Marta e Maria: Descubra Como Trabalhar Menos e Agradar Mais a Deus

O trecho da bíblia que nos conta a história de Marta e Maria nos faz lembrar muito dos tipos de cristãos que temos hoje.

Será que você é do tipo de cristão que faz muito na igreja e reclama de quem faz pouco?

Você está sempre ocupado e trabalhando demais e tem dificuldade de parar para afiar o machado, ou seja, saber o que realmente Deus quer que você faça?

Caso sua resposta tenha sido sim é bem provável que nesta pequena história você se pareça mais com Marta do que com Maria.

Se você nunca estudou esse trecho (o que é diferente de simplesmente ler ou ouvir falar sobre ele) recomendo que você leia este artigo até o final para aprender e se conscientizar de que é possível trabalhar menos para agradar mais a Deus.

Se você se identifica com essa descrição que eu citei eu tenho certeza que Cristo vai falar com você a partir de agora.

Vamos ver o que podemos aprender com esta história versículo por versículo.

Marta e Maria: Recebendo Cristo em casa

E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa; Lucas 10:38

Todo cristão genuíno tem o desejo de receber Jesus Cristo em casa. Nós sabemos que quando Cristo está bem próximo de nós nossa família é grandemente abençoada.

Por exemplo, na casa de Pedro a sogra dele foi curada. Na casa de Jairo, a sua filha que estava morta foi ressuscitada. Na casa de Zaqueu o evangelho foi pregado e toda sua família foi salva.

Receber Jesus em casa é uma forma de dizer que o recebemos em nossas vidas. É fazer com que ele seja livre para mudar o que quiser em nosso ser.

Receber Cristo em casa, porém não era o suficiente. Tanto que um fariseu também o recebeu em sua casa, mas ao invés de cura, milagre e salvação a única coisa que ele ouviu foi uma repreensão (Lc 7 36-47).

Isso vai acontecer com Marta também e acontece com muitos de nós quando desejamos que Cristo mande em nossas vidas, mas não demonstramos isso com nossas obras.

Entenda que para receber Cristo em casa importa que toda sua vontade seja feita. Para ele mudar a situação da sua família ele vai começar por você.

Marta e Maria: Como se aproximar de Deus

E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. Lucas 10:39

Este versículo nos mostra que naquela casa onde Jesus havia entrado uma pessoa estava usufruindo melhor de sua presença. Maria estava mais próxima de Cristo e estava aprendendo com ele.

A bíblia ensina em Isaías 59:2 que nossos pecados nos afastam de Deus. De qualquer forma, assim como Maria nós precisamos insistir em nos aproximarmos dele.

Talvez você me pergunte: como eu me aproximo de Deus? Você percebe isso no próprio versículo quando ele diz que ela estava assentada aos pés de Jesus ouvindo a sua palavra.

Vejo muitas pessoas, principalmente entre os jovens tentando se aproximar de Deus apenas com musicas e mais musicas evangélica, mas com pouco conhecimento bíblico e pouco desejo de se gastar tempo com as escrituras.

É claro que não á problema algum nos louvores desde que estes louvores sejam bíblicos e cristocêntricos e não carnais e antropocêntricos como estes que costumam fazer mais sucesso inclusive no meio de pessoas que não frequentam igreja nenhuma.

Já que nossos pecados nos afastam de Deus nós precisamos aprender cada vez mais a sua palavra até que ela faça parte do nosso estilo de vida.

Precisamos fazer como o salmista que disse:

Guardei a tua palavra Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti. Salmos 119:11

Quanto mais você entender a palavra, menos você vai pecar. E quanto menos pecar mais próximo dele você vai ficar.

A partir do momento em que estudamos e obedecemos à palavra de Deus nós nos santificamos cada vez mais como nos ensina Jesus no evangelho de João:

Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. João 17:17

O pecado é o que nos afasta de Deus, mas o interesse pela palavra e a obediência é o que nos santifica e nos aproxima dele novamente.

Aliás, é por meio da santificação que iremos para o céu como nos diz o autor da carta aos hebreus:

Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; Hebreus 12:14

Sendo assim, para se aproximar de Deus estude sua palavra. Desta forma você abandona o pecado e se santifica.

Marta e Maria: A importância do foco

Como ler a bíblia corretamente

Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude. Lucas 10:40

Mesmo sabendo que Jesus estava tão próximo, Marta ficou muito ocupada e distraída com as coisas que tinha para fazer.

É como algumas pessoas hoje que trabalham muito na obra de Deus, mas não tem tempo para o Deus da obra.

A obra de Deus não é mais importante que o Deus da obra. Precisamos entender que nós necessitamos parar nossa correria para investir no nosso relacionamento com Deus.

Eu vejo muito hoje em dia que os cristãos, principalmente os jovens, gastam muito tempo em ensaios de louvor ou até mesmo de dança.

Estes, porém em sua maioria não gasta tempo com as escrituras. O resultado vem com o tempo: fraqueza espiritual e grande chance de sair da igreja.

Eu me lembro de que na minha igreja tinha um grupo de meninas que dançavam nos cultos. A maior parte deste grupo saiu da igreja e foi para o mundo depois que atingiram certa idade.

Eu percebi que elas não gastavam tempo com as escrituras por conta da facilidade que se desviaram da e pelas besteiras que eu as vi postarem nas redes sociais.

Isso revela nossa fraqueza ao deixar de lado as escrituras. Quer ficar firme e forte na presença de Deus? Tire tempo para estudar sua palavra.

Como trabalhar menos e agradar mais a Deus

Não é errado você pedir a Deus que mande outras pessoas para ajudar na obra. Tanto que isso esta escrito em Mateus 9:37 e 38.

O que não pode ocorrer é de você pedir para mais pessoas te ajudarem com coisas que talvez não sejam as mais importantes para o reino de Deus.

Ainda mais com o surgimento dessas igrejas modernas tão cheias de enfeites desnecessários.

Eu li ainda este ano um livro que ensina como colocar uma igreja mais focada e concentrada naquilo que a bíblia realmente ensina para se obter os melhores resultados.

Ele ensina que para uma igreja se tornar simples assim ela precisa de:



Clareza – movimento – alinhamento – foco

Clareza – É fazer com que todos os membros entendam todo processo e objetivo principal traçado pela igreja. Sem entendimento as pessoas tem dificuldade de se comprometer.

Movimento – É o momento em que o processo começa a fluir fazendo as pessoas irem em direção a se comprometerem cada vez mais com o objetivo principal da igreja.

Alinhamento – É a organização de todos os ministérios em torno do processo simples da igreja. Com ele fica garantido que todos estão seguindo na mesma direção.

Foco – É a habilidade de dizer não para tudo aquilo que não faz parte do processo simples. É dizer não para coisas que vão apenas sobrecarregar os membros e confundir os novos convertidos.

É desta forma que podemos trabalhar menos e agradar mais a Deus. Até porque uma igreja onde as coisas são confusas não vai atrair pessoas a Cristo. Só vão dar mais motivos para elas não permanecerem ali.

O nome do livro que eu li se chama igreja simples. Se quiser se aprofundar neste assunto recomendo que você leia-o.

Marta e Maria: Uma coisa é necessária

E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; Lucas 10:41

Nesse versículo Jesus ensina a Marta que ela precisava focar naquilo que realmente era importante. Ele diz que a única coisa realmente necessária é aprender mais sobre a palavra de Deus.

Quando não sabemos o que é necessário ser feito nós achamos que tudo que fazemos na igreja tem o mesmo nível de importância.

Isso não é verdade, até porque Marta estava servindo aqueles que ela recebeu em sua casa e Cristo nos chamou para servir.

O problema é que naquele momento Cristo estava ensinando, ou seja, não era hora de servir era hora de aprender.

distração
Arte feita por Angel Boligan

Tem gente que vai para igreja, mas na hora do sermão a pessoa quer conversar, ficar no celular, pensar na vida ao invés de meditar na palavra que esta sendo pregada, etc.

Você precisa entender que conhecer muito a palavra de Deus é uma necessidade para nós. Quando se trata de bíblia não podemos ser rasos e nos contentar com pouco.

Eu já escrevi um artigo sobre a importância da palavra de Deus chamado: Lâmpada Para Os Meus Pés – Os 7 Riscos Que Você Corre Por Não Entender A Bíblia. Clique aqui se você quiser entender mais sobre isso.



Marta e Maria: A boa parte

… E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada. Lucas 10:42

O pedido de Marta foi recusado por Jesus porque Maria escolheu aprender mais sobre os ensinamentos do mestre e era exatamente isso que Cristo queria dela.

Isto me lembrou do que ele ensinou no sermão da montanha nesse versículo:

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Mateus 5:6

Quando temos desejo de fazer aquilo que Deus quer de nós ele supre esta nossa vontade, pois esta é a vontade dele também.

É por isso que precisamos aprender a abrir mão dos nossos sonhos para sonhar os sonhos de Deus porque os sonhos dele nós sabemos que ele vai realizar agora os nossos sonhos muita das vezes são egoístas demais para ser realizado.

Sabendo disso, cabe a mim e a você procurar saber exatamente o que Deus quer de nós e isso nós só vamos descobrir de uma forma: Estudando cada dia mais e mais a sua palavra.

Conclusão

Em conclusão, eu gostaria que pensasse no que você tem feito para Deus até aqui. Ele realmente tem se agradado disso?

Você teria base bíblica para provar que o que você faz para ele o agrada?

Será que ao fazer você não está deixando de fazer outras coisas que são mais importantes? É aqui que mora o perigo.

Espero que eu tenha conseguido te ajudar a entender a importância de se fazer as coisas de Deus com foco.

Fique ligado no próximo artigo que eu vou falar mais ainda sobre como gastamos nosso tempo citando outras passagens da bíblia.

Se este artigo fez sentido para você não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

Se você realmente deseja aprender a estudar sua bíblia, sem sair de casa, então você definitivamente precisa conhecer esta solução que já ajudou muitas pessoas a entender a bíblia de gênesis a apocalipse - Clique na imagem abaixo agora para saber mais enquanto ainda está no ar.

Conheça sua bíblia de capa a capa

Deixe um comentário