Salmos 91 :10 – Cristão Fica Doente Segundo Este Versículo?

Muitas pessoas acreditam que o cristão verdadeiro pode ficar doente, mas como explicar o salmos 91 :10 que parece nos ensinar o contrário?

O salmo diz: Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. Salmos 91 :10

Além disso, o salmo 91 em si é um salmo que só fala de proteção com relação àqueles que confiam em Deus.

E como podemos explicar um salmo como este sabendo da morte de tantos apóstolos, profetas, e tantas pessoas que sofrerão por crer em Deus? Seria uma contradição?

É isso que vou tentar esclarecer para você que ultimamente tem visto tantas notícias sobre o Corona vírus (COVID-19).

Existem diversas formas de interpretar um salmo como este, mas aqui pretendo te mostrar aquela que achei mais coerente com a bíblia como um todo.

Este artigo vai te esclarecer muita coisa por isso recomendo que leia até o final para não ter mais aquelas dúvidas de contradições entre um versículo e outro.

Além do mais, esclarecimentos como este podem aumentar ainda mais a sua fé.


Salmos 91 :10 – Um cristão pode mesmo ficar doente?

Com certeza. Precisamos entender que Cristo nos livrou da condenação, mas não retirou de nós este corpo que foi corrompido pelo pecado.

covid-19
Arte feita por Angel Boligan

Recebemos este corpo como herança e juntamente com ele a sua fragilidade.


Alias, se os grandes homens de Deus do passado ficavam doentes. Por que nós não ficaríamos?

Perceba que o fato de um pequeno vírus como esse causar todo esse caos que vemos pela televisão não deixa dúvida da nossa fragilidade e dependência da misericórdia de Deus.

Veja alguns exemplos de servos de Deus que adoeceram:

Timóteo

Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades. 1 Timóteo 5:23

Apesar de Paulo ter curado tanta gente, Timóteo frequentemente ficava doente conforme ensina o verso.

Por conta disso Paulo o adverte que tome vinho, ou seja, faça o que é possível para que fique bem. Paulo não diz que ele está assim porque caiu no pecado ou algo assim.

Ezequias

Naqueles dias Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; […] Isaías 38:1

O rei Ezequias foi um dos melhores reis que Judá teve.

Apesar disso, no fim da sua vida ele foi avisado pelo profeta que morreria por conta da sua enfermidade. Ezequias sabendo disso ora e clama a Deus por misericórdia de modo que este lhe concede mais 15 anos de vida.

Mesmo que salvo da doença, ele não deixou de adoecer. Não nos esqueçamos disso.

Eliseu

E Eliseu estava doente da enfermidade de que morreu, e Jeoás, rei de Israel, desceu a ele, e chorou sobre o seu rosto, […] 2 Reis 13:14

É estranho imaginar que aquele que curou Naamã da lepra e muitas outras pessoas morreu justamente de uma enfermidade não é mesmo?

Foi o que aconteceu com o profeta Eliseu. Ele, porém, diferente da maioria de nós era um homem cheio de fé e maturidade para entender isso ao ponto que não murmurou em momento algum.

Conheça sua bíblia de capa a capa


Então… eu posso adquirir o corona vírus???

Sim, você e eu podemos adquirir. É uma triste realidade, mas no fundo todos nós sabemos disso.

Os exemplos que citei acima são interessantes para refletirmos na diferença entre eles.

O primeiro que foi Timóteo fala de alguém que encontraria cura fazendo aquilo que estava ao seu alcance.

O segundo que foi Ezequias fala de alguém que não podia fazer nada para ser curado, a não ser clamar a Deus e receber um milagre.

E o terceiro é de alguém que simplesmente partiu porque assim Deus o quis.

São coisas que podem acontecer conosco, mas não falo isso para tirar sua fé. Falo apenas para você ficar atento a realidade que nos rodeia e não ficar pensando que tudo tem a ver com pecado, ou que cristão não precisa se cuidar porque Deus sempre nos livra de ficar doentes.

Não temas! Tenha fé!

Após ler isso o que a maioria vai tender a fazer é pensar: então estamos perdidos porque Deus vai levar até mesmo os cristãos.

Isso mostra que a mente da pessoa já está inclinada a duvidar e acreditar apenas no pior.

Querido, assim como Ezequias clamou e obteve resposta você pode clamar também!

Talvez você pense agora: mas, eu não sou um herói do povo de Deus cheio de grandes obras e obediência como o rei Ezequias.

Querido não se esqueça das pessoas que Cristo curou na terra. Eram todas obedientes? Em Lucas 17:12-19 Jesus curou 10 leprosos e só 1 voltou para agradecer… será que os outros 9 eram obedientes apesar da ingratidão?

Então a verdade é que o mais provável é que nem adquirir o vírus você vai. E, mesmo que adquira o vírus não mata nem a maioria o que dirá todos que o adquirir.

Nossa maior luta é para que ele não se espalhe enquanto encontramos cura.

Por isso não perca sua fé e seu otimismo. Seu corpo precisa de fé para ter mais saúde e sua alma precisa de fé para salvação.

Salmos 91 :10 – Como explicar um salmo como este?

Como explicar um salmo que só fala de proteção àqueles que confiam no Senhor sendo que nem sempre é assim?

Penso que a melhor forma de entender versos assim é descartar a hipótese de que Deus inspiraria autores a dizer coisas que o deixaria preso a uma fala como verdade sempre absoluta.

Por exemplo, um salmo como este de livramento; se interpretarmos de forma literal, então nunca deveríamos morrer porque segundo o salmo Deus nos livra de tudo que possa nos afligir.

Outro ótimo exemplo é o quinto mandamento que diz:

Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá. Êxodo 20:12

Mas, se você estudar atos 7 você verá que Estevão era jovem temente a Deus, mas mesmo assim ele morreu em plena juventude. Será que Estevão não guardava o quinto mandamento? Óbvio que sim não é mesmo?

E o que dizer dos grandes homens de Deus que sofrerão mesmo sendo fiéis conforme ensina hebreus 11 onde é nos apresentado os heróis da fé?

O que dizer do próprio Cristo que foi abandonado pelo Pai na cruz mesmo sendo obediente?

A verdade é que acima de tudo está a suprema vontade de Deus.

Cristo foi abandonado, Estevão foi morto na juventude e tudo mais acontece para glória de Deus porque foi assim que ele quis e é para isso que existimos.

Não existimos para que Deus nos livre de tudo que é ruim. Existimos para que ele seja glorificado seja na nossa saúde ou doença. Seja na nossa vida ou nossa morte.

Salmos 91 :10 – O que o salmista quis dizer

O salmo foi provavelmente escrito pelo rei Davi.

Sabemos que Davi era inspirado por Deus para escrever em suas canções aquilo que ele mesmo viveu.

Davi e Golias

Sabemos também que Deus livrava Davi de várias aflições.

Movido pelas suas experiências Davi escreveu aquilo que de fato acontece com aqueles que servem a Deus.

Aliás, ele era rei de Israel. Não havia um motivo para ele perecer diante das adversidades visto que isto provavelmente não glorificaria a Deus.

É isso que quero que entenda. Porque você não sobreviveria um vírus como este coronavírus? É bom refletirmos bastante sobre isso.

Eu creio que o mais provável é que nos aproveitemos desta doença para tentar de alguma forma ganhar aqueles que estão perdidos sem o evangelho de Cristo.

Precisamos sempre ser otimista quanto ao que Deus quer fazer em nós porque pessimismo geralmente marca os que não creem e não os que creem.

Os salmos mostram as bençãos dos fiéis

É importante notar também que os salmos geralmente definem o que acontece com os justos.

Além de salmos sobre livramento temos salmos que falam sobre prosperidade financeira e salmos que falam de uma vida alegre e feliz.

Mas, quando estudamos o novo testamento vemos que os cristãos sofriam, as vezes padeciam necessidade financeira e se entristeciam principalmente com relação as perseguições que sofriam.

Como entender isso agora? Seria uma enorme contradição? De modo nenhum!

O que os salmos mostram é simplesmente que geralmente uma pessoa é livrada de muitos males por Deus porque os cristãos verdadeiros não provocam perseguições justas contra eles.

Os cristãos de verdade também geralmente cuidam da sua saúde e por isso Deus os livra de doenças.

Os que são de fato salvos em Cristo também amam trabalhar e não são preguiçosos de modo que o resultado disso na maioria das vezes é prosperidade.

É isto que os salmos nos ensinam. Eles mostram o que geralmente acontece com todo aquele que obedece verdadeiramente a Deus. Pense nisso!

Salmos 91 :10 – Conclusão

Em conclusão, não queira colocar Deus contra a parede achando que só porque algo está escrito sobre os justos que isso quer dizer que vai acontecer com absolutamente todos os justos.

Deus cumpre sua palavra, mas seu maior compromisso é que ele seja glorificado, porque ele é merecedor.

Estamos aqui para glorifica-lo e não para questioná-lo. Ler a bíblia desta forma é muito mais seguro.

Conheça sua bíblia de capa a capa


Deixe um comentário