De Graça Recebestes de Graça Dai – Amamos a Deus ou ao Dinheiro?

[…] de graça recebestes de graça dai. Mateus 10:8

Esta frase “De graça recebestes de graça dai” tirada de Mateus 10 verso 8 é muito utilizada por cristãos que defendem que pastores ou qualquer pessoa envolvida com a obra de Deus não deveria cobrar pelo serviço que presta.

Será que é isto mesmo que o versículo quer dizer? Se caso você tiver alguma dúvida quanto a isto ou sobre qualquer assunto envolvendo abençoar a obra de Deus leia este artigo até o final.

Recomendo também que leia até o fim para saber se o seu coração tem amado mais a Deus do que o dinheiro, o que no caso é uma tentação para todos nós e não só os que se dedicam na obra.

Saber disso com certeza vai contribuir para a sua santificação e te ajudar a alcançar a vida eterna.

De graça recebestes de graça dai – Estudo

Estaria correto um pastor, evangelista ou missionário receber pela obra de Deus?

E aqueles que produzem as bíblias que compramos ou escrevem os livros cristãos que lemos? Eles poderiam cobrar por este tipo de trabalho?

Não deveriam eles confiar que sua provisão virá somente de Deus?

Parece incrível, mas tem pessoas que acreditam mesmo que quem trabalha na obra deve ganhar dinheiro de outra forma que não seja pagamento pelo serviço prestado.

Se de fato fosse assim acredito que teríamos exemplos na bíblia. Vamos ver o que a bíblia diz.

O que a bíblia diz sobre “de graça recebeste de graça dai”?

Veja um exemplo sobre uma pessoa ser assalariada na obra:

Outras igrejas despojei eu para vos servir, recebendo delas salário; e quando estava presente convosco, e tinha necessidade, a ninguém fui pesado. 2 Coríntios 11:8

Nesta passagem você vê o apóstolo Paulo recebendo salário de igrejas pelo qual ele trabalhava.

Veja agora um exemplo de alguém que lê a bíblia e entende do assunto (Paulo) aconselhando Timóteo sobre isto:

Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina;

Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário. 1 Timóteo 5:17 – 18

Aqui o apóstolo Paulo cita um versículo do antigo testamento (Dt 25:4 e Mt 10:10) para nos mostrar que a pessoa que trabalha na obra de Deus de fato merece ser recompensada financeiramente.

Aqui também fica outro conselho: quando pedir instrução para alguém prefira sempre quem entende da palavra de Deus como Paulo.

Existem muitas pessoas que nos dão a sua opinião sem base bíblica e às vezes acabamos acreditando o que é muito perigoso.

Principalmente nos tempos que estamos vivendo em que uma pessoa aprende algo errado e não muda o jeito de pensar nem que se prove na própria bíblia.

Mas voltando ao que interessa, veja um verso ensinando como devemos tratar as pessoas que nos ensina a bíblia:

E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui. Gálatas 6:6

Se nós pagamos professores que nos ensinam inglês, nos ensinam na faculdade ou na escola para exercemos uma profissão que só vai durar esta vida, não deveríamos pagar mais ainda aqueles que nos ensinam a palavra que nos leva à vida eterna?

De graça recebestes de graça dai – O problema é bem antigo

Esta questão de pessoas se fecharem na hora de ajudar a obra de Deus existe desde os tempos da igreja primitiva.

Veja o que Paulo escreve em sua primeira carta aos Coríntios:

Se entre vocês semeamos coisas espirituais, seria demais colhermos de vocês coisas materiais?

Se outros têm direito de ser sustentados por vocês, não o temos nós ainda mais? […] 1 Coríntios 9:11 e 12

Creio que quando uma pessoa não contribui para obra de Deus ela esta mostrando que esta obra vale menos do que qualquer outro tipo de serviço que alguém possa lhe prestar.

A pessoa acaba tratando as coisas materiais como mais valiosas do que as espirituais.

Entenda que nos pagamos por qualquer serviço material que precisamos. Se não pagamos pelos espirituais qual é o que tem mais valor para nós?

É isto que o texto nos ensina. Paulo desde aquele tempo já lidava com pessoas que recusavam contribuir financeiramente.

E ele continua citando ainda o antigo testamento para nos instruir…

Vocês não sabem que aqueles que trabalham no templo alimentam-se das coisas do templo, e que os que servem diante do altar participam do que é oferecido no altar?

Da mesma forma o Senhor ordenou àqueles que pregam o evangelho, que vivam do evangelho. 1 Coríntios 9:13 e 14

Desde a época em que os sacerdotes trabalhavam no templo Deus já mandava que fossem pagos para aquela função já que eles dedicavam sua vida ali.

Da mesma forma ele ensina que quem prega o evangelho (no caso quem dedica a vida a isto já que todos nós devemos evangelizar), que recebam o suficiente para viver do evangelho. Isto foi uma ordem dada pelo próprio Deus e devemos cumpri-la.

De graça recebestes de graça dai – O problema é atual

Acredito que existem dois tipos de pessoas que se recusam a ajudar na obra.

Pessoas que amam o dinheiro

Precisamos analisar nosso coração. Muitas pessoas acusam pastores de amarem o dinheiro quando na verdade elas mesmas que amam.

Vivem gastando em seus próprios deleites e dando desculpas para não ajudar.

Eu tenho um artigo chamado Provérbios 4 23 – Como Guardar o Coração e se Livrar de Qualquer Pecado que fala sobre com podemos livrar nosso coração de desejos pecaminosos como amor ao dinheiro. Clique aqui para saber mais sobre isto.

Sei que nem todos são assim, mas é certo que alguns são. Como servos de Deus não podemos esquecer do que Jesus ensinou no evangelho de Lucas:

“Nenhum servo pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará ao outro, ou se dedicará a um e desprezará ao outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro“. Lucas 16:13

Se não da para servir os dois que deixamos o amor ao dinheiro para lá e amemos somente a Deus.

Pessoas preconceituosas

Você deve estar pensando: mas existem mesmo pessoas que exploram os fiéis e enriquecem a custa deles com a ajuda do evangelho da prosperidade que não é bíblico.

Sim, eu concordo com você. Todos nós sabemos que no meio de tantos pastores existem vários desonestos, assim como em qualquer profissão (inclusive a nossa) sempre existe pessoa desonestas apesar de que não deveria ser assim.

O problema é quando pensamos que todos os pastores, missionários e qualquer pessoa que trabalha na obra são assim. Não podemos ser preconceituosos e generalizar achando que todos são iguais.

amor ao dinheiro
Arte criada por Angelo Boligan

Ainda mais na obra de Deus que é tão importante.

Nós sabemos, por exemplo, que Judas apesar de ter sido chamado apóstolo ele amou mais o dinheiro do que a Cristo.

A bíblia diz que ele roubava parte do dinheiro que ficava na bolsa que ele cuidava (Jo 12:6).

Parte deste dinheiro roubado era doado pelas mulheres que acompanhavam e abençoavam Jesus e os 12 com seus bens para sustentá-los conforme esta escrito em Lucas 8:1-3.

Perceba que por mais que Jesus fosse honesto nem todos que estavam com ele eram assim. E por causa disso as mulheres deixariam de contribuir? Passaria Jesus fome com os 11 por causa de 1?


Da mesma forma não deixemos de contribuir por causa de alguns que fazem o que é errado. Já adiantando… se você não confia na sua igreja e no seu pastor nesse sentido talvez seja hora de trocar de igreja.

Pessoas assim darão conta do que fizeram no juízo final assim como Judas. Vamos ajudar a Jesus e sua obra assim como as mulheres que andavam com ele?

Pessoas desmotivadas

Existem pessoas também que não sente muita empolgação em ajudar na obra porque não vê aqueles que estão tomando a frente do trabalho se esforçarem muito.

É como diz o versículo:

Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra (Timóteo 5:17)

Os que governam bem, ou seja, os que fazem seu trabalho com excelência seja recompensados com isso, mas e aqueles que não fazem um trabalho excelente?

Caso esta seja sua situação, uma solução para isso é conversar com esta pessoa (conversar com a pessoa e não criticá-la na internet).

Quem sabe pela sua sinceridade de falar a verdade esta pessoa não te escute?

As vezes esta pessoa acha que esta trabalhando bem já que ninguém tem coragem de comentar nada.

Em I Samuel capítulo 2 nos vemos o povo reclamando com Eli que os dele não faziam um bom trabalho.

Pessoas que não trabalham bem devem ser criticadas desde que sejam criticas construtivas e não destrutivas.

Agora se você acha que não é possível resolver isto na base da conversa sugiro que procure outra igreja.

Você só não pode deixar de contribuir porque é um mandamento vindo do próprio Senhor (Gl 6:6). Não podemos ficar dando desculpas para não ajudar.

Este apego pode mostrar uma idolatria em seu coração como o caso de Ananias e Safira em Atos 5.


Cobrar é diferente de receber

Algo que é bem importante ressaltar é a diferença entre receber e cobrar.

Você viu várias passagens que mostra pessoas recebendo para fazer a obra de Deus, mas em nenhuma delas mostra um cristão estipulando um valor para cobrar pelo seu serviço.

Por conta disso muitos cristãos estão cobrando absurdos e muitas igrejas aceitam pagar essas quantias.

Saiba que está aí um grande erro. Quando você estipula um valor você está indo além do que está escrito o que pode demonstrar a sua falta de fé em Deus.

Portanto, se você é um pregador não estipule valores. Isso não é bíblico. É de seu direito ao menos um dinheiro que cubra todas as despesas que você teve para ir ao local e voltar dele mas, acredito que o que vier além disso que venha do outro e não porque você estipulou e cobrou.

Caso você seja um ouvinte nessas situações onde vem alguém de fora trabalhar na sua igreja não faça como a maioria que não abençoa aqueles que trabalham para o Senhor.

Se a bíblia diz que Deus dará recompensa para quem der a alguém um copo de água fria(Mt 10:42) o que dirá quem abençoar a obra Dele.

O que significa de graça recebeste de graça dai?

Agora faltou o principal: o que significa então “de graça recebestes de graça daí” ?

Precisamos entender primeiro o que é os apóstolos receberam de graça para dar de graça. Para entender isto vamos examinar todo seu contexto:

E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal. Mateus 10:1

Depois ele diz também…

Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes de graça dai. Mateus 10:8

Você vê claramente nestes versículos que o que eles receberam de graça foi poder para expulsar demônios, para curar qualquer doença e ressuscitar os mortos.

É isto que devemos dar de graça: aquilo que provém apenas do Espírito Santo de Deus.


Alguns exemplos…

Um caso na bíblia sobre não receber pagamento é quando o profeta Eliseu cura Naamã da sua lepra. Isto esta escrito em 2 Reis capítulo 5.

Após receber  cura da sua doença Naamã que tinha muito dinheiro quis lhe pagar pelo que ele havia feito então O profeta respondeu: “Juro pelo nome do Senhor, a quem sirvo, que nada aceitarei“. Embora Naamã insistisse, ele recusou. 2 Reis 5:16

Outro caso é o de Simão o mágico que queria comprar de Simão Pedro o poder de orar pelas pessoas para serem batizadas em Atos capítulo 8.

Ao ouvir este pedido Pedro lhe da uma resposta dura:

Pedro respondeu: “Pereça com você o seu dinheiro! Você pensa que pode comprar o dom de Deus com dinheiro? Atos 8:20

Ou seja, tudo que envolve o dom que vem de Deus por meio do Espírito Santo não pode ser cobrado.

O que se pode receber voluntariamente?

Aquilo que a pessoa teve que gastar tempo (que é a moeda mais valiosa) e dinheiro muita das vezes com cursos, faculdade de teologia ou qualquer coisa do tipo, isto deve ser recompensado como o próprio texto de Mateus deixa claro no verso seguinte…

Não levem nem ouro, nem prata, nem cobre em seus cintos;

não levem nenhum saco de viagem, nem túnica extra, nem sandálias, nem bordão; pois o trabalhador é digno do seu sustento. Mateus 10:9,10

Porque eles não deveriam levar nada disso? Porque o trabalhador é digno do seu sustento e então alguém iria lhes conceder tudo isto.

Jesus pede para que eles contem com a ajuda das pessoas para ajudar seu ministério como este outro verso ensina também:

“Na cidade ou povoado em que entrarem, procurem alguém digno de recebê-los, e fiquem em sua casa até partirem. Mateus 10:11

Precisar da ajuda de pessoas não significa não confiar em Deus, significa confiar que Deus pode prover nosso sustento através de corações generosos que entendem a importância desta obra.

Agora receber dinheiro por um dom espiritual ou estipular um valor a se cobrar não é bíblico.

CONCLUSÃO – De graça recebeste de graça dai

Em conclusão, segundo as passagens que lemos não é errado receber por aquilo que gastamos dinheiro e tempo para conquistar. Errado seria cobrar para pregar no sentido de estipular valor ou cobrar por manifestação de um dom espiritual.

Outro erro maior ainda que tem indignado muitos cristãos é o valor absurdo que alguns pregadores cobram para pregar ou músicos cobram para cantar e tocar.

Só não pense que exatamente tudo que recebemos de Deus não deve ser recompensado financeiramente porque se fosse assim nada poderíamos receber de ninguém porque tudo que temos vêm do próprio Deus como está escrito nestes versículos:

Não digam, pois, em seu coração: “A minha capacidade e a força das minhas mãos ajuntaram para mim toda esta riqueza”.

Mas, lembrem-se do Senhor, do seu Deus, pois é ele que lhes dá a capacidade de produzir riqueza, confirmando a aliança que jurou aos seus antepassados, conforme hoje se vê. Deuteronômio 8:17,18


Portanto vamos ser generosos com aqueles que nos ajudam a entender mais a palavra de Deus.

Vamos ajudar um ao outro?

Eu por exemplo, fiz este blog com intuito de ajudar muitas pessoas a aprenderem ainda mais sobre a palavra de Deus e você não paga nada por isso.

Para mantê-lo, porém eu preciso de dinheiro para o domínio do site fora a internet que eu pago e a quantidade de horas gastas para produzir este conteúdo que acredito ser de extremo valor.

Mas, se quiser me ajudar de alguma forma clique na imagem abaixo para conhecer o curso online: Conheça sua bíblia de capa a capa.

Só de adquirir um material como este além de você se ajudar já que vai aprender ainda mais com a palavra de Deus você vai estar me ajudando sem ter que pagar nenhum centavo a mais.

De qualquer forma muito obrigado.

Conheça sua bíblia de capa a capa


4 comentários em “De Graça Recebestes de Graça Dai – Amamos a Deus ou ao Dinheiro?”

  1. Mais no final do seu estudo você comenta que deve-se receber pelo trabalho, porém não devemos por preço, ou cobrar… No final vi falando do seu curso e do ver se ele tinha preço definido ou era aberto a receber qual quantia o aluno quisesse dar…
    E vi que cobrou e colocou preço… Como fica esse caso?

    EU TENHO UM TREINAMENTO MINISTERIAL E-BOOK QUE TAMBÉM COLOQUEI PREÇO, JUNTO COM ELE OFEREÇO 4 HORAS DE PRESENCIAL.
    QUAL A IMPLICAÇÃO DE COBRAR UM VALOR POR PESSOA QUE QUISER FAZER O TREINAMENTO DENTRO DE UMA SALA DE AULA DE UMA IGREJA?

    Responder
    • Creio que a única diferença entre os dois casos é a presença e ausência do culto. No que no que se refere a uma pregação existe um culto a Deus acontecendo. A bíblia já ensina o que deve conter neste culto. Nos outros casos se trata de um curso onde não há um culto envolvido. Neste caso trata-se de uma escola apenas onde a bíblia não da regra nenhuma.
      Eu não vejo problema de você cobrar para estudar mesmo que usando um espaço dentro da igreja. Não tem a ver com o culto a Deus necessariamente. Deus abençoe.

      Responder
  2. Legal você ter citado Deuteronômio 8,17-18. Realmente o pacto que o Eterno fez com Israel engloba a capacidade de gerar riquezas. Todavia, lembre-se que o pacto é composto por um pacote completo, no qual nós temos que seguir:
    – Lembrar e guardar da Shabat (não é necessariamente sábado);
    – Não comer carnes imundas, dentre elas a carne de porco;
    – etc etc etc.

    É fácil buscar citações na primeira aliança para justificar salários de dezenas de milhares de reais de alguns “pastores”, no entanto, quero ver guardar as mesmas instruções listadas em Leviticos, Deuteronômio, pelos profetas, escritos e em outros livros. O nosso Salvador respeitou na íntegra todos estes mandamentos. E aqueles que buscam justificação bíblica para altos salários também cumprem suas contrapartes no pacto feito com o nosso Eterno?

    Responder
    • Irmão eu também guardo o sábado e não como carnes imundas rsrs
      Eu entendi o que quis dizer. É verdade. Muita das vezes nós só buscamos no antigo testamento algo que favoreça nossos desejos, mas evitamos os mandamentos esquecidos. Eu não justifico abuso de ninguém. Só creio que quem estuda a palavra e orienta com ensino e exemplo deveria ser mais honrado. Deus abençoe.

      Responder

Deixe um comentário