O Jovem Rico: 7 razões por que é tão difícil um rico ir para o céu

Pode ser que você seja agora alguém como o jovem rico: uma pessoa próspera financeiramente, mas que além disso deseja muito ir para o céu.

Ou talvez você ainda não seja rico, mas sabe que tem potencial para conquistar uma vida financeira abundante.

Seja qual for o seu caso, você precisa entender o que a bíblia ensina sobre a dificuldade do rico entrar no céu para saber se vale a pena viver uma vida assim.

Quais seriam as dificuldades de um rico ir para o céu? Por que Jesus pediu ao jovem rico que vendesse tudo que tinha? Um cristão pode ser rico?

As respostas para essas perguntas e muitas outras você vai encontrar a partir de agora.

Só peço que abra seu coração e se pudesse anotar seria melhor ainda para não acontecer de você enriquecer, esquecer tudo o que leu aqui e viver uma vida que não agrada a Deus por conta do dinheiro.

O jovem rico – Quem era ele?

A história do jovem rico você encontra nos três primeiros evangelhos (Mt 19:16-30, Mc 10:17-31 e Lc 18:18-30). A bíblia não cita seu nome.

Ele é citado como um jovem judeu, rico e importante. Era uma pessoa que possuía muitas propriedades.

Apesar disso, ele era alguém que gostaria de herdar a vida eterna. Seu desejo o levou a largar um pouco suas ocupações para aprender com Cristo Jesus como conquistar aquilo que ele queria.

Sendo assim, ao perguntar como ele iria para o céu Jesus Cristo lhe cita os mandamentos. Um deles e mais importante era o que dizia: ama o teu próximo como a ti mesmo.

O jovem rico achava que cumpria esse mandamento. Cristo, porém, vai lhe mostrar que ele estava enganado.

Jesus pede para que ele venda tudo o que tinha e que entregasse tudo aos pobres. Desta forma ele estaria amando os pobres como a ele mesmo de fato. Existe uma outra razão pela qual ele pediu ao jovem rico vender tudo, mas eu falarei sobre ela depois.

O jovem rico ficou triste porque tinha muitas propriedades. Quando ele percebeu do que ele teria que abrir mão ele se retira como se possuir a vida eterna não fosse mais sua prioridade.

O jovem rico – O que aprendemos com essa história?

Talvez você esteja assim também, achando que está guardando os mandamentos, mas que na verdade está guardando apenas do seu jeito e não da forma que Deus pede.

Tome cuidado porque isso pode iludir você por muitos anos e atrair consequências graves por isso.

É notório também que o jovem rico não quis mais seguir a Jesus depois de entender o que ele teria que abrir mão.

Você já entendeu do que tem que abrir mão para seguir a Cristo? Eu pergunto isso porque muitos estão na igreja e simplesmente não abrem mão daquilo que lhes impede de servir a Cristo.

Alguns estão presos ao dinheiro, outros a ídolos, vícios, amizades ou até mesmo namoros que Deus não aprova.

Procure descobrir o que você precisa abrir mão para que não viva se enganando achando que por estar na igreja você está indo para o céu sendo que na verdade ainda esta preso a tantas coisa da terra.

se inscreve no nosso canal

O jovem rico – O que aconteceu com ele?

Jesus Cristo havia profetizou a queda de Jerusalém antes da sua morte na cruz. O lugar em que provavelmente vivia o jovem rico foi sitiado anos depois conforme esta profecia e ele perdeu toda sua fortuna.

Talvez naquela ocasião Jesus também tinha a intenção de tirar dele a tristeza da perda de sua fortuna.

Só quem já perdeu muito dinheiro sabe como é difícil lidar com esta situação. Alguns chegam a ter depressão por isso.

É por isso que Jesus disse também:

“Não ajuntem tesouros aqui na terra, onde as traças e a ferrugem os destroem, e onde ladrões arrombam casas e os furtam. Mateus 6:19

Jesus deixa muito claro que aqui que os ladrões roubam aqueles que ajuntam tesouros na terra. Não está escrito que os ladrões só roubam os que não servem a Deus.

Aliás estas palavras foram dirigidas aos salvos: Os ladrões roubam. Eles vão roubar seja você cristão ou não.

Desta forma, ele da uma ideia melhor:

Ajuntem seus tesouros no céu, onde traças e ferrugem não destroem, e onde ladrões não arrombam nem furtam.

Onde seu tesouro estiver, ali também estará seu coração. Mateus 6:20,21

Isso não significa, porém que o cristão não possa ser rico. Quer dizer apenas que o nosso foco não é aqui e não podemos nos esquecer de demonstrarmos nosso amor aos que padecem de fome que aliás são muitos.

O jovem rico – Por que é tão difícil um rico ir para o céu?

[…] Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! Lucas 18:24

Agora vamos ao ponto mais importante. Vamos aprender os 7 motivos por que é tão difícil um rico ir para o céu.

1 – Os ricos não sentem a necessidade de uma vida melhor

Jesus certa vez contou uma parábola que está registrada em Lucas 12:16-20. Ela é nomeada como parábola do rico insensato.

Ela fala sobre um homem rico que só pensava no aqui e agora. Esse homem ficou tão rico que não precisava nem trabalhar mais. Tinha o suficiente para curti a vida…

 “Mas Deus lhe disse: ‘Louco! Você morrerá esta noite. E, então, quem ficará com o fruto do seu trabalho?’.

Lucas 12:20.

É muito mais fácil uma pessoa pobre se empolgar com a ideia de ruas de ouro, um lugar sem dor e sem pranto do que um rico.

Os ricos não sentem tanta necessidade de uma vida melhor. Muito deles curtem a vida muito bem aqui mesmo na terra.

Isso faz com que eles pensem apenas no aqui e agora. Não conseguem cumprir aquilo que Paulo ensinou neste verso:

Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra. Colossenses 3:2

2 – Os ricos são independentes demais

Leia este trecho da parábola do filho pródigo:

“Quando finalmente (o filho pródigo) caiu em si, disse: ‘Até os empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu estou aqui, morrendo de fome.

Vou retornar à casa de meu pai e dizer: Pai, pequei contra o céu e contra o senhor,

e não sou mais digno de ser chamado seu filho. Por favor, trate-me como seu empregado’. Lucas 15:17-19

Já parou para pensar que se o filho pródigo tivesse administrado melhor sua herança e tivesse conseguido muito dinheiro para sustentar sua vida de pecado ele não teria voltado para casa do Pai?

É isso que acontece com muitos ricos. Eles são independentes demais. Eles caem na armadilha de pensar que não precisam tanto assim de Deus.

Isso os desmotiva a ir a uma igreja já que tantas famílias começam a frequentar cultos procurando assistência básica para só depois se converter ao evangelho.

Como voltar para Deus
Arte feita por Broove Hukal

3 – Os ricos são tentados demais

Leia este trecho agora é sobre a história do pecado de Davi:

Davi mandou alguém para descobrir quem era a mulher. Disseram-lhe: “É Bate-Seba, filha de Eliã e esposa de Urias, o hitita”.

Então Davi enviou mensageiros para que a trouxessem, e teve relações com ela. Bate-Seba havia acabado de completar o ritual de purificação depois da menstruação. E ela voltou para casa. 2 Samuel 11:3,4

Você deve conhecer a história. Davi cobiça a mulher de Urias, se deita com ela e depois manda matar Urias.

Será que Davi teria conseguido tudo isso se não fosse um poderoso rei de Israel? Será que teria pecado tanto assim?

Para começar, se Davi não fosse rico ele não teria nem a visão privilegiada do palácio onde viu Bate-Seba tomando banho.

Ou mesmo que tivesse, ela talvez não aceitaria se deitar com ele. Provavelmente ela aceitou porque estava ali o homem mais poderoso da nação.

Aliás ele não teria esse poder de fazer com que Urias morresse na guerra para esconder seu pecado.

Enfim, o que quero dizer é que quando você tem mais dinheiro você tem mais poder.

O pecado de Davi

Sendo assim, as oportunidades de você cometer erros serão mais chamativas e numerosas.

O pecado da soberba

Outra pecado que os ricos serão tentados a cometer é o de se exaltar pelas suas conquistas e poder.

Isso porque os ricos costumam criar, conquistar, construir e ser bem sucedidos em muitas coisas.

Após alcançar o sucesso eles tendem a pensar que são melhores que os outros e não dão a glória a Deus pelas suas conquistas.

Isso aconteceu com o rei Uzias de Judá. Ele começou a reinar bem com dezesseis anos apenas.


Veja essa lista com alguns dos principais feitos de Uzias:

  • Ele guerreou e venceu o exército filisteu que era o maior inimigo de Israel na época.

  • Edificou cidades em Asdode entre os próprios filisteus;

  • Edificou torres em Jerusalém e no deserto;

  • Cavou muitos poços para cuidar da sua enorme quantidade de gado;

  • Tinha vários agricultores ao seu serviço;

  • Tinha um exército de 2.600 homens valentes do deserto e outro exército com 307.500 guerreiros todos bem equipados;

  • Fez grandes invenções de maquinas de guerra que atiravam flechas e grandes pedras;

  • Teve seu nome famoso entre as nações por ter se fortificado grandemente;

O rei Uzias ganhou muita fama e poder até que…

…. havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração até se corromper; e transgrediu contra o Senhor seu Deus […]. 2 Crônicas 26:16

Dificilmente você conquistará muitas coisas e não se exaltará. Dificilmente você fará como o rei Davi que foi mais poderoso, mas atribuiu toda suas conquistas à Deus.

4 – Os ricos podem ajudar mais e por isso eles serão mais cobrados

[…] quem muito foi dado, muito será pedido; e a quem muito foi confiado, ainda mais será exigido.” Lucas 12:48

Provavelmente o sentido desta fala de Jesus escrita no verso anterior não falava exatamente de dinheiro, mas é óbvio que os ricos serão mais cobrados no fim dos tempos já que eles podem ajudar mais as pessoas.

Assim como o poder de fazer o mal aumenta com as riquezas, aumenta também a possibilidade de fazer o bem.

Já imaginou se ao invés de gastar fortunas consigo mesmo os ricos do mundo todo ajudassem os pobres? A pobreza provavelmente sumiria do mundo.

Por esta razão, se o rico colocar seu amor mais em si do que nas pessoas necessitadas, ele dessa forma estará pecando contra Deus por não amar o próximo como Cristo nos amou (Jo 13:34) e isto será lembrado no juízo final.

Conheça sua bíblia de capa a capa


5 – Os ricos são distraídos demais

Este é um trecho da parábola do semeador:

As (sementes) que caíram entre os espinhos representam outros que ouvem a mensagem,

mas logo ela é sufocada pelas preocupações desta vida, pela sedução da riqueza e pelo desejo por outras coisas, não produzindo fruto. Marcos 4:18,19

Este trecho nos ensina que quando somos seduzidos pelas riquezas não conseguimos dar fruto para o reino de Deus.

O fato de estarmos distraídos demais querendo cada vez mais dinheiro nos deixa sufocados e nos deixa sem tempo para as coisas que são de Deus.

Mesmo que talvez venhamos a tentar conciliar as duas coisas, na maioria das vezes as empresas e negócios e principalmente as viagens e curtições nos tomam muito mais tempo do que nosso ministério.

6 – Os ricos são ocupados demais

Veja o que disse Jesus sobre o fim do mundo:

“E o mundo será como no tempo de Ló. O povo se ocupava de seus afazeres diários, comendo e bebendo, comprando e vendendo, cultivando e construindo,

até o dia em que Ló deixou Sodoma. Então fogo e enxofre ardente caíram do céu e destruíram a todos. Lucas 17:28,29

Estar ocupado com afazeres diários, comendo, bebendo, comprando, vendendo, cultivando e construindo não são coisas que só acontecem com os ricos, mas por serem ricos eles se ocupam muito mais com isso do que os pobres.

Estar ocupado significa também não ter tempo para Deus. Sua mente fica voltada só para o aqui e agora e você simplesmente esquece de que um dia vai morrer e Cristo vai voltar.

Essa não é só uma dificuldade dos ricos, mas a verdade é que não é só o pecado que afasta as pessoas de Deus, as distrações também.

Tempo é dinheiro

7 – Os ricos tem muito do que abrir mão

Após o jovem rico ter ido embora, Pedro disse para Jesus:

[…] Eis que nós deixamos tudo e seguimos o senhor. Marcos 10:28

Pedro disse a verdade nessa passagem. Ele e os outros três apóstolos que eram pescadores deixaram seus barcos de pesca, ou seja, suas profissões de pescador e seguiram a Cristo.

A questão é que, querendo ou não eles eram simples pescadores semianalfabetos (com todo respeito a profissão claro).

Não foi tão difícil para eles deixar tudo para seguir a Cristo, pois não tinham muita coisa para abrir mão.

Mais difícil foi para o jovem rico ter que largar toda riqueza. Pelo menos nós temos que concorda que ele teve mais dificuldade porque ele tinha mais o que largar.

A verdade é que quanto mais a pessoa enriquece, mais difícil fica para ela gastar tempo, dinheiro e energia com as coisas de Deus.

Conclusão

Em conclusão, não quero dizer com isso que você não deve se esforçar para tentar ter uma vida melhor nem nada parecido. Eu estaria sendo hipócrita se dissesse isso.

O que quero que fique claro são as dificuldades que você terá (ou já tem) por se tornar rico. Você saber quais são elas te ajudará a se precaver.

Você pode, por exemplo, já começar a colocar em seu coração o desejo de ajudar pessoas necessitadas.

Uma forma de se fazer isso que aliás eu costumo fazer é assistir vídeos que mostram pessoas ajudando moradores de rua como este vídeo abaixo por exemplo.

Se vídeos como este ficarem bem vivos na sua memória não vai precisar se quer você ser rico para começar a ajudar pessoas assim através de ajuda social e claro da pregação do evangelho que é mais importante.

Você também pode tentar participar mais de atividades sociais da sua igreja, o que talvez seria melhor. Quanto mais você vê e presenciar momentos assim mais fácil será dividir o que você tem quando você tiver muito.

Agora se ficar vendo só foto de carrões e casas enormes na internet as chances são de que você não pensará muito em ajudar os outros quando tiver mais condição.

Se ajudar mais os pobres e necessitados você fará como a igreja primitiva fazia conforme vemos em atos:

Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum.

Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade. Atos 2:44,45

Vamos abençoar vidas aqui embaixo para um dia habitarmos junto nas riquezas lá de cima.

Se este artigo fez sentido para você não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

Se você realmente deseja aprender a estudar sua bíblia, sem sair de casa, então você definitivamente precisa conhecer esta solução que já ajudou muitas pessoas a entender a bíblia de gênesis a apocalipse - Clique na imagem abaixo agora para saber mais enquanto ainda está no ar.

Conheça sua bíblia de capa a capa

8 comentários em “O Jovem Rico: 7 razões por que é tão difícil um rico ir para o céu”

  1. Deus abençoe o autor desta escrita. Que possamos ajudar mais os necessitados e o podre. O verdadeiro evangelho que Jesus falava: amarás teu Deus e também teu próximo.

    Responder

Deixe um comentário