Deus está comigo? Descubra Se Deus Realmente Está Com Você E Como Aumentar Sua Fé

Talvez você já tenha passado por um momento difícil confiando em Deus, mas mesmo assim deu tudo errado e então se perguntou: será que realmente Deus está comigo?

Ou quem sabe agora mesmo você não está prestes a passar por um momento difícil e está se fazendo essa mesma pergunta.

Eu poderia falar para você agora o que a maioria das pregações da internet diz.

Coisas como: Deus é com você, vai nessa tua força, não temas; mas não é bem isso que vou falar até porque eu não o conheço bem para dizer algo assim.

Essas palavras soam bonitas mas muita das vezes elas só mostram a falta de argumento e conhecimento do pregador que fala qualquer coisa para qualquer um.

Através deste artigo você vai saber se Deus realmente está com você para que não tenha medo de encarar os problemas de frente.

Além disso, você vai descobrir como ter mais . Inclusive o que você vai ver nesse artigo eu não achei em lugar nenhum na internet. Por isso não deixe de ler até o fim.

Como saber se Deus está comigo?   

Pode ser que você, assim como eu tenha aprendido que Deus é alguém que ama exatamente todo mundo e abençoa a exatamente todos os que o buscam.

De fato Deus abençoa todos aqueles que o buscam. O problema é que buscar a Deus não tem haver apenas com oração.

Nós buscamos a Deus quando o agradamos pela nossa fé através da obediência a sua palavra. Veja o que o autor aos Hebreus ensina:

Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. Hebreus 11:6

O final do versículo deixa claro: Deus recompensa os que o buscam. O problema é que muitos buscam Deus apenas em oração.

Muitas pessoas não frequentam igreja nenhuma. Não estudam a bíblia. Vivem cometendo pecado e mesmo assim oram todos os dias.

Se você é esse tipo de pessoa o mais provável é que Deus não esteja com você ainda.

Esse é o tipo de pessoa que a bíblia chama de ímpio, ou seja aquele que comete iniquidade conforme está escrito em Isaías 13:11.

Veja o que a bíblia diz sobre os ímpios:

O Senhor está longe dos ímpios, mas ouve a oração dos justos. Provérbios 15:29

O texto é claríssimo. Deus ouve apenas a oração dos justo.

Justo é aquele que creu na justiça de Cristo e foi justificado através dele. Como consequência ele recebe o Espírito Santo para agir em justiça e retidão.

Não tem nada a ver com ser perfeito ou algo assim.

Deus está comigo? – Cuidado para não se iludir

Pode ser que você pense agora: apesar dos meus erros eu já pedi várias coisas a Deus e elas de fato aconteceram.

Você precisa entender que existe milhões de deuses no mundo e, acredite, se nenhuma oração que as pessoas prestassem a eles fosse “atendida” estes deuses não seriam mais servidos.

Porque alguém iria clamar a um deus que não responde? O fato é que muitos hoje seguem falsos deuses porque pensam que estes atenderam seus pedidos, mas na verdade o que houve foi uma permissão de Deus.

Da mesma forma pode acontecer de você orar ao único e verdadeiro Deus e a sua petição ser respondida; não porque ele te ouviu mas porque ele permitiu acontecer o que você quis.

Veja um exemplo disso no início da jornada de Davi:

Então foi anunciado a Saul que Davi tinha ido a Queila; e disse Saul: Deus o entregou nas minhas mãos; pois está encerrado, porque entrou numa cidade que tem portas e ferrolhos. 1 Samuel 23:7

Quando você estuda a história vai perceber que Deus não estava entregando Davi nas mãos de Saul, mas era proposito de Deus permitir acontecer exatamente aquilo que Saul queria até então.

O rei Saul deve ter pensado: Deus está comigo. Se não estivesse ele não teria me dado uma chance tão grande de matar Davi.

Da mesma forma hoje muitos se iludem por um namoro que começou bem achando que seu sucesso é sinal de aprovação de Deus, ou uma carreira que pensam que Deus está aprovando e abençoando pelo fato de estar sendo prospera.

Não se iluda e nem seja como o rei Saul e a maioria das pessoas dessa nossa geração perdida.

Deus está comigo se eu faço parte do seu povo escolhido

Você precisa entender que Deus está conosco quando o Espírito dele está em nós. E como sabemos que o Espírito Santo habita em nós? Quando somos convencidos dos nossos pecados como disse Jesus:

E, quando ele (Espírito Santo) vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. João 16:8

Quantas pessoas andam por ai orando a Deus para que os livre nas adversidade, mas que não abandonaram seus pecados não é mesmo?

Deus protege e livra o seu povo, mas os perdidos, bem… eles estão perdidos certo?

Veja o que Paulo ensina em sua carta aos romanos:

Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nós não dará também com ele todas as coisas?

Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Romanos 8:31-33

A carta não foi escrita para qualquer um. Ela foi escrita para os irmãos convertidos de Roma.

Se você realmente é convertido como os irmãos de Roma Deus com certeza está com você, abençoa você, livra e justifica você.

Estou perdido e agora?

Se você não é convertido e pensou algo do tipo: sendo assim Deus não está comigo; você precisa saber que o fato de estar nesta situação não significa que Deus não quer salvá-lo.

Muito pelo contrário. Veja esse verso:

Aquele que pratica o pecado é do diabo, porque o diabo vem pecando desde o princípio. Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo. 1 João 3:8

Jesus venho salvar os que estão se perdendo destruindo tudo o que o Diabo tem feito para aprisiona-los na escravidão do pecado.

A arma que o diabo mais se utiliza pra isso é convencer você de que o que você faz de errado não é pecado assim como ele fez com Eva quando disse: certamente não morrerás (Gn 3:4).

Enquanto o diabo quer nos convencer de que o que fazemos não é errado o Espírito Santo quer nos convencer do pecado. Qual deles vai te convencer?

Lembre-se que depois da queda Adão e Eva fugiram da presença de Deus. Como Deus estaria com eles se eles mesmo fugiam de Deus?

É isso que acontece quando vivemos uma vida de pecado. Nós ficamos longe de Deus.

O pecado nos afasta de Deus

Veja o que ensinou o próprio Deus no livro do profeta Isaías:

Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir.

Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça. Isaías 59:1,2

Não adiante se iludir dizendo coisas do tipo: Deus está comigo; ou: ele me ama muito e quer me abençoar; se você vive uma vida de pecado.

O versículo mostra claramente que nossos pecados levados pela nossa falta de conversão pode sim levar a Deus a não ouvir nossas orações e nos separar dele.

Abandone seus pecados, creia no evangelho para que desta forma você se aproxime de Deus para que ele fique perto de você conforme Tiago escreveu em sua epístola:

Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração. Tiago 4:8

Eu já escrevi um artigo sobre o evangelho de Jesus Cristo que te salva e liberta dos seus pecados.

Clique no link para se aprofundar no assunto: O que é evangelho? – Se Não Foi Este O Evangelho Que Você Aprendeu Você Pode Ainda Estar Perdido

O que é evangelho

Decida ser salvo e se converta

Talvez seu caso seja outro.

Você até se diz cristão, vai a igreja, canta e congrega lá, mas ao mesmo tempo não resiste as tentações do mundo e, principalmente quando está sozinho está sempre caindo em várias tentações.

A mensagem de Deus para você é essa na boca de Elias:

Até quando vocês vão oscilar entre duas opiniões? Se o Senhor é Deus, sigam-no; mas, se Baal é Deus, sigam-no”. […] 1 Reis 18:21

Pare de oscilar e tome uma decisão.

Quem oscila não está com Deus e Deus não está com ele.

Assuma um compromisso de abandonar seus pecados e viver para Cristo apenas.

Se você está com dificuldade de abandonar seus pecados você precisa ler este artigo: Como Vencer O Pecado: Abandone Seu Pecado Antes Que Alguém Descubra Ou Que Cristo Volte.


Quando Deus está comigo o Espírito Santo me dá coragem

Além de nos convencer do pecado, uma prova de que o Espírito Santo habita em nós e que Deus está contigo é o quanto temos de coragem através da fé. Vamos ver dois exemplos:

Davi

Samuel então apanhou o chifre cheio de óleo e o ungiu na presença de seus irmãos, e a partir daquele dia o Espírito do Senhor apoderou-se de Davi. […] 1 Samuel 16:13

Davi sempre foi corajoso mesmo antes de ser ungido rei, mas nada se compara como quando somos cheios do Espírito Santo.

Foi depois desse episódio que Davi foi com toda coragem pra cima de Golias mesmo sem ter tanta experiência em batalhas como tinha o seu adversário.

Davi e Golias



Veja as palavras do próprio Davi antes da batalha:

Davi perguntou aos soldados que estavam ali ao seu lado: “O que receberá o homem que matar esse filisteu e salvar a honra de Israel? Quem é esse filisteu incircunciso para desafiar os exércitos do Deus vivo? ” 1 Samuel 17:26

Mesmo que o povo israelita não fosse tão obediente Davi sabia que era o exército de Deus e pertencendo a Ele não podemos perder batalha alguma.

A igreja

Quando você estuda a história dos apóstolos você vê que eles tinham medo como qualquer pessoa teria no lugar deles.

Eles temem a tempestade no barco mesmo que Jesus estava presente (Mt 8:25).

Temem também o próprio Cristo andando encima das águas em outra passagem (Mt 14:26).

Como ter fé

Essas coisas, porém, acontecem antes da decida do Espírito Santo no pentecoste. Depois que eles foram cheios do espírito eles obtiveram muita coragem.

Versa esse versículo de atos:

E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus. Atos 4:31

Os apóstolos pregavam a palavra de Deus mesmo quando eram ameaçados de morte.

Hoje vemos uma falta muito grande de pessoas no evangelismo. Não seria a falta do Espírito Santo que está nos causando isso?

Se vivo com medo mostro que Deus não está comigo

Quando Moisés estava no monte Gerizim ele ensina o povo as bênçãos de Deus no caso deles obedecerem e as maldições caso eles fossem desobedientes.

Um dos resultados da desobediência é o medo conforme ensina verso seguinte:

Vocês viverão em constante incerteza, cheios de terror, dia e noite, sem nenhuma segurança na vida. Deuteronômio 28:66

Da mesma forma hoje os perdidos são marcados pelo medo e este os levará a condenação conforme ensina o livro de apocalipse no verso seguinte:

Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte. Apocalipse 21:8

Dependendo da tradução a palavra medroso pode estar também covarde ou tímido o que dá no mesmo.

O medo faz a pessoa não crer em Deus e também é resultado da pessoa não crer em Deus porque todo aquele que crê recebe o Espírito Santo e este o enche de coragem conforme vai se santificando.

Como ter mais fé

Perceba que o que pode estar levando a você a se perguntar se Deus está com você é o medo guiado por uma falta de fé.

A maioria de nós tem medo de fazer coisas corretas como por exemplo: ir a uma entrevista, tentar abrir um negócio, pedir uma pessoa cristã em casamento, evangelizar, etc.

O problema é que além disso nós não temos medo de fazer coisas erradas como por exemplo: pecar escondido, trair mesmo que só no coração, ficar um tempo sem ler a bíblia ou orar; ou seja, temos medo de fazer o certo e não de fazer o errado.

Uma pessoa assim já demonstra claramente que Deus não está com ela. Se Deus estivesse ela não pecaria escondido.

Ela não acessaria coisas erradas na internet porque ela sabe que Deus está ali. Nem sentiria desejos imorais no coração porque Deus sonda os nossos corações.

Quer ter mais fé? Quer ter fé que Deus estará com você nas horas difíceis? Então tenha fé que ele está com você nas horas fáceis!

Na hora da tentação quando ninguém estiver vendo, na hora da provação onde seu caráter for provado esteja ciente que Deus está ali também.

Na hora da tentação quando aparece uma moça atraente na rua entenda que Deus está ali também e você não pode aceitar esses “pecadinhos”.

Quando sabemos que Deus está conosco nas horas fáceis e tranquilas nós o obedecemos mais e nos santificamos mais.

Isso nos levará a uma grande fé nos momentos difíceis. Você vai pensar: Deus me abençoou quando tudo estava bem me livrando das tentações; ele estará comigo na adversidade também.

Eu tenho feito isso e tenho sido abençoado. Faça isso e você verá sua fé crescer absurdamente.

Deus está comigo – Conclusão

Em conclusão, eu diria que este artigo foi escrito para três tipos de pessoa: Os cristãos convertidos, as pessoas não convertidas e os cristãos mais ou menos.

Se você é convertido saiba que Deus está sim com você e você precisa tomar cuidado para não deixar as circunstâncias tirar essa fé que você têm.

Caso você não seja convertido você precisa crer que seus pecado o afastam de Deus e que este é o perfil daqueles que não são filhos dele porque ele protege apenas os seus filhos e está longe dos ímpios.

Agora no caso de você for aquele tipo de cristão mais ou menos, também chamado de “religioso” no sentido de que tem cara de cristão, mas o coração não foi transformado porque não pensa duas vezes quando tem uma oportunidade de se desviar, você precisa entender que não dá para ser cristão e muito menos abençoado desta forma.

Não dá para fazer o que é mais fácil na bíblia e não o mais difícil achando que Deus vai aceitar seu esforço e te abençoar assim mesmo.

Ou você de fato se comporta como filho e seja abençoado ou continua a se iludir esperando um amanhã melhor que nunca chega. A escolha é sua.

Se este artigo fez sentido para você não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

Se você realmente deseja aprender a estudar sua bíblia, sem sair de casa, então você definitivamente precisa conhecer esta solução que já ajudou muitas pessoas a entender a bíblia de gênesis a apocalipse - Clique na imagem abaixo agora para saber mais enquanto ainda está no ar.

Conheça sua bíblia de capa a capa

Deixe um comentário