Lucas 21 11: O Que A Bíblia Fala Sobre Doenças No Fim Dos Tempos (sem exageros)?

Haverá grandes terremotos, epidemias e fome em vários lugares, coisas espantosas e também grandes sinais vindos do céu. Lucas 21:11

Você provavelmente deve saber das últimas notícias a respeito do corona vírus que tem deixado o mundo inteiro em alerta. Clique aqui para ver áreas afetadas no mundo todo.



O que pode estar passando pela sua cabeça agora é que a bíblia já falava alguma coisa a respeito de doenças, ou mais especificamente, epidemias que marcariam a volta de Cristo.

Neste artigo eu quero falar sobre isto e te mostrar apenas o que a bíblia deixa CLARO sobre este assunto.

Digo isso porque se você pesquisar a respeito deste assunto na internet você vai encontrar muitas interpretações de textos difíceis da bíblia colocadas como verdades absolutas.

Precisamos tomar cuidado para não tomar uma destas interpretações como verdade absoluta e acabar formando heresias a respeito do fim dos tempos.

Meu conselho é seguir a frase do pastor e teólogo Karl Barth que dizia:

O cristão precisa ter a bíblia em uma mão e o jornal na outra.



Da mesma forma que era necessário acompanhar as notícias com a bíblia na mão, da mesma forma te aconselho a acompanhar qualquer coisa na internet tendo a bíblia em mãos.

Cuidado com estes vídeos de conspiração global ou coisas deste tipo. Há muitos que dizem verdades sobre textos bíblicos, mas há muito exagero também.

Neste artigo eu procurei não colocar exagero nenhum. Vou apenas te mostrar o que achei na bíblia a respeito de doenças em relação a castigo (porque Deus punia alguns pecadores com doenças) e o que ela diz a respeito das epidemias que marcarão o fim dos tempos.

Lucas 21 11 – O Que A Bíblia Fala Sobre Doenças

Precisamos entender que as doenças não existiam na criação. Deus não sonhou e planejou uma pessoa morrer de câncer por exemplo.

Doenças na verdade são resultado dos nossos pecados. É uma forma de Deus punir os pecadores.

Isso fica muito claro pelo fato de que no Éden Adão e Eva não haviam pecado ainda e por isso não podiam morrer.

As doenças (juntamente com a morte e todas as mazelas desta vida) vieram a partir do momento que o pecado entrou no mundo.

Adão e Eva

Tanto é que na antiga aliança Deus promete que livraria Israel das enfermidades se eles obedecessem como nos diz este verso:

E o Senhor de ti desviará toda a enfermidade; sobre ti não porá nenhuma das más doenças dos egípcios, que bem sabes, antes as porá sobre todos os que te odeiam. Deuteronômio 7:15

Veja agora alguns exemplos de pessoas que foram castigadas por doenças:

Miriam

E a nuvem se retirou de sobre a tenda; e eis que Miriã ficou leprosa como a neve; […] Números 12:10

Assim Miriã esteve fechada fora do arraial sete dias, e o povo não partiu, até que recolheram a Miriã. Números 12:15

Nessa passagem Miriam juntamente com Arão se rebelam contra Moisés por este ser o líder do povo de Deus.

O resultado disso é que Deus a humilhou tornando-a leprosa. Ela ficou fora do acampamento durante 7 dias.

Geazi

Portanto a lepra de Naamã se pegará a ti e à tua descendência para sempre. Então saiu de diante dele leproso, branco como a neve. 2 Reis 5:27

Este versículo também fala a respeito de lepra. Geazi era o ajudante de um profeta chamado Eliseu.

Eliseu curou um general sírio chamado Naamã de uma lepra e recusa receber seus presentes em troca.

O jovem Geazi através da sua esperteza resolve ir atrás de Naamã sem que Eliseu saiba para pegar os presentes do general Naamã que havia sido curado pelo seu senhor.

Por conta do seu amor ao dinheiro ele foi descoberto e amaldiçoado por Eliseu que fez com que ele ficasse justamente com a mesma doença que Naamã tinha.


Uzias

Então Uzias se indignou; e tinha o incensário na sua mão para queimar incenso. Indignando-se ele, pois, contra os sacerdotes, a lepra lhe saiu à testa perante os sacerdotes, na casa do Senhor, junto ao altar do incenso.

Então o sumo sacerdote Azarias olhou para ele, como também todos os sacerdotes, e eis que já estava leproso na sua testa, e apressadamente o lançaram fora; e até ele mesmo se deu pressa a sair, visto que o Senhor o ferira. 2 Crônicas 26:19-20

Nesta passagem é contada a história do rei Uzias que quis fazer além do que lhe foi pedido, mas que lhe era proibido fazer.

Somente os sacerdotes poderiam queimar incenso no templo. Por não obedecer a lei mosaica Uzias é atingido pela lepra e é expulso do templo.

(NOTA IMPORTANTE: Indico fortemente este conteúdo para você, se você realmente deseja saber mais sobre escatologia sem ter que gastar dinheiro com cursos caríssimos e quebra a cabeça com aulas complexas. Clique agora na imagem abaixo para saber mais antes que saia do ar )

Manual de Escatologia

 

Lucas 11 21 – Conclusão

Em conclusão, fique ciente de que apesar das doenças serem um resultado dos nossos pecados, os cristãos mesmo obedecendo não estão isentos de ficar doentes.

Existem casos de servos de Deus como o profeta Eliseu (2Re 13:15), Ezequias (Is 38:2) e Trófimo (2 Tm 4:20) que serviram a Deus e mesmo assim adoeceram. Alguns até morreram como no caso de Eliseu.

O que existe hoje são muitas doenças resultantes dos nossos pecados e epidemias que são marcas do fim dos tempos.

Se você deseja estudar mais sobre escatologia que é a doutrina que trata do destino final do home e  do mundo eu recomendo que clique na imagem abaixo para ter acesso a uma grande oportunidade de estudar sobre isso sem ter que sair de casa e sem ter que gastar muito dinheiro.

 

Manual de Escatologia



Saber destas epidemias deve no mínimo nos deixar alertas para o fim. Como está sua vida espiritual?

Que Deus te abençoe grandemente e o ajude na sua caminhada cristã. Eu espero poder te ajudar também. Sinta-se livre para navegar neste blog.

Eu garanto que tem muito conteúdo de valor que você não vai achar em nenhum outro site ou sermão de youtube.

2 comentários em “Lucas 21 11: O Que A Bíblia Fala Sobre Doenças No Fim Dos Tempos (sem exageros)?”

    • Paz do Senhor. Marisa a bíblia diz que nós nascemos em pecado. Não precisa a gente crescer para pecar e então a partir daí nós o temos. Nós já temos o pecado e já nascemos corrompidos por ele (Rm 3:23). Nós herdamos em Adão esta natureza corrompida, mas graças a Deus por meio do sacrifício de Cristo herdaremos uma nova natureza e a vida eterna 🙂

      Responder

Deixe um comentário