Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará – Como ser liberto do pecado?

Você realmente acredita na frase que disse nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará“?

Se você acredita porque ainda não foi liberto? Será que foi porque você ainda não conheceu a verdade de fato?

Esse artigo vai tirar todas essas dúvidas e mais, vai te fazer entender porque a maioria das pessoas não se livram do pecado de jeito nenhum.

Entender tudo o que for dito aqui com certeza vai mudar sua vida da água para o vinho.

Que liberdade é essa que Cristo nos concede?

Antes eu preciso deixar claro a que liberdade eu me refiro.

Eu não falo de liberdade de problemas, pessoas complicadas, doenças ou coisas assim. Isso só ocorrerá de fato no céu.

Eu falo da liberdade do pecado. Jesus disse:

Jesus respondeu: “Digo-lhes a verdade: Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado. João 8:34

Prefiro esta tradução que diz: “vive pecando” do que a que diz: “comete pecado”. Viver pecando da ideia de continuidade. Fala de uma pessoa que tem como hábito uma vida de pecado onde não existe temor verdadeiro à Deus.

É dessa escravidão que eu quero falar. Se você se sente escravo do pecado, Jesus Cristo vai te livrar, mas… espere! Não vou falar frases vazias e positivas do tipo: “Ele ti liberta hoje se crê diz amém!”.

Não é assim que a palavra de Deus nos ensina. Ter não tem nada a ver com pensamentos positivos.

Se você crer de fato no que aprender aqui isso vai gerar em você novas atitudes. Vamos ver como ocorre essa liberdade.

Por que ainda não sou liberto?

Jesus
Arte criada por Suhas Manjrekar

Leia atentamente o que disse Jesus a respeito disso:

Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:31 e 32

Pela ordem que os versos se apresentam: antes de viver a liberdade que Cristo promete precisamos ser discípulos dele de fato.

E quem são os discípulos de Cristo?

Nesse texto Jesus esclarece quem é e quem não é seu discípulo. Discípulo é aquele que de fato aprende com seu Senhor. É aquele que escuta seus ensinamentos ao ponto de que estes alteram suas atitudes no dia a dia.

É a pessoa que guarda os ensinamentos de Jesus como ele disse:

Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele”. João 14:21

Conheça sua bíblia de capa a capa


Uma aparente contradição

Talvez você pense algo como:

– Eu preciso obedecer a Deus para ser liberto do pecado e finalmente obedecer a Deus? Não é contraditório isso?

Não necessariamente.

Eu creio que todos nós no início temos dificuldade para abandonarmos nossos pecados. O que nos difere é o interesse de cada um. Os que realmente querem abandonar o pecado vão insistir nisso. Isso não vai acontecer de uma vez só.

É como Salomão ensinou em provérbios:

A vereda do justo é como a luz da alvorada, que brilha cada vez mais até à plena claridade do dia. Provérbios 4:18

O caminho de quem é justificado pela graça de Deus vai melhorando cada vez mais até o dia perfeito que será lá no céu com um corpo glorificado.

O que é evangelho

A pessoa verdadeiramente convertida vai insistir tanto em abandonar os pecados que uma hora Deus lhe concederá o desejo do seu coração como Jesus nos ensinou no verso seguinte:

Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta. Lucas 11:10

Separando os salvos dos perdidos

Aqui está a diferença entre os salvos e os perdidos.

Os salvos vão insistir em abandonar seus pecados até que isso ocorra de fato.

Os perdidos vão continuar esperando uma mudança onde eles mesmo vão cruzar os braços e não farão esforço algum. Até porque no fundo eles gostam de pecar e não querem mudar.

Se a palavra de Deus de fato permanecer em você, você será inclinado a obedecê-la através da santificação até que Deus mesmo fará morada em você como disse Jesus no evangelho de João:

Respondeu Jesus: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos nele morada. João 14:23

Esta morada é que faz toda diferença. Quando Deus habita em nós Ele nos dá força para vencer tentações cada vez maiores.

Esse interesse nos leva a um desejo ardente por santidade. E como o cristão se santifica?  Jesus responde:

Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. João 17:17

Só quem vence os pecados é quem realmente demonstra interessa na palavra de Deus. Pode ser que é isso que esteja faltando em você.

Não que você não goste de bíblia, mas você reconhece que dedica mais tempo a coisas fúteis como séries, videogames, amizades que não convém e rede sociais do que às santas escrituras.

O tempo que gasta com cada coisa mostra seu nível de interesse.

A liberdade que provém da palavra e o perigo do ego

Somos libertos quando a verdade da palavra de Deus vai ao nosso encontro e encontra lugar me nós.

Ela ocorre quando nós abrimos mão do nosso ego e deixamos de viver as nossas verdades para viver a verdade segundo Deus.

Resumidamente falando, ego é aquele nosso lado que quer estar sempre certo.

É aquele lado que nunca quer ser confrontado com a verdade.

É o filho rebelde que não quer ouvir a bronca da mãe, ou a ovelha rebelde que não quer ouvir a repreensão de nenhum irmão da igreja.

Nosso ego é assim por conta da nossa natureza pecaminosa.

Ela nos faz ignorar nossa realidade e nossos pecados porque afinal de contas, mudar da muito trabalho e nós não gostamos de mudanças.

Queremos apontar erros dos outros, mas nunca que apontem os nossos porque a verdade que liberta não é algo desejado pelas pessoas.

Como conhecer a verdade que nos liberta?

Agora que sabemos que somos libertos pela verdade que confronta nossa realidade, encontra espaço em nós para nos fazer mudar e nos muda de fato; vamos entender como ter acesso a essa verdade.

Antes disso, é bom você saber o que é de fato seria essa verdade. É interessante notar que na bíblia verdade, Jesus e a palavra de Deus são basicamente sinônimos.

Segue alguns versos que provam isso:

Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. João 17:17

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

No princípio, aquele que é a Palavra (Jesus) já existia. A Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus. João 1:1

Essa ligação existe porque Cristo é a própria verdade e a própria palavra de Deus encarnada. Ao contrário de satanás que é o pai da mentira.

Vamos entender agora como ter acesso a esta verdade que nos liberta.

Estude muito a bíblia

Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. João 17:17

De acordo com o que disse Jesus no verso acima, é por meio da palavra de Deus que temos acesso a verdade que nos liberta e nos santifica.

A bíblia é o único meio de combatermos as mentiras do diabo. Ele é tão astuto que usa até mesmo a própria bíblia para nos tentar como aconteceu na tentação de Jesus no deserto onde ele usou o salmo 91:11 com seu sentido distorcido.

tentação no deserto
Arte criada por Jhon Chhana

Desta forma qualquer cristão analfabeto bíblico cai nas suas artimanhas e longe da verdade continuam presos por satanás nas correntes do pecado.

Conheça sua bíblia de capa a capa


Clame pelo Espírito Santo

Quando vier o Espírito da verdade, ele os conduzirá a toda a verdade. Não falará por si mesmo, mas lhes dirá o que ouviu e lhes anunciará o que ainda está para acontecer. João 16:13

Em alguns textos da palavra de Deus como o verso acima o Espírito Santo é chamado de “Espírito da verdade”.

Isso porque ele nos conduz pela verdade das escrituras sagradas até que finalmente somos libertos de qualquer mentira maligna.

Estas mentiras podem ser:

  • O vício que você tem sempre vai existir. Aceite que você é assim mesmo.

  • Você não precisa largar este pecado porquê de qualquer jeito Deus vai te perdoar.

  • A sua liberdade deste pecado vai começar quando Cristo voltar.

  • Não precisa ler a bíblia para ser liberto. Peça apenas orações para os irmãos da igreja.

Tudo o que foi dito acima é antibíblico. Apesar disso, muitos que estudam a palavra pensam assim. Isso porque leram sem o Espírito da verdade os conduzindo.

Ou seja, não basta estudar a palavra. Precisamos ser conduzidos pelo Espírito Santo à viver na palavra.

Aceite ser corrigido

E a condenação se baseia nisto: a luz de Deus veio ao mundo, mas as pessoas amaram mais a escuridão que a luz, porque seus atos eram maus.

Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima dela, pois teme que seus pecados sejam expostos. João 3:19,20


Esta luz que o texto se refere é a verdade que provém das escrituras. Quando a pessoa não gosta de ouvir verdades que as confrontam ela mostra que ama mais a escuridão do que a luz.

Quem ama a luz ama a verdade pois quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus. João 3:21

Quem vive de acordo com a palavra de Deus gosta de ser confrontado e não se importar de ser exposto já que não tem nada a temer.

Isso na verdade é uma marca de um verdadeiro salvo. Eles gostam de ser repreendido como nos ensina o salmo 114:

Fira-me o justo, será isso uma benignidade; e repreenda-me, isso será como óleo sobre a minha cabeça; não o recuse a minha cabeça; mas continuarei a orar contra os feitos dos ímpios. Salmos 141 5.

Se você é do tipo que não se pode chamar atenção você deveria rever sua conversão.

Busque a liberdade em oração

Como já foi dito:

Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta. Lucas 11:10

Pode ter certeza que muitas pessoas não encontram o caminho da verdade na bíblia porque não busca isso em oração.

Por isso acredito ser importante orar para compreender melhor as escrituras.

Não vai adiantar estudar a bíblia sozinho sem a presença de Deus. Precisamos da iluminação que vem dele e esta vem de um clamor genuíno para entender as sagradas letras.

Isso é tão importante que deveria ser uma prioridade em nossas orações.

Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará – Conclusão

Em conclusão, eu quero apenas repetir os versos que estudamos hoje:

Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:31-32

Permita-se ter acesso a esta verdade.

Não perca tempo com as futilidades desta vida. Antes, busque a Deus em sua palavra, clame pela presença do Espírito da verdade, aceite ser corrigido pelas pessoas para que você possa estar em constante mudança e ore muito a Deus para ser cheio do conhecimento que vem dele.

O conhecimento da verdade nos liberta.

Ele nos mostra o caminho a seguir em um mundo perdido de densas trevas. Como nos ensinou Salomão:

O hipócrita com a boca destrói o seu próximo, mas os justos se libertam pelo conhecimento. Provérbios 11:9

Que você também possa ser liberto através desta verdade que encontramos em Cristo Jesus. Deus abençoe grandemente.

Se este artigo fez sentido para você não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

Se você realmente deseja aprender a estudar sua bíblia, sem sair de casa, então você definitivamente precisa conhecer esta solução que já ajudou muitas pessoas a entender a bíblia de gênesis a apocalipse - Clique na imagem abaixo agora para saber mais enquanto ainda está no ar.

Conheça sua bíblia de capa a capa

Deixe um comentário