Misericórdia de Deus: Como alcançá-la? (2 passos simples)

Ao contrário do que muitos pensam nem todos alcançam a misericórdia de Deus nessa vida.

Misericórdia é quando Deus não nos dá aquilo que nós merecemos.

Só o fato de todos nós estarmos vivos hoje já fica evidente a misericórdia de Deus para conosco concorda? Posso afirmar isso porque a bíblia afirma que toda raça humana pecou (Rm 3:23) e que o salário do pecado é a morte(Rm 6:23).

No entanto sabemos que nem todos nós alcançamos essa misericórdia de estar vivo porque muitos nem nascem direito e já são mortos resultado de um aborto seja ele espontâneo ou não.

Em outros casos acontece algo diferente: a pessoa não alcança a misericórdia de Deus por falta de conhecimento bíblico sobre o assunto.

Será que isso não está acontecendo com você?

Perguntei isso porque muitas das vezes você está passando por um momento de sofrimento. Você ora, ora e ora muito e mesmo assim parece que Deus não te responde. Parece que ele recusa te escutar.

Se você realmente deseja saber como alcançar a misericórdia de Deus se prepare que a bíblia vai falar com você a partir deste artigo algo que pouca gente sabe sobre como alcançar a misericórdia de Deus.

Misericórdia de Deus – Introdução

mulher adultera
Arte criada por Gods Artitst

A misericórdia de Deus tem a ver com a própria característica de Deus que é misericordioso como está escrito em Salmos 103:8.

Misericórdia não tem nada a ver com mérito.

Lembra da história da mulher adultera escrita em João 8:3? Ela nem se quer pediu perdão a Jesus e ele a perdoou.


Isso mostra que não foi mérito ela receber o perdão misericordioso do mestre. Isso venho dele mesmo.

Já que não temos como merecer essa misericórdia vamos ver então o que fazer para que, de certa forma possamos atrair a misericórdia de Deus para nossas vidas.



Tenha fé e clame para alcançar a misericórdia de Deus

Primeiro de tudo você precisa ter uma que grita se necessário para pedir ajuda de Deus.

Você percebe isso na história do cego Bartimeu registrada em Marcos 10:45-52.

Bartmeu tinha escutado que alguém estava passando na região onde ele estava e, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim.

E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de mim. Marcos 10:47 e 48


Ao se aproximar dele Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho. Marcos 10:52

O texto dá uma ideia de que ele gritava tanto que incomodava os demais.

E se Bartimeu não tivesse clamado bem alto quando Jesus passou? Provavelmente não teria recebido a cura que tanto queria.

Bartmeu mostrou que cria em Jesus porque ele não hesitou em chamá-lo. Ele também não se importou se o berro do seu clamor ia incomodar alguém.

Isso tudo demonstra fé. Se você tem fé você não hesita em buscar a Deus e não se importa com o que os outros vão pensar.

Depois dê uma olhada no meu outro artigo sobre fé chamado: Como ter fé – Quanto mais problemas você tiver melhor será sua vida

O cego de Jericó
Arte feita por Matt Baker



Veja o que Deus diz sobre isso ao profeta Jeremias:

Clama a mim, e responder-te-ei, […] Jeremias 33:3

Bartimeu creu, clamou, teve resposta e recebeu o milagre através da misericórdia de Cristo. É a primeira coisa a se pensar a se pensar: você realmente tem clamado com fé para alcançar a misericórdia de Deus?

Pode ser que agora esteja pensando: mas porque muitas das vezes eu clamo muito e mesmo assim parece que Deus não responde?

Te falta uma coisa e é esse o próximo tópico…



Seja misericordioso para alcançar a misericórdia de Deus

É bem simples né? Para alcançar a misericórdia seja misericordioso. Foi o que Cristo ensinou no sermão da montanha:

Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Mateus 5:7

O texto se refere tanto a misericórdia de sermos livres da condenação quanto livramentos ainda nessa vida.

Conheça sua bíblia de capa a capa




Misericórdia para salvação

Sobre salvação a parábola de rico e Lázaro deixa isso bem evidente.

Falando resumidamente caso você não conheça, essa parábola fala de um rico que vivia fazendo festa com toda sua fortuna enquanto que o pobre que se chamava Lázaro não tinha absolutamente nada.

Lázaro era um mendigo cheio de feridas no corpo que as pessoas colocavam no portão do rico para ver se este o ajudava, mas ele parecia não ter tempo pra isso.

Até que um dia ambos morrem. Lázaro vai para o céu e o rico para o inferno. O rico viu Lázaro no céu com Abraão e clama a ele dizendo:

Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.

Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.
Lucas 16:24,25

Aqui percebemos que aquele que não foi misericordioso em vida não obteve misericórdia no juízo final. Da mesma forma será conosco se nós não tivermos misericórdia dos outros nessa vida seremos cobrados no juízo final.

Misericórdia para essa vida

O que tapa o seu ouvido ao clamor do pobre, ele mesmo também clamará e não será ouvido. Provérbios 21:13

Esse versículo de provérbios é claríssimo.

Se você não ouvir o clamor das pessoas que necessitam de misericórdia (não necessariamente o pobre) você pode até clamar, mas assim como o rico que não deu a mínima para Lázaro você também não será ouvido.

Já viu aquelas pessoas que vão para o hospital e sofrem com alguma doença? Algumas delas clamam muito a Deus que tenha misericórdia e ele parece não dar ouvidos.

Veja o que diz a passagem abaixo:

Bem-aventurado é aquele que atende ao pobre; o SENHOR o livrará no dia do mal.

O Senhor o livrará, e o conservará em vida; será abençoado na terra, e tu não o entregarás à vontade de seus inimigos.

O Senhor o sustentará no leito da enfermidade; tu o restaurarás da sua cama de doença. Salmos 41:1-3

Claro que uma passagem como essa não quero dizer que Deus recupera todo enfermo. O profeta Eliseu por exemplo morreu de uma enfermidade.

De qualquer forma, não seria por isso que muitos clamam nos hospitais pela ajuda de Deus e não obtém ajuda nenhuma? Pode ter certeza que sim. A igreja precisa voltar a ter misericórdia dos necessitados.

Como ser misericordioso

Para que você tenha misericórdia das pessoas primeiro pensa comigo:

Sua vida anda corrida demais? Pessoas assim que andam sempre correndo geralmente não vão doar seu tempo para ajudar aos outros.

Você está apegado ao dinheiro ou bens materiais? Pessoas que amam coisas ao invés de amar pessoas não vão doar o que tem para ajuda do próximo.

Você se importa com a condição em que se encontra sua família seja concernente a saúde, estado material ou espiritual? Se você não se importar com os de perto dificilmente se importará com os de fora.

Último e mais importante: você concorda que merece ser condenado? Se você não entender isso e não acha que é tão ruim assim você não vai entender o tamanho da misericórdia de Deus sobre sua vida. Isso fará que você também não seja misericordioso.

Você será misericordioso no dia em que desapegar de tempo e posses. Será misericordioso no dia em que perceber o tamanho da misericórdia de Deus sobre sua vida e como resposta vai querer imitá-lo começando pelos de casa.

Se quiser mais detalhes sobre isso assista o vídeo abaixo.

Conclusão

Em conclusão, eu finalizo com as palavras de Paulo que disse:

Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. Efésios 4:32

Falta de misericórdia também nos impede de perdoar. É um erro gravíssimo que nos condena diante de Deus.

A partir de hoje seja misericordioso em toda sua maneira de viver. Faça isso porque você leu os textos e eles são bem fortes. Se você tapa os ouvidos ao clamor dos outros, bem, Deus sabe tapar os ouvidos também não se esqueça disso.

Não sou nenhum sacerdote, mas… que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; Números 6:25

Se este artigo fez sentido para você não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

Se você realmente deseja aprender a estudar sua bíblia, sem sair de casa, então você definitivamente precisa conhecer esta solução que já ajudou muitas pessoas a entender a bíblia de gênesis a apocalipse - Clique na imagem abaixo agora para saber mais enquanto ainda está no ar.

Conheça sua bíblia de capa a capa

5 comentários em “Misericórdia de Deus: Como alcançá-la? (2 passos simples)”

Deixe um comentário