Jovem Cristão – Este Evangelho “Modinha” Está te Atrapalhando!

O jovem cristão hoje em dia sofre diversas tentações por conta da influência do pecado no mundo.

Ele é cercado por todos os lados de ofertas que o levam a pecar contra Deus.

Porém, existe algo que ele simplesmente não costuma desconfiar.

Estou falando da possibilidade de que a sua própria igreja pode ter sido influenciada pelo mundo para levá-lo há um caminho de perdição e não de salvação.

Neste artigo quero apresentar algumas ideias bíblicas que contrariam os métodos atuais que muitas igrejas têm utilizado para atrair os jovens.

Você vai saber também quais as características do verdadeiro jovem cristão salvo estão sendo deixadas de lado.


Evangelho Para Jovens      

O básico do evangelho todos nos já conhecemos: Cristo morreu por nossos pecados para nos salvar, de modo que, os que crerem nesta mensagem recebe o Espírito Santo e por meio dele busca a santificação dia após dia.

Esta é a forma bíblica de manter um jovem na igreja: garantindo que ele realmente creu no verdadeiro evangelho e demonstre isso pelos frutos.

O problema é que a forma bíblica de atrair jovens da muito trabalho, pois exige, por exemplo, que quem pregue este evangelho no mínimo já tenha sido transformado por ele.

Além disso, exige a exposição da palavra e todos nos sabemos que a maioria das pessoas não gosta de ler ou estudar. Mais difícil ainda seria levar as pessoas a estudar a palavra de Deus.

Sabendo disso criou-se então uma nova forma de atrair os jovens: muita música, diversões, louvores com ritmos mundanos, baladas gospel, shows, namoros carnais e etc.

Repare que todas estas características não diferem muito os jovens salvos dos perdidos. Não se percebe mais a diferença de um cristão e um ímpio.


Porque estas coisas são perigosas para igreja?

Veja o que Paulo ensina aos Romanos:

E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2

Se conformar ao mundo é ter a mesma forma que ele tem. É pensar e agir da mesma forma que o mundo.

Sendo assim é considerada perigosa qualquer tentativa de se copiar o mundo em qualquer coisa.

Creio que estes métodos fazem com que o mundo nos ame por nos parecemos com ele.

Já vi muitas pessoas que nunca foram cristãs de verdade participarem destas “reuniões” simplesmente porque gostam da música tocada lá.

Pensa comigo…

Jesus disse:

Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocês não são do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia. João 15:19

Creio que o mundo é que deve aceitar a igreja como ela é e não o contrário.

É perigoso então cantarmos a Deus da mesma forma que o mundo canta. Foi um aviso que Deus deu ao povo de Israel:

Não adorem o SENHOR, nosso Deus, do jeito que aqueles povos adoram os seus deuses. Deuteronômio 12:4

Acredito que a igreja precisa se diferenciar até mesmo na parte da música. Isto para que os pecadores venham à igreja atraídos pela diferença, o que os levaria a ser uma nova criatura (II Co 2:15) e não pela semelhança, que os faria viver o velho homem (Cl 3:9) para o resto da vida.

Em conclusão, este tipo de evangelho inconscientemente ensina os jovens a buscarem curtição aqui na terra fazendo com que ele ignore aquilo que é mais importante que a bíblia exige.

É sobre estas coisas que vou falar agora em 6 tópicos. Estes vão mostrar coisas que os jovens que aderiram a esse “evangelho fácil da porta larga” provavelmente não conhecem.

Se você se sente como um deles recomendo fortemente que você leia até o fim. Deus vai falar com você acredite…


O jovem cristão deve lembrar sempre que vai morrer

cemitério

É melhor ir a uma casa onde há luto do que a uma casa em festa, pois a morte é o destino de todos; os vivos devem levar isso a sério!
O coração do sábio está na casa onde há luto, mas o dos tolos, na casa da alegria. Eclesiastes 7:2 e 4


O livro de Eclesiastes foi escrito para jovens e só nestes 2 versículos podemos aprender muitas coisas.

Ele ensina uma verdade que nenhum ímpio quer saber: velório é melhor que balada.

Quando participamos de velórios nos lembramos que um dia vamos morrer, mas isso não ocorre quando vamos á uma festa.

Acontece o contrário. Os jovens do mundo, por exemplo, acham que viverão para sempre.

Por isso vão para festas dirigindo já embriagados. Tem relações com qualquer pessoa e não se importam com o amanhã.

É uma tolice só pensar em alegria e curtição.

É isto que uma balada gospel pode fazer com os jovens mesmo que estes não consumam bebidas alcoólicas como o exemplo que citei.

Precisamos ficar mais atentos aos tempos do fim, largar estas distrações fúteis e seguir o que Jesus Cristo nos ensinou:

Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo. Marcos 13:33


Conheça sua bíblia de capa a capa


O jovem cristão sempre deve buscar a sabedoria

Estes são os provérbios de Salomão […]
Eles ajudarão a experimentar a sabedoria e a disciplina; a compreender as palavras que dão entendimento;

a viver com disciplina e sensatez, fazendo o que é justo, direito e correto;
ajudarão a dar prudência aos inexperientes e conhecimento e bom senso aos jovens. Provérbios 1:1-4


O livro de provérbios foi escrito para os jovens assim com Eclesiastes. Sua maior lição é que o jovem cristão deve buscar a sabedoria e o entendimento.

Não é isso que você vê na maioria destas igrejas com esta “porta larga” para os jovens. Eles geralmente são os mais ignorantes quando se trata da palavra de Deus.

As ocupações com diversões exageradas e cultos cheios de música fazem com que eles folguem e não se preocupe com a importância do estudo sério das escrituras e com a salvação da sua alma.

Elas os fazem pensar que já conhecem a bíblia o suficiente mesmo que de forma inconsciente, ou seja, eles não falam que já sabem o suficiente, mas se comportam como se já soubessem.

Eu particularmente já li a bíblia inteira mais de dez vezes e nem por isso penso que já sei o suficiente. Imagina então quem não leu nem uma vez como a maioria dos jovens?

Se você realmente deseja aprender a ser um jovem sábio para errar menos e ter uma vida mais abençoada recomendo que leia: Sabedoria de Deus: Como ser sábio segundo a bíblia.

O JOVEM CRISTÃO precisa amadurecer

Eu percebo que estas igrejas que propõe diversões aos jovens fazem isso com a melhor das intenções. Eles querem que os jovens se divirtam entre si e não precisem de amizades mundanas para isso.

O problema é quando há exagero nestas diversões tanto na igreja como fora dela.

O resultado é que os jovens nunca amadurecem. Eles nunca estão prontos para compromisso nenhum na igreja e no reino de Deus.

Veja o que Paulo nos ensina em sua carta aos Coríntios:

Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino. 1 Coríntios 13:11

Assim como Paulo deixou para trás as coisas de menino quando virou homem, ou seja, maduro, assim também você deve deixar para trás as coisas de criança inconsequente e passar a ter uma postura de adulto daqui pra frente.

Por que precisamos de maturidade?

Para se casar

Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne. Gênesis 2:24

É por isso que muitos jovens cristãos desta geração ainda estão solteiros. O texto deixa muito claro. Casamento é coisa de Homem e Mulher e não de Menino e Menina.

Porque Deus te daria um conjugue pronto para o casamento se você mesmo não estiver maduro para isso? Você se casaria com uma pessoa infantil? Aposto que não.

Da mesma forma Deus jamais vai dar alguém imaturo para um filho dele.

Seja uma benção para alguém e Deus lhe usará para abençoar alguém.

Sendo assim, se você deseja se casar você precisa amadurecer para assumir o compromisso do matrimônio.

Além disso, esta é uma das maiores razões pelas quais existem tantos divórcios, principalmente entre os recém-casados.

A falta de maturidade esta destruindo casamentos nesta geração fazendo com que pessoas se casem e divorciem várias vezes até que só vão deixar de se divorciar entre os 50 e 60 anos que é quando finalmente atingem a maturidade.

Para trabalhar

Por isso o faraó lhes perguntou: “Será que vamos achar alguém como este homem, em quem está o espírito divino?” Gênesis 41:38

Esse versículo se refere a história de José, quando ele sai da prisão e vai revelar para faraó o sonho que ele teve por intermédio do dom que Deus lhe deu.

Ele revela que o Egito iria precisar de um administrador. Faraó não pensa duas vezes ao chamar José que era homem maduro o suficiente para essa função.

As empresas precisam de pessoas maduras para trabalhar. Quantos funcionários estão por ai trabalhando de forma irresponsável e desleixada chegando atrasado e querendo sair cedo do serviço não é mesmo?

Ao menos o povo cristão precisa fazer a diferença nesta sociedade caída. E para isso precisamos de maturidade.

Para exercer o ministério

Irmãos, escolham entre vocês sete homens de bom testemunho, cheios do Espírito e de sabedoria. Passaremos a eles essa tarefa

e nos dedicaremos à oração e ao ministério da palavra”. Atos 6:3 e 4

Da mesma forma que na profissão, nós precisamos ser maduros também no serviço cristão.

Os versículos acima nos mostra o tipo de gente que iria ajudar a igreja na distribuição de alimento e para isso era necessário escolher homens maduros para esta função.

É dentre eles que aparece o jovem Estevão. Perceba que apesar de ser jovem Estevão era maduro o suficiente para o ministério. Tanto que virou o primeiro mártir da igreja.

Maturidade não tem a ver com cabelos grisalhos e idade avançada. Ser maduro é simplesmente ser desenvolvido o bastante para se assumir qualquer responsabilidade.

A sua igreja precisa de jovens maduros para continuar o trabalho. Não se ofenda, mas ela não precisa de moleques enchendo a igreja de atrativos para atrair outros moleques.

Isso só atrasa o amadurecimento e atrai muitos problemas.

Veja também o que Salomão disse a respeito de maturidade:

Pobre da terra cujo rei é jovem demais […] Eclesiastes 10:16

Em uma versão mais antiga ele diz:

Ai de ti, ó terra, quando teu rei é uma criança, […] Eclesiastes 10:16

Ai de ti ó mulher quando teu marido é uma criança.

Ai de ti patrão quando teu funcionário é uma criança.

Ai de ti igreja quando teu pastor ou até mesmo os teus jovens, o futuro da igreja, forem como crianças.

Conheça sua bíblia de capa a capa




O jovem cristão deve crer no evangelho na juventude e não na velhice

Jovem e velho

Já reparou que a maioria dos grandes homens de Deus em sua velhice chegou nisso porque foram grandes homens de Deus desde a juventude?

Isto não é uma regra é claro. Mas, isso acontece porque quando envelhecemos distantes de Deus dificilmente conseguimos nos entregar por completo, pois nossos pecados endurecem o nosso coração.

O problema é que a maioria dos jovens pensa assim: Vou me divertir na juventude e quando for velho eu vou buscar a Deus.

É literalmente uma burrice pensar assim. Quem pensa assim não lembra que Deus perdoa os pecados, mas que ficam as consequências. Por isso existem tantas pessoas de idade abarrotadas de problemas.

Se aproveitando disso, o evangelho feito pra jovens fazem com que eles não precisem sair da igreja para curtir a vida. Já ouvi até mesmo um pastor de jovens dizer que Deus quer que o jovem cristão curta a vida.

O problema disso é que isso é contrário ao que disse Jesus nos ensinou:

Quem acha a sua vida a perderá, e quem perde a sua vida por minha causa a encontrará. Mateus 10:39

Além disso, a igreja perde o foco de se preocupar com a conversão do jovem, o que é o mais importante. É isto que realmente vai atrair o jovem para a vontade de Deus.

Eclesiastes ensina a buscarmos a Deus verdadeiramente na juventude:

Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude, antes que venham os dias difíceis e antes que se aproximem os anos em que você dirá: “Não tenho satisfação neles”; Eclesiastes 12:1

A juventude é o melhor momento para buscarmos a Deus. Quem sai da presença de Deus para buscar satisfação nesta vida só vai atrair problema para si.


O jovem cristão deve estar pronto para sofrer.

Vamos ver rapidamente alguns jovens da bíblia se eles viverão na curtição:

José quando bem novo já não tinha mãe e foi afastado do pai por culpa dos irmãos. É vendido e preso injustamente. Ficou vários anos preso e só foi liberto depois dos 30 anos.

Daniel foi afastado dos pais para morar numa terra estrangeira. É forçado a estudar e servir as pessoas daquela terra. É jogado na cova dos leões apenas por orar a Deus. Além disso, não retornou a sua terra natal.

Estevão iniciou seu ministério na juventude. Ao entregar sua vida pelo evangelho foi o primeiro mártir, ou seja, o primeiro a morrer pelo evangelho.

Claro que estes são só alguns exemplos dos muitos jovens que sofrerão na bíblia por conta da sua fé. Não entendo como os jovens de hoje querem curtição ao ver histórias como estas.

Estes jovens que só pensam em festinhas e namoros não estão prontos para entregar suas vidas a Cristo. Estão mal acostumados, pois na juventude já vivem nos prazeres como os jovens do mundo.

Deixo aqui para você o que Paulo disso para o jovem Timóteo…

Suporte comigo os meus sofrimentos, como bom soldado de Cristo Jesus. 2 Timóteo 2:3

Se você é jovem e creu no evangelho saiba disso: você vai sofrer.

É uma verdade difícil, mas é a verdade que verdadeiramente salva o pecador.  Paulo nos ensina ainda mais sobre esta verdade na mesma carta a Timóteo:    

De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos. 2 Timóteo 3:12


O jovem cristão deve buscar a santidade

É aqui que se separa o joio do trigo. Os jovens que realmente estão salvos são aqueles que buscam a santificação.

Como eles receberão o Espírito Santo eles não querem mais saber deste mundo e nem gostar das coisas que o mundo gosta.

Isto causa neles um desejo ardente de se achegar a Deus e de se afastar ao máximo do mundo.

Nós sabemos que só pode se achegar a Deus quem se santifica conforme o autor que escreveu aos hebreus nos ensina:

Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; Hebreus 12:14

Essa santificação vem por meio da obediência da palavra como ensina o salmista:

Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra. Salmos 119:9

Além disso, o jovem precisa fugir de tudo que o pode levar a pecar contra Deus seja por atos, palavras pensamentos ou por deixar de fazer algo que ele requer.

Foi isso que Paulo também ensinou a Timóteo:

Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor. 2 Timóteo 2:22                              

Uma igreja que contribui para que o jovem “namore” suas paixões carnais não o ajudará neste processo de santificação.


Como consequência, infelizmente nós temos hoje uma juventude fraca na fé que não consegue mudar este país até porque se parece com ele.


Conclusão

Em conclusão a isso tudo, eu digo que ta na hora de arregaçarmos as mangas e trabalharmos para conseguir jovens virtuosos de verdade quem vão levar a palavra a este mundo perdido não só pelo que falam, mas pela conduta que vivem.

De fato isto dá muito trabalho, mas precisamos lembrar que ele não é vão no Senhor e que logo colheremos os frutos. Teremos jovens fortes na palavra prontos para morrer pelo evangelho.

Se você discordou desta linha de raciocínio, apenas lembre que ela está toda baseada na palavra de Deus e você pode estudar com mais calma depois cada passagem abordada aqui. Espero que tenha te ajudado de alguma forma.


( NOTA IMPORTANTE: Se você realmente deseja aprender a estudar sua bíblia, sem sair de casa, então você definitivamente precisa conhecer agora esta solução que já ajudou muitas pessoas a entender a bíblia de gênesis a apocalipse - Clique aqui agora para saber mais enquanto ainda está no ar 🙂  )


Conheça sua bíblia de capa a capa

2 comentários em “Jovem Cristão – Este Evangelho “Modinha” Está te Atrapalhando!”

Deixe um comentário