Como Começar a Ler a Bíblia: Comece a Estudar a Palavra Hoje Mesmo

Você está no lugar certo para descobrir a melhor forma de como começar a ler a bíblia sem grandes dificuldades.

Em alguns casos acontece assim: você começa frequentar uma igreja, ganha uma bíblia ou escuta um sermão que fala da importância de se estudar a palavra e decide que vai procurar estudá-la todos os dias a partir de então.

Mas quando se depara com aquele livro preto e branco cheio palavras complicadas e sem figura alguma você se cansa facilmente e desiste de estudar a bíblia.

Pode acontecer também de você estar na sua igreja a um bom tempo e ainda não começou a ler a bíblia pra valer.

Este artigo vai te ajudar a ter mais facilidade para começar a desenvolver sua leitura diária das escrituras.

Quando começar a desenvolver o hábito da leitura da palavra deixe um comentário no final dessa página. Eu adoraria saber como você está se saindo.


Como começar a ler a bíblia? Vença os inimigos da leitura

Eu listei 5 coisas que te impedem de ter uma vida de leitura diária da palavra. Examine e veja pelo que você precisa orar e se esforçar para vencer:

Preguiça

A alma do preguiçoso deseja, e coisa nenhuma alcança, mas a alma dos diligentes se farta. Provérbios 13:4

O versículo anterior nos mostra o perigo de ser preguiçoso. Como é horrível deseja as coisas e não obter absolutamente nada não é mesmo? Já pensou não alcançar as bênçãos que você tanto deseja? É isso que a preguiça pode fazer se não a abandonarmos.

Muitas pessoas não alcançam se quer a salvação, por conta da preguiça de estudar a palavra.

Não estudar a palavra nos leva a não saber a vontade de Deus. Não saber a vontade de Deus nos leva a desobediência e isso nos leva a condenação como está escrito:

O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento […] Oséias 4:6

Distrações

Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude. Lucas 10:40

Você provavelmente conhece essa história. Jesus estava na casa de Marta, Maria e Lázaro. Enquanto Maria estava aos pés de Cristo aprendendo, Marta estava distraída e ocupada com muitos serviços.

Muitas pessoas estão assim também distraídas com suas empresas, negócios, serviços, ou até mesmo com diversões e lazer como netflix, redes sociais, futebol, novelas, passeios, etc.

Por isso essas pessoas perdem o interesse na leitura da palavra. É como querer comer melão após comer chocolate. Você não vai sentir gosto nenhum do melão por conta do nível de açúcar que consumiu do chocolate.

Dificulta pra você assistir muita televisão e depois querer estudar a palavra de Deus achando que não vai entediar. Lembre-se do que o mestre ensinou para Marta após isto:

[…] Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária;
E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada. Lucas 10:41,42


Aprender com Cristo e a bíblia sempre serão o mais importante. Não dê maior valor àquilo que não tem mais valor que a palavra.

Falta de tempo

E outros são os que recebem a semente entre espinhos, os quais ouvem a palavra; Mas os cuidados deste mundo, e os enganos das riquezas e as ambições de outras coisas, entrando, sufocam a palavra, e fica infrutífera. Marcos 4:18,19

Este versículo se refere às pessoas que ao receber a mensagem do evangelho não produzem frutos por conta da falta de tempo. Hoje em dia além de não ter tempo para evangelizar as pessoas não tem tempo nem se quer para estudar o evangelho.

O problema, porém, não é que de fato as pessoas não tenham tempo. A verdade é que essa não é a prioridade delas.

Eu garanto que se uma pessoa recebesse uma notícia de um médico que tem uma semana de vida ela deixaria até de dormir para estudar a bíblia e fazer outras coisas como ir à igreja e orar mais á Deus.

Não deixe que as coisas desta vida te deixem tão ocupado ao ponto de você não gastar tempo para aquilo que te trará vida eterna com Deus.

Quando pessoas não tem tempo de fazer trabalho da faculdade eles deixam de dormir para terminar. Será que um diploma é mais importante do que ouvir a voz de Deus? Pensa nisso. É questão de prioridade.

Falta de motivação

Muitas pessoas não encontram um motivo real para lerem a bíblia e por isso mesmo que começam a ler elas param e não continuam.

Boa parte dos cristãos está iludida por que pensam que não haverá problema algum ficar apensa aprendendo na igreja e não gastar tempo pra aprender ainda mais com a palavra em casa.

Vou listar rapidamente 7 coisas que vão acontecer com você se você não estudar muito a palavra:

  1. Você vai confundir as permissões de Deus com a vontade de Deus

  2. Você vai acreditar em coisas que a bíblia não apoia

  3. Você não vai conhecer os pecados que comete para abandoná-los

  4. Você não vai alcançar as bênçãos por conta dos pecados que comete

  5. Você vai perder a

  6. Você vai piorar os ambientes que frequenta

  7. Você vai perder a salvação

Eu não expliquei muito sobre os motivos pelos quais estas coisas acontecem na vida de quem não estuda a palavra de Deus porque já desenvolvi um artigo sobre isso. Clique aqui e conheça Os 7 Riscos Que Você Corre Por Não Entender A Bíblia

Clique na imagem abaixo para acessar gratuitamente a primeira aula do curso
Interprete sua bíblia de Gênesis a Apocalipse. Não precisa colocar cartão de crédito.

como interpretar a bíblia

Falta de conhecimento (não leio porque não entendo nada)

Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Tiago 1:5

O versículo já diz tudo. Quem tem dificuldades de entender a bíblia deve orar a Deus pedindo sabedoria para entender a sua palavra. Mas não só isso, ele continua…

Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Tiago 1:6

O que seria pedir sabedoria com fé? Será que é pedir entendimento e cruzar os braços esperando que de uma hora pra outra nós iremos saber tudo o que precisamos? 

Segundo o próprio Tiago escreveu em Tg 2:26 uma fé sem obras é morta. Se você realmente tem fé, mostre-a com atitudes além da oração.

Se não for assim vai ficar sempre aquela dúvida no ar: não leio porque não entendo, ou não entendo por que não leio? A verdade é que sua fé pode te ajudar a se esforçar a estudar cada vez mais e pouco a pouco Deus vai te dando sabedoria não só para aprender, mas também para ensinar a outros.

Sempre que for estudar a palavra peça direção de Deus para que abra sua mente e você compreenda o que está lendo conforme orou o salmista:

Ensina-me, Senhor, o caminho dos teus decretos, e a eles obedecerei até o fim. Salmos 119:33

Caso você tenha dificuldades e gostaria de uma ajuda a mais para estudar a bíblia, existe uma forma de estudar a palavra com um professor de teologia a sua disposição que tem ajudado muita gente. Clique na imagem abaixo e confira.

Conheça sua bíblia de capa a capa


6 comentários em “Como Começar a Ler a Bíblia: Comece a Estudar a Palavra Hoje Mesmo”

Deixe um comentário