão ali.

Creio que o maior motivo de hoje não alcançarmos milagre nenhum da parte de Deus é a nossa falta de humildade.

Gostamos de parecer que estamos bem. Nossas redes sociais geralmente dizem algo desse tipo: “olha como estou feliz, Deus me abençoou”; quando na verdade muita das vezes vivemos uma vida de frustrações e medo.

Jairo, porém não se importava nem com sua alta posição na sinagoga e nem com o que os outros iriam pensar.

Da mesma forma hoje precisamos mostrar com nossas atitudes nossa sinceridade em reconhecer quando não estamos bem e o nosso desejo por algo da parte de Deus.

Se você precisa de um milagre, se achegue e se humilhe diante daquele que ainda faz milagres. Esqueça quem você é e quem esta do seu lado. Olha para Jesus que é o autor e consumador da nossa fé.

Creia no que ele mesmo disse no evangelho de João:

[…] o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. João 6:37

O clamor de Jairo por sua filha

E rogava-lhe muito, dizendo: Minha filha está à morte; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos, para que sare, e viva. Marcos 5:23

Ao encontrar Jesus, Jairo insiste que ele vá curar sua filha. Isso da entender que ele não pediu uma vez só. Quando você precisa de algo, quanto tempo você gasta em oração? 

Tenho percebido que nós, os cristãos desta geração tem orado cada vezes menos se compararmos com os cristãos da igreja primitiva.

Quando um casal se ama muito eles tem prazer em gastar tempo um com o outro.

Da mesma forma, se de fato amamos a Deus nós deveríamos passar mais tempo com ele em oração.

Agora imagina um casal que um só busca o outro quando tem uma necessidade? Seria um casal sem intimidade a beira de um divórcio.


Da mesma forma os cristãos de hoje precisam de mais intimidade com Deus antes que venha o grande divórcio chamado fim do mundo, a separação eterna de Deus.

Muita das vezes Deus não quer saber o que você quer, mas o quanto você quer. Ele quer ter mais intimidade com você.

Exemplo de pessoas que insistiram em oração

Veja alguns exemplos de insistência na oração que a bíblia nos mostra:

Samuel

Arrependo-me de haver posto a Saul como rei; porquanto deixou de me seguir, e não cumpriu as minhas palavras. Então Samuel se contristou, e toda a noite clamou ao Senhor. 1 Samuel 15:11

Nesse versículo você vê a preocupação do profeta Samuel com o rei Saul que havia pecado e com a nação de Israel que poderia se perder já que não tinha um bom líder.



Isso fica evidente em sua atitude de clamar a noite inteira.

O fato de alguma pessoa ter começado a se afastar da vontade de Deus já te fez orar com tanta vontade como este profeta?

E o estado atual da nossa nação que esta contaminada pelo pecado? Já fez você clamar uma noite inteira?

Davi

E buscou Davi a Deus pela criança; e jejuou Davi, e entrou, e passou a noite prostrado sobre a terra. 2 Samuel 12:16

Este episódio acontece depois que Davi comete um adultério e engravida Bate-seba.

A criança que nasceu fica gravemente doente a beira da morte. Davi além de orar a noite inteira ele fica sem comer.

Veja o amor que Davi tinha pelo seu filho que estava quase morrendo. Talvez você assim como eu também tenha alguns parentes perdidos.

Eu estou tentando abrir mão de algumas noites de sono para resgatar estas pessoas. Faça isso também.

Jesus

Num daqueles dias, Jesus saiu para o monte a fim de orar, e passou a noite orando a Deus.
Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze deles, a quem também designou como apóstolos:
Lucas 6:12,13


Nesta passagem Jesus ora a noite inteira para saber quem deveria ser seus apóstolos.

Isso porque para Cristo era importante escolher pessoas que fossem segundo a vontade de Deus para contribuir em seu ministério .

Precisamos dar esta mesma importância para quem chamamos para trabalhar em nossas igrejas.

Não seria esta a razão de tantos casamentos fracassados? O fato de escolhermos pessoas para casar pela emoção do momento e não debaixo de muita oração?

Claro que no caso de Jairo ele não precisou insistir tanto a esse ponto até porque Cristo estava ali com ele fisicamente.



Eu citei estes três exemplos para você ver a diferença do quanto as pessoas oravam naquela época e o quanto nós oramos hoje, o que geralmente nos impede de receber aquilo que tanto precisamos.

Apesar disso o próprio Cristo nos deixou exemplo de que precisamos insistir em oração porque Deus por causa da importunação se levantará e lhe dará tudo o que precisar.
“Por isso lhes digo: Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta.
Lucas 11:8,9

Como orar a Deus

Caminhe com Cristo

Outro fato interessante é que Jairo queria que Jesus fosse até sua casa juntamente com ele.

Muita das vezes quando vamos ao culto nós nos contentamos em ter Jesus somente ali, mas não o levamos para nossa casa.

Em outras palavras, queremos ser crentes só na igreja e não em casa. Isso não deve ser assim. Precisamos ter Cristo ao nosso lado em toda nossa trajetória de vida.

Nunca é tarde demais

Enquanto Jesus ainda estava falando, chegaram algumas pessoas da casa de Jairo, o dirigente da sinagoga. “Sua filha morreu“, disseram eles. “Não precisa mais incomodar o mestre! ” Marcos 5:35

Jesus ainda não haviam chegado ao lugar onde a filha de Jairo estava de cama quando avisaram que ela havia morrido.

Entretanto, algumas pessoas que estavam naquele lugar foram enviadas à Jairo para que ele desistisse do milagre porque para eles era tarde demais.

Na visão de Cristo, porém não era tarde demais e é a visão dele que nos importa. Cristo não havia chegado lá ainda então porque Jairo deveria desistir do milagre?

Muita das vezes nós reclamamos com Deus e desistimos quando certas bênçãos não chegam no tempo que gostaríamos. Precisamos entender que tudo que pedimos tem um tempo determinado para acontecer.

José, por exemplo, não vê seus sonhos serem realizados imediatamente. Levou vários anos para José virá governador do Egito.

Da mesma forma Davi não se tornou rei imediatamente após ter sido ungido pelo profeta Samuel. Ele teve que esperar muito tempo até que isso acontecesse.

Não pare de “incomodar” o mestre com suas orações mesmo que pareça tarde demais.

Quem você vai ouvir?

Jesus
Arte feita por Suhas Manjrekar

E Jesus, tendo ouvido estas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas, crê somente. Marcos 5:36

Apesar daquelas pessoas que vieram da casa de Jairo dizer a ele para desistir, Cristo lhe disso para não temer e insistir por meio da fé.

Da mesma forma quando nos comprometemos a seguir a Cristo nossos amigos, parentes e conhecidos costumam nos dizer coisas contrárias ao que está escrito na palavra.

A quem vamos ouvir? Ao mestre ou aos outros?

Jesus convida Jairo a continuar no seu caminho sem abrir mão dele através da fé.

Isto é ter fé: agir conforme a palavra de Cristo seguindo sua vida sem se distanciar do autor da vida mesmo que isso esteja em desacordo com a maioria das pessoas que conhecemos.

Seja seletivo

E não permitiu que alguém o seguisse, a não ser Pedro, Tiago, e João, irmão de Tiago. Marcos 5:37

Para realizar grandes obras ou atingir grandes resultados não podemos caminhar com qualquer pessoa. Jesus tinha 12 apóstolos, mas a partir de certo ponto apenas 3 deles o acompanhou: Tiago, Pedro e João.

Tiago é aquele tipo de gente que morre, mas não nega o nome de Jesus.

Pedro é aquele tipo de gente que erra, mas não desiste de Jesus.

João é aquele tipo de gente que fica tão próxima de Jesus que chega a se deitar em seu peito.


Você costuma andar com pessoas assim?

Eu pergunto isso porque muita das vezes a causa da nossa falta de fé é o simples fato de andarmos com pessoas incrédulas.

Se Jesus que era perfeito precisou andar com pessoas selecionadas como que nós que somos tão pequenos vamos escolher qualquer um para chamar de amigos?

E porque alguns não desejam nem se quer congregar? Não espere levar só Jesus com você sem levar a igreja.

Cristo é a cabeça da igreja de modo que onde um estiver o outro estará também.

Se você realmente precisa de um milagre não deixe de procurar ajuda na igreja. Peça oração.

Se sua igreja de fato for submissa à cabeça que é Cristo de fato ele escutará seu clamor assim como quando vemos alguma necessidade em nosso corpo nos rapidamente a suprimos.

Foi isso que Jesus quis ensinar neste verso:

“Também lhes digo que se dois de vocês concordarem na terra em qualquer assunto sobre o qual pedirem, isso lhes será feito por meu Pai que está nos céus. Mateus 18:19

Diferentes visões da mesma situação

E, tendo chegado à casa do principal da sinagoga, viu o alvoroço, e os que choravam muito e pranteavam. E, entrando, disse-lhes: Por que vos alvoroçais e chorais? A menina não está morta, mas dorme.
Marcos 5:38 – 39


Perceba que ao chegar naquele lugar a forma de Jesus olhar para a filha de Jairo era diferente do restante.

Para eles aquele quadro era impossível de ser revertido, enquanto que para Jesus era algo simples de reverter ao ponto que chamou a morte da filha de Jairo de sono.

Acontece algo parecido no livro de reis quando o profeta Eliseu foi perseguido pelo rei da Síria. O jovem Geazi que o acompanhava foi o primeiro a ver o exército cercando a cidade em que eles moravam…

… Então ele exclamou: “Ah, meu senhor! O que faremos? “

O profeta respondeu: “Não tenha medo. Aqueles que estão conosco são mais numerosos do que eles”.

E Eliseu orou: “Senhor, abre os olhos dele para que veja“. Então o Senhor abriu os olhos do rapaz, que olhou e viu as colinas cheias de cavalos e carros de fogo ao redor de Eliseu. 2 Reis 6:15-17

Assim como Eliseu, Jesus não temia porque via toda aquela situação diferente das pessoas que estavam ali. Isto porque ambos eram cheios de fé.

Eu tenho um artigo que ensina bastante sobre fé. Se você deseja aprender como ter mais fé e saber o que pode estar tirando a sua fé eu recomendo que você leia:  Como ter fé – Quanto Mais Problemas Você Tiver Melhor Será Sua Vida.



Nossa fé em Deus que é demonstrada por meio da nossa intimidade com ele nos fará enxergar qualquer situação difícil com muito mais tranquilidade.

O início da mudança

E riam-se dele; porém ele, tendo-os feito sair, tomou consigo o pai e a mãe da menina, e os que com ele estavam, e entrou onde a menina estava deitada. Marcos 5:40

Perceba que as mesmas pessoas que choravam pela filha de Jairo agora riam de Jesus porque disse algo que para eles não era normal.

É muito estranho já que de uma hora para outra a pessoa deixar de chorar e começar a rir.

Isso nos lembra duma pessoa que não leva nada a sério. Que faz piada com tudo, inclusive com o que não devia.

Este tipo de pessoa não pode estar em nossa casa, ou muito menos em nossas vidas.

Não ande com pessoas que não levam nem a vida e nem a palavra de Deus a sério.

Quando você estuda a história de Ló você vai ver que ele tentou salvar seus genros da destruição que Deus ia mandar na cidade […] Mas eles pensaram que ele estava brincando. Gênesis 19:14

Eu tenho um artigo que eu conto tudo o que podemos aprender com a história de Ló chamado: “Sodoma e Gomorra: Os Desafios da Santidade em Uma Terra de Imoralidade”. Clique aqui para saber mais sobre isso.



Quando Jesus entra na casa de Jairo ele expulsa todos que estavam assim. Apesar de Jairo ser o dono da casa é Jesus que manda o pessoal sair.

Quando Cristo de fato entrar na sua vida é ele quem vai mandar em tudo. Convide Jesus para caminhar com você, mas saiba que é ele quem vai mandar e não você.

Muitos querem Jesus como seu salvador, mas poucos o querem como seu Senhor.

Alcançando o milagre

E, tomando a mão da menina, disse-lhe: Talita cumi; que, traduzido, é: Menina, a ti te digo, levanta-te.
E logo a menina se levantou, e andava, pois já tinha doze anos; e assombraram-se com grande espanto. Marcos 5:41-42


Jesus para ressuscitar a filha de Jairo não precisou de muita coisa. Ele apenas mandou e a menina se levantou. Além disso…

Quando Jesus mandou nas ondas o mar lhe obedeceu (Mc 4:41).

Quando Jesus mandou nos demônios eles saíram (Mc 1:25).

Quando Jesus mandou nas enfermidades e elas deixavam os doentes (Mt 4:23).

Hoje Jesus Cristo manda que nós creiamos nele para que sejamos salvos.

Ele ordena também que confiemos que ele pode sim nos usar tanto para fazer milagres quanto para receber algum, pois ele mesmo disse:

Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que crê em mim, esse também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas; porque eu vou para o Pai; João 14:12

Nesse verso ele deixa em claro que iria para o Pai já que só vai voltar a estar conosco no fim do mundo. Enquanto isso cabe a nós realizar sua obra e crer no poder do nome dele.

Após receber seu milagre…

E mandou-lhes expressamente que ninguém o soubesse; e disse que lhe dessem de comer. Marcos 5:43

Como Deus caminhava no meio do seu povo de forma física através de Jesus ele costumava ordenar que ninguém contasse o que ele tinha feito em relação aos milagres para que ele pudesse ainda ter facilidade de andar entre as pessoas e continuar o ministério.

Hoje Cristo está a destra de Deus. Ele deseja o contrário: que anunciemos seu evangelho através da transformação que recebemos dele para salvação de mais pessoas.

Uma das formas de divulgar este Cristo poderoso são seus milagres. Quando você viver um não esqueça de anunciar a todos o que Cristo fez por você.

Conclusão

Em conclusão, quero resumir os pontos chaves para se alcançar o milagre:

  • Se humilhe diante daquele que faz o milagre


  • Ore muito demonstrando que você de fato deseja o que pede


  • Não vá a igreja (que é o corpo de Cristo) e volte como se isso bastasse. Caminhe com Cristo todos os dias. Tenha uma vida de santidade e obediência


  • Insista mesmo que tudo pareça perdido


  • Escute e obedeça a palavra de Deus. Ignore os ruídos daqueles que podem tirar a sua fé


  • Selecione pessoas certas para que estas possam também te ajudar



  • Se prepare para tirar da sua vida tudo o que Cristo não se agradar. Não espere só que ele faça aquilo que tanto quer. Faça você o que ele quer.

  • Não se esqueça de compartilhar o que Cristo fez por você, seja um milagre ou alguma benção que ele te entregou.


Eu creio que seguindo estas dicas você pode conseguir isso que tanto deseja.

Não acredito que seja fácil, mas geralmente tudo o que é difícil nesta vida é alcançado somente por aqueles que realmente desejam alcançar.

Creio que você é um deles. Deus te abençoe por isso.

Mas atenção! As vezes você já tem milagre de Deus na sua vida para compartilhar com as pessoas, porém tem insegurança e não sabe como fazer isso.

Neste caso recomendo que você clique na imagem abaixo para conhecer um método simples e prático que está abençoando a vida de vários pregadores da palavra.

Pregador vocacionado

Deixe um comentário