Fruto do Espírito: Virtudes de Quem Vence Todos os Pecados

O fruto do Espírito é o resultado gerado pelo Espírito Santo na vida do cristão que é verdadeiramente salvo.

Segundo o apóstolo Paulo este fruto é composto por 9 virtudes como ele descreve aos gálatas:

Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, Domínio próprio. Gálatas 5:22

Não se trata de 9 frutos, mas é como se fosse um cacho de uvas com 9 uvas ou uma mexerica com 9 gomos. Todas as partes compondo um único fruto.

Com “fruto” ele quer dizer qual é o resultado de quem possui o Espírito Santo.

Possuir o Espírito Santo é a maior prova de que uma pessoa é salva.

Por conta disso é importante você procurar entender se você tem estas características para não viver uma ilusão de que é salvo quando na verdade não é.

Neste artigo eu vou ensinar o que significa cada uma dessas virtudes. Vou mostrar alguns exemplos na bíblia e você vai aprender a importância do Espírito Santo para vencer qualquer pecado.

Além disso, você vai entender a aparente contradição que há nas falas de Jesus já que tem um versículo que ele diz que nos deixa sua paz (Jo 14:27) e em outro ele fala que não venho trazer paz, mas espada (Mt 10:34). Vamos lá.

Introdução

A carta de Paulo aos gálatas nos mostra um momento em que um grupo de cristãos ensinava os membros da igreja da galacia que era necessário guardar toda lei de Moisés para ser salvo.

Paulo, obviamente vai combater esta heresia ensinando que a salvação é mediante a em Jesus Cristo e que ele é o único caminho para alcançar a salvação.

Outro problema na igreja eram seus conflitos pessoais por conta de discórdias entre os irmãos.

Paulo ensina que a solução para ambos os problemas seria o Espírito Santo.

Por meio dele nós conseguimos viver em comunhão e guardamos a lei de Deus como forma de gratidão e glorificação do Seu nome.

O problema é que muitos cristãos de hoje em dia não se relacionam bem como igreja e nem obedecem a Deus por conta de não ter este fruto do Espírito.

Por isso eu resolvi fazer este artigo para ajudar você a entender cada uma destas 9 virtudes e a sua importância para vencermos nossos pecados.

Vamos ver agora o que quer dizer cada parte deste fruto do Espírito.

A base de todo fruto: Amor

O amor é à base de todo fruto do Espírito. Ele é a essência do caráter de Deus.

É baseado no amor que temos os dois maiores mandamentos da lei de Deus:

Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. Deuteronômio 6:5
[…]
Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Mateus 22:39

O problema das pessoas hoje em dia é que pensam que amor é um sentimento, atração física ou uma felicidade interior.

Será que Cristo ao morrer na cruz pelos nossos pecados estava alegre? Será que ele estava se sentindo pleno e feliz? Fisicamente falando com certeza não, pois a única alegria que tinha era a de fazer a vontade de Deus.

Agora no corpo ele sofreu por nós porque decidiu amar as pessoas que ele salvaria por meio do seu sacrifício.

Amor x Paixão

Portanto, amar não tem nada a ver com sentimento. Amor é uma decisão.

Não se case com alguém que se apaixonou por você. Se case com alguém que te ama e isso não é a mesma coisa.

Repare em quantos casos de jovens nos tele jornais que mataram suas namoradas que queriam terminar o namoro.

Isso passa direto na televisão. Isso é paixão. A paixão é egoísta. Diferente do amor que, segundo Paulo não faz mal a ninguém.


Um exemplo legal de alguém que realmente amou a futura esposa foi Jacó:

Assim serviu Jacó sete anos por Raquel; e estes lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava. Gênesis 29:20

Jacó teria que trabalhar 7 anos para casar com Raquel. Ele fez isso por que ele decidiu amá-la. Amor tem a ver com sacrifícios. Se você ama alguém você deve se sacrificar por essa pessoa.

Deus nos provou seu amor pelo sacrifício de Cristo na cruz. Da mesma forma nós só o amamos se nos sacrificarmos por ele também.

Se o amor de Deus verdadeiramente habitar em você você vencerá todos os pecados, pois ele é a base de tudo. Quer vencer todos os teus pecados? Seja cheio do Espírito Santo.

Fruto do Espírito: Alegria

Alegria aqui tem a ver com um estado de felicidade, mas não é a mesma felicidade que vem do mundo.

Não tem a ver com momentos. Tem a ver com o estado permanente de graça. Todo cristão sincero é alegre. Não tem como viver triste sabendo que é salvo.

Claro que nós também passamos por momentos de tristeza, no entanto esse sentimento não nos domina, não nos escraviza e nem nos derruba como acontece com os ímpios.

Ele é suprido e sobreposto pela ação do Espírito Santo.

Temos alegria ao saber que tudo esta no controle de Deus e que no final de tudo seremos salvos.

Quando Davi pecou contra Deus ele perdeu essa alegria. É por isso que ele ora assim no salmo 51:

Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário. Salmos 51:12

Se você tem passado por tentações não troque a alegria da salvação pelo prazer do pecado. Isso vai provar como está sua fé.

Se tiver muita fé você vai conseguir vencer qualquer tentação e Deus vai te honrar lá na frente.

Quando Filipe pregou o evangelho em Samaria, este foi o resultado:

E havia grande alegria naquela cidade. Atos 8:8

Se você diz que é cristão, que é salvo, que acreditou no sacrifício de Cristo Jesus, mas não vive essa alegria como os habitantes daquela cidade, desconfie dessa sua salvação.

A alegria do Espírito vence a inveja

Uma pessoa que tem essa virtude dificilmente sentiria inveja de alguem.

A inveja muita das vezes vem de uma insatisfação pessoal com a vida que se leva.

Ninguém sente inveja de algo que o outro tem que é inferior ao que temos.

Eu reparo na minha própria vida que quanto mais alegre estou menos fico tentado a invejar os outros. Já reparou algo assim na sua?

O cristão verdadeiramente salvo não teria motivos para invejar ninguém pois ele já teria aquilo que é mais valioso que é o selo do Espírito que prova que ele é verdadeiramente salvo.

Portanto, qualquer pecado que possa vir após a inveja como assassinato que foi o caso de Caim e dos fariseus não virá de um cristão verdadeiramente alegre.

Abel e Caim
Arte criada por Eikonik


Fruto do Espírito: Paz

Esta paz nos é concedida quando nós cremos de fato em Jesus.

A paz que tínhamos com nosso criador nos foi tirada por conta dos nossos pecados e por isso estávamos em inimizade com Deus.

Quando Cristo morreu por nós na cruz esta paz nos foi restaurada como Paulo nos ensina em sua carta aos Romanos:

Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Romanos 5:1

A pessoa que de fato está em paz com Deus se torna pacificadora. Esse tipo de pessoa não cria contendas, intrigas e nem fofocas.

Ela promove a paz em todos os lugares que vai. Ela é bem aventurada como Jesus ensina no sermão da montanha:

Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Mateus 5:9

Paz com Deus e não com o mundo

Em relação a Deus estamos em paz, por outro lado, não podemos achar que isso nos trará paz em relação a todas as pessoas. É isso que quer dizer o verso seguinte:

“Não pensem que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada.”
Mateus 10:34


Cristo vem trazer paz em relação a Deus, mas divisão em relação ao mundo. Qualquer divisão causa conflitos.

Não espere viver em paz com todas as pessoas. Não estranhe quando ver cristãos discordando fortemente de alguma coisa que não está de acordo com o que ensina a bíblia na política por exemplo.

É normal o cristão combater essas ideias diabólicas que estão em desacordo com a vontade de Deus

Em relação a isso vemos o Rei Davi que estava em paz com Deus, mas vivia em inimizade com seus inimigos ímpios e idólatras.

Isso, porém, não o impedia de dormir tranquilamente como fica claro em um de seus salmos:

Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança. Salmos 4:8

Portanto, por mais que tenhamos conflitos com nossos inimigos que são principados e potestades e, além disso, conflito com nossos pecados, através do Espírito Santo temos paz com Deus e essa é a paz que realmente importa para o cristão.

Valorize a presença de Deus

Uma pessoa que está em paz com Deus dificilmente saíra da sua presença voltando a ter inimizade contra Ele.

Sair da igreja e se desviar é algo difícil de acontece com um cristão verdadeiro. Não digo que seja impossível, mas que é difícil é.

Uma pessoa que se desvia várias vezes não dá um bom sinal. O filho pródigo ao voltar a casa do pai provavelmente nunca mais se desviou novamente.

Se de fato estamos em paz com Deus precisamos valorizar isso nos mantendo firmes através da comunhão com os irmãos na igreja.

Fruto do Espírito: Longanimidade

Ser longânime nos da disposição, firmeza de ânimo e tolerância em toda e qualquer circunstância da vida.

Geralmente é na provação que fica evidente se somos longânimos e temos ou não o fruto do Espírito Santo.

Se a pessoa diante do problema questiona, desanima e blasfema, fica provado que ela não tem essa virtude.

Quando somos longânimos nos suportamos qualquer provação. Nós aprendemos a esperar em Deus e confiar que ele tem o melhor para nós.

Essa foi uma característica obrigatória na vida de Josué. Tanto que Moisés lhe avisou não só uma vez para que ele a possuísse:

[…] Esforça-te e anima-te; porque tu introduzirás os filhos de Israel na terra que lhes jurei; e eu serei contigo. Deuteronômio 31:23

O povo de Israel era muito teimoso. Por conta disso o líder precisava estar sempre animado e disposto para esta missão.

Da mesma forma hoje nós sempre vamos estar rodeados de pessoas complicadas. Para vencer isso você precisa ser longânimo. Não se esqueça disso.

Longanimidade nos ajuda a ter fé

Uma pessoa longânime, ou seja, paciente não pecará contra Deus tomando atalhos fazendo as coisas sem do próprio jeito para obter um resultado mais rápido.

Qualquer atalho que tomamos para conseguir algo é na verdade uma demonstração da nossa falta de fé em Deus.

Isto ocorreu com Saul em 1 Samuel 13 que não esperou o profeta para o sacrifício por constrangimento ao ver que o povo estava se afastando dele.

Isso o levou a fazer o sacrifício do jeito dele o que desagradou muito a Deus.

Muitos jovens caem na fornicação por não esperar em Deus uma pessoa ideal para se casar. Outros cometem crimes para enriquecer mais rápido.

Que não seja assim com nós. Que sejamos pacientes por meio de uma conversão genuína.

Fruto do Espírito: Benignidade

Benignidade é algo que está mais ligado ao interior do homem. Ela visa o bem estar das outras pessoas.

Outros significados para benignidade seria amabilidade, ternura e respeito no que se refere ao relacionamento com o próximo.

É como o trecho de primeira coríntios onde apesar de Paulo fala sobre o amor em questão, ele cita também características de uma pessoa benigna já que, como foi dito o amor é a base de todo o fruto, logo quem ama é benigno também.

Ele diz: Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; 1 Coríntios 13:5


A pessoa benigna não fica duvidando e suspeitando o mal para denegrir outras pessoas.

O apóstolo Paulo se fez um exemplo a ser seguido aos irmãos de Corinto como ele diz no verso seguinte:

Na pureza, na ciência, na longanimidade, na benignidade, no Espírito Santo, no amor não fingido, 2 Coríntios 6:6

Que nós possamos seguir o exemplo do apóstolo que é ser sempre benignos com todos ainda mais os nossos irmãos e não malignos como o mundo que jaz no maligno.

Por isso você precisa de benignidade

Acredito que uma pessoa benigna não levará tudo o que os outros fazem de uma forma negativa como ocorreu com o rei de Amon em 2 Samuel capítulo 10.

Quando Davi quis usar de benevolência com este rei cujo nome era Hanum, ele acreditou que aquilo tudo era apenas um disfarce para que Davi espionasse a terra para guerrear contra ela.

Isto fez com que ele humilhasse os mensageiros do bem intencionado rei Davi.



Esse ódio disfarçado de cuidado com o perigo e as más intenções das pessoas é na verdade um preconceito. É julgar sem justiça. É um sentimento maligno.

Não foi assim que Jesus nos ensinou. Ele disse:

Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça. João 7:24

De fato todo ser humano erra e pode ter intenções ruim, mas isso não é desculpa para pensarmos que tudo que os outros fazem é para nos passar a perna ou coisa assim.

Se você for benigno você não será assim.

Fruto do Espírito: Bondade

Isso é algo que está ligado ao exterior do homem, ou seja, suas atitudes por ser bom.

O verdadeiro cristão é bondoso porque o Espírito Santo o ajuda a se colocar no lugar da outra pessoa.

Veja que a bíblia diz a respeito de Barnabé:

Ele era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé; e muitas pessoas foram acrescentadas ao Senhor. Atos 11:24

Barnabé era um homem bom e mostrava isso através das suas boas obras.

Além de ajudar muito na pregação do evangelho ele vendeu um campo que possuía para os apóstolos distribuírem o valor arrecadado de acordo com a necessidade de cada membro da igreja.

As boas obras devem acompanhar todos aqueles que têm o Espírito Santo. Que possamos viver esta realidade conforme Paulo nos ensina em sua carta à Timóteo:

Ordene-lhes que pratiquem o bem, sejam ricos em boas obras, generosos e prontos para repartir. 1 Timóteo 6:18

Como agradar a Deus caridade


Bondade manifesta amor

Uma pessoa bondosa vai manifestar através das boas obras a base do fruto do Espírito que é o amor.

Acredito que pode se dizer então que a bondade é o amor em obras.

Uma pessoa bondosa jamais será egoísta e se importará com os pobres e necessitados.

Ela ajudará os outros e se importará de fato com eles.

Se você se sente uma pessoa egoísta você precisa desta virtude urgente pois egoísmo não é uma característica de um salvo,

Fidelidade, mansidão e domínio próprio

Vamos falar agora de 3 virtudes que estão muito ligadas ao auto controle do crente que são: fidelidade, mansidão e domínio próprio.

Uma pessoa que contêm estas virtudes pode vencer qualquer vício.

Quando Deus criou o homem ele o chamou para que dominasse sobre os animais sobre a terra e sobre tudo o que possuía.

A partir do momento em que o pecado entrou no mundo o homem passou a perder o domínio sobre o que possuía.

Vemos isso em várias histórias da bíblia como as nações que o povo de Deus dominava se rebelavam e não se sujeitavam mais (2 Reis 8:20). Ou por exemplo quando a casa de Davi saia do seu controle e seus filhos cometiam toda sorte de pecados (2 Samuel 13:14, 2 Samuel 13:28 e 2 Samuel 16:22).

Da mesma forma nós perdemos o controle de nós mesmo quando nos entregamos ao pecado e não somos guiados pelo Espírito Santo.

Ficamos infiéis, iracundos e descontrolados porque nossos pecados tomaram conta do nosso coração e nos encontramos em dificuldade para recuperar este controle.

Vamos entender agora cada uma dessas 3 virtudes do fruto do Espírito que nada mais são que a solução para quem possui qualquer vício.

Fruto do Espírito: Fidelidade

Fidelidade a Deus nos faz mostrar atitude de confiança e de fé. Faz-nos obedecer mesmo que não tenha ninguém por perto. Esta virtude do fruto nos faz conseguir seguir o que está escrito em apocalipse:

[…] Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Apocalipse 2:10

Só vai ser fiel a Deus até a morte quem realmente o ama e o tem como prioridade em sua vida.

Um exemplo disso é o apóstolo Pedro. Antes de ser cheio do Espírito Santo ele afirmava que jamais negaria a Cristo. Não muito tempo após isso ele nega a Jesus descaradamente em Lucas 22:56-60.

Agora após o momento em que Pedro, é cheio do Espírito Santo em atos 2 a sua vida se transforma. Ele não é mais do tipo que fala. Ele é do tipo que faz.

Após ser ameaçado pelos sacerdotes para que não pregassem mais o evangelho ele diz para aqueles que o queriam prender:

[…] Importa antes obedecer a Deus que aos homens. Atos 5:29

Percebeu? A mesma pessoa antes e depois de ser cheia do Espírito Santo se mostrando de forma totalmente diferente quanto a sua fidelidade.

Se você não tem conseguido ser fiel a Deus isso pode ser um alerta para que você busque a presença do Espírito Santo.

Não se conforme com uma vida de infidelidade. Pessoas infiéis não serão salvas.

Vencendo as tentações

Uma pessoa fiel jamais cairá em pecados como adultério. Ela sempre levará a serio a confiança que as pessoas ao seu redor tem nela.

Além disso, ela dificilmente cairá em qualquer tentação devido ao fato de não ser apenas fiel ao próximo, mas principalmente a Deus.

Isso ocorreu na história de José que além de ter sido fiel a potfar foi fiel a Deus ao ser tentado pela mulher do seu patrão em Gênesis 39.

Portanto se quer ser fiel a Deus seja cheio do Espírito Santo para que Este te leve a fidelidade.

Fruto do Espírito: Mansidão

A pessoa com espírito manso é aquela que age sem raiva, estupidez e nervosismo. Ela também esta de acordo com o que Jesus ensina no sermão da montanha:

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Mateus 5:5

Essa mansidão não nos torna frouxos ou omissos. Mansidão é uma obra sobrenatural do Espírito Santo em nossas vidas. Veja como Jesus nos ensina no evangelho de Mateus:

Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Mateus 11:29

Jesus era manso, mas isso não o tornava indiferente quanto aos acontecimentos ao seu redor.

Ele ainda assim exerceu poder e autoridade sobre demônios, enfermidades e leis da natureza. Sua mansidão não o impedia de combater as heresias dos fariseus.

Um homem manso citado na bíblia foi Moisés. Veja o que nos ensina o livro de números:

E era o homem Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra. Números 12:3

Isso não fez dele frouxo ou indiferente quanto aos pecados do povo. Mansidão nos ajuda a nos controlarmos em momentos de raiva e nos faz parecer com Deus que é tardio em se irar.

Vença a ira com mansidão

Todo aquele que é manso não cairá em pecados relacionados a ira.

Pecados como vingança, briga, assassinato, fofocas, ofensa ou qualquer coisa deste tipo que só serve para prejudicar o próximo não virá daquele que possui o Espírito Santo porque ele é manso e ajuda a controlar nosso temperamento.

Eu tenho um artigo onde eu ensino como você pode controlar sua raiva. Clique aqui ou na imagem abaixo se quiser saber como se controlar melhor a luz da palavra de Deus.

Como controlar a raiva


Fruto do Espírito: Domínio próprio

Domínio próprio é o controle que temos de nós mesmo ante aos nossos impulsos.

Ele nos leva a ter autodisciplina. Todo cristão tem essa virtude.

Uma forma de conseguir isso é por meio do jejum. O jejum contribui para que consigamos dizer não para nossas vontades mesmo que elas sejam fortes.

Se somos dominados pelo pecado, logo fica claro que não temos domínio próprio. Um cristão genuíno não pode ser controlado pelo pecado.

Ele deve ser controlado pelo Espírito Santo para que seja feita na vida dele a vontade de Deus apenas, pois as pessoas guiadas pela carne não querem depender de Deus.

Um grande exemplo de domínio próprio na bíblia é o de José:

E ela lhe pegou pela sua roupa, dizendo: Deita-te comigo. E ele deixou a sua roupa na mão dela, e fugiu, e saiu para fora. Gênesis 39:12

Mesmo José sendo tão jovem ele conseguiu se controlar e não cair na tentação. Ao ser intimado a se deitar com a esposa do seu patrão ele se esforça sai correndo para não cair em tentação.

O domínio próprio é essa força que nos ajuda a fazer de tudo para não cair em tentação nenhuma.

Não ter domínio próprio é tão perigoso que nos torna semelhantes aos animais. Eles agem por instinto. Eles não têm raciocínio para saber se o que fazem é certo ou não. Como se fossem guiados apenas por emoções.

Deus não te fez pra ser guiado por emoções. Se você tem algum vício ou descontrole em alguma área da sua vida peça a Deus com humildade que te liberte disso antes que seja tarde.

Vença seu vício com esta virtude

Qualquer pessoa que tem domínio próprio vence qualquer vício.

Qualquer pecado como pornografia, uso desenfreado do celular, glutonaria ou coisas assim serão sempre vencidos por pessoas que possuem esta virtude de autocontrole.

Se você tem cometido algum destes pecados este é o maior segredo para vencê-lo: seja cheio do Espírito Santo porque desta forma você vai viver por meio dele e ,como nos ensina Paulo:

[…] vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. Gálatas 5:16

Conclusão

Em conclusão, observe esse texto que Paulo escreveu a Timóteo:

Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis.

Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios,

sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem,

traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus,

tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se também destes. 2 Timóteo 3:1-5

Perceba que as características citadas ai encima são de pessoas que serão condenadas por Deus no juízo final. Elas são contrárias ao que o fruto do espírito faz em nós.

Se você possui essas características que são contrárias ao fruto do espírito, você provavelmente não é salvo. Nesse caso ore nesse sentido e jejue para que Deus lhe conceda a graça de receber o Espírito Santo e manifestar o fruto do espírito.

Agora caso você tenha o privilégio de estar vivendo esta transformação não se esqueça da parte final que eu marquei em negrito que diz: “Afaste-se também destes”.

Muitas pessoas não conseguem viver de tal forma porque andam com pessoas com estas características ruins. Que você não seja mal influenciado, pois está escrito:

Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. 1 Coríntios 15:33

Se este artigo fez sentido para você não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

Se você realmente deseja aprender a estudar sua bíblia, sem sair de casa, então você definitivamente precisa conhecer esta solução que já ajudou muitas pessoas a entender a bíblia de gênesis a apocalipse - Clique na imagem abaixo agora para saber mais enquanto ainda está no ar.

Conheça sua bíblia de capa a capa

28 comentários em “Fruto do Espírito: Virtudes de Quem Vence Todos os Pecados”

      • Bom dia, glória Deus, me alimentei muitíssimo com o estudo sobre o fruto do Espírito e suas 9 virtudes…Fiquei maravilhada com tudo sempre relacionado a palavra de Deus que é viva e eficaz…Deus continue te usando para glória Dele e ajudar muitas pessoas assim como eu que tbm fui beneficiada com esse naravilhoso estudo…Obrigado Deus…obrigado você! Deus continue te abençoando sempre em nome de JESUS. Meu Tudão…Ohhh Gloriaaa.

        Responder
  1. Que baita palavra!!! Deus falou comigo através deste estudo, glória à Deus por tua vida irmão! Obrigada por compartilhar conosco foi muito edificante, muita clareza no texto, fácil de compreender !
    Foi benção!!!
    Que Deus continue fazendo de ti este lindo instrumento para alcançar mais pessoas, que teu ministério seja fortalecido e sempre direcionado pelo santo espírito de Deus.

    Responder
  2. Glórias a Deus por termos pessoas como vc que nos trazem o entendimento compreensão das coisas relacionadas ao Reino de Deus! Achei tremendo!
    Que Deus abençoe sua vida!

    Responder
  3. Parabéns pela excelente explicação. Muito edificante mesmo e de fácil compreensão!
    Que o Espírito Santo possa de capacitar cada dia mais para edificação de vidas no reino de Deus para glória do Senhor!
    Que Deus abençoe poderosamente e grandemente sua vida . E seja cada dia mais cheio de Espírito Santo de Deus.

    Responder

Deixe um comentário