Davi e Golias: Como Fazer Degraus Dos Obstáculos Da Vida

Já parou para pensar que o “muro” que está na sua frente pode ser na verdade um degrau para você subir na vida assim como aconteceu na história de Davi e Golias?

Na última crise que tivemos no ano de 2018 foi notado um aumento do número de empresários e empreendedores no Brasil.

Veja que várias pessoas utilizaram aquilo que as deixaria na pobreza como uma forma de melhorar de vida.

Será que teriam feito isso sem a crise? Provavelmente não. Não temos a cultura do empreendedorismo no Brasil como em outros países.

Vemos algo parecido na história de Davi que ao derrotar Golias é honrado pelo rei o que o deixou um pouco mais próximo da sua missão que era se tornar rei em Israel.

Veja neste artigo um resumo da história de Davi e Golias, como ter uma inabalável e descubra como aproveitar seus obstáculos para mudar de vida.

Davi e Golias – Introdução

O povo de Israel até então estava sendo liderado pelo seu primeiro rei chamado Saul.

Este, porém, já havia desobedecido algumas ordens de Deus nos capítulos anteriores a esta história.

Por conta disso, Deus já havia resolvido levantar outro rei e o escolhido foi o mais novo filho de Jessé chamado Davi.

Para isso ele enviou o profeta Samuel com intuito de ungir aquele que Deus escolheria que seria filho de um homem chamado Jessé.

Deus não escolheu o filho mais forte fisicamente. Nem o mais experiente em guerras. Ele escolhe Davi que era apenas um pastor de ovelhas.

Nunca duvide do que Deus pode fazer na sua vida por conta da sua aparência ou condição social. É como Paulo ensinou aos irmãos de Corinto:

Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;

E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;

Para que nenhuma carne se glorie perante ele. 1 Coríntios 1:27-29

Deus tem o prazer de escolher pessoas aparentemente descartáveis para seu chamado. Ele até mesmo chamou Pedro que era um simples pescador semianalfabeto para ser apóstolo de Cristo.

Não olhe para si, olhe para Cristo. Ele usa as pessoas que Ele desejar.

Davi e Golias – Resumo

A fé de Davi

Um dia quando o povo de Israel começou uma batalha com os filisteus, o rei Saul se depara com uma situação difícil: havia um gigante de aproximadamente 3 metros ameaçando Israel e não havia ninguém que pudesse detê-lo.

Enquanto isso Davi havia sido enviado por seu pai para levar comida para seus irmãos que estavam na guerra contra os filisteus.

Ao chegar lá Davi encontra o exército israelita todo acuado e descobre a existência de um gigante entre os filisteus chamado Golias.

Apesar de ter menos experiência em batalhas, Davi não se apavora com o tamanho do problema que está à sua frente.

Tanto que ele comparece diante do rei Saul dizendo que venceria o gigante em batalha.

O histórico vitorioso de Davi

Pastor Davi

Davi tinha uma coragem que acumulava antes ainda de ser ungido rei de Israel.

Ele era pastor de ovelhas do seu pai Jessé e sempre que uma ovelha era levada por um leão ou um urso ele se arriscava e recuperava a ovelha das garras da fera.

Além disso, Davi mostrava sua confiança em Deus já que ele dizia: O Senhor me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu[…] 1 Sm 17:37

Perceba que a fé de Davi não vem só porque Samuel havia ungido ele para ser rei. Antes disso, Davi já confiava em Deus quando salvava suas ovelhas das garras de leões e ursos.

Davi primeiro confiou em Deus para resolver problemas menores para depois ter fé suficiente para resolver problemas maiores.

É assim que você aumenta sua fé gradativamente. Não desperdice os problemas pequenos que tem na vida. Creia em Deus para que quando chegue os grandes problemas sua fé esteja robusta o suficiente e então Deus te dará vitória.

Vale lembrar também que a fé de Davi se tratava também de uma forma de abençoar outras pessoas (já que ele iria livrar os soldados do gigante) e glorificar a Deus.

Davi pode ter pensado também: se Deus me chamou para ser rei de Israel porque eu morreria hoje fazendo a sua vontade? Porque eu morreria se a função de um rei é lutar pelo seu povo?

Receita para uma fé firme na palavra

Sendo assim tenha essas quatro coisas em mente para ter uma fé firme:

Vitórias antigas em que Deus já te ajudou.

Ajudar outras pessoas e não só a si.

Glorifica a Deus somente e não para se auto promover.

Confiar na palavra de Deus.

Acredito que com essa receita você terá uma fé que robusta que te ajudará a vencer qualquer batalha.

Eu escrevi um artigo que fala mais sobre isso chamado: Como Ter Fé: Quanto Mais problemas Você Tiver Melhor. Clique aqui se isso te interessar.

Convencido pela firmeza de suas palavras, o rei Saul permite que Davi enfrente Saul, mas para isso ele lhe concede sua armadura.

Davi não podia nem se quer vestir a armadura de Saul pois não estava
acostumado.

Ao invés disso preferiu coisas que já estava acostumado: seu cajado e algumas pedras para coloca-las no seu alforje de pastor e uma funda que

era uma arma de arremesso feita de uma corda dobrada.

Sendo assim, o que havia dado certo para Saul não deu certo para Davi. Não pense que tudo que funcionou para outras pessoas vai funcionar para você.

Deus tem um propósito para cada pessoa e ele trata cada um de uma maneira que não necessariamente é a mesma.

Ele, por exemplo, exigiu que o jovem rico desse todo seu dinheiro aos pobres, mas Zaqueu ele aceitou que só desse a metade do que tinha aos pobres.

A batalha entre Davi e Golias

Seguiu então Davi em direção ao gigante Golias. Ao aparecer em sua frente ele logo foi julgado pela sua aparência gentil e jovem.

Golias o julgou também pelo cajado que Davi levava já que o gigante tinha uma espada e uma lança.

Pode ter certeza que sempre que você for se arriscar a fazer algo diferente e ousado na sua vida alguém vai falar mal ou vai te julgar por isso.

E não precisa ser bem um inimigo pode ser até mesmo alguém da sua família.

Quando isso acontecer fique firme e confie em Deus. Não deixe que nada negativo abale sua fé. Apenas se certifique de que vai fazer algo que Deus permite que você faça para que você tenha uma fé bíblica.

Apesar dos insultos, Davi em nenhum momento perde sua fé.

Ele não foi como o povo de Israel em Números 13 que ao ouvir 10 espias dizer que seus inimigos eram invencíveis logo perderam sua fé.

A bíblia diz que a fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus (Rm 10:17). Saiba, porém, que muitas das vezes a incredulidade também vem pelo ouvir e ouvir a voz do inimigo que usa pessoas más e negativas para isso.

Tome cuidado com quem você tem ouvido. Fique longe de pessoas negativas. Cuidado com notícias negativas da televisão também. Ficar assistindo só tragédia não vai aumentar sua fé só tende diminuí-la.

A coragem de Davi

Após ouvir os insultos Davi se mantêm firme e antes de avançar ao ataque ele diz em alto e bom som:

Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. 1 Sm 17:45

Davi anuncia sua vitória antes de vencer a batalha mostrando assim que de fato cria em Deus de todo coração. Ao ouvir isso Golias se posiciona para atacá-lo,

O contra-ataque de Davi

Historia de Davi e Golias

Quando Golias vai em direção a Davi, Davi também correu em direção a ele. Ele não correu do gigante muito pelo contrário ele rapidamente se colocou em posição de ataque.

Se tem um momento em que fica claro nossa falta de fé é quando os problemas aparecem nas nossas vidas.

Ao invés de corrermos em direção a eles, muitos de nós preferimos deixar que o tempo resolva ou preferimos esperar piorar para começar orar.

A oração é extremamente necessária, mas não podemos ser tão lerdos que o problema tenha que ficar maior e mais perigoso para começarmos a fazer alguma coisa. Se antecipe diante do seu problema.

A vitória de Davi

Davi então arremessa uma pedra com a funda em direção à testa do gigante. Ferido por Davi Golias cai no chão.

Percebendo que o arremesso foi bem sucedido Davi não perde tempo, toma a espada de Golias e lhe arranca a cabeça.

Ao ver a cena o povo de Israel avança em batalha contra os filisteus e é decretada grande vitória do povo de Deus sobre seus inimigos pelas mãos do jovem Davi.

Davi e Golias

Perceba que Israel só avançou corajosamente após a vitória de Davi que tomou a iniciativa. Pode ser que na sua igreja ninguém está evangelizando, mas você sabe que se um começar um trabalho evangelístico muitos outros irmãos vão colaborar e trabalhar também.

Seja você a pessoa que vai tomar a iniciativa. Não espere seu Pastor te chamar para isso.

Davi não esperou Saul chamá-lo para guerrear, na verdade nem Deus mesmo mandou Davi derrubar o gigante. Tome a iniciativa.

Davi e Golias – Como fazer degraus dos nossos obstáculos

Se certifique de que é salvo

A primeira coisa para você fazer degraus dos obstáculos e problemas que passa na vida e se certificar de que é salvo.

Isso fica claro quando lemos a carta de Paulo que diz:

Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8:28

Davi amava a Deus e vice-versa. Por conta disso toda luta, problema, dificuldade, guerra, perseguição e angustia que ele sofreu tinha o propósito de treinar Davi para ser o rei de Israel e assim dar toda glória a Deus.

Deus tem um propósito de vida com todo aquele que é salvo, mas uma pessoa que não ama verdadeiramente a Cristo não tem o desejo de lhe dar toda glória e por isso Deus não pode fazer uma pessoa assim mudar de vida.

Caso contrário essa pessoa dirá que conseguiu sozinha e com as próprias forças.

Mude sua forma de pensar

A segunda coisa a se fazer para você fazer degraus dos obstáculos e problemas que passa na vida e mudando sua forma de pensar ao entender como Deus trabalha.

Quando Deus nos manda um problema ele não tem como objetivo nos ver tristes, amedrontados e preocupados.

Creio que ele deseja nos trazer para mais perto de si e nós só crescemos de verdade através dos problemas.

Lembra do que dizia a carta de Paulo? todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.

Deus não se utiliza somente de coisas boas para o nosso bem. Ele se utiliza de dificuldades também.

Entenda que os problemas que você está passando é Deus te levando em uma direção com um propósito. No caso de Davi ele o estava levando ao reinado que já havia sido profetizado por meio de Samuel.

Às vezes você está passando dificuldades por conta de pecados que comete. Isso é Deus querendo que você abandone seus pecados.

Esses gigantes precisam ser vencidos até porque não é só você que sofrerá caso você seja vencido por eles. Qualquer um próximo a você vai sofrer se você não vencer seus pecados.

Eu tenho um artigo que te ajuda a vencer seus pecados chamado: Como Vencer O Pecado: Abandone Seu Pecado Antes Que Alguém Descubra Ou Cristo Volte. Clique aqui se você deseja vencer o pecado.

Conclusão

Em conclusão, aprenda que todo cristão verdadeiramente salvo pela graça terá o desejo genuíno de tomar uma atitude de fé diante de qualquer adversidade.

Agora que você sabe que esta adversidade não apareceu para te derrubar, mas para te melhorar, prove que é de fato um verdadeiro salvo em Cristo.

Use sua fé. Lembre-se que uma fé firme e bíblica consiste em…

… lembrar das antigas vitórias de que Deus já te deu assim como ele vivia lembrando o povo de Israel que os tirou da terra do Egito;

… Ajudar outras pessoas cumprindo o segundo maior mandamento da lei de Deus que diz: ama teu próximo como a ti mesmo;

… Dar toda honra à Deus cumprindo o maior mandamento que diz: Ama o Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda tua alma;

… e ter como base a fé na palavra do próprio Deus e não em intuições, achismo ou falsas profecias.

Lembra agora os problemas que você tem. Contemple quantas oportunidades Deus te deu para crescer na fé!

Se você Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência Clique na Imagem Abaixo Para Conhecer um Método Simples e Prático Que Está Abençoando a Vida de Vários Pregadores da Palavra.

Pregador vocacionado

 

1 comentário em “Davi e Golias: Como Fazer Degraus Dos Obstáculos Da Vida”

Deixe um comentário