Tiago 2: Por Esse Motivo Sua Benção Não Chega

Provavelmente você já deve ter lido Tiago 2 e, apesar disso não entendeu o que essa passagem tem a ver com ser ou não ser abençoado conforme o título.

A verdade é que Deus não abençoa a qualquer um, pois muita das vezes somos incoerentes e não falamos de coisas que vivemos.

É sobre isso que Tiago capítulo 2 vai tratar e nesse artigo eu vou mostrar as implicações disso em nossas petições a Deus.

Leia o artigo até o final para saber também como reconhecer um falso profeta ou falso cristão.

Introdução a Tiago 2

Vale lembrar que o Tiago que escreveu esta carta provavelmente foi o Tiago irmão de Jesus que era líder da igreja em Jerusalém.

Não pode ter sido o Tiago irmão de João porque este foi decapitado por Herodes no início das igrejas e esta carta foi uma das cartas mais antigas da história da igreja.

O Apóstolo Tiago morreu provavelmente antes desta carta ter sido escrita.

Essa carta tem dois grandes objetivos: ajudar os crentes a enfrentar o sofrimento e as dificuldades da vida e a vencer a incoerência e imaturidade em relação a crenças e práticas.

O capítulo 2 de Tiago fala sobre essa incoerência.

Existe uma grande chance de você também estar vivendo uma incoerência em suas atitudes e foi isso que me moveu a escrever este artigo.

Até porque eu também muita das vezes me deparo com certas incoerência, logo meu objetivo não é apontar dedos, mas te mostrar na palavra o que aprendi sobre isso através desta carta e como estou superando.

Pense e responda as seguintes perguntas:

Você tem de que é salvo?

Você ama o seu próximo?

Você acredita em Deus?

Parecem perguntas tão simples de responder e são mesmo.

No caso de suas respostas terem sido sim para as três perguntas, a partir de agora a bíblia vai te mostrar se realmente você tem fé, ama e acredita em Deus.

Após isso você vai entender porque muitas das vezes oramos tanto e não somos abençoados.

Mostramos que somos salvos pelas nossas obras

Que proveito há, meus irmãos se alguém disser que tem fé e não tiver obras? Porventura essa fé pode salvá-lo? Tiago 2:14

Tiago nesse verso nos ensina que não adianta nada falarmos que temos fé se nossas atitudes não mostram isso.

É como alguém dizer que acredita que vai arrumar um emprego, mas não sai pra procurar um. É uma fé ilusória e sem fundamento.

Imagina um marido que diz que ama a esposa mas que não colabora com ela, não ajuda nos serviços de casa, não ajuda financeiramente, não faz nem sequer favores pra ela.

Quando ele diz que a ama as suas palavras não condizem com sua atitude porque ele diz guiado apenas pela sua emoção.

Muitas das vezes nós também na emoção do momento dizemos que cremos, mas na prática estamos longe disso.

É claro que o problema não é a confissão de fé já que Paulo ensina em sua carta aos romanos:

A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Romanos 10:9

O problema é a confissão que não é demonstrada em atitudes.

Agora lembra da pergunta da introdução: Você tem fé de que é salvo?

Se você de fato tem atitudes de uma pessoa salva eu fico feliz por você pois você faz parte da grande minoria.

Para saber as atitudes de uma pessoa salva clique aqui para ler meu artigo: Como Saber Se Sou Salvo: Preocupe-se Se Esta Lista Não te Descrever.

Mostramos nosso amor ao próximo pelas obras    

E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano,

E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Tiago 2:15,16

Aqui Tiago continua falar de fé através das obras dando o exemplo de um falso amor ao próximo.

O exemplo citado é como aquelas pessoas que pedem ajuda na igreja quanto ao seu casamento por exemplo e a pessoa ao invés de dar um bom conselho ou uma orientação ela simplesmente diz frases como: confia em Deus que ele vai abençoar… ou… espera em Deus que tudo vai dar certo.

Não que isso não seja verdade, mas geralmente quem diz isso é porque tem pouco repertório bíblico e não pode ajudar de fato aqueles que precisam aprender mais da palavra para ai então Deus abençoar.

Então Tiago continua…

Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Tiago 2:17

Fé sem atitude é como amor sem atitude. Você mostra o que sente pelo que faz.

Você realmente ama o seu próximo, como seus pais, parentes, vizinhos, amigos e conhecidos por exemplo?

Se sim, através de quais atitudes sua você se baseia para dizer que ama seu próximo que aliás é o segundo maior mandamento?

Mostramos nossa crença em Deus pelas obras

Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Tiago 2:18

Conforme o versículo deixa claro nós só mostramos a fé que temos em Deus através das nossas atitudes.

Uma atitude que tem faltado entre nós cristãos é tremor diante de Deus. Veja o que diz o próximo versículo…

Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o creem, e estremecem. Tiago 2:19

Admitir que só existe um Deus até o diabo admite. Ele mostra isso pelo seu tremor.

O hipócrita porém, diz que existe um Deus mas não treme.

O que seria tremer diante de Deus?

Quando eu falo aqui de tremor diante de Deus eu não falo de medo de ir ao inferno. Até por que esse tipo de medo não é o ideal como João escreveu:

No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor. 1 João 4:18

Eu me refiro a medo em relação a atuação de Deus em nossas vidas. O medo que Moisés sentiu ao ser chamado pela sarça que ardia em chamas e não se consumia.

Sarça
Arte feita por Louiz Brito

O medo ao saber que o Deus todo poderoso atua em nossas vidas conforme Paulo escreveu nesses versos:

Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor;

porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade. Filipenses 2:12,13

Você realmente acredita em Deus? Essa pergunta hoje em dia é muito superficial porque as pessoas de fato acreditam em Deus, mas acreditam em um Deus segundo a imaginação delas e não segundo a bíblia.

Uns acreditam até num Deus que não se importa se você vai ou não á igreja. Mais uma vez temos aqui uma fé sem fundamento.

Sabendo disso eu prefiro perguntar: Você acredita no Deus da bíblia? Porque o único Deus que existe é o que a bíblia descreve.

Você mostra que acredita nele através de temor e tremor? Através de reverência nos cultos e na obediência a sua palavra? Pense nisso.

Exemplos de fé acompanhada de obras em Tiago 2

Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta? Tiago 2:20

Tiago agora vai desafiar qualquer um que não acredita no seu argumento usando como exemplo alguns dos heróis da fé.

Exemplo de Abraão

Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque?

Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada.

E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus. Tiago 2:21-23

Abraão provou que creu pela obediência a Deus já que ele de fato ia oferecer Isaque em sacrifício.

Ele pode ter pensado: Deus me prometeu que minha descendência viria de Isaque. De certo ainda que eu o sacrifique ele o ressuscitará.

Eu penso assim me baseando no que está escrito em Hebreus…

Abraão levou em conta que Deus pode ressuscitar os mortos; e, figuradamente, recebeu Isaque de volta dentre os mortos. Hebreus 11:19

Fé e obras são dois lados da mesma moeda. Elas andam sempre juntas. Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé. Tiago 2:24

Exemplo de Raabe

Jericó
Arte feita por Alexander Lawrence

A prova que Raabe crê que Israel vai destruir sua nação é o fato dela ter acolhido os espias.

Raabe era uma prostituta que morava numa suposta cidade chamada Jericó.

Ela recebe dois espias do povo de Israel em sua casa e os esconde para que não fossem capturados pelos guardas daquele lugar.

As palavras dela mostram o motivo dela ter feito aquilo:

Sei que o Senhor lhes deu esta terra. Vocês nos causaram um medo terrível, e todos os habitantes desta terra estão apavorados por causa de vocês.

Pois temos ouvido como o Senhor secou as águas do mar Vermelho perante vocês quando saíram do Egito, e o que vocês fizeram a leste do Jordão com Seom e Ogue, os dois reis amorreus que aniquilaram. Josué 2:9 e 10

Perceba então que ela mostrou sua fé não só pelas palavras mas pelas suas ações conforme Tiago vai dizer no verso 25:

E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho? Tiago 2:25

Tiago vai de dois extremos: Abraão que era o pai da fé, patriarca e figura mais importante no judaísmo; e Raabe: prostituta, gentílica e Cananéia. Porque tamanha distinção entre os exemplos?

Pode ser que pelo simples fato de que para essa regra não existe exceção. Todos nós precisamos entender que fé sem obras é morta. Ainda que diga ter uma fé como a de Abraão ou uma fé como de Raabe.

Tiago então conclui dizendo:

Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta. Tiago 2:26

Se quisermos então ter uma fé viva e radiante ela precisa estar fundamentada na palavra e acompanhada de obras.

Reconheça as pessoas pelo que elas fazem

Um exemplo legal que não está nesta carta é o do próprio Jesus que não apenas dizia que era o Cristo mas também mostrava isso em obras.

Tiago 2
Arte feita por Jassi Singh

Veja os seguintes versículos:

E Jesus andava passeando no templo, no alpendre de Salomão.

Rodearam-no, pois, os judeus, e disseram-lhe: Até quando terás a nossa alma suspensa? Se tu és o Cristo, dize-no-lo abertamente.

Respondeu-lhes Jesus: Já vo-lo tenho dito, e não o credes. As obras que eu faço, em nome de meu Pai, essas testificam de mim. João 10:23-25

Naqueles dias era através das obras que eles poderiam crer que de fato Jesus era o Cristo e é assim que saberemos nos nossos dias quem são os falsos profetas, os falsos apóstolos, os falsos cristãos e finalmente o anticristo.

Basta que estudemos a palavra de Deus para entender a atitude de cada um para saber quem é quem.

Muitos se perguntam por exemplo quem será o anticristo? Seria algum papa ou o até então presidente da França Emannuel Macron?

É simples, basta ver se algum deles possuem as características do anticristo.

Eu até então não tenho um artigo sobre isso mas, você vai encontrar suas características com mais detalhes nas duas primeiras cartas de João, apocalipse e segunda carta de Paulo aos Tessalonicenses.

Seja qual for o tipo de pessoas que você quer reconhecer pelos seus frutos vocês os reconhecerão! (Mt 7:20).

Porque não somos abençoados?

Veja o que Salomão escreveu nesse versículo:

O Senhor está longe dos ímpios, mas ouve a oração dos justos. Provérbios 15:29

Nesse versículo ímpio é todo aquele que vive na prática do pecado, enquanto que justo são aqueles que foram justificados por Cristo e como consequência disso vivem uma vida longe do pecado.

Isso combina com a questão levantada por Tiago porque ser justo ou ímpio tem a ver com o que fazemos e não com o que falamos.

É por isso que muitas das vezes não somos abençoados. Nós agimos como ímpios e queremos ser tratados como justos.

Se você precisa de uma benção no seu casamento procure obedecer a bíblia no que diz respeito ao seu papel de marido ou esposa.

Se você procura longevidade de vida obedeça ao quinto mandamento que fala sobre isso.

Se você procura melhorar sua vida financeira siga os conselhos que estão principalmente no livro de provérbios onde ele fala sobre desperdiçar dinheiro, tempo e sobre preguiça.

Se desejas uma benção que só um filho de Deus pode receber seja então um filho de Deus como nos ensina esse versículo:

Desta forma sabemos quem são os filhos de Deus e quem são os filhos do diabo: quem não pratica a justiça não procede de Deus; e também quem não ama seu irmão. 1 João 3:10

Conclusão

Em conclusão, nós aprendemos que a fé salvadora vai produzir obras que serão frutos de uma transformação que só o Espírito Santo pode fazer na vida do homem.

Pessoas transformadas são obedientes e desta forma provam que são filhas de Deus. A estes o Pai ouve e abençoa de acordo com sua vontade.

Sabemos também que pelas obras é que reconhecemos falsos pastores, profetas, irmãos e daqui um tempo o anticristo.

Muitos cristãos fazem só coisas básicas como orar e ir a igreja achando que isso basta para que sejam salvos.

Sabendo disso procure estudar mais sua bíblia para agir de fato como uma pessoa de fé. Não se iluda fazendo pouco e nem pense estar bem se comparando com os que fazem pouco.

Se compare principalmente com Cristo e também com os homens e mulheres de Deus da bíblia.

Se este artigo fez sentido para você não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

Se você realmente deseja aprender a estudar sua bíblia, sem sair de casa, então você definitivamente precisa conhecer esta solução que já ajudou muitas pessoas a entender a bíblia de gênesis a apocalipse - Clique na imagem abaixo agora para saber mais enquanto ainda está no ar.

Conheça sua bíblia de capa a capa

Deixe um comentário