Como Se Aproximar De Deus: Verdades Bíblicas Que Ninguém Nunca Te Ensinou

Você tem certeza que deseja saber como se aproximar de Deus?

Já quero te adiantar que não será uma tarefa fácil, mas posso afirmar que é a coisa mais maravilhosa que te acontecerá.

Você já viu aqueles fãs ou fanáticos por estrelas da música? Já percebeu que quanto mais fanático são mais eles fazem de tudo para estar perto dos seus ídolos?

Por que eles fazem isso? Porque são movidos por uma paixão sem limites.

Sabendo disso, ao terminar este artigo você também vai descobrir se realmente você ama a Deus e o deseja ardentemente porque só vai seguir as dicas que serão ditas aqui quem realmente amar a Deus de todo o coração.

Caso você leia todo este artigo não fizer nada que aprender aqui, ou até mesmo se não conseguir se quer ler todo artigo é porque provavelmente você não tem tanto interesse em se aproximar Dele e quanto a isso não há muito que eu possa fazer.

Só quero te lembrar de que quem não caminha próximo de Deus não é intimo Dele e, como consequência não é conhecido dele.

Serão aqueles que ouvirão no último dia: Nunca vos conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal” (Mt 7:23).

Leia este artigo até o final e saiba agora tudo o que a bíblia diz sobre como se aproximar de Deus.

Introdução

Talvez você queira se aproximar de Deus, mas não tem um motivo claro para conseguir isso.

Quais seriam então os motivos para nos aproximarmos de Deus? Um grande motivo é que nós precisamos entender que não há salvação para pessoas que não são íntimas de Deus.

Como eu falei na introdução: um dia Cristo dirá aos que se perderam: nunca vos conheci!

Mas se Cristo é Deus e é onisciente como pode ele não conhecer alguém? Fica evidente que o texto se refere a intimidade. É como se dissesse: nós nunca fomos amigos, nunca andamos juntos e por isso não o conheço.

É importante lembrar também que Deus nunca foi complacente com o pecado de modo que quem se aproxima dele automaticamente se afasta dos seus pecados.

Lembra o que aconteceu no Éden? Adão e Eva caíram e por isso tiveram medo da presença de Deus.

E para piorar Adão e Eva nem se quer admitiram que pecaram. Muito pelo contrário, cada um jogou a culpa no outro.

É isso o que acontece quando vivemos de forma rebelde e não largamos nossos pecados. Nós nos afastamos da presença de Deus.

Sendo assim, quanto mais perto de Deus, mais longe do pecado. Quanto mais perto do pecado, mais longe de Deus.

Quem Deus abençoa

Outro fato que é pouco conhecido é que Deus “geralmente” só abençoa aqueles que são seus filhos, ou seja, aqueles que vivem com o Pai e estão sempre próximos a Ele.

Eu usei a palavra “geralmente” porque até a chuva Deus manda sobre o ímpio e chuva não deixa de ser uma benção (Mt 5:45).

Apesar disso, há certos textos que Jesus fala sobre benção se referindo somente aos que são salvos como este do evangelho de Mateus:

E, tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis. Mateus 21:22

No momento em que isso é dito Jesus está falando apenas com seus discípulos. Não é qualquer um que será abençoado por Deus, mas apenas os seus discípulos, que aliás, estavam sempre próximos a Ele.

Em conclusão até aqui eu diria que se aproximar de Deus é importante para nossa salvação, abandono de pecados e uma vida abençoada.

Vamos ver agora sete coisas que você precisa fazer para se aproximar de Deus.

Como se aproximar de Deus – Entenda sua situação

Observe o que Jesus disse a respeito do filho pródigo:
E desejava encher o estômago com as alfarrobas que os porcos comiam; e ninguém lhe dava nada.

Caindo, porém, em si, disse: Quantos empregados de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome! Lucas 15:16,17

Se você não conhece a história do filho pródigo eu recomendo que você  clique aqui para conhecer a parábola e aprender o que a bíblia ensina sobre como voltar para Deus.


Perceba nesta passagem que o filho pródigo só volta para o seu pai depois de olhar para si mesmo e entender a situação que ele se encontrava.

Se o filho pródigo tivesse condições financeiras de se manter talvez ele nunca teria voltado para casa do Pai.

Precisamos de um real interesse

Tenho percebido que muitas pessoas tem um leve interesse de se aproximar de Deus. O problema é que esse “leve interesse” fica evidenciado quando a pessoa desiste nas primeiras dificuldades que lhe aparece.

A falta de um interesse verdadeiro fica evidente também quando a pessoa não se dedica totalmente. Se a pessoa não se dedica totalmente ela nunca consegue se aproximar de Deus de fato para ter intimidade com ele.

A verdade é que não da para se aproximar de Deus se isso não for um desejo autêntico movido por um coração que percebeu que não é possível viver sem Ele. Esse é o motivo que leva muitos a viverem distantes Dele.

E como fazer para se aproximar de Deus com total dedicação? Enxergue a situação que você se encontra.

O filho pródigo de fato acreditava que era impossível viver sem o Pai e que todos que já viviam na presença dele tinham uma vida abundante e abençoada.

Como voltar para Deus
Arte feita por Brooke Huval

Se por algum segundo você pensar que não precisa de Deus para viver bem, isso vai tirar de você a necessidade de busca-lo com intensidade.

Exemplos de pessoas que se aproximaram de Deus

Estudando os evangelhos você percebe a situação de várias pessoas que iam desesperadas ao encontro de Cristo, como por exemplo a mulher do fluxo de sangue (Mt 9:20-22, Mc 5:25-34 e Lc 8:43-48), o cego de Jericó (Lc 18:35-43), a mulher cananeia que tinha uma filha endemoniada (Mt 22:15-28, Mc 7:24-30), etc.

Em todas estas histórias você vê pessoas que perderam sua esperança em si e em qualquer outro tipo de ajuda e se aproximaram de Cristo não importando como isso aconteceria.

O desejo ardente pela presença do Deus encarnado fez com que eles finalmente tivessem uma vida transformada.

Da mesma forma você só vai conseguir se aproximar de Deus se for movido por um desejo intenso e este desejo surgi quando enxergamos nossa pequinês, nossos pecados e o tamanho da nossa dependência de Deus.

Como se aproximar de Deus – Tenha fé em Deus

Pode ser que após entender sua situação você ainda fique tentado em querer resolver seus problemas sem Deus.

Se esta sem grana talvez resolveria isso com algum curso grátis de educação financeira ou uma simples vaga de emprego.

Até mesmo se você estiver doente ou com algum vício. Talvez uma ajuda especializada resolveria isso sem você sentir uma necessidade de buscar a Deus indo para uma igreja por exemplo.

O que você precisa entender é que sua verdadeira situação não tem tanto a ver com saúde física, dinheiro ou relacionamentos fracassados, tem a ver com os seus pecados que te tornam culpado diante do justo juiz de toda terra.

Para solucionar este problema não há médico, nem clínica, nem professor nem ninguém que possa te ajudar a não ser o próprio Deus que te perdoa e te resgata em Cristo Jesus se você crer no evangelho.

Se quiser mais detalhes a respeito do evangelho clique aqui, mas para agora você só precisa entender que não tem como se aproximar de Deus sem crer nele como nos ensina o autor aos hebreus:

Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Hebreus 11:6

Percebeu? É necessário crer na existência e nas obras de Deus para desta forma se aproximar dele através da fé.

Sendo assim, creia que Deus é o único quem pode resolver os seus problemas. Estes problemas menores que citei e muitos outros que eu poderia citar ele pode usar pessoas para te ajudar, mas o seu problema em relação aos seus pecados somente Cristo pode ajudar se você crer.

Como se aproximar de Deus – Se arrependa e abandone seus pecados

Você mostra que de fato crê em Deus através do arrependimento e abandono de pecados.

Veja o que ensina Tiago a respeito de se achegar à Deus:

Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração.

Entristeçam-se, lamentem e chorem. Troquem o riso por lamento e a alegria por tristeza.

Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará. Tiago 4:8-10

A maioria das pessoas tentam se aproximar de Deus vivendo uma vida que não lhe agrada esperando que Ele as aceite mesmo assim.

Para defender essa ideia errada muitas pessoas dizem que Jesus disse em alguma parte: Vem como estás.

Meu amigo Gabriel escreveu mais sobre essa expressão “vem como estás” no blog dele chamado A bíblia ensina se quiser saber mais sobre isso clique aqui.

Resumidamente o que você precisa saber é que essa passagem não existe na bíblia. E, mesmo que ela existisse e fizesse algum sentido Jesus jamais diria “vem como estás e fique como estás”.

Muito pelo contrário, ele nos ensina que quem quiser ir após Ele, ou seja, caminhar próximo a Ele deve negar a si mesmo e tomar a sua cruz.

Exemplo do antigo testamento

No antigo testamento acontecia a mesma coisa. Em determinada ocasião os filisteus venceram os Israelitas e tomaram para si a arca da aliança que representava a presença de Deus (1 Samuel 5 e 6).

Eles pensavam que aquele objeto de culto agora os abençoaria, mas o que aconteceu foi o contrário: eles foram amaldiçoados com doença, morte e sofrimento.

A presença de Deus de certa forma lhes fizera mal porque era um povo rebelde. Por esta razão eles decidem mandar a arca para outras regiões até que finalmente ela foi parar na casa de um o homem chamado Abinadabe.

Em outra ocasião a arca da aliança ficou na casa de outro homem chamado Obede-Edom.

Este homem era um verdadeiro servo de Deus. Após a entrada da arca da aliança em sua casa ele foi grandemente abençoado (2 Samuel 6:11).

Perceba que a presença de Deus só é boa agradável os obedientes e não para os rebeldes.

Será assim inclusive no fim dos tempos onde os salvos se alegrarão com a volta de Jesus. Os ímpios, porém, sentirão muito medo da vinda de Cristo como nos diz o verso seguinte:

E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os poderosos, e todo o servo, e todo o livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas; E diziam aos montes e aos rochedos:

Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro; Apocalipse 6:15,16

É o mesmo Jesus que encontrará a todos, mas as pessoas não são as mesmas para ele.

Sabendo disso, se você quiser de fato se aproximar do Pai é necessário não ser mais o mesmo.

Como se aproximar de Deus – Tenha uma vida de oração

Aproxima-te e resgata-me; livra-me por causa dos meus inimigos. Salmos 69:18

Nesse versículo o salmista clama a Deus que se aproxime dele para que desta forma ele obtenha vitória sobre seus inimigos.

Assim como não é possível se aproximar de alguém que temos algum conflito sem diálogo, da mesma forma você não conseguirá se aproximar de Deus sem oração.

Nós também tivemos um conflito por conta dos nossos pecados, mas por meio de Cristo Jesus nós fomos reconciliados com ele (Rm 5:10).

Agora por causa de Cristo temos livre acesso à Deus para que este escute nossas orações (Ef 2:18).

Sabendo disso, não podemos deixar de ter uma vida intensa de oração. É só assim que nós nos aproximaremos Dele conforme Ele mesmo inspirou Jeremias a escrever em seu livro:

Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração. Jeremias 29:13

Se este artigo fez sentido para você não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

Se você realmente deseja aprender a estudar sua bíblia, sem sair de casa, então você definitivamente precisa conhecer esta solução que já ajudou muitas pessoas a entender a bíblia de gênesis a apocalipse - Clique na imagem abaixo agora para saber mais enquanto ainda está no ar.

Conheça sua bíblia de capa a capa

Como se aproximar de Deus – Se interesse pela palavra

Certa vez Jesus estava na casa de duas irmãs ensinando a palavra de Deus. Estas irmãs eram Marta e Maria.

Maria, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo-lhe a palavra.

Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E, aproximando-se dele, perguntou: “Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude! “

Respondeu o Senhor: “Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas;

todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada”. Lucas 10:39-42

Perceba que o fato de Maria se interessar mais pela palavra que Cristo estava ensinando fazia com que ela estivesse mais próxima de Jesus.

Diferente de Marta que ao se ocupar de tantos afazeres ficava mais distante de Cristo.

É isso que acontece com muitos que vivem ocupados por aí. Pessoas ocupadas com trabalho, estudo e principalmente diversões que fazem com que elas não tenham tempo para Deus.

O resultado é que eles não têm tempo para gastar com Deus estudando a sua palavra. Mas, não deveria ser assim, antes a palavra de Deus deveria ser a nossa prioridade.

Seu relacionamento com Deus não pode ser baseado em apenas você falar e Deus ouvir, na verdade devemos fazer com que Ele fale até mais do que nós e Ele se comunica conosco pela Sua palavra.

Lâmpada para os meus pés é a tua palavra

Deus até pode usar pessoas ou situações para se comunicar, mas na maioria das vezes é através da sua palavra que você verá Deus falar com você.

Sendo assim, arrume um tempo para estudar sua bíblia.

Eu tenho um artigo que pode te ajudar mais com isso chamado: Como Começar A Ler A Bíblia: Comece A Estudar A Palavra Hoje Mesmo. Clique aqui para aprender mais sobre isso.


Como se aproximar de Deus – Se aproxime de quem já está próximo de Deus

O que anda com os sábios ficará sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído. Provérbios 13:20

Parece óbvio não é mesmo? Ande com sábio e você será sábio assim como eles. Ande com tolo e você será destruído assim como eles.

Sendo assim, ande com quem já tem intimidade com Deus e você terá mais facilidade em se aproximar de Deus.

Geralmente são pessoas mais velhas que tem mais intimidade com Deus. Geralmente são os mais velhos que oram mais, estudam mais a palavra, ou seja, geralmente são eles que buscam mais intimidade com Deus e como consequência estão mais próximos Dele.

Procure andar com pessoas mais maduras na fé porque se você andar com gente que não quer saber de Deus naturalmente você também não se esforçará muito para se aproximar Dele.

Como se aproximar de Deus – Se santifique

Esta última dica na verdade ó início do resultado de você viver todas as outras 6 dicas anteriores.

Quando você enxerga a situação em que se encontra, essa situação te gera uma necessidade de buscar a Deus pela fé.

Isso fica evidenciado pelas suas obras abandonando seus pecados por exemplo.

Para não viver mais uma vida de pecados você logicamente se interessa pela palavra porque é ela quem mostra a vontade de Deus.

Através da própria palavra você fica inspirado a ter uma vida de oração e naturalmente deseja se aproximar de cristãos piedosos para crescer na graça.

Todo esse processo sendo bem executado te santifica. Santidade nada mais é do que separação do pecado e dedicação para viver para Deus.

Neste caso ela envolve só a parte de se separar do pecado e não a parte da dedicação as coisas de Deus.

Veja o que nos disse o autor aos hebreus sobre pessoas que verão a Deus, ou melhor dizendo, se encherá da tua presença nos altos céus:

Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; Hebreus 12:14

Sem santidade ninguém aparecerá no céu na presença de Deus. No máximo vai comparecer diante dele no tribunal para dar conta do que fez na terra.

Conclusão

Em conclusão, como já foi dito no tópico anterior, se quiser se aproximar de Deus seja santo.

Procure estudar sobre a vida dos santos homens de Deus na sua palavra. Procure estudar também os antigos santos homens de Deus. Pessoas como Lutero, João Calvino, Jonathan Edwards, Agostinho de Hipona e muitos outros homens que pisarão nessa terra.

Imite a fé destes homens. Estude livros sobre eles. Recomendei que você se aproxime de quem já é próximo de Deus, mas tome cuidado e veja se de fato esta pessoa anda lado a lado com Deus.

Um dos problemas da nossa geração é que temos muita estrela da música gospel, mas pouco modelo de santidade e renúncia.

Por esta razão é sempre bom que a bíblia seja a luz que te irá revelar o que de fato é um homem de Deus e o que não é.

Se este artigo fez sentido para você não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

Se você realmente deseja aprender a estudar sua bíblia, sem sair de casa, então você definitivamente precisa conhecer esta solução que já ajudou muitas pessoas a entender a bíblia de gênesis a apocalipse - Clique na imagem abaixo agora para saber mais enquanto ainda está no ar.

Conheça sua bíblia de capa a capa

3 comentários em “Como Se Aproximar De Deus: Verdades Bíblicas Que Ninguém Nunca Te Ensinou”

Deixe um comentário