Proverbios sobre dinheiro: Não culpe Deus por sua pobreza!

São vários os proverbios sobre dinheiro que encontramos no livro de provérbios de Salomão.

Neste artigo, porém quero destacar apenas cinco deles que alguns parecem desconhecer.

Não sou adepto a teologia da prosperidade, mas venho percebendo que muitos cristãos ignoram o fato de que há características nas pessoas que enriquecem que combinam com as pessoas que se convertem.

Eu não creio que Deus quer que todo cristão seja rico, mas também não creio que Deus quer cristãos preguiçosos fazendo parte do seu reino.

Percebe o que quero dizer? Um cristão pode até não ser rico, mas se ele for trabalhador e esforçado, que são características de todo cristão é óbvio que ele vai alcançar riqueza ou ao menos chegar próximo dela.

Deus não tem como intuito enriquecer ninguém, mas ele transforma pessoas e essa transformação coopera para que esta pessoa seja abençoada em diversas áreas onde a vida financeira está inclusa como diz o seguinte provérbio:

Há tesouros na casa do justo, mas os rendimentos dos perversos causam problemas. Provérbios 15:6

Se deseja saber os cinco proverbios sobre dinheiro que mostram as características de um cristão salvo que podem ajudar a prosperar leia este artigo até o fim.

Introdução – Um cristão pode ser rico?

A riqueza em si não é pecado. O problema é que ela pode dificultar a vida de um cristão.

Como disse o próprio Jesus: Como é difícil os ricos entrarem no reino de Deus!”. Marcos 10:23

Se você quiser saber porque é difícil um rico entrar no céu leia meu artigo chamado: O jovem rico: 7 Razões por que é tão difícil um rico ir para o céu

Tempo é dinheiro

Vou listar aqui as 7 razões que explicam a dificuldade dos ricos e se caso você quiser mais detalhes sobre cada uma você da uma olhada no artigo e depois volta nesse.

  • Os ricos não sentem a necessidade de uma vida melhor;

  • Ricos são independentes demais;

  • Os ricos são tentados demais;

  • Ricos podem ajudar mais e por isso eles serão mais cobrados;

  • Os ricos são distraídos demais;

  • Ricos são ocupados demais;

  • Os ricos tem muito do que abrir mão;

Por existir tantas razões que dificultam nossa salvação eu creio que nós deveríamos nos preocupar mais com as almas das pessoas que perecem, mas ser rico não é pecado. Tanto que a bíblia possui vários heróis da fé que eram ricos.

O foco do cristão deve estar na sua conduta como nos ensina o seguinte provérbio:

De nada vale a riqueza no dia da ira divina, mas a retidão livra da morte. Provérbios 11:4

No juízo final dinheiro não terá valor nenhum. O que vai valer é a nossa conduta e esta não pode ser deturpada por conta do nosso desejo de enriquecer.

O outro lado da moeda

Por outro lado, como já disse na introdução, existem características no cristão que podem levá-lo as riquezas por razões óbvias e era sobre isso que eu gostaria de falar.

Segue então cinco proverbios sobre dinheiro que ajudam a enriquecer que nos mostram características que todos os cristãos verdadeiros possuem.

1 – Proverbios sobre dinheiro – Cristãos não são preguiçosos

As mãos preguiçosas empobrecem o homem, porém as mãos diligentes lhe trazem riqueza. Provérbios 10:4

Parece bem óbvio não é mesmo? Uma pessoa preguiçosa tende a empobrecer, mas as pessoas que ativas e ligeiras conseguem riqueza porque este é o resultado de quem não tem preguiça para trabalhar.

Existem muitos cristãos que escondem o fato de que não enriqueceram não porque Deus não quis, mas porque estes eram preguiçosos e improdutivos.

Preguiça nunca foi algo aceitável para os cristãos. Paulo mesmo exortou os irmãos de Tessalônica:

Quando ainda estávamos com vocês, nós ordenamos isto: Se alguém não quiser trabalhar, também não coma. 2 Tessalonicenses 3:10

Se você estudar a bíblia verá que todo servo de Deus amava trabalhar. Veja José, por exemplo. Ele trabalhou até quando não precisava trabalhar quando foi lançado na cadeia (Gn 39:20-23).

É marca de um cristão genuíno ser trabalhador e esforçado e pessoas assim tendem a enriquecer.

História de José
Arte criada por Louiz Brito

2 – Proverbios sobre dinheiro – Cristãos valorizam a sabedoria e não o dinheiro

Porque melhor é a sabedoria do que os rubis; e tudo o que mais se deseja não se pode comparar com ela. Provérbios 8:11

Eis o erro de muitas pessoas: dar valor mais ao dinheiro ou aos desejos do que à sabedoria.

Talvez você não valoriza mais o dinheiro em si do que a sabedoria, mas você dá mais valor as diversões e prazeres desta vida que vem por meio do entretenimento.

Outro provérbio que fala sobre isso é o seguinte:

Quem ama os prazeres empobrecerá; quem ama o vinho e o azeite nunca enriquecera. Provérbios 21:17

Eu vejo muitos cristãos errarem nisso e eu mesmo errei muito nessa parte.


Eu lembro que preferia as redes sociais e vídeo-games do que ficar estudando. Foi um erro grave e paguei caro ao perceber que minha vida financeira não estava bem anos depois.

Culpa de Deus? De jeito nenhum! Culpa minha que não soube valorizar a sabedoria.

Como começar a ler a biblia

Como ser sábio à luz da palavra de Deus?

Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz,

Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares,

Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus. Provérbios 2:3-5

Respondendo de forma simples os versículos citados acima respondem esta pergunta da seguinte forma:

“Se clamares”, ou seja, diz respeito à oração. A sabedoria é algo que se pode pedir a Deus porque ele nos dá sem medida.

Ele é o dono de toda sabedoria portanto devemos clamar até porque se buscarmos por conta própria você encontrará apenas a sabedoria segundo os homens o que não adiantará de nada.

“Se como a prata a buscares”, ou seja, diz respeito à ação.  A oração consiste na parte que cabe a Deus fazer. A ação é a parte que cabe a você.

É você que deve procurar estudar mais e trabalhar mais para encontrar a sabedoria. Esta atitude depende de você.

Veja que na bíblia os cristãos todos eram dotados de sabedoria sejam eles ricos ou pobres. E é óbvio que uma pessoa cheia de sabedoria tem tudo para prosperar.

Se quiser saber como ser sábio a luz da bíblia leia meu artigo chamado: Sabedoria de Deus: Como ser sábio segundo a bíblia

3 – Proverbios sobre dinheiro – Cristãos são generosos

Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza. Provérbios 11:24

Outra marca de um verdadeiro cristão: ser generoso e dividir o que se tem. Quem fez isso foi o rei Davi. Ainda antes de ser rei e durante o reinado ele sempre agia de benevolência e doava presente aos outros.

Resultado: Deus o enriqueceu grandemente.

Ao contrário de nós hoje que fechamos demais as mãos para ajudar nosso próximo.


Quando temos dois celulares dificilmente damos um à alguém. Quando temos duas ou até mais peças de roupas dificilmente doamos uma para alguém.

Não estamos dispostos a obedecer ao que disse o profeta João Batista:

[…] quem tiver duas túnicas, reparta com o que não tem, e quem tiver alimentos, faça da mesma maneira. Lucas 3:11

Outro provérbio diz:

A alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido. Provérbios 11:25

Pode ser esta a razão do porque algumas orações nossa não ser atendidas.

Será que temos ouvido e atendido o clamor dos mais necessitados ao nosso redor? Precisamos pensar bem nisso.

 

Sair da crise

 

4 – Proverbios sobre dinheiro – Cristãos são pacientes

O dinheiro ganho por meios ilícitos logo acaba; a riqueza conquistada com trabalho árduo cresce com o tempo. Provérbios 13:11

“Trabalho árduo” e “crescer com o tempo” são tudo aquilo que preguiçosos e impacientes querem na vida, só que não.

A paciência faz parte do fruto do espírito e todo cristão deveria ser assim.

A nossa pressa para ter as coisas logo nos tenta até mesmo a roubar ou conseguir as coisas por meios ilícitos. Isso não tem nada a ver com o povo de Deus porque para nós a obediência à Ele vai acima de tudo.

Se nossa prioridade for o dinheiro, além dela acabar logo perderemos o maior tesouro que é a presença de Deus em nossas vidas, mas se nosso foco for a obediência então se Ele quiser nós seremos ricos nessa vida e mesmo que ele não queira de qualquer forma seremos ricos lá no céu onde existe os verdadeiros tesouros que ladrão nenhum pode tomar de nós.

5 – Proverbios sobre dinheiro – Cristãos honram a Deus

Honra ao Senhor com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos;

E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares. Provérbios 3:9,10

Característica básica de todo verdadeiro convertido: contribuir para o reino.

A bíblia mostra nessa passagem que Deus pode sim abençoar quem contribui para o reino de Deus.

Paulo também falou sobre isso quando escreveu:

E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará. 2 Coríntios 9:6

Isso é simples de entender também. É claro que Deus vai permitir a pessoa que contribui mais com sua obra ter mais dinheiro por que esta sempre contribuirá mais do que as pessoas que não ajudam ou ajudam bem pouco.

Só procure não fazer isso como uma barganha. Deus sabe as intenções do seu coração e ofertar para enriquecer não o agrada de modo nenhum.

Isso deve ser algo de coração e com intenções reais de ajudar a obra e não para aumentar nossa conta bancária.

Conclusão

Em conclusão, entenda que você não pode nunca colocar o dinheiro em primeiro lugar em sua vida, e sim a obediência a Deus.

Muita das vezes obedecer a Deus nos aproxima de uma vida financeira mais próspera porque este é o resultado de quem…

  • não é preguiçoso;

  • valoriza mais a sabedoria do que o dinheiro;

  • é generoso;

  • é paciente e

  • honra a Deus com sua contribuição.


Que Deus o abençoe grandemente e que se caso você tenha o desejo de aumentar seu patrimônio que seja por motivos bíblicos como ajudar os mais pobres e contribuir para o reino de Deus.

 

Sair da crise

 

Deixe um comentário