Jeremias 17 5 – Sua confiança em Deus é falsa por esta razão

A bíblia ensina em Jeremias 17 5 que Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!

Isso significa então que não devemos confiar em ninguém? Ou, será que não podemos confiar em nós mesmos?

Leia este artigo até o fim se quiser saber de tudo isso e para entender claramente a diferença entre quem realmente confia em Deus e quem não confia.

Posso te afirmar que a maioria dos cristãos não estão confiando em Deus.

Isso porque a bíblia mostra um estilo de vida abençoado diferente da maioria dos cristãos.

É bom eu reafirmar que disse abençoado e não ausente de problemas e aflições.

De fato o cristão passa por diversas aflições, mas existe certo tipo de sofrimento que a maioria deles passam que não eram para estar passando.

Vamos aprender mais sobre isso.

Jeremias 17 5 – Introdução

A passagem que estudaremos está escrito em Jeremias 17:5 ao 8.

Ela diz respeito ao tempo em que o profeta Jeremias pregava contra o povo de Judá que havia pecado contra Deus.

Estes estavam prestes a ser dominados pelo império babilônico, porém o povo mesmo com as ameaças, estavam rebeldes quanto a se render verdadeiramente a Deus.

Isso porque para se render a Deus nós precisamos confiar verdadeiramente nele e confiar envolve obediência aos seus mandamentos.

O nosso problema é que estamos tão acostumados a pecar que não conseguimos guardar sua lei como ele gostaria.

Diante deste cenário é que Deus da várias profecias para Jeremias para que este pregasse ao povo.

É aí então que vamos estudar o versículos de Jeremias 17 5 ao 9.

Conheça sua bíblia de capa a capa


Não confie em si mais do que em Deus

Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor! Jeremias 17:5

Esse versículo não foi escrito com intuito de que você literalmente não confiasse em ninguém.

Se assim o fosse você não poderia confiar nem no seu conjugue. Você não confiaria em professores para ensinar seus filhos logo nem para escola eles iriam.

A passagem em questão não diz apenas “maldito o homem que confia no homem”, ela também diz: “faz da carne o seu braço e aparta o seu coração do Senhor”.

Ou seja, ela ensina que a nossa confiança primária deve estar em Deus e não nas pessoas ou ferramentas pelas quais Deus se utiliza para nos abençoar.

Isso também é ensinado no seguinte salmo:

Alguns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós confiamos no nome do Senhor nosso Deus. Salmos 20:7

Entendeu? O salmista colocava sua em Deus, mas nesta ocasião é óbvio que ele não abriria mão das suas ferramentas de guerra que são seus carros e cavalos.

Já na passagem de Jeremias 17 5 Deus queria que o povo confiasse nele para que não fossem mortos e não sofressem grandes perdas diante dos caldeus.



Confiar naquela ocasião em específico era que eles se entregassem para os caldeus.

A consequência de confiarmos em nós

Porque será como a tamargueira no deserto, e não verá quando vem o bem; antes morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável. Jeremias 17:6

A tarmagueira é uma árvore que vive em lugares desertos, secos e inabitáveis.

Assim é comparado aquele que confia em si. Ele não prosperará em seus caminhos, antes será infrutífero sem grandes resultados nas áreas da sua vida.

Quantas vezes eu e você não temos tão poucos resultados em nossas vidas profissionais, emocionais, ministeriais e financeiras não é mesmo?

Será que não temos criado atalhos para obter as bençãos de Deus desobedecendo sua palavra?

Saiba que isso está mostrando que você esta confiando em si e não em Deus.

Confesso que pessoalmente á vivi muito disso, mas hoje eu busco priorizar a obediência da palavra de Deus plenamente como quem se joga no escuro de tanto que confia na palavra.

Faça isso você também. Mesmo que não entenda de primeira confie em Deus para não viver infrutiferamente.

Confia em Deus

Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor. Jeremias 17:7

O que é confiar em Deus de fato?

Confiar em Deus não é torcer que algo bom vai da certo porque Deus é bom. Não é um pensamento positivo.

Confiar em Deus tem a ver com atitudes nossas mediante aquilo que ele nos ensinou.

Se você confia em Deus que ele lhe dará alguem para se casar então você vai se tornar alguém pronto para se casar.

Acredita que ele lhe abrirá uma porta de emprego? Então você fará sua parte se esforçando e estudando para que isto aconteça.

Confiar tem tudo a ver com obediência e só dessa forma você será bendito.

Cuidado para não ter uma falsa confiança em Deus baseada em pensamentos positivos, ou em fazer coisas simples como ir aos cultos, louvar e ler a bíblia presumindo que fazendo apenas isso já basta para mostrar que você tem fé e será abençoado por isso.

A benção de confiar em Deus

Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto. Jeremias 17:8

Esta passagem é semelhante com a escrita em salmos 1.

Salmos 1

O versículo ensina que o homem que vive uma vida de obediência à Deus é frutífero por conta da providência divina retratada pelo ribeiro.

Ele não teme nada porque Deus é com ele. Aliás o medo é um sinal de uma pessoa que desobedece a Deus como Moisés havia ensinado os israelitas caso eles desobedecessem a Deus:

Vocês viverão em constante incerteza, cheios de terror, dia e noite, sem nenhuma segurança na vida. Deuteronômio 28:66

O verso também mostra que em tempos de seca eles ainda darão frutos, ou seja, a sua provisão virá de Deus exclusivamente e não das circunstâncias.

Esse versículo deveria brilhar nossos olhos porque ele representa tudo que queremos, mas se não cofiarmos e obedecermos a Deus nunca viveremos nada do que está escrito nele.

Se você não tem visto ele se cumprir na sua vida coloque agora em pratica tudo o que você sabe que precisa ser feito e finalmente viva o que Deus tem para você.

Jeremias 17 5
Arte criada por Signeflinkart

Jeremias 17 5 – Conclusão

Em conclusão, entenda que sempre que procurar atalhos para não fazer exatamente o que a bíblia ensina você esta confiando no seu braço e na sua capacidade e não em Deus.

Isso te fará infrutífero. Você não será bem-sucedido. Precisa haver da sua parte uma confiança total em Deus seguindo o caminho que ele propõe para você na sua palavra.

Para ser bem sucedido simplesmente faça tudo o que a bíblia ensina você.

Se você tem dificuldades de entender a palavra de Deus eu te convido a clicar na imagem abaixo para que possa aprender a bíblia de uma maneira mais rápida e fácil sem ter que sair de casa.

Conheça sua bíblia de capa a capa


Recomendo isso porque muitos de nós até estudam a bíblia, mas não a entendem bem e por conta disso não sabem que caminho devem seguir.

Não guarde tais dúvidas com você. Busque compreender apalavra de Deus e assim você será bem-aventurado para glória Dele. Deus abençoe.

4 comentários em “Jeremias 17 5 – Sua confiança em Deus é falsa por esta razão”

  1. Gostei bastante do conteúdo, referências bíblicas frequentes em todo o conteúdo me ajudaram a dissipar muitas dúvidas sobre o tema
    Obrigado, Deus continue te abençoando

    Responder
  2. muito bom o ensinamento… temos que confiarmos em Deus pois só assim viveremos na paz e não na ansiedade como será nossos dia !!!

    Responder

Deixe um comentário