Como Entender a Bíblia: Este Artigo Vai Facilitar Sua Vida

Você está no melhor lugar para saber como entender a bíblia de uma forma mais simples para não gastar tempo se complicando desnecessariamente.

Esse artigo foi escrito para todos que tem dificuldade de entender a bíblia entre os quais estão:

  • Recém-chegados na igreja evangélica que ao ter o primeiro contato com o livro sagrado se depara com muitas dificuldades para entendê-lo.
  • Pessoa que está há um bom tempo já na igreja, mas não tem grande experiência com a bíblia.
  • Jovens interessados na palavra.

Mesmo que você não esteja em nenhum destes grupos não se preocupe, da mesma forma tenho certeza que esse conteúdo vai te ajudar a ler a bíblia de uma perspectiva mais clara e simples para facilitar a compreensão.

Por que é importante entender a palavra de Deus?

Respondeu Jesus: Estai vós também ainda sem entender? Mateus 15:16

É por meio da palavra de Deus que procuramos conhecê-lo melhor e entender a sua vontade.

Uma pessoa que não entende a bíblia vive fazendo coisas que Deus não apoia e por conta disso atrai para si mais problemas do que a vida naturalmente já traria.

Quando você entende a palavra você não corre perigo de viver uma vida de ilusão achando que Deus está feliz com suas obras quando na verdade esta furioso com seus pecados e aguardando o seu arrependimento como nos ensina o profeta messiânico:

O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende. Isaías 1:3

Nossa ignorância e inocência quanto a assuntos importantes da bíblia como o arrependimento, o evangelho e o fim dos mundo nos faz viver uma vida sem temor algum e cheia de pecados.

Somente aqueles que entendem a bíblia vivem de acordo com a vontade de Deus e se diferem da multidão que acha que esta salva, mas na verdade esta perdida. 

Fiz apenas esse resumo porque eu já tenho outro artigo que explica melhor sobre a importância de entender a bíblia. Clique e confira Os 7 Riscos que você corre por não entender a bíblia.



Como entender a bíblia?

1 – Para entender a bíblia você precisa saber que ela é de uma cultura e linguagem diferente da nossa

Apesar de ser meio obvio muitas pessoas estudam a bíblia como se ela tivesse sido escrita em português por brasileiros e para brasileiros.

Por conta disso muitos ateus não entendem supostas contradições que ocorre na bíblia ou equívocos em algumas traduções. Vou apresentar aqui 3 tipos de confusões que fazemos por conta da bíblia ter uma linguagem diferente da nossa:

  1. Erros de tradução (ou equívocos)
  2. Expressões diferentes das nossas
  3. Hipérboles

1. Erros de tradução

Aquele que é a Glória de Israel não mente nem se arrepende, pois não é homem para se arrepender.
1 Samuel 15:29


Nunca mais Samuel viu a Saul, até o dia de sua morte, embora se entristecesse por causa dele porque o Senhor arrependeu-se de ter estabelecido Saul como rei de Israel. 1 Samuel 15:35

Esses versículos aparentam ser contraditórios por um dizer que Deus não se arrepende e outro dizer que ele se arrependeu.

Isso ocorre porque o tradutor acabou colocando o mesmo termo ao passar para o português em ambas as palavras o que seria um equívoco.

No primeiro versículo se arrepender significa voltar atrás em relação á uma decisão errada.

Nesse caso Deus tinha decidido tirar o reino de Saul e passá-lo para Davi. Deus sempre cumpre sua palavra e nesse sentido ele não volta atrás já que ele jamais comete erro algum em suas decisões.

No segundo versículo se arrepender significa se entristecer por algo que outra pessoa fez. É como o versículo que diz em Gênesis 6:6 que Deus se arrependeu de ter criado o homem por conta dos seus pecados.

Claro que não quero dizer também que para entender a bíblia você precisa ser um expert em hebraico e grego. Apenas não se desespere quando encontrar alguma contradição.

Sugiro que apenas pesquise na internet com a bíblia em mãos ou algum bom livro que te ajude nessas questões.

2. Expressões diferentes das nossas

Se eu te perguntar o que significa expressões como: amigo da onça, pisar em ovos, custar os olhos da cara, você que é do Brasil e dessa época vai saber seu significado tranquilamente.

Mas, você já parou pra pensar que na bíblia também tinha expressões como essas que também nos causam dificuldades de entender seu significado?

Vamos ver o exemplo de uma expressão que nos ajudará a entender alguns versículos.

Ali farei crescer o chifre de Davi. Pus em ordem uma lâmpada para o meu ungido. Salmos 132:17

Provavelmente ao conferir sua bíblia você vai ver escrita a palavra poder ao invés de chifre. Mas, no hebraico aparece a palavra chifre mesmo assim como as versões americanas que mantiveram o original.

Isso porque chifre significa literalmente força, salvação, poder, etc.

Na nossa cultura você sabe que um homem com chifres não tem nada a ver com uma pessoa com poder. Teria mais a ver com alguém que foi traído por seu conjugue. Essa diferença de expressões e muitas outras podem causar confusão na hora de entender a bíblia.



3. Hipérboles

Hipérbole significa uma ênfase expressiva tirada de um exagero como, por exemplo, morrer de rir.

Veja este versículo:

[…] Maior e mais alto é este povo do que nós, as cidades são grandes e fortificadas até aos céus; e também vimos ali filhos dos gigantes. Deuteronômio 1:28

Neste versículo, ao descrever as cidades dos gigantes os espias disseram que elas chegavam até os céus.

É claro que na queriam dizer que literalmente elas ultrapassavam as nuvens. Eles apenas diziam que eram assustadoramente altas.

Outro exemplo:

Então respondeu Saul a Samuel: Pelo contrário, dei ouvidos à voz do Senhor, e caminhei no caminho pelo qual o Senhor me enviou, e trouxe a Agague, rei de Amaleque, e aos amalequitas destruí totalmente; 1 Samuel 15:20

Até aqui os amalequitas pelo visto foram extintos da face da terra. Agora observe esse outro versículo que ocorre algum tempo depois:

Ora, Davi e os seus homens subiam e davam sobre os gesuritas, e os girzitas, e os amalequitas; pois, desde tempos remotos, eram estes os moradores da terra que se estende na direção de Sur até a terra do Egito. 1 Samuel 27:8

Se os amalequitas foram extintos como Davi encontrou outros? Hipérbole.

O autor do livro apenas disse isso para mostrar que uma grande quantidade de amalequitas morreu, mas não necessariamente todos.

Existem muitas outras hipérboles na bíblia como: se teu olho te faz pecar arranca-o, é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino dos céus, etc.

Apenas tome cuidado para não entender isso de forma literal. Nem tudo na bíblia é literal.

Como entender a bíblia


2 – Para entender a bíblia você precisa saber que ela é inspirada por uma mente superior e diferente da nossa

Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor? Ou quem se fez seu conselheiro?

Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado?

Porque dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém. Romanos 11:34-36

Geralmente quando pensamos em Deus tendemos a achar que o que é certo e errado para nós é certo e errado para ele também. É equivocado pensar dessa forma. Vejo muitas pessoas na internet falarem besteiras do tipo:

– Se Deus existe por que tem tanta violência no mundo?

– Por que tantas pessoas famintas em tantos lugares?

– Por que crianças nascem com doenças gravíssimas?

Elas pensam assim: se eu tivesse o mesmo poder de Deus eu ajudaria a todos. Mal sabem elas que a mente de Deus é bem superior a isso.

Esclarecendo

Em primeiro lugar a culpa de tudo de ruim que acontece com o ser humano é dele mesmo. Foi o pecado que trouxe tudo isso. O pecado é destruidor. Essas catástrofes são apenas o resultado.

Em segundo lugar se essas coisas acontecem elas provam que Deus existe porque isso e coisas piores já foram profetizadas anos atrás pelos profetas e por Cristo.

E em terceiro lugar, o fato de existir uma tragédia não significa que não exista alguém bom e com poder ou amor suficiente para evita-la no universo.

Essas tragédias podem ser usadas como um alerta para toda raça humana a buscar um Deus que concede salvação após a morte de algo que é pior do que a morte: o inferno.

Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.
Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. Isaías 55:8,9


Vamos com calma

Não tente ser mais esperto que Deus quando ler algo na bíblia sobre Deus que de alguma forma você não concorde. Acredite que a mente dele vai além da sua.

Provavelmente quando você era criança você se perguntava: por que meus pais me batem quando faço algo errado? Por ser maduro hoje você entende que só dessa forma a gente larga nossa teimosia.

Assim Deus faz no mundo hoje. As tragédias que acontecem neste século são a prova de que Deus não existe para alguns ,mas para aqueles que estudaram a palavra é um chamado ao arrependimento pois se trata de sinais do fim.


Para entender a bíblia é necessário ser guiado pelo Espírito Santo

Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 1 Coríntios 2:14  

Não tem como entender com clareza as coisas de Deus sem estar cheio dele. Se fosse assim os fariseus entenderiam que Cristo era de fato o Messias enviado por Deus.

Os fariseus decoravam vários textos da torá e conheciam muito bem as profecias do antigo testamento e mesmo assim não compreenderam aquilo que acontecia diante dos seus olhos a respeito da vinda do messias.

A verdade é que eles não entendiam a própria torá apesar do conhecimento que tinham.

Não seja como os fariseus

Assim somos nos quando estamos cheios de nos mesmos. As coisas boas e ruins acontecem na nossa frente, mas por conta da falta do Espírito de Deus, acabamos não entendendo nada.

Por esse motivo segue duas dicas para você seguir:

Procure ser cheio do Espírito Santo

Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir. João 16:13

Um dos papéis do Espírito Santo é nos ensinar a respeito das verdades contidas na palavra de Deus.

Por isso é importante que você esteja sempre buscando a sua presença maravilhosa por meio de orações, jejuns, estudo da palavra, renúncia dos pecados e comunhão com os irmãos.

Procure ajuda de pessoas guiadas pelo espírito Santo

E correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes, porventura, o que estás lendo? Atos 8:30

Você também poder encontrar pessoas que já tenham o Espírito Santo para te ajudar a entender as escrituras como no caso do eunuco que pode compreender melhor o livro do profeta Isaías ao ser ajudado por Filipe.

Não é errado pedir ajudar de alguém para entender um texto sagrado. O errado é você ficar a vida inteira dependendo dessa pessoa para ensiná-lo e não se interessar em buscar conhecimento por conta própria.


Conclusão

Após ler este artigo você provavelmente vai ter mais facilidade para compreender a bíblia.

Apesar disso, reconheço que um artigo apenas não pode te ajudar a entender a bíblia se você não fizer a sua parte de se esforçar em estudá-la todos os dias. Para isso recomendo a você 5 coisas:

  • Ore por compreensão
  • Leia a bíblia todos os dias prestando bastante atenção
  • Tenha um dicionário bíblico em mãos ou pesquise na internet palavras que não entende
  • Anote os versículos referentes á um assunto que queira entender
    melhor. Quando tiver vários versículos do mesmo assunto juntos em um só lugar vai ficar mais fácil à compreensão.
  • Procure alguém para estudar a bíblia com você.
  • Invista em conhecimento bíblico.

Saiba que entender a bíblia é de extrema importância para sua salvação.

Sem essa compreensão pode ser que você viva como os fariseus que achavam que agradavam a Deus por conhecer as escrituras. Deus quer que você vá além disso, como nos ensina Tiago:

E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Tiago 1:22

Se este artigo fez sentido para você não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

Se você realmente deseja aprender a estudar sua bíblia, sem sair de casa, então você definitivamente precisa conhecer esta solução que já ajudou muitas pessoas a entender a bíblia de gênesis a apocalipse - Clique na imagem abaixo agora para saber mais enquanto ainda está no ar.

Conheça sua bíblia de capa a capa

Deixe um comentário