A História De Moisés: Descubra Em Um Artigo Tudo o Que Você Pode Aprender Com Este Profeta

Neste artigo eu vou te ensinar tudo o que é mais importante você aprender sobre a história de Moisés.

Já parou para pensar por que Deus chamou Moisés para viver uma história tão incrível ao invés de chamar outra pessoa?

Aposto que você, assim como eu, tem desejo de viver uma história parecida com a dele cheia de surpreendentes vitórias, milagres, presença de Deus e exemplo para passar para próxima geração de cristãos.

Infelizmente o que vemos muitas vezes entre os cristãos de hoje não é nada disso.

Geralmente passamos tantas dificuldades como qualquer pessoa comum passa e nada surpreendente acontece.

De fato todo Cristão, assim como Moisés, passa por dificuldades.

A diferença é que as dificuldade que passamos geralmente revela uma distância entre nós e o criador.

Quer saber mais sobre isto? Ao ler este artigo até o final você vai entender porque Moisés foi o escolhido e porque muita das vezes, Deus não nos escolhe para grandes vitórias como as que ele viveu.

Além disso, você vai aprender as lições mais valiosas que podemos extrair da história de Moisés para aplicar na nossa trajetória de vida para se parecer ao máximo com este profeta que aliás é bem parecido com Jesus.


A História de Moisés – Primeira parte – O início é sempre bem difícil

Escravidão israelita
Arte feita por Eitan Daniel

A história de Moisés nos ensina que ele era o irmão mais novo de uma família de três filhos. Este profeta foi perseguido imediatamente após seu nascimento.

O povo israelita era escravo do povo egípcio, porém Israel estava crescendo tanto que os egípcios ficaram com medo de uma futura rebelião.

Sendo assim faraó decretou a morte de todas as crianças que nascessem do povo de Israel para evitar seu crescimento.

Entre estas crianças está Moisés que foi escondido em um cesto e colocado no rio para que ninguém o matasse já que seus pais não conseguiam escondê-lo mais.

A filha do próprio faraó encontrou Moisés no cesto e movida de compaixão decidi criá-lo.

Nesse momento Miriam que era irmã de Moisés aparece para ela oferecendo ajuda para procurar uma escrava israelita para cuidar do menino. Nisso ela chama a própria mãe do menino para criá-lo.

Moisés bebê
Arte feita por Eitan Daniel

Moisés não teve sossego nem quando era bebê. Desde muito novo ele já era perseguido.


Pode ser que você seja bem novo, está lendo este artigo e já sofre alguma perseguição ou passa por uma situação que te causa muito medo e sofrimento.


Confia em Deus. O mesmo Deus que moveu o coração da filha de faraó pode te ajudar a conseguir o favor de qualquer pessoa para que você seja abençoado e logo possa ser usado para salvar muita gente através da pregação do evangelho.

Saindo da zona de conforto

Moisés viveu 40 anos no palácio de faraó. Durante esse tempo ele foi treinado para ser príncipe e estudou toda ciência dos egípcios.

Nessa época veio-lhe ao coração ir visitar seus irmãos, os filhos de Israel. Atos 7:23

Ao ver um egípcio maltratando um deles, Moisés o mata e o esconde na areia.

Em outro dia, ao ver que dois israelitas estavam brigando, Moisés tenta separá-los. Eles, porém responderam: Quem te tem posto a ti por maioral e juiz sobre nós? Pensas matar-me, como mataste o egípcio? (Ex 2:14)

Ao saber que seu crime foi descoberto Moisés fugiu do Egito e foi para o deserto, pois sabia que faraó iria matá-lo pelo que ele fez.

Lá ele se casou com Zípora filha de Jetro e teve dois filhos: Eliezer e Gerson. Apesar de todo estudo que teve no Egito ele começou a trabalhar como um simples pastor das ovelhas de Jetro.

Você vê nesse trecho da história que Moisés poderia simplesmente ter deixado seu parente Israelita no sofrimento e ter ido curtir sua riqueza no palácio.

Ao invés disso ele prefere arriscar e de fato abandonar toda sua riqueza para ajudar outras pessoas como o autor aos hebreus nos ensina nestes versículos:

Pela Moisés, já adulto, recusou ser chamado filho da filha do faraó,
preferindo ser maltratado com o povo de Deus a desfrutar os prazeres do pecado durante algum tempo. Hebreus 11:24,25


Uma realidade que precisa mudar

Infelizmente hoje nós preferimos o conforto de nossas casas ou até mesmo o conforto que a vida de pecados nos oferece a sair para pregar o evangelho de Cristo.

Preferimos uma vida de bem estar ao invés de arriscar tudo para ajudar outras pessoas.

Este já é um grande motivo pelo qual Deus geralmente não nos chama de fato para suas missões. Não temos interesse real em ajudar.

Além disso, Moisés era muito humilde. Dificilmente alguém hoje em dia com tanto conhecimento iria aceitar uma profissão tão simples como de pastor de ovelhas como fez Moisés.

Incomodando as trevas      

Outra razão pela qual Deus escolheu Moisés é que apesar de não ser perfeito (já que matou o egípcio) ele se posicionava contra o pecado mostrando isso quando quis separar a briga dos israelitas.

Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Mateus 5:14           

Fomos chamados para ser a luz deste mundo. A luz tem como papel mostrar o que está errado.

Se nos calamos em relação aos erros que vemos na vida das pessoas como podemos afirmar que somos a luz deste mundo como Cristo nos ensinou?


A História de Moisés – Segunda parte – Um chamado para uma nova vida

Vem agora, pois, e eu te enviarei a faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito. Êxodo 3:10

História de Moisés
Arte feita por Eitan Daniel

Quando Moisés fez 80 anos ele foi chamado por Deus para voltar ao Egito e tirar o povo de Israel da escravidão de faraó para levá-los para Canaã.

Como Moisés sabe que o povo de Israel é um povo difícil de lidar ele alega que não acreditariam que Deus o havia chamado para libertá-los da escravidão.

Nisso Deus concede poder a Moisés para fazer milagres e sinais. Além disso, ele faz com que Arão (irmão mais velho de Moisés) o ajude nessa missão.

Creio que uma das razões pelas quais a igreja não é bem-sucedida no evangelismo hoje é por conta da falta de poder e avivamento. Os milagres são importantes para facilitar a fé naquele que transmite a mensagem enviada por Deus. Por isso Jesus fez tantos sinais.

E muitos da multidão creram nele, e diziam: Quando o Cristo vier, fará ainda mais sinais do que os que este tem feito? João 7:31

Acredite, Deus tem um chamado para você. Existe um mundo que é escravo do pecado e você é o portador da noticia que Deus concede liberdade por meio de Jesus Cristo.

Para isso, busque ser cheio do Espírito Santo para que você tenha poder para fazer toda vontade de Deus.

Moisés diante do faraó

Arte feita por Eitan Daniel

Quando Moisés aparece diante de faraó ele executa sinais na presença dele para provar assim que Deus o havia enviado.

Apesar de tantas provas do poder de Deus o rei do Egito não permitiu a saída dos filhos de Israel e para piorar ele torna mais difícil o trabalho escravo dos israelitas.

Por conta disso os israelitas ficam enfurecidos com Moisés porque ao invés de liberdade ele de certa forma trouxe mais dificuldade.

Esta é a razão pelas quais muitas pessoas não se convertem. Elas já têm uma vida muito difícil e quando descobre que o evangelho envolve renúncia, esforço e tempo para dedicação, elas logo abandonam a fé.

Lembrando que aqui me refiro ao verdadeiro evangelho, porque o falso evangelho faz o contrario: ele até atrai multidões, porém ele atrai pessoas interesseiras que não amam a verdade e não estão dispostas a morrer por Cristo.

Se você Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência Clique na Imagem Abaixo Para Conhecer um Método Simples e Prático Que Está Abençoando a Vida de Vários Pregadores da Palavra.

Pregador vocacionado

 

As pragas do Egito

Na medida em que vêm as dificuldades o poder de Deus se manifesta. Como faraó não liberou o povo de Israel, Deus manda 10 pragas, uma de cada vez, sobre a terra do Egito para manifestar o seu poder.

10 pragas do egito

A décima praga consistia em que todos os primogênitos (filhos mais velhos) dos egípcios morressem fazendo assim o país inteiro ficar de luto.

Ao ver que seu herdeiro é morto pela décima praga, faraó finalmente autoriza a saída dos israelitas. Mas faraó só cedeu depois de 10 pragas.

Houve muita destruição até que finalmente ele liberou o povo de Deus.

Infelizmente muito de nós temos este coração endurecido como o de faraó. Que só faz a vontade de Deus depois de uma grande catástrofe.

Se este for o seu caso ore a Deus para que tenha misericórdia e tire a teimosia que está no seu coração. É o tipo de oração que Deus gosta porque tem a ver com obedecer a ele.

Outra coisa legal que se percebe é que as pragas só atingiam os egípcios. Isso lembra algumas pragas do livro de apocalipse que só atingi aqueles que têm a marca da besta (Ap 16:2).

Creio que por mais que haja sinais do fim que atinjam o mundo inteiro, daqui a algum tempo haverá também castigos específicos apenas para os rebeldes. Que você não esteja entre eles.

Livres, porém perseguidos

Após isso, o povo de Israel é guiado por Moisés para acampar no deserto. Enquanto isso o coração de faraó se endurece novamente e decidi ir atrás dos Israelitas de novo com todo seu exército.

Ao perceber que estava sendo perseguido, o povo de Israel começa a fugir e murmurar contra Moisés, pois acreditavam que iriam morrer.

Moisés clama a Deus e ele mais uma vez demonstra o seu poder pedindo que Moisés estenda seu cajado nas águas do mar que estavam diante dele e do povo.

Mar vermelho
Arte feita por Eitan Daniel

Ao fazer isso Deus divide as águas em duas partes liberando caminho para todo povo de Israel.

Quando o povo entra nas águas os egípcios decidem entrar também. Após todo povo sair das águas Deus pede para Moises estender novamente o cajado.

Ao fazer isso as águas se fecham de novo matando todos os egípcios e dando uma grande vitória ao povo de Israel. Desta forma o nome de Deus se torna conhecido e temido por todos.

Se você está passando por dificuldades enormes entenda que isso é uma ótima forma de Deus manifestar o seu poder. Você, porém precisa crer que ele pode te tirar desta situação.

Essa sua fé vai te levar a tomar atitudes. Moisés mostrou a fé dele indo a presença de faraó pedindo algo que era impossível dele aceitar.

Também mostrou sua fé fazendo o que Deus lhe pedia para que ele executasse seus sinais. E você? Como você tem mostrado a sua fé?


A História de Moisés – Terceira parte – Pastoreando no deserto

“A conversão tira o cristão do mundo, a santificação tira o mundo do cristão.” – John Wesley

Esta frase do antigo teólogo John Wesley lembra muito esta situação que Moisés começa a viver com os israelitas.

Apesar dos israelitas (cristãos na frase de Wesley) terem saído do Egito (mundo na frase de Wesley ), aparentemente o Egito ainda estava dentro deles.

Eles ainda tinham resquícios da velha vida. Isso os levava a murmurar e lembrar-se do Egito como se fosse um bom lugar e a caminhada para Canaã fosse algo ruim.

Isso acontece com muitas pessoas na igreja. Elas estão lá, mas com saudades da vida de pecado que tinham.

Tanta saudade que às vezes voltam rapidinho para os erros antigos sem deixar de usar sua mascara de cristão indo para igreja normalmente para ninguém perceber que estão desviadas apesar de estarem presente.

Se isso acontece com você isso pode ser um sinal de que você não é um verdadeiro salvo. Isso porque se você sente falta do mundo é porque não encontrou satisfação real em Cristo Jesus.

Monte Sinai

10 mandamentos
Arte feita por Eitan Daniel

Ao chegar ao monte Sinai (o mesmo monte em que Deus chamou Moisés para libertar seu povo) Moisés tem um encontro com Deus e ele lhe dá a lei e os mandamentos para o povo de Israel lhe obedecer da forma que ele quer.

Como pastor do povo de Deus ele tinha essa missão de deixar o povo ciente da sua vontade.

Hoje nós também temos essa tarefa de transmitir ao mundo qual é a vontade de Deus.

Pode ter certeza que uma das razões pela qual os cristãos estão tão fracos na fé é por que a vontade de Deus não está sendo espalhada da forma que ele queria.

Talvez você pense: mas os versículos da bíblia são tão compartilhados nas redes sociais. Bom não basta você ensinar uma passagem bíblica você tem que viver ela também.

Existem muitas pessoas que ensinam como Moisés ensinava, mas poucas são santas como ele foi. Como vamos ensinar uma lei que nem nós mesmos obedecemos?

A teimosia de Israel

Por conta da sua teimosia o povo de Israel rapidamente se desvia da vontade de Deus no capítulo 32 de êxodo.

Enquanto Moisés se demorava no monte Sinai onde ninguém podia subir o povo decide criar um bezerro de ouro para adorá-lo. Isso parece absurdo, mas não podemos esquecer de que eles não fizeram nada mais do que imitar a nação do qual saíram e as nações que existiam ao redor deles.

Hoje não é diferente. Jesus aparentemente demora a voltar e a igreja tem se afastado dele cada vez mais.

Isso nos ensina que quem tem intimidade com Deus como Moisés não sente desejo nenhum de imitar o mundo como o povo de Israel fez.

Você tem intimidade com Deus? Tem orado, jejuado e estudado bastante sua bíblia? Saiba que vai depender da sua intimidade com ele a sua perseverança na fé.

Ao ver a teimosia de Israel Deus diz que vai destruir o povo e recomeçar apenas com Moisés.

Apesar de Moisés já estar cansado da teimosia e das murmurações dos israelitas ele intercede por eles pedindo que Deus não os destrua.

Veja que grande exemplo de amor nós aprendemos com a história de Moisés.

O profeta teve a chance de se livrar das pessoas que o incomodava, mas ao invés disso ele ora por elas.

Isso é bem diferente da nossa geração que desiste tão fácil das pessoas, divorciam por qualquer coisa, brigam por bobagens, às vezes até desistem dos filhos ou dos pais por não suportarem a dificuldade de estar com eles.

Moisés não foi assim ele foi misericordioso.  Precisamos ser assim também. Não podemos desistir das pessoas.

O perigo da falta de fé

Após Deus transmitir toda sua vontade por meio de Moisés, o povo finalmente chega à tão sonhada Canaã.

Moisés envia 12 espias para aquela terra a fim de ver como é maravilhosa e trazer informações para facilitar a invasão do exército israelita.

O problema é que 10 destes 12 espias trazem um relatório negativo para o povo.

Eles diziam que não tinham chance de destruir os gigantes que moravam ali e o exército cananeu, pois eram muito poderosos. Eles fazem isso a ponto de desanimar todo povo ao ponto deles sentirem vontade de voltar ao Egito.

Observe que mesmo aquele povo sendo tão teimoso Deus iria assim mesmo permitir que eles possuíssem aquela terra. Bastava que eles tivessem fé e que tudo daria certo.

Eu acredito que uma das coisas que também fez o povo de Israel perde a fé naquele instante decisivo era o fato deles terem sido tão teimosos a vida inteira.

Sei que somos salvos pela fé apenas, mas no fundo no fundo o fato de sermos tão teimosos já mostra que não temos fé porque se tivéssemos obedeceríamos como Josué que foi um dos 2 espias que não deram relatório negativo.

Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Tiago 2:18

É pelas nossas atitudes que mostramos que temos fé em Deus.

Creio que na vinda de Jesus muitos que congregavam em igrejas vão perder toda fé e esperança de salvação porque viveram uma vida de desobediência durante toda caminhada cristã.

Será que você também é um deles? Espero que não.

A consequência da teimosia

Por conta disso aquela geração de israelita não pode entrar na terra prometida a não ser Josué e Calebe, pois eles foram os únicos que creram.

Nem o próprio Moisés pode entrar porque desobedeceu a voz de Deus em Números capítulo 20.

Deus ordena que ele fale a rocha para que ela jorre água para matar a sede dos israelitas. Ao invés disso Moisés bate na rocha duas vezes.

Essa desobediência para Deus é o suficiente para impedir que Moisés recebesse a benção de morar naquela terra mesmo que por pouco tempo.

Mais uma vez eu repito: Deus perdoa nossos pecados mas as consequências deles ficam. VOCÊ PRECISA ODIAR O PECADO.

Eles ficaram por anos (cerca de 38) andando em círculos no deserto até que aquela geração morresse para a próxima possuir a terra prometida.

A repetição da lei

Quando a geração rebelde desapareceu, Moisés que agora este bem velho faz questão de preparar o povo para entrar na terra prometida.

No livro de Deuteronômio Moisés repete toda lei para o povo para deixá-los cientes da vontade de Deus e da aliança que este fez com eles.

Ele faz questão de lembrar o povo de que a obediência à vontade de Deus atrai as suas bênçãos, porém a desobediência atrai apenas seu castigo e a sua ira (Dt 28).

Você tem repetido a lei de Deus e sua vontade para os seus filhos, ovelhas ou discípulos?

É importante estarmos sempre estudando a palavra de Deus para que nunca pequemos por ignorância.

Além de estudar sua palavra nunca deixe de congregar. Ir á igreja também é uma ótima forma de aprender mais sobre a palavra de Deus.

A morte de Moisés

Moisés termina sua vida colocando Josué em seu lugar para liderar o povo de Israel até Canaã.

Infelizmente nem Moisés pode desfrutar daquela terra. Deus apenas permitiu ele olhar a terra de longe.

Já pensou se você só pudesse ver o seu emprego dos sonhos, a mulher/marido dos teus sonhos que Deus te daria se você o obedecesse, mas não pudesse ser abençoado de fato? Foi essa sensação horrível que Moisés sentiu na pele.

É isso que acontece quando somos desobedientes. Deus pode sim nos dar salvação como Deus a Moisés, mas nossos pecados não ficam impunes. Não se esqueça disso.

Morre com 120 anos o maior profeta do antigo testamento. Apesar de não ter entrado na Canaã terrena sabemos que no céu, nossa Canaã celestial, nós o encontraremos e nos alegraremos com ele na presença de Deus.

Mais importante do que qualquer vitória nessa vida é garantir a continuidade dela na eternidade com Deus.

Não desperdice seu tempo com coisas que não aumentam sua fé e seu conhecimento bíblico. Aproveite o máximo que puder para saber a vontade de Deus para sua vida.

Vou me esforçar muito para que esse blog te ajude a conhecer ainda mais a palavra de Deus.

O tempo passa depressa. Não temos mais tempo para brincar. Cristo está às portas.

Resumo do resumo da história de Moisés

Ameaçado de morte quando ainda era um bebê, odiava o pecado e a escravidão do seu povo, abriu mão de riquezas, fez sinais e maravilhas, sofreu perseguições, perseguido até pelos próprios irmãos, pregou a palavra de Deus, profetizou, pastoreou o povo da promessa, intercedeu pelo povo, designou nova liderança e ainda morreu para outros entrarem na terra prometida.

Parece mesmo que estava falando de Moisés, mas na verdade estou falando de Jesus Cristo.

Entenda que a única forma de agradarmos a Deus e nos parecendo com o filho dele. Moisés em toda sua vida se parece com Cristo Jesus. E você? O quanto se parece com Cristo? Que esta história de Moisés possa inspirar você a viver uma vida de acordo com a palavra de Deus.

Se você gostou deste artigo compartilhe com seus amigos principalmente com aqueles que não conhecem a história de Moisés.

É claro que não falei exatamente tudo sobre este profeta, pois este artigo ficaria enorme. Neste caso estude sua bíblia. Nada melhor do que adquirir conhecimento direto da fonte.

Se este artigo fez sentido para você não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

Se você realmente deseja aprender a estudar sua bíblia, sem sair de casa, então você definitivamente precisa conhecer esta solução que já ajudou muitas pessoas a entender a bíblia de gênesis a apocalipse - Clique na imagem abaixo agora para saber mais enquanto ainda está no ar.

Conheça sua bíblia de capa a capa

6 comentários em “A História De Moisés: Descubra Em Um Artigo Tudo o Que Você Pode Aprender Com Este Profeta”

Deixe um comentário