Lâmpada Para Os Meus Pés – Os 7 Riscos Que Você Corre Por Não Entender A Bíblia

Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho. Salmos 119:105

O que significa lâmpada para os meus pés exatamente? Observe a foto acima e imagine agora que você é essa menina dentro de uma floresta escura.

Assim somos eu e você dentro de um mundo em trevas. Cheio de obstáculos, buracos, raízes para nos derrubar, lama para nos sujar, insetos para grudar nas nossas roupas e chuvas inesperadas para nos encharcar.

A menina da foto, porém não está de mãos vazias. Ela tem um lampião em mãos.

Ela tem como ver os obstáculos a sua frente. Ela pode ver também se ha algum inseto na roupa que veste. Da mesma forma somos eu e você quando lemos a bíblia.

Sabemos onde estão os obstáculos e eles nunca são surpresas. Sabemos tudo o que está ao nosso redor.

Além disso, podemos olhar para nos mesmos a fim de examinarmos se realmente estamos na (2 Co 13:5).

Algo interessante que poderia acontecer também é essa menina encontrar alguém perdido na floresta. Ela poderia iluminar o caminho dessa pessoa para não tropeçar também.

Assim somos nos quando temos a bíblia, não somente em mãos, mas no entendimento e passamos este entendimento para outras pessoas por meio de ensino e exemplo.

Quando vivemos o que aprendemos na bíblia ajudamos a nós e a todos ao nosso redor.

Até agora você já teve um background da importância de se estudar a bíblia, mas a partir de agora eu vou mostrar na bíblia o quanto é perigoso você não estudá-la.



Veja agora os 7 riscos que você corre por não entendê-la.

Risco 1: Confundir as permissões de Deus com a vontade de Deus

Cuidado! Não confunda a vontade de Deus com aquilo que ele permite. Se você só entender isso e sair do artigo já valeu a pena seu tempo investido.

Não é porque um ímpio prosperou financeiramente que ele foi abençoado por Deus, na verdade isso é bem óbvio. Deus apenas permitiu que ele fosse abençoado já que ele se dedicou para isso.


Fica esperto (a)

Pode ser que você seja uma jovem bonita namorando um rapaz da igreja e pensa que por este motivo esse rapaz seja uma benção de Deus para você.

Ai quando terminar o namoro vai falar que foi livramento de Deus. Deus abençoou e depois livrou? Será que Deus quer nos dar uma benção para nos livrarmos dela depois? Claro que não.

A verdade é que esse jovem (no exemplo citado) nunca foi uma benção de Deus pra você.

É você que precisava procurar um rapaz de acordo com que a bíblia chama de um homem de Deus para você se casar, mas por não entender a bíblia você acaba confundindo a vontade de Deus com as permissões dele na sua vida.

Não espere a benção chegar para pensar se ela vem de Deus ou se é só algo que ele permitiu acontecer.

Quando você se deparar com uma situação de fazer uma escolha se faça a seguinte pergunta: essa mulher que eu quero serve para casar de acordo com a palavra de Deus?

Essa oportunidade de trabalho provavelmente vai me afastar da minha família, igreja e ministério. Um trabalho assim viria de Deus?

Observe este versículo:

Então foi anunciado a Saul que Davi tinha ido a Queila; e disse Saul: Deus o entregou nas minhas mãos; pois está encerrado, porque entrou numa cidade que tem portas e ferrolhos. I Samuel 23:7

Este versículo mostra este tipo de engano acontecendo com o rei Saul. Ele achava que pelo fato de Davi ter virado uma suposta presa fácil de se abater, Deus o havia entregado em suas mãos.

Sabemos que no fim da história isso era um engano de Saul e que na verdade Deus queria honrar Davi. Não seja enganado como ele por não saber a vontade de Deus. Estude a palavra!

Risco 2: Acreditar em coisas que a bíblia não apoia

Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; 2 Timóteo 3:16

O mundo esta repleto de ensinamentos que estão em desacordo com a palavra de Deus.

O triste disso é que muita das vezes os próprios “crentes” concordam com essas informações por conta da sua ignorância bíblica. Como resultado, acabam se comportando como o mundo e não como luz do mundo.

Listei abaixo algumas coisas que o mundo costuma dizer e os versículos que as contradizem. Se você conhecer mais alguma comente e compartilhe com a gente nos comentários logo mais abaixo.



Mundo: “Curta a vida porque a vida é curta”
A bíblia: Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á. Mateus 10:39

OBS: “Só tem vida curta quem vai para o inferno. Cristão tem vida eterna”

Mundo: “Siga seu coração”
A bíblia:
Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Jeremias 17:9

Mundo: ”Todos nós somos filhos de Deus”
A bíblia:
Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. Romanos 8:14
Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do Diabo: quem não pratica a justiça não é de Deus, nem o que não ama a seu irmão. I João 3:10



Mundo:
”Só Deus pode me julgar”
A bíblia:
Não julguem apenas pela aparência, mas façam julgamentos justos”.. João 7:24
Vocês não sabem que os santos hão de julgar o mundo? Se vocês hão de julgar o mundo, acaso não são capazes de julgar as causas de menor importância?
[…] Acaso não há entre vocês alguém suficientemente sábio para julgar uma causa entre irmãos?
I Coríntios 6:2 e 5



Risco 3: Não conhecer os pecados que comete

Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Contudo, eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás. Romanos 7:7

Esse é o maior perigo na vida do verdadeiro cristão. Cristo voltar e descobrir que muito do que ele fazia não agradava o seu Senhor. Claro que isso é algo para o futuro (que, aliás, está bem próximo), mas isso atrai também consequências para nossas vidas tornando elas ainda mais difíceis.

Quando nossas vidas são soterradas por diversas consequências dos nossos pecados nós costumamos pensar: Onde foi que eu errei?

É horrível chegar a esse ponto pois ao meu ver essa é a frase mais comum na boca de quem não estuda a palavra.

Quem medita nas escrituras não fica desamparado por Deus e nem perdido na vida.

Se existe muitas coisas ruins acontecendo na sua vida é hora de parar e pensar um pouco.

Você tem meditado na palavra de Deus? Lembrando ainda a analogia da foto, será que a floresta ao seu redor não está escura demais por falta de luz? Você poder orar com sinceridade a Deus hoje dizendo as mesmas palavras que o salmista quando ele diz: “lâmpada para os meus pés é a tua palavra”?




Risco 4: Não alcançar as bênçãos por conta dos pecados que comete

Se eu atender à iniquidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá; Salmos 66:18

Como já foi dito, nossos pecados traz consequências. Já parou para pensar que talvez a consequência dos seus pecados seja a causa pelo qual Deus não te abençoa naquilo que você tanto busca?

Por exemplo… como Deus vai abrir uma porta de emprego para alguém que comete o pecado da preguiça?

Como Deus vai te conceder uma esposa pra casar se você não vence seus pecados envolvendo imoralidades? Será que ele quer dar um homem imoral para uma filha dele casar?

Como Deus vai abençoar seu relacionamento com seus filhos se você os irrita (Cl 3:21)?

Como vai abençoar seu casamento se você não cumpre seu papel de marido/esposa conforme as escrituras?

Não se engane irmão se você atender a iniquidade do seu coração, Deus não vai te ouvir. Estude sobre os seus pecados primeiro à luz da palavra e só assim peça para ele o abençoar, aliás, é você que é o servo e não ele.

Quando eu descobri de fato que a bíblia é lâmpada para os meus pés, pensei comigo: porque continuar tropeçando e quebrando a cara se meu caminho pode ser iluminado? Espero que você pense assim também.


Risco 5: Perder a fé

Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo. Romanos 10:17



A nossa fé aumenta conforme estudamos a palavra de Deus conforme está escrito neste versículo. De forma que se você tem pouco contato com a bíblia você dificilmente vai desenvolver uma fé sadia naquilo que Deus quer pra sua vida.

Ter fé em Deus não quer dizer acreditar em qualquer coisa.

O simples ato de se ter fé não ajuda ninguém. Se fosse assim qualquer religião ajudaria o ser humano.

A fé que precisamos ter é a fé bíblica. Deus não quer que você tenha fé que ele não se importa com seus pecados. Deus não quer que você creia que ele vai te dar exatamente tudo o que você pedir. Ele não quer que você acredite em uma vida boa na terra com ausência de problemas. Deus não quer que você creia em coisas assim.



A bíblia nos mostra no que precisamos crer. Sua fé não pode estar baseada em qualquer coisa, mas unicamente na palavra de Deus como disse o apóstolo Paulo:

Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos, Romanos 10:8

Risco 6: Piorar os ambientes que frequenta

O justo é um guia para o seu próximo; mas o caminho dos ímpios os faz errar. Provérbios 12:26

A razão da ausência de pessoas de fato prontas pra liderar dentro das igrejas é o pecado que nos desanima de querer liderar qualquer departamento. Além disso, ele faz com que não sejamos um exemplo para o próximo como está escrito no verso acima.

Quantos pais não perdem seus filhos para o mundo porque não dão exemplo de conduta cristã? E quantos pastores não vivem o mesmo problema com suas ovelhas?

Newton Jayme disse uma vez: “a pregação mais eficaz e eloquente de um cristão é o testemunho de vida”.

Isso tem faltado entre os cristãos da atualidade. Consequentemente as igrejas tem padecido pela falta de boa liderança.

Eis o grande problema

Por você não entender a vontade de Deus você acaba sendo um mau exemplo para as pessoas que ama.

Como consequência disso, as pessoas que estão a sua volta podem acabar seguindo os mesmos erros que você comete fazendo o ambiente ao seu redor ficar cada vez pior. É por isso que existem tantas brigas em família, tantos divórcios, tanto ódio na internet e tanta intriga dentro das igrejas.

Mas o contrário disso também é verdade. Se você obedecer a Deus é mais provável que as pessoas ao seu redor vão notar que Deus está com você e vão querer agir da mesma forma tornando melhorando muito ambientes como a sua casa, seu trabalho, sua igreja e qualquer outro lugar que você frequenta.

Claro que é impossível contagiar o mundo inteiro com boa conduta, mas pense em como vai ser bom você ser alguém que está fazendo sua parte em favor de todos aqueles que frequentam os mesmos ambientes que você.

Você com certeza vai se parecer com os antigos profetas, apóstolos, e com o próprio Cristo.

Lâmpada para os meus pés é a tua palavra



Risco 7: Perder a salvação

Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. Apocalipse 1:3



Nós só guardamos aquilo que valorizamos. Se você guardar as escrituras sagradas em seu coração como fez o salmista no salmo 119 verso 11, você viverá de acordo com a vontade de Deus e ele te levará aos céus quando Cristo voltar.

Porém, se não fizer assim você pode estar perdido sem saber que disto no dia em que Cristo voltar. Como resultado, perderá sua salvação.

O versículo é claro quando diz: “o tempo está próximo”. Se você nunca leu a bíblia inteira não espere seu pastor ou seus pais pedirem. Quem vai dar conta da tua alma é você.

Não espera aprender tudo o que precisa com o que se prega nos púlpitos da sua igreja ou no que você vê na internet.

Acredite é muito pouco.

Leia, estude e medite na palavra de Deus diretamente na fonte. Creio que já você já tem bons motivos para isso. Se você tem dificuldades de começar a ler a bíblia clique aqui para resolver este problema de uma vez por todas.


“Lâmpada para os meus pés” – Como viver essa verdade

Em conclusão, eu espero que após você ler este post você possa tomar as seguintes decisões abaixo para andar sob a iluminação da palavra:

  • Comece a ler a bíblia ou continue a ler todos os dias daqui em diante de forma ininterrupta.

  • Tire suas dúvidas com pessoas que sabem mais do que você como seu pastor, líder, presbíteros, etc.

  • Pratique o que você está estudando e dê mais ênfase naquilo que você acha que não é bom e precisa melhorar.

  • Leve outros a fazerem o mesmo ensinando ou simplesmente compartilhando esse artigo com seus amigos para eles aprenderem também.

  • Invista em conhecimento bíblico.

    Por que investimos dinheiro em prol da nossa saúde, escolaridade e até hobbies, mas quando o assunto é entender mais a palavra de Deus a gente não gasta 1 centavo?

    Talvez você não estude a bíblia por que têm dificuldade de entendê-la e por isso seria interessante ter um teólogo para te ajudar com isso.

    Se este é teu caso clique aqui ou na imagem abaixo e descubra como você pode entender a palavra de Deus de uma maneira fácil, rápida e no conforto da sua casa .
Conheça sua bíblia de capa a capa

3 comentários em “Lâmpada Para Os Meus Pés – Os 7 Riscos Que Você Corre Por Não Entender A Bíblia”

  1. É muito valoroso entender a palavra de Deus comecei agora a ver aqui nesse aplicativo não o conhecia até ontem achei no pentereste obrigada estou bem feliz por encontrar um conteúdo tão maravilhoso

    Responder

Deixe um comentário