Salmos 1: Entenda a Causa da Maioria Dos Seus Problemas e Frustrações

Salmos 1 descreve uma das mais importantes verdades que a bíblia ensina. Ele nos mostra a diferença entre os que servem e os que não servem a Deus.

Essa diferença, porém não é tão perceptível assim até porque se fosse todas as pessoas procurariam servir a Deus.

Neste artigo você vai aprender as maiores diferenças entre os ímpios e os justos.

Vai saber também o porquê da existência de boa parte dos seus problemas e/ou dos problemas de pessoas que você ama para você poder ajudá-las.

Além disso, você vai aprender outros versículos que nos ajudam a entender cada um dos versos do salmo primeiro. Isso vai te ajudar a entendê-lo com mais facilidade.

Estudo salmos 1

Alguns estudiosos afirmam que Davi foi quem escreveu este salmo, mas não se sabe ao certo sua autoria.

Este salmo é dividido em duas partes:

A primeira vai do verso 1 ao 3. Aqui o salmista mostra no que consiste a felicidade e bem aventurança dos justos, seus procedimentos e bênçãos que receberá do senhor.

Não vamos nos esquecer de que justo aqui não se trata de uma pessoa 100% correta, pois a bíblia ensina que nenhum de nós é perfeito e que Não há um justo, nem um sequer. Romanos 3:10

Justo aqui se trata de uma pessoa que foi justificada por Cristo. Apenas isto.

A segunda parte vai do verso 4 ao 6. Aqui o salmista faz um contraste entre os ímpios e os justos. Além disso, ele descreve seu futuro e destino final.

Vamos estudar agora versículo por versículo.


Salmos 1 verso 1

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Salmos 1:1

O salmista inicia da mesma forma que Jesus em seu sermão do monte escrito em Mateus 5, 6 e7.

Bem aventurado não significa apenas feliz como diz algumas traduções. Significa mais do que feliz, ditoso, pleno, ou algo que seja mais elevado do que apenas feliz.

Este salmo mostra onde está a felicidade que o ser humano tanto procura. Ela só é encontrada por quem não anda segundo o conselho dos ímpios.

Andar segundo o conselho dos ímpios é fazer escolhas como o mundo faz. Se você é cristão de verdade você não pode fazer escolhas que pessoas que não amam a Deus te recomendam.

Na verdade, você não pode fazer escolhas nem por conta própria. Até porque o que você pensa e as ideias que tem geralmente são influenciados pelas pessoas ao seu redor.

O justo até pode aceitar conselhos de outras pessoas, mas não de qualquer uma. Ele só seguirá conselhos que tem respaldo bíblico.

Ele sempre vai dar preferência em andar segundo os mandamentos de Deus que são nossos maiores conselheiros.


Cuidado com as más influências

Outro fato importante é que o justo não anda com pecadores. Claro que isso não é literal. O texto fala de andar com intuito de se parecer com eles e de fazer o que eles fazem.

Um exemplo disso é o próprio Jesus que aqui na terra só andou com pecadores.

Nós, porém não podemos nos esquecer de que Jesus só andou mesmo com muitos pecadores depois de adquirir muito conhecimento bíblico, vida de oração e um jejum de 40 dias e 40 noites.

Ele estava pronto pra andar com qualquer tipo de gente.

Por fim, o justo não tem paz na companhia dos ateus e dos infiéis. Ele não suporta ouvir blasfêmia contra o nome de Deus.

O verdadeiro servo de Deus não tem alegria nenhuma de andar com pessoas que zombam das coisas de Deus.

Tome cuidado porque muito desses que querem zombar até do que não devia estão dentro das igrejas.

Cuidado com esses memes “gospel” cheios de blasfêmia com o nome de Deus.

Você só será feliz quando se afastar deste tipo de gente, porque se não fizer isso logo vai se parecer com eles e vai se perde como eles. É como Salomão ensina:

O que anda com os sábios ficará sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído. Provérbios 13:20

se inscreve no nosso canal


Existem 3 hábitos que costumam a nos levar a uma vida de pecados. Eles não são muito percebidos pelas pessoas e nem pregado nas igrejas.

Fiz um vídeo onde eu explico quais são eles. Se quiser assistir veja o vídeo abaixo:

Salmos 1 verso 2

Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Salmos 1:2

Pode ser que você não tenha prazer de andar com pecador nenhum, mas ao mesmo tempo não tem prazer na lei do Senhor.

Isso não te faz um bem aventurado.

Quando amamos alguém procuramos conhecer cada vez mais esta pessoa. Isso consiste em saber o que ela gosta e o que ela odeia.

Da mesma forma é nosso relacionamento com Deus. Se o amamos de verdade faremos de tudo para descobrir o que ele gosta e o que ele odeia.

As respostas para isso só se encontra na bíblia, logo a sua palavra será o nosso maior prazer.

O texto, porém não fala no prazer de ler, mas sim no prazer de meditar. Só medita em um texto bíblico quem leu e o estudou bem.

Muitas pessoas até leem a bíblia, porém fazem isso rapidamente por obrigação e não por prazer. Estas pessoas nem se quer meditam no que leu.

Você tem prazer em estudar a palavra? Se não tiver, a benção descrita neste salmo não lhe pertence.


Voltemos as escrituras

Pode ser que ao ler isso você se sinta mal e com desejo de se voltar para palavra. Isso é bom para que você realmente tome uma atitude.

A bíblia não é um livro que possamos nos dar ao luxo de saber pouco. Precisamos ficar craques quando se trata da palavra.

É ela que guia nossas decisões e nós tomamos decisões todos os dias. Quanto mais decisões corretas você tomar mais abençoado você será.

Que possamos obedecer à palavra com prontidão para sermos bem sucedido assim como Deus exigiu de Josué como ensina este versículo:

Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos pros­perarão e você será bem-sucedido. Josué 1:8

Conheça sua bíblia de capa a capa




Salmos 1 verso 3

Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. Salmos 1:3

Arvore

Uma arvore plantada junto às águas é uma arvore que não teme o calor por que não seca.

Da mesma forma em tempos de seca não se preocupa porque continua a dar furtos como nos ensina o texto de Jeremias bem semelhante a este:

Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto. Jeremias 17:7,8

Uma pessoa que meditar nas escrituras e obedecer não terá medo e nem andará preocupado ainda que venham tempos difíceis. 

Além disso, esta pessoa dará fruto ao seu tempo, ou seja, na hora certa.

Muitos cristãos desistem da porque não tem paciência para aguardar o resultado de ser santo que são as bênçãos de Deus em nossas vidas.

Quanto jovem você não conhece que desistiram de esperar em Deus pra casar com a pessoa certa e casaram com qualquer uma e se frustraram?

Como verdadeiros cristãos, precisamos aguardar o tempo de Deus para tudo, inclusive quando se trata de evangelismo.

A frutificação é uma qualidade do verdadeiro cristão. Ela tem mais a ver com ganhar almas para o reino de Deus.

O fato de o texto dizer que as folhas desta árvore não caem nos ensina que todas as nossas pequenas ações de amor serão tidas em memória. Nada será esquecido.


A prosperidade para o cristão de hoje

E por fim, tudo que fizermos prosperará. Não se trata de realização de sonhos, mas dos desejos de nossa alma.

É válido lembrar que um cristão verdadeiro não vai desejar coisas egoístas.

Por conta disso tudo o que ele fizer Deus o abençoará porque ele sabe o que Deus realmente quer que ele faça. Sabe porque medita na sua lei que o ensina.

Precisamos ser esse tipo de arvore plantado por Deus. Sobre as que ele não plantou está escrito:

[…] Toda a planta, que meu Pai celestial não plantou, será arrancada. Mateus 15:13

Ele lançará fora todo aquele que não serve para o avanço do seu reino. Que isso não ocorra nem comigo e nem com você.


Salmos 1 verso 4

Não são assim os ímpios; mas são como a moinha (palha) que o vento espalha. Salmos 1:4

vento

Agora o salmista vai fazer um contraste entre o justo e o ímpio. Isto para deixar claro que só existem estes 2 tipos de pessoas: justo e ímpio. Não existe meio termo.

As coisas boas que acontecem com os justos que já descrevemos não acontecem com os ímpios.

Estes são levados pelo vento como palha, ou seja, eles são facilmente abalados pelas circunstâncias.

Os sinais que aparecem no noticiário sobre o fim do mundo deve deixar apenas os perdidos em estado de desespero, não os salvos.

Eles é que ficam desesperados quando aparecem circunstâncias difíceis e tribulações, pois estão longe do seu criador e não tem quem os ajudem.

Esta é uma causa dos problemas que muitas das vezes passamos ou pessoas que amamos passam.

Ficamos desesperados, tristes e frustrados com as circunstâncias achando que Deus nos abandonou quando na verdade são os nossos pecados que nos afastou dele.

Fiquemos alerta para que não sejamos como os ímpios, pois a mesma palha que é levada ao vento hoje amanhã será jogada no fogo como Jesus ensinou:

Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará. Mateus 3:12


Salmos 1 verso 5

Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. Salmos 1:5

Esta parte já nos mostra o destino final dos ímpios. Além de ter uma vida marcada pelo medo, derrotas e frustrações aqui na terra, eles sofrerão a justa ira de Deus que virá no fim dos tempos.

As pessoas que não buscarão a Deus ficarão horrorizadas quando Cristo voltar. Estes rebeldes não suportarão o dia do juízo final.

Pode ser que no juízo terreno ele até passem ilesos por influência ou por suborno. Mas no juízo final não será assim, pois ninguém poderá se esconder de Deus naquele dia.

Os pecadores não subsistirão na congregação dos justos porque naquele os justos estarão reunidos no céu. Lá será o lugar em que os justos reinarão. Os pecadores ficarão de fora.

Sobre este dia João recebeu uma revelação do desespero daqueles que não quiseram saber de Deus ao ponto deles se esconderem. É assim que ele descreve:

E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os poderosos, e todo o servo, e todo o livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas;

E diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro; Apocalipse 6:15,16

Que eu e você possamos estar firmes com Deus até que ele volte. Busquemos a Deus enquanto ainda é tempo.


Salmo 1 verso 6

Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá. Salmos 1:6

Deus conhece o caminho do justo. Ele sabe recompensar seus servos. Ele não os deixa desamparados.

Precisamos crer nesta palavra porque é só pela fé que vamos conseguir agradar a Deus e suportar qualquer provação ou tribulação temporária.

Os ímpios, porém são como pessoas que constrói uma casa na areia. Coloca sua vida toda em uma estrutura frágil.

Seguem as próprias paixões como a maioria das pessoas que fazem sempre o que é mais fácil e agradável à carne e nunca o mais difícil para agradar a Deus.

Seguem as próprias paixões como a maioria das pessoas que fazem sempre o que é mais fácil e agradável à carne e nunca o mais difícil para agradar a Deus.

Jamais tenha inveja do ímpio. Ainda que ele pareça prosperar e ser mais feliz do que você. Tome cuidado porque isso pode te fazer duvidar de Deus tendo-o como injusto.

Assim como ele conhece o caminho dos justos ele conhece também o dos ímpios.

São os ímpios que se dão mal no final e isso não passará batido aos olhos de Deus como nos ensina o profeta Jeremias:

[…]  porque os teus olhos estão abertos sobre todos os caminhos dos filhos dos homens, para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas obras; Jeremias 32:19

Observe que este versículo complementa o verso 6. Deus é um justo juiz e não deixará nenhum servo sem recompensa e tão pouco um ímpio sem castigo.


Conclusão

Em conclusão, entenda, por favor, que Deus não vai te tratar como justo na parte da benção se você agir como ímpio.

Esta é a grande razão da maioria dos nossos problemas.

Nós nos comportamos como ímpios, andamos com eles, não temos prazer nenhum em estudar a palavra e depois esperamos frutificar e prosperar em nossos projetos.

Isso jamais vai da certo, pois como diz o último versículo: Deus conhece os nossos caminhos. Ele sabe o que temos feito e nos recompensará bem se agirmos bem.

Precisamos acreditar no que Jesus nos ensina sobre galardão no evangelho de Marcos:

[…] Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho,
Que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna. Marcos 10:29,30

Se você de fato acreditar nesta palavra nesta palavra você não vai deixar de estudar a bíblia até que vire um prazer.

Mas se para você for difícil abrir mão de alguns minutos pra passar com Deus o que dirá então abrir mão de parentes, seu lar ou até mesmo sua vida (se necessário)? Comprometa-se em estudar a palavra de Deus!

A bíblia é o melhor livro do mundo! Você só ainda não percebeu isso 🙂

Se este artigo fez sentido para você não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

Se você realmente deseja aprender a estudar sua bíblia, sem sair de casa, então você definitivamente precisa conhecer esta solução que já ajudou muitas pessoas a entender a bíblia de gênesis a apocalipse - Clique na imagem abaixo agora para saber mais enquanto ainda está no ar.

Conheça sua bíblia de capa a capa

27 comentários em “Salmos 1: Entenda a Causa da Maioria Dos Seus Problemas e Frustrações”

  1. Eu amo a palavra de Deus, leio a Bíblia todos os dias e cada vez aprendo mas é amo.conhecer a palavra de Deus foi a melhor acontecimento da minha vida. Agradeço a Deus todos os dias pela oportunidade que ele me concedeu. A Deus toda honra e glória para sempre amém!

    Responder
  2. Que bela exposição!
    Hoje começo a estudar o livro de Salmos e achei esse estudo do Salmos 1 pela busca na internet.
    Parabéns! Me ajudou muito a compreender esse capítulo. Vou seguir e procurar acompanhar mais por aqui.
    Obrigada!
    Que Deus te abençoe e continue usando sua vida no ensino da Palavra de Deus!

    Responder
    • Amigo devido ao fato de copiarem meu blog eu sugiro que copie a mão por cima mesmo. Pode resumir com suas próprias palavras para que não dê trabalho. Deus abençoe e espero que compreenda.

      Responder
  3. Muito obrigada por detalhar com profundeza este salmo de advertência ao cristão. Está bem claro que quanto mais meditamos na palavra do Senhor, mais fortes e preparados ficamos para enfrentar as adversidades e também servirmos de luz para outros que não conhecem a Deus.

    Responder
  4. Gostei muito dessa explicação!
    Eu já decorei esse salmo há muitos anos, mas a palavra de Deus é nova todos os dias qdo buscamos estuda a com oração!

    Responder
    • Creio que isso é com tentar entender por que uns nascem com defeitos físicos e outros não. São coisas que talvez não deveriam ser o foco da nossa atenção. Temos muitas outras coisas mais importantes para estudar a respeito da palavra. Deus abençoe grandemente.

      Responder
    • Excelente explicação do texto do salmos primeiro, eu já tinha alguma noção do conteúdo mas não com tanta profundidade como estou tendo agora, louvado seja Deus por sua graça sobre a nossa vida que nos proporciona uma visão cristocêntrica.

      Responder
  5. Amei ler todas esses ensinamentos pois estou fazendo estudo biblico e quanto mais a gente aprender sobre a palavra de DEUS melhor será para nossa Salvação. AMÉM.

    Responder
  6. Muito obrigaso pelo estudo maravilhoso, gosto de ler e estudar a biblia aue Deus te abençoe grandemente e te der sabedoria para colocar mais estidos Como esse do salmo CAP 1

    Responder
  7. ESTA MENSAGEM DEVERIA SER ESPALHADA COM INTENSIDADE AO PONTO DE TODOS OS FIEIS LEREM, E REFLETIEREM NESTAS VERDADES. EU AMEI.

    DEUS ABENCOE TODA A VOSSA EQUIPA.

    Responder
    • Amém. Se divulgarmos o link para grupos de família ou de igreja já ajuda bastante. Quantas outras pessoas podem aprender com um simples artigo como este né? Deus abençoe 🙂

      Responder

Deixe um comentário