Se sou salvo por que ainda peco tanto?

Eis a pergunta da maioria dos cristãos: se sou salvo por que ainda peco tanto? A pessoa se converte, se batiza e jura que até sentiu a presença de Deus, mas os pecados continuam, os vícios permanecem e o nervosismo não diminui.

Além disso, vem aquele temor de saber que o mundo esta muito perto de acabar o que no final das contas gera a dúvida: eu realmente sou salvo? Fora que os parentes não convertem até porque eles não vê nenhuma mudança significativa em nós depois que nos convertemos.

Neste artigo eu creio que isso tudo vai ficar tão claro pra você que provavelmente você vai lembrar dele na próxima vez que orar e vai agradecer porque o que vai aprender aqui você não vai aprender em nenhum outro lugar de forma tão completa e esclarecedora.

Mas atenção! Esse artigo não da pra ler uma vez correndo e achar que vai mudar alguma coisa na sua vida. Acho que o ideal é ler até mais de uma vez e principalmente refletir como as coisas escritas aqui têm acontecido na sua vida.

No decorrer deste texto é claro que eu também vou te ajudar a reverter esta situação onde parece que a teimosia impera no seu coração e você não consegue obedecer a Deus.

“Se sou salvo por que ainda peco tanto?” Vamos descobrir…

Esse conteúdo já esta no meu canal do youtube. Se você preferir assista ele no vídeo abaixo.

Se sou salvo por que ainda peco tanto? – Você não guardou seu coração

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. Provérbios 4:23

Sobre esse provérbio de Salomão, tira ele da categoria de versículos interessantes e coloque na categoria de versículos mais importantes junto com João 3:16, João 17:17 entre outros.

Você precisa entender que a maioria dos cristãos não dão a devida importância a este versículo e por isso eles vivem no piloto automático cometendo os mesmo pecados e piorando cada dia mais.

Antes de falar mais sobre isso vamos entender resumidamente como devemos guardar o coração.

Como guardar o coração?

Resumidamente nós guardamos o nosso coração quando tomamos o devido cuidado com o que fazemos com os nossos 5 sentidos principalmente com nossa visão e audição.

guarde o coração

Isso porque tudo o que vemos e ouvimos entra na nossa mente rapidamente. O que está em nossa mente entra no nosso coração se ele se sentir atraído.

E por fim, o que está em nosso coração geralmente determina nossas ações por que somos guiados mais pela emoção do que pela razão na maioria das vezes.

Nosso coração não comanda nosso corpo, mas é ele quem mais influencia sua mente a tomar decisões.

Eu já fiz um artigo onde explico melhor sobre como você guarda o seu coração. Clique aqui para saber mais sobre isso.

Mas creio que com essa breve explicação você já entendeu bem o que quero dizer.

Resultado de não se guardar o coração

Qual o grande problema da maioria dos cristãos? Eles não sabem nada sobre isso, inclusive eu também não sabia e por não sabermos disso no nosso tempo de ignorância nos acabamos permitindo que nossos corações se enchessem de desejos pelo pecado e acostumamos a agir pela emoção para suprir esses desejos.

A partir do momento que você não guarda o coração você passa a se apegar e a se inclinar com toda sorte de pecados e eles vão ficando cada vez pior.

Isso porque o seu coração é enganoso como nos diz Jeremias 17:9. Aliás ele não deixa de ser enganoso depois que você se converte.

Sem contar que segundo Jesus é do coração que vem nossos maiores desejos carnais como ele ensina no verso seguinte:

Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias. Mateus 15:19



Ou seja, a pessoa até se converte mas antes disso ela não guardou o coração por falta de conhecimento. Agora este coração esta cheio de desejos pelas coisas erradas e não consegue parar porque ele está acostumado a agir assim.

Por isso é comum mesmo após a conversão algumas pessoas ainda pecarem muito por que não guardaram o coração lá trás e agora estão simplesmente colhendo o que plantaram.

Talvez você me pergunte: mas Deus não perdoa os pecados? Ele não tinha que nos livrar imediatamente disso?


Eu respondo que ele até poderia assim como ele poderia pegar um viciado em crack e imediatamente livrá-lo disso, mas a verdade é que na maioria das vezes não é assim. A pessoa vai largando a droga aos poucos.

Da mesma forma o nosso coração esta muito acostumado ao pecado porque nós o acostumamos assim e não vai ser da noite pro dia que isso vai mudar.

Não guardei o coração e agora?

A partir de agora você precisa travar uma verdadeira guerra contra o pecado.

Precisa vigiar e cuidar principalmente com o que você olha e o que você escuta. Foi ouvindo a serpente e olhando Bate-Seba nua que Eva e Davi caíram na tentação.

Tudo o que estimula você ao pecado daqui pra frente deve ser arrancado como disse Jesus:

Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. Mateus 5:29

Existe uma segunda etapa que não pode ser negligenciada. Tomar cuidado para que nada que não preste tome sua mente é importante mas não é o suficiente. Não adianta nada trancar bem os portões de uma cidade se já houver inimigos dentro dela.

Com isso quero dizer que a sua mente já esta tomada com muitos pensamentos impuros e eles te levarão a sentir uma emoção que o levará á uma ação pecaminosa.

Para se livrar deles você precisa de uma mente mais sadia. Não é possível apagar pensamentos, mas é possível substituí-los.

Ocupe sua mente com coisas que realmente vão te tornar produtivo e darão bons frutos na sua vida e no reino de Deus.

Se ocupe em trabalhar, estudar, cuidar da saúde, cuidar das pessoas ao seu redor, na propagação do evangelho e do ensino das escrituras.



Com o passar do tempo, ainda que se lembre de certos pensamentos que não agradam a Deus eles já não terão a mesma força que antes e eles não conduzirão mais seu coração para te levar á praticas pecaminosas.

Eu explico melhor sobre isso no meu artigo onde ensino como vencer os pensamentos impuros. Clique aqui se quiser aprender ainda mais sobre isso.

Conheça sua bíblia de capa a capa




Se sou salvo por que ainda peco tanto? – Você ainda tem muito o que aprender

Muita das vezes o número dos nossos pecados e equivalente ao nosso baixo conhecimento bíblico.

Salmos 119

Isso porque muito dos nossos pecados nós cometemos por ignorância. Pecamos sem saber que o que fazemos é pecado.

Uma pessoa recém convertida geralmente ainda tem muito o que aprender na palavra de Deus. Com o tempo é que ela vai se separando de tudo aquilo que não presta e aí sim ela abandona seus pecados.

Pode ser que você esteja no inicio da sua jornada cristã e por isso considera que peca muito contra Deus.

Existem duas coisas pelas quais você precisa se atentar na palavra de Deus para pecar cada vez menos e se santificar. A primeira é descobrir tudo o que agrada e desagrada a Deus, claro.

A segunda não tão óbvio assim, é descobrir tudo que não é pecado em si mas que pode acabar te levando a cometer algum pecado.

Descobrindo o que agrada a Deus

Façamos o que Paulo pediu aos irmãos de Éfeso: Procurem descobrir o que agrada ao Senhor. Efésios 5:10

Pra isso você vai precisar…

Estudar a bíblia todos os dias. Lá esta escrito tudo o que agrada a Deus e o que o desagrada.

Procure a ajuda de irmãos piedosos. Após estudar a bíblia quando você não entender um assunto de jeito nenhum peça a ajuda para algum irmão da sua igreja apto para esta função de te ensinar e discipular.

Estude muito sobre o assunto. As vezes você precisa saber o quanto antes se algo é pecado como por exemplo: tomar cerveja socialmente.

Para isso não há problema de perguntar para alguem da sua igreja ou na internet fazer uma pesquisa. Ou quem sabe ler algum livro sobre o assunto. Para isso esteja com sua bíblia em mãos.

Uma dica: tudo o que mais agradar sua carne geralmente está errado. Se alguém ensinar algo que agradar demais a seu corpo pesquise mais um pouco.

Este caso da cerveja, por exemplo é comum algumas pessoas defenderem tal pratica, mas só dela ser muito agradável a carne eu já colocaria um pé atrás e nem creio que um cristão se envolveria com algo deste tipo.

Descobrindo o que pode nos levar a queda

Seguindo o exemplo anterior, pode ser que você se pergunte: posso ainda andar com meus amigos que tomavam cerveja comigo antes da minha conversão?

A bíblia responde:

Quem anda com os sábios se torna sábio, mas quem anda com os tolos sofrerá as consequências. Provérbios 13:20

É óbvio que se você andar com os bêbados você acabará como eles. Ainda mais se isso mexia com você antes da sua conversão.

O problema é que para descobrir coisas que te levam ao pecado você vai precisar de bastante repertório bíblico.

Primeiro você tem que saber tudo o que a bíblia chama de pecado e depois descobrir o que pode te levar a ele.

Além de estudar cada pecado em si estude as histórias dos homens que pecaram na bíblia para entender o que os levou a queda.

Você vai notar logo no início da bíblia Eva cometendo o pecado em uma época que praticamente só havia um mandamento: não comer do fruto da árvore do conhecimento.

Eva cai nessa tentação após dar ouvido ao que a serpente diz. Ora, conversar com a serpente em si talvez não deveria ser classificado como pecado já que Deus não disse: não coma da árvore e nem converse com a serpente.

Nisso você já aprende que existem certas pessoas que você não deveria fazer amizade muito menos escutá-las porque mesmo que não seja um pecado em si pode te levar á vários pecados.

Depois não vai adiantar perguntar: “Se sou salvo por que ainda peco tanto?”. Melhor seria perguntar: “Se sou salvo por que me envolvo com tanta coisa que pode me afastar do meu Salvador?”.


A resposta pra isso geralmente é a mesma: te falta conhecimento bíblico.

Conheça sua bíblia de capa a capa


Se sou salvo por que ainda peco tanto? – Você não tem se santificado provando assim que não foi salvo ainda

Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus. 1 Coríntios 6:11

Me preocupo se o seu caso na verdade não seria o de um convertido que não para de pecar, mas sim o de um não convertido achando que é convertido e não para de pecar.

Josué 7
Arte feita por Pyraker

A maior evidência da nossa conversão não é uma sensação boa que sentimos no culto nem as águas do batismo e sim uma mudança gradativa dos nossos interesses o que nos leva a santificação.

Se você diz que é salvo, mas não possui interesse nenhum em orar, estudar a bíblia e congregar tem alguma coisa errada.

Não existe justificação sem santificação. A prova que Deus nos justificou é que ele nos santifica por meio do seu Espírito como ensinou o versículo citado. Além disso veja o que Paulo ensina em sua carta aos irmão de Roma sobre as características dos verdadeiros convertidos:

Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Romanos 8:5

Se você não sente esta “inclinação” para as coisas do Espírito, que se refere a nossa santificação como os exemplos que mencionei (orar, ler a bíblia e congregar) você precisa rever a sua conversão e estudar mais sobre isso.

Tome cuidado

Isso parece um pouco pesado, mas eu falo isso por que espero que ainda que você não seja convertido você possa buscar isso até que encontre a verdadeira manifestação da graça de Deus em sua vida que não provém de uma emoção e sim de uma transformação gradativa.

Conversão não significa perfeição, mas no mínimo somos inclinados a obedecer tudo o que Deus manda ainda mais estas coisas tão básicas como orar, ler a bíblia e congregar.

Se você buscou um artigo como este e costuma consumir conteúdo que te ajuda a obedecer mais a Deus é possível que realmente esteja inclinado as coisas do Espírito, mas não se contente apenas com isso. Foque na sua pratica e não apenas no consumo de conhecimento. Você tem mudado com o que tem aprendido?

Ao invés de se perguntar: “Se sou salvo por que ainda peco tanto?“; se pergunte daqui por diante: “Qual é a base bíblica que comprova que de fato eu sou salvo?“.

É como diz uma frase do conhecido pastor Paulo Junior:

“Então você é cristão? Então me prove na bíblia que ser cristão é ser como você!”

– Paulo Junior

Se sou salvo por que ainda peco tanto – Conclusão

Em conclusão, se você tem se perguntado muito: “Se sou salvo por que ainda peco tanto?” é por que você provavelmente, assim como todos os recém convertidos, não guardou seu coração e hoje como consequência você sente uma forte inclinação aos pecados que cometia antes e não vai ser da noite pro dia que você se livrará deles.

O que pode estar acontecendo também é que por conta de não ter muito conhecimento da palavra você ainda faz muitas coisas que te levam ao pecado, mas que não são pecados em si.

Você deve optar, neste caso por uma vida mais simples muitas das vezes. Terá que abrir mão de certas amizades, certos lugares que frequentava, certas músicas que ouvia, ou algo do tipo que, mesmo que isto não seja um pecado em si mesmo isso pode estar te conduzindo a vários pecados.

Em último caso, talvez você nem teve o interesse real de buscar a Deus nas escrituras para fazer tudo o que está escrito lá o que evidencia que você provavelmente ainda não foi salvo. Se este é teu caso Cristo te chama hoje para uma verdadeira conversão.

Busque-o como quem busca o ouro e prata pois ele prometeu:

E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. Jeremias 29:13

Espero ter ajudado você. Deus abençoe grandemente sua vida.

Se este artigo fez sentido para você não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

Se você realmente deseja aprender a estudar sua bíblia, sem sair de casa, então você definitivamente precisa conhecer esta solução que já ajudou muitas pessoas a entender a bíblia de gênesis a apocalipse - Clique na imagem abaixo agora para saber mais enquanto ainda está no ar.

Conheça sua bíblia de capa a capa

2 comentários em “Se sou salvo por que ainda peco tanto?”

  1. Um bom dia, esse artigo muito rico e focado em ensinar a nós levar para a fonte de nos libertar de nossos pecados com ajuda e condução do senhor Jesus Cristo, é bem focado nos ensinamentos bíblicos e devemos orar mais , conhecer mais a palavra de Deus.

    Responder

Deixe um comentário