Mulher adúltera – Saiba porque seu pecado será exposto

Quer saber porque Deus expõe nossos pecados através da história da mulher adúltera? Leia este artigo até o final.

Essa história é bem conhecida pelos cristãos, porém existem detalhes que são pouco explorados em um texto tão rico como este contido em João 8:2-11.

É importante estudar passagens assim onde um pecador é um alvo de críticas porque todos nós nos identificamos com estes personagens já que somos pecadores assim como eles.

Além disso, nessa história vemos a ação de Cristo como aquele que não apoia pecados, mas estende a mão para pecadores para que estes dependam dele apenas para que sejam salvos.

Leia este artigo até o final e descubra porque Deus expõe pecados e como Cristo nos restaura.

Introdução

Essa história aconteceu nos dias em que os escribas e fariseus estavam perseguindo Jesus Cristo por inveja da sua sabedoria, autoridade e poder.

Estes queriam pegar Jesus em alguma contradição para que Este fosse desmoralizado diante do povo que o seguia.

Apesar das perseguições Jesus em nenhum momento deixa seu chamado e continua pregando a palavra de Deus.

É nesse cenário que acontece a história da mulher adúltera que vamos estudar a partir de agora.

Clique na imagem abaixo para acessar gratuitamente a primeira aula do curso
Interprete sua bíblia de Gênesis a Apocalipse. Não precisa colocar cartão de crédito.

como interpretar a bíblia

A mulher adultera – A exposição do pecado

E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério;
E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando. João 8:3,4


Jesus
Arte criada por Suhas Manjrekar

Os escribas e fariseus sabiam que Jesus era bom com as pessoas ao ponto de até mesmo comer com pecadores o que para eles era uma loucura.

Por isso lhe trouxeram uma mulher que foi pega em adultério.

Em uma tradução diferente da citada acima diz que ela foi surpreendida.

Este termo nos indica uma pessoa que não esperava ser pega em adultério. Ela foi surpreendida no ato.

Há muitos que dizem que Deus não envergonha ninguém, mas não é isso que vemos aqui e em outras passagens da bíblia.

Deus permite sim muita das vezes por conta da nossa teimosia que sejamos descobertos para que o temamos e venhamos nos arrepender.

Como ensinou o próprio Jesus:

Porque não há nada oculto, senão para ser revelado, e nada escondido senão para ser trazido à luz. Marcos 4:22

Isso aconteceu claramente também na história que fala sobre o adultério de Davi onde Deus usa seu profeta Natã para confrontar o rei e anunciar que o que ele fez escondido seria visto para todos quando seu filho tomasse suas mulheres.

Considere então se arrepender de uma vez desse pecado que vem cometendo para que não seja necessário que isto ocorra com você!

A mulher adultera – a tentativa dos inimigos de Cristo

E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes? João 8:5

Ao levar a mulher para ser morta seguindo a lei mosaica descrita em Lv 20:10, os escribas e fariseus se tornam semelhantes a satanás.

Isso porque é isto que ele mais quer que você faça: quebre a lei de Deus e te julgue diante do Pai para que você seja condenado.

Sempre que se sentir tentado não esqueça do episódio do éden onde Eva cedeu a tentação da serpente.

Isso acontece com você também quando se deixa seduzir pelo mal e você pagará por isso mesmo que Deus perdoe.

Portanto, saiba que o fato de Cristo morrer por você não anula a importância da lei já que é por meio dela que se conhece o pecado (Rm 7:7). Conhecendo-o você precisa evitá-lo ao máximo.

A mulher adultera – A armadilha dos inimigos de Cristo

Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra. João 8:6

Se Jesus disse-se: “apedreje-na” ele seria preso porque na época em questão eles estavam sob domínio dos romanos e eles não tinha mais o poder de aplicar este tipo de pena de morte como tinham no tempo de Moisés (Jo 18:31).

Agora se ele disse-se: “não apedreje-na” ele seria acusado de falso profeta porque estaria ensinando algo contrário a lei de Moisés.

Esta era a armadilha que tentaram armar para Jesus como se Este não tivesse mais sabedoria que Salomão (Mt 12:42).

A mulher adultera – Cuidado quando for julgar

E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.
E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra. João 8:7,8


MULHER PEGA EM ADULTÉRIO
Arte criada por Eikonik

Aqui Jesus não faz nem uma coisa e nem outra que eles queriam.

Jesus quis ensinar à eles que se fosse para apedrejar todos eles seriam apedrejados. Ele quis ensinar que você não pode julgar ninguém se não tiver moral para isso (Mt 7:1-5).


Esteja atento você também quanto a isso. Talvez você seja um pai ou mãe que exige do seu filho que trabalhe bem na igreja sendo que você também não trabalha bem lá.

Talvez você casado esteja exigindo algo do seu conjugue algo que não tem para oferecer a ele.

Cuidado para não julgar pessoas e acabar condenando você também pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês. Mateus 7:2

Clique na imagem abaixo para acessar gratuitamente a primeira aula do curso
Interprete sua bíblia de Gênesis a Apocalipse. Não precisa colocar cartão de crédito.

como interpretar a bíblia

A mulher adultera – devemos seguir nossa consciência?

Quando ouviram isto, redarguidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio. João 8:9

Acredito que por dois motivos os mais velhos saíram primeiro:

Primeiro porque eles tinham mais tempo de vida e por isso estatisticamente pecaram mais.

Segundo porque eles eram mais entendidos da lei de Deus e por isso eles tinham mais consciência das coisas erradas que faziam.

Muita das vezes Deus se utiliza da nossa consciência para nos mostrar o certo e o errado conforme o que aprendemos na sua palavra.

Apesar disso nem sempre nossa consciência executa bem este papel como nos ensina o próprio apóstolo Paulo no verso seguinte:

Embora em nada minha consciência me acuse, nem por isso justifico a mim mesmo; o Senhor é quem me julga. 1 Coríntios 4:4

Muita das vezes nossa consciência nos ajudará mas nem sempre porque o que vale mesmo é o julgamento de Deus para conosco.

Apesar disso no caso dos escribas e fariseus deu certo porque eles sabiam lá no fundo que também já haviam cometido um pecado digno de pena de morte.

O que Cristo fez com eles ele quer fazer com você também que é trazer a consciência os seus pecados e a gravidade deles.

Você não pode ignorar o fato de que seu pecado pode destruir sua vida. Precisa se arrepender dele para que então seja liberto por Deus.

Faça isso o quanto antes para que não aconteça que este pecado seja exposto como o desta mulher adúltera.

A mulher adultera – Você precisa mudar

E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores?

Ninguém te condenou?
E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais. João 8:10,11


No final da história Jesus libera o que a mulher adultera mais precisava: o perdão dos seus pecados.

Não era bens materiais e nem dinheiro o que ela mais precisava e o que nós mais precisamos é do perdão de Deus por nossos pecados que são tantos.

Isso fica evidente pelo fato de Jesus também não ter condenado ela.

Mas atenção! Ele não apenas perdoa o pecado dela. Ele diz aquilo que nós precisamos ter bem claro em nossas mentes:

“Vai e não peques mais”.

Você não pode ficar apenas pensando no perdão de Cristo. Você precisa procurar mudar de vida.

Se você não tem se quer intenção de se esforçar para não pecar mais as chances são que seus pecados só irão aumentar e como consequência disso eles vão te trazer consequências cada vez piores.

Se você deseja antever seus pecados para que possa vencê-los leia meu artigo chamado: O pecado de Davi: oito formas de antever o pecado para não cair novamente

O pecado de Davi

Conclusão

Em conclusão, que fique bem claro que você não pode esperar apenas o perdão de Cristo você precisa abandonar seu pecado de uma vez por todas.

A mulher adúltera foi perdoada e liberta da pena de morte. Porém, ela ficou conhecida por todos por conta do seu adultério.

Essa vergonha não foi tirada por Cristo. Eu quero dizer com isso que ainda que Deus te perdoe e te livre da morte que é a consequência final do seu erro ele pode não te livrar de outras consequências do seu pecado como a vergonha por exemplo.

Eu falo isso para que não pense: já que Deus me perdoa então vai ficar tudo bem se eu pecar. Não querido. Não vai ficar tudo bem. Na eternidade vai, mas aqui na terra aina passaremos muitas dificuldades por conta dos nossos erros.

Espero que tenha entendido. Deus te abençoe, te perdoe e te ajude a não pecar mais.

Clique na imagem abaixo para acessar gratuitamente a primeira aula do curso
Interprete sua bíblia de Gênesis a Apocalipse. Não precisa colocar cartão de crédito.

como interpretar a bíblia

7 comentários em “Mulher adúltera – Saiba porque seu pecado será exposto”

  1. Acho importante frisar dois trechos de Levítico 20, que Jesus certamente escreveu na terra, e que fazem sentido pra se afastarem aqueles acusadores, do mais velho pro mais novo:

    10. Também o homem que adulterar com a mulher de outro, havendo adulterado com a mulher do seu próximo, certamente morrerá
    O ADÚLTERO
    e a adúltera.

    Aqui fala sobre Moloque, mas tenho fé que vale pra todas as iniquidades do versículo:

    4. E, se o povo da terra de alguma maneira esconder os seus olhos daquele homem, quando der, da sua descendência a Moloque, para não o matar,
    5. Então eu porei a minha face contra aquele homem, e contra a sua família, e o extirparei do meio do seu povo, bem como a todos que forem após ele, prostituindo-se com Moloque.

    Responder
    • Com certeza ele nos ama muito. Mas que não nos esqueçamos que as vezes a prova que ele nos ama é que expõe nosso pecado nem que de leve para voltarmos ao bom caminho.

      Responder

Deixe um comentário