Características de quem vence o pecado

Você quer descobrir as características de quem vence o pecado? Então fica comigo neste artigo que vou ensinar 3 delas diferente das características que a maioria das pessoas já conhecem como vida de oração e leitura da palavra.

Vamos ver algo um pouco mais profundo que você provavelmente não vai encontrar em nenhum outro lugar.

Existe um livro chamado: “Quem pensa enriquece”. Este livro conta a história de um homem que dedicou sua vida a descobrir as características que todas as pessoas que enriqueciam tinham em comum.

Uma pena que a maioria das pessoas se dedicam a entender em livros assim as características dos milionários para ficarem ricos, mas não se preocupam em saber as características dos homens santos que venceram seus pecados afim de alcançar as verdadeiras riquezas celestiais.

Se este não é seu caso eu separei aqui 3 características que todo cristão que vence o pecado tem em comum. Fique neste artigo até o fim e descubra 3 características de quem vence o pecado.

Esse conteúdo já esta no meu canal do youtube. Se você preferir assista ele no vídeo abaixo.

Características de quem vence o pecado – Introdução

Se teve um homem que venceu seus pecados foi o rei Davi.

Sabemos dos principais pecados deste rei tais como seu adultério, assassinato a um inocente e o censo em Israel contra a vontade de Deus.

Apesar de todos os pecados que ele cometeu você não encontra na bíblia algum pecado que virou hábito na vida dele. Ele adulterou uma vez, mas não vemos um segundo adultério. Assasinou apenas um homem e mais ninguém após ele.

Depois de encontrar três características principais em todo cristão que vence o pecado percebi que elas estão bem presentes na vida do rei Davi. Pode ter certeza que vai aprender coisas aqui que você não verá em nenhum outro lugar na internet.

Vamos ver então as características de quem vence o pecado e usar o rei Davi como exemplo.

O pecado de Davi

Seja misericordioso para vencer o pecado

Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Mateus 5:7

Não adianta você esperar a misericórdia de Deus para te livrar do pecado se você não tiver misericórdia do teu próximo.

Se quisermos que Deus ouça nosso clamor precisamos começar a ouvir os que clamam por perdão, comida, ou algum outro tipo de ajuda.

Perceba como isso é relevante na caminhada do cristão: todo crente que busca ter intimidade com Deus para vencer o pecado costuma busca-lo estudando a bíblia, orando e jejuando.

Isso esta correto, mas veja como a falta de misericórdia impede que tais “sacrifícios” sejam aceitos por Deus.

Conheça sua bíblia de capa a capa




Sobre estudar a bíblia…

“Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas têm negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vocês devem praticar estas coisas, sem omitir aquelas. Mateus 23:23

Sabemos que os fariseus entendiam muito bem a lei de Moisés. A questão é que para Jesus não importava que os fariseus fossem tão entendido da palavra de Deus se eles omitiam as coisas mais importante da lei cuja misericórdia esta inclusa.

As vezes nós estamos assim também. Queremos vitória sobre os pecados graves enquanto damos uma enorme enfase em obedecer os mandamentos de menor importância e não temos misericórdia das pessoas ao nosso redor cometendo algo talvez mais grave do que o pecado que queremos nos livrar.

Não vai adiantar ter tanto entendimento bíblico se você deixar de lado os preceitos mais importantes da lei como a misericórdia por exemplo.

Sobre as orações…

Quem fecha os ouvidos ao clamor dos pobres também clamará e não terá resposta. Provérbios 21:13

Como já foi dito antes: escute o clamor das pessoas para que Deus escute o seu também.

O texto cita os mais pobres, mas também pode se referir ao pedido de outro tipo de pessoa. Quem sabe um filho ou conjugue querendo atenção apenas. Quem sabe um pai o irmão querendo seu perdão

Não espere que Deus vai ouvir você se você não escuta o clamor do seu próximo.

Sobre o jejum…

Por que jejuamos’, dizem, ‘e não o viste? Por que nos humilhamos, e não reparaste? ’ Contudo, no dia do seu jejum vocês fazem o que é do agrado de vocês, e exploram os seus empregados

Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo?

Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?

Isaías 58:3, 6 e 7

Nesta passagem o povo de Israel não entendia porque jejuavam e Deus não lhes escutava. O profeta orienta através da palavra do Senhor que não adianta clamar por misericórdia por meio do jejum se o povo mesmo não tinha misericórdia dos menos favorecidos.

Mais uma vez é dito: sem misericórdia não alcançaremos nada do Senhor. Não alcançaremos nem mesmo a libertação dos nossos pecados.

Que possamos nós sempre lembrar dos outros, olhar a cada um com mais empatia e afeto. Que você consiga de fato pensar no próximo Então clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui […] Isaías 58:9

Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará

A misericórdia de Davi

Davi é um bom exemplo de misericórdia.

No capítulo 16 de 2 Samuel Davi tinha todo o poder de matar Simei, um homem que lhe tacava pedras e o amaldiçoava após a rebelião de Absalão. Ao invés disso ele reconheceu que em sua condição deplorável ele merecia ser castigado por Deus e que Este poderia estar usando Simei para isso.

Ele também foi misericordioso quando aplacou sua ira por conta da atitude de Abigail mulher de Nabal (1 Sm 25).

Alguém misericordioso como Davi não alcançou a misericórdia de Deus apenas para livrá-lo dos perigos. Ele também foi livre de viver uma vida de pecado.

Você encontra Davi adulterando uma vez na bíblia não duas.

Ele assassina(o que é diferente de matar) uma única vez e não duas.

O pecado não era rotina de Davi e por suas atitudes de misericórdia Deus o livrou de uma vida de pecado e fracasso.

Seja humilde para vencer o pecado

O que é humildade segundo a bíblia?

Segundo a palavra de Deus…

Humilde é a pessoa que reconhece quem é

“Mas o publicano ficou à distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: ‘Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador’.
“Eu lhes digo que este homem, e não o outro, foi para casa justificado diante de Deus. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado”.
Lucas 18:13,14


Reconhecer suas falhas mostra a sua humildade.

Este publicano da parábola de Jesus é um ótimo exemplo disso. Deus justifica e perdoa pessoas assim. Não apenas isso, mas ele as livra do pecado.

Conheça sua bíblia de capa a capa


Humilde é a pessoa que tratar os outros como superiores

Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Filipenses 2:3

É muito fácil querer considerar Deus superior a nós. Difícil é considerar os outros acima de nós. Até mesmo o próprio Paulo se dizia o menor dos apóstolos em 1 Co 15:9.

A suas palavras em relação as outras pessoas acusam se você as considera superiores a si.

Pessoas que costumam rebaixar as outras estão longe desse tipo de humildade e Deus tende a permitir que elas permaneçam no pecado para que sejam humilhadas diante dos outros.

Humilde é a pessoa que sabe ouvir repreensão

Ele fez o que o Senhor, o seu Deus, reprova, e não se humilhou diante do profeta Jeremias, que lhe falava como porta-voz do Senhor. 2 Crônicas 36:12

A bíblia diz que quando alguém não se humilha diante de um profeta do Senhor é o equivalente a pessoa não ouvir a repreensão de Deus.

Quando você não escuta seu pastor, seu pai ou alguém usado por Deus para te repreender você não está sendo humilde.

Quando não quer aprender com alguém por questão de orgulho você também esta deixando de ser humilde e se quiser vencer seu pecado você vai precisar ser humilde.

A humildade de Davi

O rei Davi foi humilde em todos os seus caminhos.

Ele sabia que não era ninguém diante de Deus o que fica claro em suas palavras quando ora dizendo: […] Quem sou eu, Senhor Deus? e qual é a minha casa, para que me tenhas trazido até aqui? 1 Crônicas 17:16

Em oração Davi reconhece que tudo o que possuía não era por méritos propriamente dele, mas pela mão poderosa do Senhor que o exaltou.

Também foi humilde ao se referir a si mesmo como uma pessoa miserável diante de Saul quando disse: Após quem saiu o rei de Israel? A quem persegues? A um cão morto? A uma pulga? 1 Samuel 24:14

Além disso Davi sabia trata os outros como superiores o que fica claro pelo fato de que ele nunca diminuiu o rei Saul mesmo que este o perseguia. Ele sempre o respeitou como “ungido do Senhor”.

E por fim tinha a humildade de reconhecer quando errava quando Natã o repreende e ele reconhece e aceita ouvir a repreensão em 2 Samuel 12.

Muita das vezes usamos a palavra humildade com relação a situação financeira de alguém.

Acredito que este pensamento não é correto pois daria a entender que para ser um cristão você precisaria ser pobre e sabemos que muitos ricos na bíblia foram salvos principalmente no livro de reis.

Davi é um exemplo de alguém rico e humilde, pois em seu livro de salmos ele dizia: Mas eu sou pobre e necessitado; contudo o Senhor cuida de mim. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó meu Deus. Salmos 40:17

Sejamos humildes como o rei Davi.

mulher adútera
Arte criada por Prisioner on earth

Seja disciplinado para vencer o pecado

A bíblia não contem nenhum versículo falando diretamente sobre a prática do fumo. Sabe porque? Porque a bíblia só fala diretamente dos problemas que eram mais comuns na época e o tabagismo não era um problema daquelas gerações.

Da mesma forma hoje nós possuímos alguns problemas na nossa geração que não se tem nenhum versículo que vai citar muito diretamente a respeito deles.

Eu estou falando sobre péssimos hábitos como:

  • Dormir mal;
  • Consumo de alimentos industrializados;
  • Uso desenfreado das “telas” (computadores, televisores, tablets e celulares);
  • Se movimentar pouco o que nos leva ao sedentarismo (na época a maioria dos trabalhos eram manuais);
  • e muitos outros maus hábitos que são comuns na nossa geração.

Você sabia que este tipo de comportamento te leva ao pecado? Sabe porque?

Porque o mesmo corpo que precisa ser santo precisa ser disciplinado. Bons hábitos nos levam a obediência. Maus hábitos nos levam ao pecado.

Eu já criei outro artigo sobre hábitos que te levam ao pecado. Clique aqui se quiser entender isso mais profundamente.

O perigo dos maus hábitos

Estudos mostram que pessoas com péssimos hábitos tendem a…

  • Procrastinar;
  • Ser preguiçosas;
  • Ser iracundas;
  • Ser acometidas de doenças;
  • e possuem muita dificuldade de superar seus vícios.

Será que estas são características de verdadeiros cristãos? Óbvio que não, mas infelizmente nós vemos cristãos que se encontram nessa situação.

Se quiser vencer seus pecados você precisa de bons hábitos. Você precisa ser disciplinado. Esta é uma das principais características de quem vence o pecado.

Isso fará com que seu corpo responda melhor ao comando da sua mente.

Vai te ajudar a correr da tentação pois quando Paulo fala para fugir dos desejos da nossa juventude em 2 Timóteo 2:22. Não é um ensinamento espiritual misterioso que ele esta falando não ele fala de correr mesmo, andar rápido, se afastar. É literalmente fugir pois sabemos que nossa carne é fraca.

Mas como isso será possível com um corpo que não responde bem o comando de nossa mente? Como vamos correr se somos tão preguiçosos?

E como não seremos pessoas iradas, estressadas, nervosas e vingativas se temos péssimos hábitos que nos fazem dormir mal durante a noite e uma noite de sono mal dormida nos deixa mal humorado no dia seguinte?

Entenda que seu corpo precisa obedecer sua mente. Isso é domínio próprio.

Faça como o apóstolo Paulo:

Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado. 1 Coríntios 9:27

Como obter disciplina para ser santo?

Vou passar agora três lições básicas para ser mais disciplinado e com isso obter vantagens sobre qualquer tentação e pecado.

1 – Abandone o sedentarismo

Uma pessoa sedentária costuma ser relaxada e preguiçosa.

Geralmente os cristãos assim costumam fazer piadas a respeito de si com relação a sua preguiça. Ainda que sejam brincadeiras é claro que tais brincadeiras falam a respeito de algo que eles realmente vivem, mas não dão a devida importância.

Amigo se você quiser ser alguem disciplinado precisa abandonar este estilo de vida.

Sua vida não pode mais ser resumida em:

  • horas desperdiçada no celular;
  • horas desperdiçada com jogos eletrônicos;
  • enrolação para levantar da cama na hora de acordar;
  • moleza e preguiça durante o dia.

Sua vida precisa ser algo mais parecido com:

  • horas bem gasta com atividades produtivas;
  • horas bem gasta com trabalho na empresa ou em projetos pessoais;
  • evitar lugares que te deixam muito relaxado como a cama ao acordar ou o sofá da sala;
  • praticar exercícios físicos.

Esse tipo de rotina vai contribuir para que seja mais disciplinado para qualquer outra atividade.

2 – Caminhe com disciplinados

No livro do profeta Daniel aprendemos que ele e seus amigos tinham uma vida de oração e fidelidade a Deus.

A verdade é que muitos de nós não temos disciplina pra nada porque quem esta do nosso lado esta pior do que a gente. Tendemos a nos comparar com estas pessoas e nos sentimos bem com isso.

Meu amigo seu padrão de vida não é o molenga que anda com você. É Jesus Cristo. É ele quem você deve imitar.

Apesar disso é sempre bom ter alguém o mais parecido possível com Ele perto da gente para que ao observarmos os resultados da vida dessa pessoa nós tenhamos a tendência de melhorar a nos mesmos também.

Por isso procure andar com pessoas disciplinadas para que seja assim também. Se não tem amigos assim peça a Deus em oração e com , pois se continuar a caminhar com gente relaxada você acabará da mesma forma como esta escrito:

O que anda com os sábios ficará sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído. Provérbios 13:20

3 – Tenha paciência

Não espere que você rapidamente será uma pessoa super disciplinada. Nem de longe isso vai acontecer.

Você se tornará disciplinado pouco a pouco. Precisa ter paciência.

Resumidamente aconteceu assim comigo: Não gostava de ler a bíblia, mas pouco a pouco e mesmo sem vontade eu ia lendo até que consegui a média de 3 capítulos por dia há mais de 10 anos atrás.

Minha vida de oração era bem ruim. Acredito que eu pensava algo como: se eu consegui ler a biblia então consigo orar também. E assim foi.

Do mesmo modo foi assim com a leitura de outros livros, jejum, excercícios físicos, e hoje tenho disciplina até para meditação e memorização bíblica.

Pouco a pouco você vai conseguindo e descobrindo que é capaz e quando menos esperar você finalmente terá uma mente que realmente manda no seu corpo o que vai contribuir diretamente na sua santificação.

Eu falo por experiência própria: a mesma época que mais obedeci a Deus foi a época que eu era mais disciplinado. Tudo o que eu precisava fazer eu ia lá e fazia. E quando precisava correr da tentação eu ia lá e corria. Simples assim.

A disciplina de Davi

Por conta do fato de Davi ter sido muito trabalhador nós sabemos que ele era uma pessoa disciplinada.

Ele até mesmo venceu um leão e um urso para proteger as ovelhas do seu pai quando estava pastoreando (1 Sm 17: 34 a 36).

Também sabe-se que Davi não procrastinava pois a marca de um procrastinador é fugir dos problemas.

Davi corria atrás dos problemas. Ninguém o chamou para derrubar Golias. Nem o próprio Deus o convocou a isso. Ele foi atrás de Golias por conta própria inclusive na batalha mesmo ele foi pra cima do gigante (1 Sm 17:48).

Davi e Golias
Arte criada por Carlos Varejão

Meu amigo se você for uma pessoa preguiçosa e indisciplinada como vai vencer seu vício e seus pecados? Como vencerá seu pecado se você não tem força nem para sair do lugar?

Sejamos disciplinados como o rei Davi porque só assim faremos parte do exército de Cristo que luta contra o pecado e o vence.

Inclusive se você estiver preso a um vício eu tenho um artigo que falo sobre como ser liberto pela palavra. Clique aqui para entender mais sobre isso.

Características de quem vence o pecado – Resumo final

Se você deseja seguir o exemplo de grandes homens de Deus como o rei Davi e muitos outros para que finalmente você possa vencer seu pecado você precisa urgentemente das seguintes características de quem vence o pecado:

1- Misericórdia. Isso porque Deus não ouvirá pessoas que não escutam o clamor dos outros.

2 – Humildade. Isso porque Deus ao soberbo abate e o deixa no pecado para que seja humilhado, mas ao humilde ele exalta livrando-o da iniquidade e fazendo desta pessoa um vaso de honra e útil para sua glória.

3 – Disciplina. Isso porque se nosso corpo não nos obedece então não temos como correr da tentação e nem vigiar. A luta contra o pecado é séria e ferrenha. Requer esforço físico também.

Estas são as características de quem vence o pecado que eu encontrei em meus estudos.

Se você conhece alguma outra que não disse neste artigo comente aqui embaixo. Assim você vai ajudar a vida espiritual de outros que lerem seu comentário.

Se gostou do artigo não esquece também de compartilhar com um amigo. Um forte abraço e até mais.

Se este artigo fez sentido para você não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

Se você realmente deseja aprender a estudar sua bíblia, sem sair de casa, então você definitivamente precisa conhecer esta solução que já ajudou muitas pessoas a entender a bíblia de gênesis a apocalipse - Clique na imagem abaixo agora para saber mais enquanto ainda está no ar.

Conheça sua bíblia de capa a capa

Deixe um comentário