Versículos Sobre Amor: O que a bíblia chama de amor em 5 versículos

Se você deseja estudar alguns versículos sobre amor na bíblia com mais profundidade você esta no lugar certo.

“Mais amor, por favor”, é uma das frases mais utilizadas na internet nos últimos tempos. O problema é que esta frase tem virado uma desculpa para que os cristãos aceitem tudo o que o mundo acha que é certo.

A bíblia é bem clara no sermão profético que viveríamos nos últimos dias uma falta de amor sincero ao próximo, pois as pessoas estão a cada dia mais sendo amantes de si mesma seguindo suas paixões carnais.

Mas será que o povo de Deus entende o que é o amor segundo a bíblia? Será que também não temos falhado em relação a isso?

Eu listei 5 características do que é amor segundo a bíblia. Espero que não leia somente, mas pratique o que aprender aqui.

Neste artigo você vai aprender então sobre o que é amor segundo o próprio Deus se baseando em apenas 5 versículos sobre amor. Vamos nessa!

Vamos ver o que a bíblia nos diz em 5 versículos sobre o que é amor.


Versículos sobre amor – 1. O amor é fruto do quanto conhecemos a Deus

Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. I João 4:8



Primeiro de tudo você precisa entender que amor é o resultado do quanto à gente conhece e se relaciona com Deus.

A maioria das pessoas não demonstra um amor verdadeiro por que acham que conhecem a Deus só pelo tanto que conhecem da bíblia.

Apenas ler a bíblia não é o suficiente. Seria como ler um livro que Billy Graham escreveu e achar que o conhece tanto quanto sua família.

Conhecer aqui tem a ver com relacionamento. Tem a ver com passar tempo em oração, jejum e claro, leitura e meditação nas escrituras.

Se você conhece a Deus logo o Espírito Santo vai produzir esse sentimento real não só de você para com ele, mas também para com o próximo como está escrito:



Mas o fruto do Espírito é: amor […]. Gálatas 5:22



Não tem como você dizer que ama a Deus se você odeia alguém. Se você odeia alguém provavelmente Deus ainda não encontrou espaço para habitar em você como João disse:

Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu como pode amar a Deus, a quem não viu?
I João 4:20


Nossa indiferença prova nossa falta de amor

A falta de amor também pode ter a ver com a nossa indiferença. Ha quanto tempo você não visita seus pais?

Quando você vê um filho seu, amigo ou irmão em Cristo prestes a cometer um erro você assiste ou corrige em amor?

Hoje em dia os jovens têm errado tanto nas escolhas que fazem que não aparentam ter pais que os corrijam em casa.

E para piorar muitos dos que se dizem ser cristãos não consegue manter seus filhos na igreja que congrega mostrando assim sua falta de cuidado. Fazendo assim o que a palavra desaprova:

Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a , e é pior do que o infiel.  I Timóteo 5:8

E o que dizer sobre a nossa indiferença em relação ao nosso país? A nação está em trevas, cheia de pecado, corrupção, imoralidades e idolatria e alguns ainda costuma rir da situação do país.

“É rir pra não chorar” eles dizem. Vamos ver o que Jesus fez ao ver a situação em que Jerusalém se encontrava:

E, quando ia chegando, vendo a cidade, chorou sobre ela, Lucas 19:41

Jesus chorou por Jerusalém, pois sabia da situação dos seus habitantes em relação ao pecado. Como nós podemos ficar indiferentes em relação ao nosso país que também está cheia de pecado?

Hudson Taylor, um missionário que dedicou maior parte da sua vida em missões disse uma vez: seu eu tivesse 1000 vidas, eu daria cada uma delas pela China.

Não deveríamos nos entregar da mesma forma pelo Brasil?

Versículos sobre amor – 2. O amor é fruto da nossa consciência relativa aos nossos pecados

Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama. Lucas 7:47



A grande maioria das pessoas não tem consciência do quão grave são seus pecados diante de Deus. Se você já leu a bíblia inteira você deve ter uma consciência melhor sobre isso.

Nossos pecados irritam a Deus. Ele os abomina. Ele os odeia.

Recomendo que você leia o nosso artigo Os 7 riscos que você corre por não entender a bíblia para entender mais sobre o poder destrutivo do pecado.


No verso acima o fariseu não julga seus pecados com a gravidade que deveria diferente da prostituta aos pés de Cristo. Como resultado da consciência que ela tinha, ao contrário do fariseu, ela demonstrou muito amor para com Cristo.


Essa é a única forma de demonstrarmos a Deus um amor sincero: Conhecendo profundamente os nossos pecados. Dessa forma nos podemos entender a imensidão do seu perdão e o valorizaremos mais.


Assim também quando amamos o próximo, esse amor deve ser tão grande, a ponto de perdoarmos com facilidade a qualquer ofensa já que temos consciência de que nossos erros para com Deus são maiores do que qualquer erro que alguém poderia cometer contra nós como disse Pedro em sua primeira carta:

Sobretudo amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados. I Pedro 4:8

Versículos sobre amor – 3. O amor é uma decisão e não uma recompensa por mérito

Mas eu digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, Mateus 5:44



Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Romanos 5:8



O amor verdadeiro está relacionado com suas atitudes externas e não só um sentimento interno.

Assim como Deus manda chuva sobre bons e maus, nós também precisamos imita-lo e amar aqueles que não merecem, ou seja, nossos inimigos.

Isso não depende deles depende só da gente. Nós é que decidimos se vamos amar ou não.

Isso é uma demonstração de graça. Graça nada mais é do que favor imerecido.

Assim como servimos um Deus que nos ama e nos perdoa pela sua graça da mesma forma nós devemos demonstrar graça em favor de todos ao redor inclusive nossos inimigos.

Isso também é uma forma de saber se você é convertido ou não.

Se você só ama quem te ama, só perdoa quem te perdoa, só da presente pra quem te presenteia, só ajuda quem te ajuda; isso mostra que você ainda está no padrão do mundo.

Você ainda não foi transformado pelo Espírito Santo. Provavelmente ainda não é salvo, pois acredita que a ofensa que ti fizeram é maior do que a que você fez contra Deus. Pense nisso.

Mãe


Decida amar o próximo

Amor é uma decisão. Não espere, por exemplo, se casar com alguém achando que todos os dias você vai desejar ardentemente esta pessoa. Quem é casado sabe bem como é isso.

Há momentos que você simplesmente demonstra amor para com seu cônjuge porque decidiu agir assim e não por que sente atração 24 horas por dia.

A maior parte dos versículos sobre amor, principalmente os que envolvem Jesus nos diz que amor é uma decisão. Ainda bem.

Porque se fossemos precisar merecer um amor tão grande quanto o manifesto na cruz nós nunca o receberíamos. Não espere que os outros mereçam seu amor. Simplesmente ame.

Versículos sobre amor – 4. Amor e ódio andam sempre juntos apesar de serem opostos

O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom. Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a vocês. Romanos 12:9 e 10


A maioria das pessoas pensam que já que Deus é amor, ele não pode odiar. Estão enganadas. Pra Deus amar ele precisa odiar.



Por exemplo, se você ama bebês logo você odeia o aborto. Não dá pra amar as duas coisas. Se você ama os judeus você odeia o holocausto que ocorreu na segunda guerra mundial.

Não poderia amar aquele evento horroroso.
Se você ama a Deus logo você odeia o pecado. Impossível amar os dois.


Então para você amar as pessoas você precisa odiar tudo o que pode impedir você de demonstrar esse amor por elas.

Não se engane pensando que por Deus ser amor ele não pode odiar. Como disse o salmista Davi:

Porque tu não és um Deus que tenha prazer na iniquidade, nem contigo habitará o mal. Os loucos não pararão à tua vista; odeias a todos os que praticam a maldade. Salmos 5:4,5

Odeie o mal e se apegue ao bem

Entenda que amor e ódio andam juntos e para você amar a Deus sobre todas as coisas, que é o principal mandamento da lei, você deve odiar o mal e se apegar ao que é bom.

Essa é a atitude que provém de um amor verdadeiro. O verdadeiro cristão não é aquele que parou de pecar, mas aquele que parou de gostar de pecar.  

Como paulo escreveu em Romanos:

O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom. Romanos 12:9

Sendo assim se você ama alguém e vê essa pessoa fazer algo errado, você não pode ficar calado. Você vai alertar essa pessoa.

Por acaso nós não fazemos isso quando se trata de filhos? Por que não faríamos com um irmão na fé já que o erro dele vai leva-lo a ruína?

Ame as pessoas, mas não ame o que elas fazem de errado.



Versículos sobre amor – 5. O amor é medido pelo sacrifício

versículos de amor ao próximo

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16


Não tem como amarmos alguém sem sacrificar algo de nós. Como Deus mostrou seu grande amor pela humanidade? Ele ofereceu o seu filho unigênito, ou seja, ele ofereceu o melhor que ele tinha.

Como nós provamos a Deus que o amamos? Oferecendo o melhor que temos: a nossa vida.

Para isso não podemos amar a nossa vida mais do que a Deus, pois Jesus disse:

Quem ama a sua vida perdê-la-á, e quem neste mundo odeia a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna. João 12:25

Sacrifício pelo próximo

Precisamos nos sacrificar também pelo próximo. Desta forma estamos imitando a Deus provando assim que somos seus filhos. Veja o que escreveu João em sua primeira carta:

Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados.
Amados, se Deus assim nos amou, também nos devemos amar uns aos outros.
I João 4:10,11




Não podemos esquecer que o amor é o cumprimento da lei

A ninguém devais coisa alguma, senão o amor recíproco; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei. Romanos 13:8


Só abrindo uns parênteses aqui. Quando nos referimos a cumprir a lei não tem a ver com cumprir para alcançar a salvação, mas cumprir como resultado da salvação conquistada na cruz.

Se você é salvo em Cristo Jesus, você guardará os mandamentos como resultados disso.

Em que sentido amar o próximo nos faz cumprir a lei?

Com efeito: Não adulterarás; não matarás; ão furtarás; não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Romanos 13:9

Quem ama o próximo jamais vai trair sua esposa ou desejar a esposa do próximo, pelo contrário, vai fazer de tudo para que seu casamento e o do seu próximo fiquem firmes.

Quem ama o próximo jamais vai roubá-lo. Será sempre justo e honesto com ele. Sendo assim, quem ama o próximo não vai quebrar nenhum mandamento que diz respeito aos nossos relacionamentos.



A importância do amor fraternal

O apóstolo Paulo deixa bem claro aos irmãos de Corinto a importância de se ter amor uns para com os outros:

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. I Coríntios 13:1,2

Coloquei apenas estes versículos mas se puder leia o capítulo inteiro de
I Corintios 13.

Esses versículos colocam o amor em primeiro lugar e acima de tudo. Acima da fé, dos dons, das obras, do conhecimento, dos sacrifícios, etc.

Se o amor é a coisa mais importante então ele deve estar em primeiro lugar em nossas orações. Você já orou a Deus pedindo que ele te ajude a amar as pessoas com sinceridade? Insisto que é por meio dele que você faz a vontade de Deus demonstrando assim que é seu filho como está escrito:

Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do Diabo: quem não pratica a justiça não é de Deus, nem o que não ama a seu irmão. I João 3:10

Se este artigo fez sentido para você não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

Se você realmente deseja aprender a estudar sua bíblia, sem sair de casa, então você definitivamente precisa conhecer esta solução que já ajudou muitas pessoas a entender a bíblia de gênesis a apocalipse - Clique na imagem abaixo agora para saber mais enquanto ainda está no ar.

Conheça sua bíblia de capa a capa

Deixe um comentário