A história de Davi: O Conflito de Davi e Saul é Semelhante ao de Cristo e Satanás!

Acredito que todo mundo já ouviu falar sobre a história de Davi. O que a maioria nunca parou para pensar é que ela é mostra profeticamente a batalhar entre Satanás e Jesus Cristo.

Parece forçado de início, mas quem já leu os 4 evangelhos e a história de Davi e Saul com certeza já entendeu o porque desse tema.

De qualquer modo eu te convido a ler este artigo até o final porque nele você vai entender a gravidade dos pecados que cometemos e como ele nos afasta dos planos de Deus.

Além disso, caso não conheça você vai aprender as duas histórias simultaneamente de forma fácil e simples.

Tenho certeza que vai te surpreender!

INTRODUÇÃO

Uma das coisas mais adoráveis na bíblia é quando você percebe muitas coisas no antigo testamento acontecendo no novo testamento.

Acredito que a partir deste momento é que passamos a ter prazer a ponto de ser viciante a leitura da palavra. Pelo menos foi assim comigo.

Por exemplo, todos nos sabemos que a morte de Cristo na cruz pelos nossos pecados já havia acontecido quando a serpente enganou Eva e Adão, e o pecado entrou no mundo.

Ao ver que ambos estavam nus, Deus mata um animal e com sua pele cobre a nudez do casal. Este animal morto para cobrir o casal representa Cristo sendo morto para tirar a nossa culpa diante de Deus.

Outra coisa profetizada nesta mesma passagem é o conflito entre a igreja e o próprio diabo:

E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Gênesis 3:15

Aqui já temos uma primeira menção do que vão acontecer no futuro entre a igreja (mulher) e sua semente (Cristo); e satanás.

Essa dinâmica entre os textos está em toda bíblia. O mais legal é que de tanto estudar você acaba descobrindo algumas sozinhas.

Foi assim que consegui o conteúdo deste artigo. Ao ler a história de Davi em I Samuel, os evangelhos e apocalipse eu reparei que havia diversas semelhanças entre os conflitos de Davi X Saul e Cristo X Satanás.

Ao perceber isto aprendi algumas lições importantes para vida de todos os Cristãos. Vamos ver agora só um resumo de ambas às histórias só para compararmos e tirarmos algumas lições.


A história de Davi: Saul queria honra apesar do pecado

Não vou me deter muito a detalhes quanto a história de Saul (e nem de Jesus) porque o objetivo deste artigo é apenas mostrar algumas semelhanças destes conflitos.

Saul após virar o rei de Israel comete alguns erros que resultam em grandes consequências assim como qualquer pecado.

Em uma dessas ocasiões que ele pecou ele disse ao profeta Samuel:

Disse ele então: Pequei; honra-me, porém, agora diante dos anciãos do meu povo, e diante de Israel; […] 1 Samuel 15:30

Perceba aqui que Saul queria honra apesar dos pecados que cometeu. Isto te lembra alguém?

Veja o que o profeta Isaías escreve sobre satanás:

E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte;
Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. Isaías 14:13 – 14

O diabo assim como Saul cometeu graves pecados, mas mesmo assim, quis ser honrado perante todos. Como não conseguiu seu objetivo agora é levar todos a se revoltarem contra Deus assim como ele fez.

Eu explico isso melhor no meu artigo: Adão e Eva: Descubra Como eu Melhorei Meu Entendimento Sobre o Pecado Através do Que Aconteceu no Éden. Clique aqui para saber mais.

Examine sua vida e veja se não é isto que acontece com você. Viver pecando e ainda achar que seremos honrados é se enganar assim como Saul e satanás se enganou.


A história de Davi: Davi recebe a promessa que será rei

Como Saul havia pecado contra Deus o profeta Samuel vai até a casa de Davi… tomou o chifre do azeite, e ungiu-o […]. 1 Samuel 16:13

O profeta nesta ocasião proclama Davi rei de Israel no lugar de Saul. Isto, porém não acontece imediatamente. Ele é apenas ungido e agora vai esperar até que se cumpra esta promessa de Deus.

Da mesma forma Deus fez ao proclamar no antigo testamento a vinda do Messias que seria rei do mundo inteiro como nos diz estas duas passagens:

O Senhor fez um juramento a Davi, um juramento firme que ele não revogará: “Colocarei um dos seus descendentes no seu trono”. Salmos 132:11

Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, sendo rei, reinará e procederá sabiamente, executando o juízo e a justiça na terra. Jeremias 23:5

Foi prometido pelos profetas e registrado nos salmos que Jesus, o descendente de Davi seria rei eternamente e reinaria sobre toda terra.

Jesus Cristo sabia disso e da mesma forma que Davi ele não teve pressa nenhuma para isso acontecer.

Deus também chama você para ser rei assim como chamou Davi. Veja o que está escrito em apocalipse:

E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre. Apocalipse 22:5

Deus nos chama para reinarmos com ele lá no céu. Mas, assim como Davi precisamos ser pacientes.

Agora não é momento de reinar. Agora é momento de servir assim como Jesus primeiro serviu para depois reinar no céu.

Que eu e você possamos ser paciente assim como fez Davi e Jesus Cristo para aguardar a qualquer benção prometida por Deus.

A história de Davi: Davi recebe o Espírito de Deus

Após ser ungido pelo profeta o Espírito do Senhor se apoderou de Davi  (1 Sm 16:13).

Deus não nos promete nada que não tenhamos condições de alcançar. É por meio do Espírito de Deus que Davi derrubou Golias e venceu vários outros filisteus.

Da mesma forma Deus fez com Jesus Cristo após ter sido batizado:

e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como uma pomba; e ouviu-se do céu esta voz: Tu és o meu Filho amado; em ti me comprazo. Lucas 3:22

A partir daqui Deus dá condições aos dois para suportarem a qualquer situação.

Por isso eu creio que o Espírito Santo é a maior benção que possamos alcançar de Deus.

Sem ele não conseguimos nada. É a partir dele que temos vida nova com Deus e certeza de salvação.

História de Davi: Saul tem inveja de Davi

Daí em diante Saul olhava com inveja para Davi. 1 Samuel 18:9

Quando vemos as pessoas conseguindo coisas que gostaríamos de ter tendemos a invejá-las. Isso aconteceu com Saul ao perceber que Deus estava com Davi em todas as batalha, pois ele vencia todas.

Foi assim também que aconteceu com o diabo. Eu imagino ele morrendo de inveja de Jesus Cristo já que os anjos o adoravam.

Por conta disto o dragão (satanás) com a sua cauda levava após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; (Ap 12:4) .

Satanás não quis se rebelar sozinho, mas com a mesma astúcia que convenceu Eva a comer do fruto proibido ele convenceu 1 terço dos anjos do céu a se rebelarem juntamente com ele.

O diabo tem inveja não só de Cristo, mas também daqueles que servem a Deus.

Ele não tem chance de salvação como nós. Alias a bíblia diz no evangelho de Mateus que ele e os anjos que arrastou do céu já estão condenados:

Dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, destinado ao Diabo e seus anjos. Mateus 25:41

Você tem uma chance preciosa que o diabo não tem e nem nunca vai ter de se salvar. Não desperdice essa chance de receber a salvação em Cristo caso você não seja cristão.

Mais um detalhe, não tenha inveja de ninguém. Foi assim que Saul viveu perturbado e se perdeu Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. Tiago 3:16




História de Davi: Saul tem medo de Davi

Saul tinha medo de Davi porque o Senhor o havia abandonado e agora estava com Davi. 1 Samuel 18:12

Davi e Golias

Este versículo nos ensina uma das características das pessoas que abandonam a Deus: sentir medo.

O medo pode ser um sinal do abandono da presença de Deus em nossas vidas, pois foi isto que Moisés profetizou a respeito das pessoas que abandonassem a Deus:

Vocês viverão em constante incerteza, cheios de terror, dia e noite, sem nenhuma segurança na vida. Deuteronômio 28:66

Saul sentiu medo de Davi que estava com Deus assim como satanás tem de Jesus Cristo que é o próprio Deus. Ele e seus anjos temem o criador, pois foi assim que escreveu Tiago:

Crês tu que Deus é um só? Fazes bem; os demônios também o creem, e estremecem. Tiago 2:19

Eu não quero dizer com isso que o cristão nunca sente medo. O próprio Jesus Cristo (sendo também um homem) temeu quando chegou a hora de sentir a ira de Deus por nossos pecados ao tomar o cálice da ira Divina (Mt 26:42).

O medo a qual me refiro é aquele movido por covardia (que não foi o caso de Cristo Jesus).

O medo que é causado em nós quando estamos afastados de Deus. O medo que nos enche de inseguranças.

Querido se você sente esse tipo de medo você precisa voltar para Deus.

Precisa buscá-lo o quanto antes, pois não há nada melhor do que saber que tem um Deus lá no céu ao nosso favor e não contra nós.


História de Davi: Saul tenta matar Davi para continuar reinando

e a atirou, dizendo: “Encravarei Davi na parede”. Mas Davi desviou-se duas vezes. 1 Samuel 18:11

A história de Davi nos mostra que ele quase foi morto por Saul. Em dois episódios Saul taca a lança nele e em outras três vezes ele comanda todo seu exército atrás de Davi.

Da mesma forma o diabo usa aqueles que estão sob seu domínio para tentar matar Jesus assim que nascesse.

Nesta ocasião Herodes pede para que os magos lhe mostrem onde nasceu Jesus Cristo. Os magos porém não comentam nada com ele e vão embora…

Então Herodes, vendo que tinha sido iludido pelos magos, irritou-se muito, e mandou matar todos os meninos que havia em Belém, e em todos os seus contornos, de dois anos para baixo […]. Mateus 2:16

O diabo sabia nesta ocasião que se Jesus fosse o rei do universo ele perderia seu trono na terra e por isso queria exterminá-lo.

Entretanto, Deus o protegeu de tudo isso e o diabo começa perde seu território quando Jesus cresce e expulsa demônios de várias pessoas.

Quantas vezes nos também não tememos que alguém tire algo de nós não é mesmo? Precisamos tomar cuidado, pois desta forma vamos nos parecer com o diabo e não é isso que queremos.

Quando disseram a João Batista que as multidões que antes o seguiam estavam começando a seguir a Jesus Cristo entre tantas coisas ele respondeu:

É necessário que ele cresça e que eu diminua. João 3:30

Que possamos respeitar as pessoas que de alguma forma estão ocupando nosso espaço (algum cargo na igreja, por exemplo) como João Batista e que não sejamos egoístas como Saul.


História de Davi: Davi lidera pessoas

A partir deste momento Davi não poderia mais trabalhar para Saul pois sabia que perto dele a morte o alcançaria logo.

Fuga de Davi
Arte criada por Klaudia Bezak

Sendo assim, Davi decide se juntar com várias pessoas até que se cumprisse o que Deus havia lhe prometido como nos diz o próximo verso…

Também juntaram-se a ele todos os que estavam em dificuldades, os endividados e os descontentes; e ele (Davi) se tornou o líder deles. Havia cerca de quatrocentos homens com ele. 1 Samuel 22:2

Davi não deixa de ser soldado e líder do exército apesar de não trabalhar mais para Saul. Ele se mantem ocupado naquilo que Deus lhe chamou.

Da mesma forma Jesus não fica aguardando ser rei do universo de braços cruzados. Enquanto isso ele cumpre sua missão na terra…

Ao saírem de Jericó, uma grande multidão seguiu a Jesus. Mateus 20:29

Jesus estava cumprindo seu ministério entre as multidões principalmente quando ele pregava e ensinava. Da mesma forma ele nos convoca para fazermos discípulos como está escrito:

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Mateus 28:19

Jesus nos convoca para liderarmos pessoas assim como fez Davi em suas batalhas. Nesta batalha, porém nós usamos uma armadura diferente.

Eu tenho um artigo que falo mais sobre esta armadura. Ele se chama: A Armadura do Cristão: Quer Ficar Blindado Contra os Ataques do Diabo? Você Precisa Ler Isto! Clique aqui se quiser saber mais sobre esta armadura.

A armadura do cristão


História de Davi: Saul persegue e mata os servos de Deus

Após mais uma fuga de Davi o Rei Saul fica sabendo que alguns sacerdotes o ajudaram na fuga…

Então o rei ordenou a Doegue: “Mate os sacerdotes”, e ele os matou. E naquele dia, matou oitenta e cinco homens que vestiam túnica de linho. 1 Samuel 22:18

Neste versículo Saul ordena a morte de muitos sacerdotes que ajudaram Davi em suas missões.

Da mesma forma o diabo se opõe as ações da igreja de Cristo como você pode ver neste versículo:

Por aquele mesmo tempo o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da igreja, para os maltratar; e matou à espada Tiago, irmão de João. Atos 12:1,2

Nós que servimos a Deus devemos estar pronto para morrer por Cristo como a igreja antiga estava.

Precisamos aguenta firme na batalha como fez Davi sabendo que não viveria para sempre com os sacerdotes que o ajudou.

Se você perdeu algum ente querido ou irmão em Cristo fique firme, se mantenha ocupado servindo a Deus e buscando-o continuamente como fez Davi.


História de Davi: Davi não mata Saul quando tem chance

O rei Saul em uma das suas perseguições entra em uma caverna para aliviar o ventre saber que Davi estava no fundo dela escondido.

Davi ao perceber isso vai à direção dele escondido e corta uma parte do seu manto. Quando ele sai da caverna Davi o chama e diz:

Olha, meu pai, olha para este pedaço de teu manto em minha mão! Cortei a ponta de teu manto, mas não o matei. […] Não lhe fiz mal algum, embora estejas à minha procura para tirar-me a vida. 1 Samuel 24:11

Apesar de Saul ser seu inimigo, Davi não tira a vida dele quando tem oportunidade.

Da mesma forma fez Jesus Cristo que mesmo sendo Deus não usou seu poder para acabar com satanás no deserto, por exemplo:

Então ordenou-lhe Jesus: Vai-te, Satanás; porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. Mateus 4:10

Nesta ocasião Jesus apenas o manda embora.

Davi e Jesus deixaram que o próprio Deus aniquilasse seus inimigos mesmo que isso viesse a demorar. Precisamos aprender a esperar todas as coisas acontecerem no tempo de Deus mesmo que demore.

Como cristãos precisamos ser pacientes, pois isso pode mostra se de fato cremos em Deus ou não.

História de Davi: Saul é vencido e morto em batalha

Os filisteus invadem Israel para guerrear contra ela. Saul e seu exército sai para guerrear mas é vencido pelos filisteus…

Assim faleceu Saul, e seus três filhos, e o seu pajem de armas, e também todos os seus homens morreram juntamente naquele dia. 1 Samuel 31:6

O rei Saul com todos os seus soldados são mortos em batalha. Ele paga pelo erro que o fez abandonar a Deus.

Da mesma forma acontecerá com satanás e todos aqueles que o seguiram se rebelando contra Deus como nos diz apocalipse:

E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre. Apocalipse 20:10

Não vou entrar em detalhes aqui, mas a besta que aparece neste verso se refere ao anticristo e o falso profeta era aquele que fazia as pessoas adorarem a primeira besta (anticristo). Ambos trabalham para satanás.

(NOTA IMPORTANTE: Indico fortemente este conteúdo para você, se você realmente deseja saber mais sobre escatologia sem ter que gastar dinheiro com cursos caríssimos e quebra a cabeça com aulas complexas. Clique agora na imagem abaixo para saber mais antes que saia do ar )

Manual de Escatologia

 

O final de qualquer história nós já conhecemos. A história de Davi e de Jesus Cristo e toda humanidade deixa claro: o mal sempre perde e o bem sempre vence.

Está você entre os vencedores que lutam com Cristo? Eu espero que sim.


Conclusão

Em conclusão, já ficou claro: Se você é do tipo que vive pecando, desejando honrarias, invejoso, medroso e vive falando mal dos crentes como se estivesse perseguindo-os então você está se parecendo com Saul e consequentemente com o diabo.

Mas, se você obedece a Deus, confia na promessa que vai reinar lá no céu (Ap 22:5), tem o Espírito Santo e lidera pessoas nas missões pela qual Deus te chama, você está se parecendo com Davi e consequentemente com Jesus.

É um ótimo teste para saber se você está no caminho certo não é mesmo? Espero ter te ajudado com este artigo.

Se este artigo fez sentido para você não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

Se você realmente deseja aprender a estudar sua bíblia, sem sair de casa, então você definitivamente precisa conhecer esta solução que já ajudou muitas pessoas a entender a bíblia de gênesis a apocalipse - Clique na imagem abaixo agora para saber mais enquanto ainda está no ar.

Conheça sua bíblia de capa a capa

1 comentário em “A história de Davi: O Conflito de Davi e Saul é Semelhante ao de Cristo e Satanás!”

Deixe um comentário