Deprecated: Required parameter $configs follows optional parameter $check_status in /home1/aluzda12/public_html/wp-content/plugins/flxninja/index.php on line 781

Deprecated: Required parameter $configs_single follows optional parameter $check_status in /home1/aluzda12/public_html/wp-content/plugins/flxninja/index.php on line 781
Teologia da prosperidade - Diz Que Não Acredita Mas Vive Como se...

Teologia da prosperidade – Você Diz Que Não Acredita Mas Vive Como se Acreditasse

Acredito que todo cristão e até mesmo quem não é cristão já ouviu falar da famosa teologia da prosperidade.

O que pouca gente sabe é do que realmente se trata essa forma de interpretar a bíblia. Porque eu enfatizei essa frase com “realmente”?

É porque a grande maioria dos cristãos não concorda com essa linha de raciocínio, mas na sua caminhada cristã e pelo tipo de oração que faz a Deus se comporta como se acreditasse.

Por conta disso eu resolvi fazer este artigo para ajudar você, a saber se você é um desses que estão equivocados sobre as próprias crenças dizendo que não acredita em tal teologia, mas que vive de acordo com ela.

Além disso, você vai aprender sobre o que de fato é a teologia da prosperidade e se ela é bíblica ou não já que existem de fato versículos que falam de prosperidade na bíblia.

O que é a teologia da prosperidade      

Teologia da prosperidade é uma crença que diz que é da vontade de Deus que todo cristão seja rico.

De um modo geral ela ensina que todo cristão tem que ser feliz aqui na terra já que além de rico não pode ficar doente (neste caso ele deve ir atrás de curas milagrosas) e praticamente não pode ter problemas já que ela visa, paz, prosperidade e felicidade.

Essas bênçãos se obtêm através da , da confissão positiva e da doação de dinheiro para ministérios cristãos.

Base da teologia da prosperidade

Em que se baseia a teologia da prosperidade?

Dentre vários versículos que eles usam de base para sustentar esta crença eu destaquei apenas seis:

Temos um Pai rico

O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus. Romanos 8:16

Essa eu ouvi da boca de uma jovem da Igreja Universal:

– Nós somos filhos de Deus. Onde já se viu pai rico e filho pobre?

Se todos somos filhos de Deus então devemos ser ricos também assim como foi Davi, Salomão e Abraão por exemplo.

O reino de Deus

Venha o teu reino, […] Mateus 6:10

É um trecho da oração do pai nosso que nos ensina que se o reino de Deus esta por vir, juntamente com ele também virá às riquezas, glórias, honra, paz, felicidade e sossego ainda nesta vida (é o que eles ensinam).

Mais obediência = mais prosperidade

Se vocês estiverem dispostos a obedecer, comerão os melhores frutos desta terra; Isaías 1:19

Eles associam estas bênçãos para o nossa época, de modo que, se você obedecer a Deus você vai ter a vida mais prospera e feliz, mas se estiver em pecado a dificuldade financeira se tornará comum no seu dia-a-dia.

Mais oferta = mais prosperidade

Lembrem disto: quem planta pouco colhe pouco; quem planta muito colhe muito. 2 Coríntios 9:6

Segundo este evangelho da prosperidade e levado por este versículo de Paulo a pessoa quando oferta pouco vai receber pouco e quem ofertar muito vai ganhar muito.

Ou seja, oferte muito na igreja e fique rico. Quanto mais ofertar mais rico ficará.

Grandes conquistas

Como prometi a Moisés, todo lugar onde puserem os pés eu darei a vocês. Josué 1:3

Da mesma forma eles usam este verso para ensinar que se você for obediente você tomará posse de grandes vitórias e terá grandes conquistas ainda nesta vida.

Normalmente usam versículos fora do seu contexto principalmente do velho testamento.

Confissões positivas       

Os adeptos desta crença ensinam também as confissões positivas, ou seja, tudo aquilo que você fala tem o poder de atrair as bênçãos de Deus para sua vida e tem poder de criar realidades espirituais.

É daí que vêm as frases que se encontram em muitas músicas como:

Eu determino…


Eu profetizo…


Eu declaro…


Eu decreto…


Está amarrado, etc.

Um texto que é utilizado para apoiar a confissão positiva é este de Ezequiel:

Então ele me disse: Profetize a esses ossos e diga-lhes: ‘Ossos secos, ouçam a palavra do Senhor! Ezequiel 37:4

Assim como ele foi ordenado a profetizar sobre os ossos secos que ele teve em uma das suas visões, assim nós também devemos profetizar coisas boas tanto na nossa vida como na vida dos nossos irmãos.

vale dos ossos secos

Estas são as características da teologia da prosperidade.

Desta forma ela atrai multidões de pessoas porque promete exatamente o que todos querem: uma vida prospera e feliz aqui na terra.

O engano da teologia da prosperidade     

Vou mostrar agora porque eu não creio nessa doutrina explicando os versos acima com outros versos:

Nossa riqueza está no céu

Jesus respondeu: “As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça“. Mateus 8:20

Jesus, mais do que nós também é filho de Deus. Se ele era filho de Deus e não tinha nem onde dormir como ensina o versículo acima, porque nós deveríamos ser ricos e viver do bom e do melhor desta terra?

Jesus é o nosso maior modelo de cristianismo humano que devemos seguir e a vida dele não consistiu em riquezas mesmo sendo filho de um Deus rico.

Deus só fez Jesus rico de fato depois da glorificação dele. Assim ele fará com nós também.

Nossa prioridade é a obediência

Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ’ ou ‘que vamos beber? ’ ou ‘que vamos vestir? Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Mateus 6:31-33

Quando a bíblia fala sobre o reino de Deus ela se refere ao seu governo e sua autoridade de governar sobre todos nós.

Desta forma nos oramos dizendo: venha o teu reino e seja feita a tua vontade. Isso porque onde Deus governa a sua vontade é feita completamente e os teus servos desejam este governo.

Nos versículos de Mateus que eu citei ele faz um contraste entre buscar realizar a vontade de Deus e buscar as coisas necessárias para nossa vida como comer, beber e vestir.

Se o nosso foco tem que estar em fazer a vontade de Deus para que ele governe sobre nós, então não precisamos ficar ansiosos com as coisas desta vida como ficam muitos adeptos da teologia da prosperidade.

Devemos então orar como o salmista:

Inclina o meu coração para os teus estatutos, e não para a ganância.  Salmos 119:36

O importante é o “ser” e não o “ter”

Então lhes disse: “Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens“. Lucas 12:15

Este verso é contrario a ideia de que quanto mais nós tivermos mais abençoados somos diante de Deus.

A nossa vida não consiste no que temos, mas no que somos. Isso que importa para Deus.

Desta forma fica claro que o texto citado acima de Isaías se refere a um período em que o povo de Deus estava atolado na lama do pecado e mesmo assim ofereciam a Deus sacrifícios, faziam orações e guardavam os dias que a lei determinava.

Em sua ira Deus diz a eles que se eles obedecessem eles comeriam o melhor da terra porque esta era uma forma de Deus abençoar o povo daquela época.

Em seguida Deus diz que se o povo se rebelasse eles seriam devorados pela espada como sinal de juízo(Is 1:20).

Inclusive esta parte eu acredito que os adeptos da teologia da prosperidade não incluem no seu raciocínio já que não é tão atraente assim.

Nossa nova terra vem após a morte

Ao ouvir isso, disse-lhe Jesus: “Falta-lhe ainda uma coisa. Venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois venha e siga-me”. Lucas 18:22

Na história de Josué Deus tinha uma promessa de dar a ele as regiões que havia prometido a Abraão. Por conta disso ele diz que onde ele colocasse os pés em Canaã ele poderia tomar posse.

Hoje a única terra que precisamos tomar posse é o céu, ou melhor, nossa Canaã celestial. Desta forma é lá onde deve estar o nosso tesouro. É por isso que ele nos ensina no evangelho de Mateus:

ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Mateus 6:20

Oferte com alegria

Que cada um dê a sua oferta conforme resolveu no seu coração, não com tristeza nem por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria. 2 Coríntios 9:6

O problema de se pensar em ofertar para receber mais está na nossa intenção. As pessoas fazem isso com intuito de enriquecer e não de ajudar na obra de Deus ou de abençoar a vida do irmão.

Como diz o verso acima, precisamos dar com alegria e não com tristeza ou obrigação.

Deus pode sim nos abençoar financeiramente, eu não duvido disso, mas, precisamos cuidar para que o nosso interesse não esteja unicamente em nós. Isso que pode nos levar a cobiça.

O que é ter fé?

Em relação às confissões positivas, quando declaramos, profetizamos e determinamos coisas boas em nossas vidas nós fazemos apenas aquilo que desejamos e não necessariamente o que Deus deseja.

Isso é contrário ao que Jesus nos ensinou na oração do pai nosso que diz:

[…] seja feita a tua vontade […] Mateus 6:10

É a vontade de Deus que deve ser feita e não a nossa. Muitos pensam que isso seria uma desculpa por conta da nossa falta de fé. Mas a propósito, o que a palavra de Deus nos ensina sobre fé?

Ela diz que Sem fé é impossível agradar a Deus  (Hb 11:6).

Se não podemos agradar a Deus sem fé então nossa fé serve para agradar a quem? A nós ou a Deus?

A confissão positiva nos faz pensar que a fé é uma ferramenta para obter tudo que desejamos para o nosso agrado quando na verdade quem realmente tem fé faz a vontade de Deus mesmo que isso não seja tão agradável.

Isso é ter fé!

De fato Deus usava pessoas para profetizar, mas isso vinha da vontade de Deus e não da boa vontade do profeta.

Eu tenho um artigo que ensina bastante sobre fé. Se você deseja aprender mais sobre isso recomendo que leia: Como ter fé – Quanto Mais Problemas Você Tiver Melhor Será Sua Vida.


Você concorda com a teologia da prosperidade?

Existem muitos cristãos que dizem que são contra esse tipo de heresia, porém vive como se acreditasse nela.

Se por acaso você…

  • Vai a Deus em busca de paz e conforto nesta vida como se Jesus tivesse vivido uma vida assim…


  • Vive mais ansioso pelas coisas desta vida do que para realizar a vontade de Deus…


  • Sente desânimo de continuar fiel a Deus por não ter adquirido bênçãos materiais que gostaria…



  • Dá mais valor para as coisas desta vida como se não existisse um paraíso muito melhor…

…então você é do tipo de cristão que diz que não acredita, mas vive como se acreditasse. Precisamos ser mais coerentes ao falar com aquilo que de fato vivemos. 

O perigo da teologia da prosperidade

Agora eu vou enfatizar aqui sete perigos que essa forma de pensar trás para as nossas vidas.

Cria uma geração de crentes interesseiros

Esta forma de pensar faz os cristãos se comportarem como filhos interesseiros que assim como o filho pródigo não amava o próprio pai, mas quis todo seu dinheiro de herança para viver longe da sua presença.

Faz-nos obedecer a Deus somente visando à benção e não a alegria e aprovação do abençoador.

Cria preconceitos que endurece ainda mais os corações ímpios

Pensar desta forma cria também preconceitos aos nos fazer parecer que todos nós cristãos somos interesseiros como estes que creem desta forma.

Se você vê uma pessoa com vestes diferentes de qualquer religião como, por exemplo, um budista, um padre ou hindu você provavelmente associa isso à espiritualidade.

Mas, se você vê um pastor de terno e gravata você geralmente o associa a um homem de interesseiro e ladrão.

E o que gerou isso foram os escândalos de vários pastores adeptos desta teologia que roubaram em muito seus fiéis, o que virou notícia e espalhou assim a ideia de que todo pastor é ladrão e a ideia de que não vale a pena ir para igreja alguma porque lá vão roubar você.

Faz-nos buscar coisas terrenas

A teologia da prosperidade nos faz buscar as coisas terrenas ao invés das celestiais contrariando assim o ensinamento de Paulo neste verso:

Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. Colossenses 3:2        

Estes versículos nos deixa claro que devemos buscar as coisas de cima e não as que são debaixo, ou seja, as coisas que pertencem a esta vida.

Desta forma a pessoa vem a Cristo com intuito de conseguir tudo aquilo que não conseguiu no mundo que é riquezas, paz e sossego.

Neste caso fica provado que a pessoa com tais desejos entre os cristãos não foi regenerada.

A pessoa só é regenerada quando suas vontades são afetadas de modo que ela não busca mais aquilo que buscava no mundo.

Impede-nos de cumprir o ide

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Marcos 16:15

Se uma pessoa vive em busca de obter riquezas ela não terá tempo de cumprir esta ordem registrada no evangelho de Marcos.

Tempo é dinheiro

Eu já ouvi histórias de empresários que estão tão ocupados em seus negócios que não tem tempo nem sequer de assistir televisão.

Se não houver tempo nem para ver televisão que é algo tão rápido e fácil o que dirá então pregar o evangelho que requer tempo, fé e dedicação?

Impede-nos de amar o próximo

João Batista
Arte Criada por Carlos Varejão

João respondia: “Quem tem duas túnicas reparta-as com quem não tem nenhuma; e quem tem comida faça o mesmo”. Lucas 3:11

Este foi o ensinamento que deu João Batista para os que queriam de fato se arrepender dos seus pecados.

O ato de dividir o que se tem está intrínseco em todos os cristãos que de fato se arrependeu.

Um evangelho da prosperidade como este só vai fazer a pessoa pensar em si mesma já que o “ter” é mais importante que o “ser”.

Nisso também fica claro que a pessoa não é salva de fato já que ela não tem disposição para dividir nada do que tem.

Nos torna miseráveis diante de Deus

Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens. 1 Coríntios 15:19

Quando tentamos ficar ricos as custas do evangelho na verdade o que nos acontece é o contrário: ficamos miseráveis diante de Deus.

É assim que ele enxerga a pessoa que só pensa em si mesmo por conta do amor ao dinheiro.

É como a parábola do rico insensato que resumidamente era um dono de vários celeiros que havia produzido muito e ficado muito rico, mas que ao invés de usar deste dinheiro para ajudar alguém ele resolve construir outros celeiros ainda maiores e guardar todos seus bens…

Mas Deus lhe disse: Louco! Esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?

Em outra versão mais simples ele diz: esta noite você vai morrer. Após isso ele conclui:

Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus. Lucas 12:19-21

Promove o governo do anticristo

A teologia da prosperidade não existe sem razão Ela é um plano elaborado há anos para promover o tempo do fim que terá o anticristo como um dos protagonistas.

O anticristo, caso não saiba é a pessoa que se opõe a cristo ensinando coisas contrárias a ele. Sempre existiu anticristos como você pode conferir em 1 João 2:18.

Entretanto, um dia haverá um anticristo que governará o mundo em busca de paz entre toda humanidade. Se você acompanha as notícias da televisão já deve saber que isso não está longe de acontecer.

Se você reparar bem esta teologia propõe exatamente tudo que o anticristo irá propor no fim dos tempos, ou seja, paz, felicidade, igualdade social, instabilidade econômica, etc.

Satanás vai se utilizar deste desejo das pessoas de querer uma felicidade aqui na terra para promover seu governo por meio do anticristo e por meio deste ele dará esta “suposta paz”.

Desta forma vai se cumprir o que disse o apostolo Paulo neste verso a respeito do fim:

Quando disserem: “Paz e segurança“, então, de repente, a destruição virá sobre eles, como dores à mulher grávida; e de modo nenhum escaparão. 1 Tessalonicenses 5:3

Conclusão sobre a teologia da prosperidade

Em conclusão, a maioria dos textos para fundamentar esta teologia está no antigo testamento. Se trata de promessas que especificavam somente a Israel.

No novo concerto, na doutrina da igreja primitiva e nas cartas de Paulo você não encontra base para sustentar uma doutrina como esta.

Por conta disso eu desconsidero totalmente esta doutrina já que ela não segue os princípios básicos para interpretar a bíblia.

Se você tem interesse em aprender estes princípios básicos para não acreditar em qualquer coisa que te ensinam por ai principalmente na internet eu recomendo que clique na imagem abaixo para descobrir o método que tem ajudado muitas pessoas a estudarem a bíblia de forma simples sem ter que sair de casa.

Conheça sua bíblia de capa a capa


Deixe um comentário