Como controlar a raiva: Leia Isso Se Quiser Abandonar Esse Pecado

Se você quer saber como controlar a raiva você provavelmente é aquele tipo de pessoa que:

  • Se irrita com facilidade;

  • Deixa as emoções tomarem conta;

  • Não consegue dominar a própria língua;

  • Não leva desaforo pra casa;

  • … e no final das contas se arrepende e fica mal pelas coisas que fez e falou após um ataque de nervos.

Se este for seu caso neste artigo você vai saber tudo o que a bíblia fala sobre esse assunto e como resolvê-lo.

Além disso, você vai entender uma suposta contradição bíblica sobre isso. Trata-se do fato de que a bíblia diz em alguns versículos que ficar irado é pecado, mas em outros diz apenas que nós temos que nos cuidar para que nossa ira não nos leve ao erro.

Fora que vários homens da bíblia tiveram seu momento de ira como Davi, João Batista, Paulo e o próprio Cristo por exemplo. Sendo assim, como isso seria um erro?

Você vai aprender também como a ira pode te prejudicar e como finalmente se livrar e se afastar dela. Acalma seu coração e deixa Deus falar com você através da sua palavra.

Obs: algumas pessoas acreditam haver diferença entre raiva e ira. Outras negam isso. Neste artigo vou tratar de ambos como uma coisa apenas não me detendo muito se é o correto ou não de acordo com a língua portuguesa amém? Vamos lá!

Eu passei este conteúdo para meu canal do youtube. Se você preferir assista o vídeo abaixo.

Como controlar a raiva – O cristão pode ficar irado?

Essa pergunta precisa ser respondida porque a bíblia apresenta uma certa contradição. Leia os dois textos a seguir:

Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Efésios 4:31

Ouvindo o rei Davi todas estas coisas (sobre o estupro de sua filha Tamar), muito se lhe acendeu a ira. 2 Samuel 13:21

Em um verso vemos o apóstolo aconselhando a igreja em Éfeso a abandonar a ira até porque juntamente com ela está as características que provém do velho homem corrompido pelo pecado.

No verso seguinte vemos um servo de Deus ficar irado. E não só ele na bíblia vários servos de Deus ficaram irados; até mesmo o próprio Senhor Jesus (apocalipse 6:16).

Haveria alguma contradição aqui? De modo nenhum.

A bíblia de fato apresenta que a ira em si é pecado porque há pessoas que ficam iradas por nada e isso vem de uma pessoa que não tem domínio próprio e nem mansidão.

O problema de ficar irado é quando você fica com esse sentimento sem razão nenhuma.

Isso é confirmado pelo próprio Jesus na passagem seguinte:

Eu, porém, vos digo que todo aquele que [sem motivo] se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo. Mateus 5:22

O pecado está em ficar irado sem motivo algum. Davi na passagem citada acima ficou assim porque seu filho Amnom estuprou sua meia irmã Tamar. Isso era um bom motivo para ficar irado.

Agora não é correto se irritar por coisas pequenas porque esse tipo de comportamento mostra que a natureza do pecado ainda habita em nós e precisa ser contida.

Como controlar a raiva – Porque você deve fazer isso?

Vamos ver agora porque precisamos deixar a ira e o que ela causa em nossas vidas.

A ira não nos torna parecidos com Cristo

Nada me faltará
Arte criada por Floren Cuevas

“Ele não cometeu pecado algum, e nenhum engano foi encontrado em sua boca”.

Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça. 1 Pedro 2:22,23

A palavra Cristão significa “pequeno Cristo”.

Isso nos mostra que como cristãos devemos nos parecer com ele e se tem uma coisa que Cristo fez era não revidar provocações de forma pecaminosa.

Sendo assim, quando você se ira sem motivo você não está vivendo como deveria viver se de fato fosse convertido. Você perde sua identidade de cristão e toma atitudes como qualquer perdido desse mundo.

Se quiser se parecer mais ainda com Jesus leia meu artigo chamado: Quem é Jesus? Os Sete “EU SOU” do Evangelho De João.



A ira atrai conflitos

O homem irado provoca brigas,[…]. Provérbios 29:22 a

Quando você está irado você também faz com que outras pessoas fiquem iradas com você.

É muito comum casais brigarem assim. As vezes um dos dois está tranquilo, mas a ira de um provoca a ira do outro e isso geralmente não acaba bem.

Se você é casado você tem ainda mais motivos para abandonar a ira porque ela pode trazer problemas no seu casamento ou em qualquer outro relacionamento que você tiver.

A ira nos leva a outros pecados

O homem irado provoca brigas, e o de gênio violento comete muitos pecados. Provérbios 29:22

Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal. Salmos 37:8

Além da própria ira descontrolada ser um pecado ela ainda atrai outros pecados.

Ela pode te levar a agressão verbal, agressão física, ofensa, vingança, desrespeito e muitos outros erros.

Conheça sua bíblia de capa a capa




A ira nos impede de fazer o bem

Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem. Mateus 5:44

Além de nos levar a fazer o mal, a ira, consequentemente nos impede de fazer o bem.

Como alguém iria amar os inimigos se amor tem a ver com atitudes? Uma forma de amar alguém poderia ser tratar a pessoa com paciência e doçura que é o contrário de ser uma pessoa irada.

Ao ser uma pessoa irada você fica impossibilitado de amar até mesmo os seus próprios amigos o que dirá então seus inimigos.

O rei Davi, por exemplo, não iria conseguir poupar a vida do rei Saul quando teve oportunidade. Se ficasse muito irado com este rei logo que pudesse ele o mataria.

Assim será conosco se não controlarmos a ira. Nunca poderemos amar as pessoas verdadeiramente.

Clique aqui se quiser conhecer meu artigo que fala sobre amor na bíblia chamado: Versículo Sobre Amor: O Que A Bíblia Chama De Amor em 5 Versículos



A ira atrai o castigo de Deus

O tolo dá vazão à sua ira, mas o sábio domina-se. Provérbios 29:11

Preparados estão os juízos para os escarnecedores, e os açoites para as costas dos tolos. Provérbios 19:29

Não é inteligente agir por impulso. A ira deve se controlada e dominada. Do contrário só nos resta suportar os açoites, ou seja, os castigos que receberemos por conta do nosso erro.

Nossa vida já é difícil demais. Para que atrair mais problemas que vem como consequência dos nossos pecados?

A ira nos leva a prejudicar pessoas

Caim disse a Abel, seu irmão: Vamos ao campo. Estando eles no campo, Caim se levantou contra Abel, o seu irmão, e o matou. Gênesis 4:8

Esse verso conta a história de Caim e Abel. Falando resumidamente, Caim havia ficado irado ao ver que Abel, seu irmão mais novo havia dado a Deus uma oferta muito melhor que a que ele ofereceu.

Caim e Abel
Arte Criada por Channa

Isso encheu Caim de raiva e ele não conseguiu se controlar de modo que matou seu irmão.

Da mesma forma hoje quando ligamos o jornal vemos que muitas pessoas morrem por conta de uma pessoa que não soube controlar sua raiva.

Talvez você pense em algo como: “eu jamais chegaria ao ponto de matar uma pessoa”. Amigo não deixe seu coração enganoso te enganar. Saiba que todos os que já mataram provavelmente já pensaram assim um dia. Todos nós temos o potencial de se tornar um novo “Hitler”.

Entenda que todo pecado pequeno no final das contas pode nos levar a um pecado bem maior se o coração não for guardado e a alma não vigiar. Foi isso que aconteceu com Caim.

Como se livrar da ira

Para te ajudar com isso eu resolvi separar esse assunto em duas partes que representam dois momentos:

Como evitar ficar irado e o que fazer para se livrar da ira caso ela venha até você.

Dessa forma será mais simples você entender o que fazer para não ser prejudicado por esse pecado.

Primeira parte – Como evitar ficar irado

Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, […] Gálatas 5:19,20

O verso acima mostra uma parte da lista que o apóstolo Paulo deu aos gálatas que contém as obras da carne. Ele deixa claro que pessoas carnais não entrarão no reino dos céus.

Ira faz parte dessa lista e por isso vou te mostrar agora como se livrar dela antes dela vir.

Como controlar a raiva – Seja cheio do Espírito Santo

Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Gálatas 5:22,23

É claro que a cura para as obras da carne são as obras do Espírito contidas na lista acima.

Portanto, a forma mais eficaz de controlar nossa ira ou até mesmo evitar ficar irado é ser cheio do Espírito Santo.

Para isso buque a Deus em oração e leia sua bíblia todos os dias.

Além disso, procure jejuar e andar com irmãos piedosos na .

Como controlar a raiva – Evite pessoas iradas

Não se associe com quem vive de mau humor, nem ande em companhia de quem facilmente se ira; do contrário você acabará imitando essa conduta e cairá em armadilha mortal. Provérbios 22:24-25

A bíblia diz claramente nesse versículo que precisamos evitar pessoas mau humoradas para que não venhamos a nos parecer com elas.

Será que você não anda irado ou irada porque só anda com pessoas iracundas? Evite esse tipo de pessoa se realmente deseja se tornar uma pessoa mais tranquila.

É claro que mesmo que esta pessoa iracunda for a sua mãe ou alguem muito próximo você vai conseguir lidar com isso se estiver cheio do Espírito Santo.

O que você não pode é pensar que é normal se expor a situações que pode leva-lo a queda. Nós precisamos fugir da tentação e não ir atrás dela.

Como controlar a raiva – Evite pessoas que te provocam

Estas seis coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina:
[…] (a sétima) e o que semeia discórdia entre irmãos. Provérbios 6:16 e 19

As vezes uma pessoa não irrita você diretamente, mas te faz ficar irritado com outra pessoa.

Esse é um pecado que Deus abomina como diz provérbios. Pessoas que contribuem para que haja contenda entre pessoas.

Nunca comente com pessoas que semeia contenda algo ruim que alguém te fez. Esta pessoa pode aproveitar a brecha e contribuir para que sua ira aumente.

Conheça sua bíblia de capa a capa


Segunda parte – Como se livrar da ira depois que ela chegar

“Quando vocês ficarem irados, não pequem“. Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha, Efésios 4:26

Segundo esse verso é possível ficar irado e não pecar, porém, é importante que você saiba que o mais provável é que existe dois tipos de ira na bíblia:

Existe aquela que não é pecado citada por Paulo no versículo anterior e existe também a ira que é pecado por si só que já foi citada como obras da carne em gálatas 5:19 e 20. É o tipo de ira que não possui um motivo justificável para Deus.

Não podemos ficar com uma e anular a outra para justificar nossos erros. Eu falo isso porque a maioria acredita que ira nenhuma é pecado, mas quem vai dizer que alguma obra da carne em gálatas 5:19 e 20 não seria pecado? Se é assim porque a ira seria uma exceção?

Creio que o mais fácil acreditar na possibilidade de haver as duas na palavra de Deus.

O apóstolo mostra também que devemos apaziguar a ira antes que o sol se ponha, ou seja, o quanto antes.

Vamos ver agora o que fazer para nos livrarmos da ira quando ela vier por algum motivo.

Como controlar a raiva – Escute a voz de Deus

E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar. Gênesis 4:6,7

Esse é o verso anterior ao versículo que mostra o assassinato de Caim citado anteriormente.

Deus havia alertado Caim e da mesma forma ele fala conosco hoje: O pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.

Já que você já está irado, pare um momento para escutar a voz de Deus por meio das sagradas letras.

Pare um momento para estudar sua bíblia. Deixa Deus falar com você. Acredito que, se possível, vale você pegar sua bíblia para ler mesmo que um pouco no momento em que se sentir irado.

Se você já leu a bíblia várias vezes ou já decorou versículos pode ser que Deus fale na sua mente mesmo antes de abrir a palavra e isso é muito bom também.

Domine seu pecado, do contrário você será dominado e se tornará escravo dele.


Decore a bíblia

Como controlar a raiva – Descanse e reflita

Quando vocês ficarem irados, não pequem; ao deitar-se reflitam nisso, e aquietem-se. Pausa Salmos 4:4

Algo que pode te ajudar a controlar sua ira é simplesmente descansar e refletir no que aconteceu que te deixou assim. Muitas pessoas se arrependem de palavras que disseram quando já é tarde demais para pedir perdão.

Prefira sempre refletir. Até porque em uma discussão pode ser que você esteja errado, mas não consegue notar isso no calor do momento.

Como controlar a raiva – Confia em Deus

Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: “Minha é a vingança; eu retribuirei”, diz o Senhor. Romanos 12:19

Uma outra forma de ver a ira seria entender que ela é nada mais que nossos impulsos querendo nos levar à vingança, porque mesmo que você apenas xingue alguém você já esta praticamente se vingando da pessoa.

Sabendo disso confie no que Deus disse por meio da sua palavra no verso citado. Deixe a vingança com ele.

Faça como Davi que se controlou ao saber a dura resposta de um homem chamado Nabal tinha dado aos homens que ele enviou pedindo alimento em 1 Samuel 25. Depois de ter protegido os homens de Nabal, este ainda fez pouco caso do então futuro rei de Israel e o insultou.

Mas, felizmente Abigail, uma pessoa pacífica apareceu no caminho de Davi. Abigail deu a Davi o que ele queria, mas pediu que tivesse compaixão de Nabal seu marido.

Davi se conteve e alguns dias depois Nabal havia falecido. Deus vingou Davi. Ele não precisou mover um músculo.

Quando você dá vazão a sua ira você está de certa forma mostrando que não confia que Deus irá retribuir os feitos de cada pessoa. Confia em Deus e deixe isso com ele.

Como controlar a raiva – Conclusão

Em conclusão, não esqueça os pontos fundamentais para vencer este pecado:

  • Seja cheio do Espírito Santo para conter as obras da carne;

  • Evite pessoas iradas para não agir como elas;

  • Evite pessoas que te provocam aumentando as coisas ruins alguém te fez para não dificultar seu autocontrole;

  • Escute a voz de Deus que nos chama para dominar qualquer pecado;

  • Descanse e reflita para que não tome atitudes pela emoção deixando a razão de lado;

  • Confie em Deus e na sua palavra quando ele diz que vai retribuir os feitos de cada pessoa;

Veja também o que Paulo ensina em sua carta aos colossenses:

Mas, agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar. Colossenses 3:8

Ou seja, não deixe para amanhã. Agora mesmo abandone sua ira e qualquer outro pecado que tiver. Eu falo isso porque provavelmente você vai tender a deixar isso para depois.

Não esqueça dos malefícios da ira para nós. Entendê-los bem vai aumentar seu senso de urgência ainda mais ao saber que se aproxima o grande dia da ira do cordeiro (Ap 6:16). Deus abençoe.

Se este artigo fez sentido para você não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

Se você realmente deseja aprender a estudar sua bíblia, sem sair de casa, então você definitivamente precisa conhecer esta solução que já ajudou muitas pessoas a entender a bíblia de gênesis a apocalipse - Clique na imagem abaixo agora para saber mais enquanto ainda está no ar.

Conheça sua bíblia de capa a capa

Deixe um comentário