Jesus Acalma A Tempestade: 4 Coisas Que Te Levam A Não Crer No Cuidado De Deus

Você realmente acredita que Jesus acalma a tempestade hoje como na época dos discípulos? Você crê de todo coração que ele te livra de qualquer adversidade como a tempestade?

Se você crê então porque você tem medo?

Uma notícia que vi uma vez pode nos ajuda a entender melhor sobre isso:

Procurando evitar o sofrimento e o medo de uma menina de 3 anos, o pai Abdullah Mohammad disse a filha que os barulhos que ela escutava eram apenas fogos de artifício.

O resultado da menina é uma sensação de despreocupação e até mesmo graça ao ouvir os barulhos não muito longe da queda de misseis. Veja o vídeo abaixo, ou leia depois a notícia no G1.

Porque essa menina teve essa reação tão inusitada e total despreocupação? Simplesmente porque ela acreditou no que o pai dela disse. Mais de 380 mil pessoas morreram naquele conflito e ela só focava no que o pai dela havia dito.

Ela lembrou o próprio Cristo que durante a tempestade estava dormindo tranquilamente. Eu e você precisamos da mesma forma nos parecer com ele pois só assim vamos agradar a Deus.

Se você sente que precisa crescer na leia este artigo até o fim para descobrir como ter uma fé mais robusta através da história dos discípulos na tempestade e veja os 4 motivos que fizeram com que eles não deveriam ter duvidado e que você também não deve jamais duvidar.

se inscreve no nosso canal

Jesus acalma a tempestade – versículos explicados

Vamos ler esta história e entende-la versículo por versículo para que seja mais fácil nossa compreensão.

O medo dos discípulos

Levantou-se um forte vendaval, e as ondas se lançavam sobre o barco, de forma que este foi se enchendo de água. Marcos 4:37

Jesus não disse aos discípulos que eles passariam por uma tempestade. Da mesma forma acontece conosco. Deus só garante que passaremos por aflições (Jo 16:33), mas ele não diz quais e quando exatamente.

Está aí a importância de vivermos pela fé. Não podemos controlar o momento em que passaremos por lutas, mas podemos investir na nossa fé para que quando estas chegarem nós consigamos atravessá-las firmes em Cristo.

Foque no que você tem controle hoje. Foque em ter uma fé mais robusta para estar pronto no dia da tribulação. Tenho certeza que o restante deste artigo vai te ajudar com isso.


Jesus estava na popa, dormindo com a cabeça sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e clamaram: “Mestre, não te importas que morramos? ” Marcos 4:38

´Quem é este
Arte criada por Jhon Chhana

Do que adianta dizer que Deus está com você se você não confiar na sua proteção? Cristo estava no barco, mas os discípulos mesmo assim criam mais na derrota do que na vitória.

Se sua dúvida agora é saber se Deus realmente está com você no barco da sua vida lei meu artigo chamado: Deus está comigo? Descubra Se Deus Realmente Está Com Você E Como Aumentar Sua Fé


A importância da oração eficaz

Também não adianta ter uma vida de oração se você não usa as palavras certas. Perceba que os discípulos acordam Jesus e clamam por ajuda, mas o pedido deles era como uma oração sem fé e este tipo de oração não agrada a Deus.

Escrevendo sobre sabedoria Tiago disse em sua carta: Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, (Tg 1:6)

Sendo assim, precisamos nos certificar que estamos orando com fé e não apenas orando. Repare que o que Tiago diz a seguir tem tudo a ver com essa mesma história…

pois aquele que dúvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Tiago 1:6

Os discípulos estavam mais agitados que o próprio mar. Não faça como eles. Ore confiando em Deus.

Clique na imagem abaixo para acessar gratuitamente a primeira aula do curso
Interprete sua bíblia de Gênesis a Apocalipse. Não precisa colocar cartão de crédito.

como interpretar a bíblia

O poder e autoridade de Jesus

Ele se levantou, repreendeu o vento e disse ao mar: “Aquiete-se! Acalme-se! ” O vento se aquietou, e fez-se completa bonança. Marcos 4:39

Este é o poder de Deus. Foi ele que deu ordem para criar o mar e foi ele que deu ordem para que esse se acalme.

Os discípulos já tinham vivenciado vários milagres de Jesus até aqui. Eles não tinham desculpa nenhuma para não crer assim como eu e você também não temos desculpas para não crer.

Quantas vitórias Deus já te entregou nas mãos? Elas não são o suficiente para aumentar a sua fé?

O príncipe da paz estava no barco e fez cessar a tempestade por amor aos discípulos, mas no calvário seu sofrimento não cessou por amor a todos nós.

Lembre-se das vitórias e dos milagres que já viu para que você possa crescer na fé.


Então perguntou aos seus discípulos: “Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé? ” Marcos 4:40

Após viverem tanto tempo com Cristo, contemplarem tantos milagres e presenciarem tantos sinais Cristo os pergunta: AINDA não têm fé?

Quantos anos você tem de caminhada cristã? Será que após todos esses anos Cristo te perguntaria a mesma coisa?

Se preocupe com a evolução da sua fé. Não temos mais tempo a perder. Nossa fé precisa crescer urgentemente e, logo vou te ajudar com isso.

O problema de não se conhecer a Deus

Eles estavam apavorados e perguntavam uns aos outros: “Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem? ” Marcos 4:41

Uma das coisas que também podem causar nossa falta de fé e o fato de não conhecermos bem a Deus.

Os discípulos se espantaram com quem não conhecia bem a Cristo já que perguntaram: quem é este?

Não conhecer bem a Deus faz com que imaginemos e criemos um Deus de acordo com o nosso gosto na nossa imaginação.

Alguns servem um Deus que aprova o homossexualismo. Outros servem um Deus que aprova que oremos a Maria mãe do salvador.

Será que a fé destas pessoas pode salvá-las já que elas não têm base bíblica? Com certeza não.

As pessoas vivem hoje como o povo de Israel no tempo do profeta Oséias como está escrito em seu livro:

Israel clama a mim: ‘Ó nosso Deus, nós te reconhecemos!’ Oséias 8:2

Este mesmo povo que dizia conhecer a Deus é o povo que não obedecia a palavra do próprio Deus como está escrito no verso anterior:

[…]porquanto quebraram a minha aliança e se rebelaram contra a minha Lei. Oséias 8:1

Ou seja, para conhecermos a Deus temos que ler e estudar bem a sua palavra. Você tem feito isso?

Se está tendo dificuldade de ler a bíblia leia meu artigo chamado: Como Começar A Ler A Bíblia: Comece A Estudar A Bíblia Hoje Mesmo



Jesus acalma a tempestade – O que levou os Discípulos à falta de fé?

Vamos ver agora o que pode ter motivado a incredulidade dos discípulos e comparar isso com nossas vidas para que então possamos investir no crescimento da nossa fé e realmente crer que Jesus acalma a qualquer tempestade…

Duvida – Duvidaram porque não creram na palavra de Cristo

Jesus havia deixado bem claro no verso 35: Passemos para o outro lado

Se os discípulos tivessem se atentado bem para a palavra de Cristo eles jamais duvidariam.

Provavelmente eles pensariam: se vamos passar para o outro lado conforme Jesus disse por que nós morreríamos afogados?

Você está prestando atenção no que diz a palavra de Deus? Você acredita mesmo no que ela diz?

Falta de entendimento – Não entenderam quem estava no barco

Os discípulos duvidaram também porque não entenderam que quem estava no barco era mais poderoso do que quem os ameaçava.

Jesus era o Senhor e criador da natureza. A criatura não poderia matar o criador e da mesma forma eles também não morreriam.

Como está escrito: Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito. João 1:3

Você se esqueceu de que é Deus quem manda em exatamente tudo? Isso não deveria mudar a sua fé?

Até mesmo no coração das pessoas Deus manda com está escrito:

Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do SENHOR, que o inclina a todo o seu querer. Provérbios 21:1

Isso não deveria aumentar nossa fé a respeito das pessoas que temos orado e ajudado a se converterem ao Senhor?

Falta de atenção – Não notaram que Jesus estava em paz

Jesus estava dormindo não por indiferença ao problema como no caso do profeta, mas porque sabia que ficaria tudo bem.

Cristo sabia que morreria numa cruz. Sendo assim ele nunca morreria afogado.

Profeta Jonas
Arte Criada por Carlos Varejão

Os discípulos tiveram uma boa e positiva influência para ficarem mais calmos e mesmo assim ficaram desesperados.

Diferente do povo de Israel que ouviram o relato negativo de 10 dos 12 espias no livro de Números capítulo 13. Naquela situação havia muita má influência vinda de pessoas negativas e isso tirou a fé de todo povo de Israel.

Pessoas negativas tiram nossa fé, mas o estado de tranquilidade de Cristo poderia ter acalmado eles se tivessem pensado: Se ele está dormindo porque vamos nos desesperar?

Você costuma ser imitador de Cristo nas horas de desespero que se tranquilizou por confiar no Pai ou você se desespera como a maioria das pessoas comuns como se não tivesse um Pai Celeste?

Esquecimento – Esqueceram do poder e Jesus

Jesus havia feito vários milagres antes desse episódio. Os discípulos poderiam ter pensado: se ele teve poder para expulsar demônios e curar enfermos porque ele não teria poder para acalmar essa tempestade?

É muito fácil falar que Deus é poderoso, difícil é viver crendo nessa verdade.

O intuito de Deus nos abençoar não se trata apenas de uma alegria momentânea; o que ele quer mesmo é aumentar nossa fé.

É por isso que ele sempre repetia aos israelitas: “Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da escravidão. Êxodo 20:2

Nesta ocasião Deus queria que o povo nunca se esquecesse de onde Deus os tirou para que dessa forma eles jamais duvidassem do poder de Deus.

Se você de fato é filho de Deus creio que você acredita nos grandes milagres e sinais escritos na bíblia certo?

Se é assim, por que ficamos tão medrosos diante das adversidades? Cristo não é o mesmo ontem, hoje e eternamente (Hb 13:8)?

Jesus Acalma A Tempestade – Conclusão

Em conclusão; se você quiser ter uma fé robusta …

  • Não duvide da palavra de Deus


  • Lembre-se que aquele que caminha contigo é o Senhor de tudo


  • Seja influenciado por pessoas que são exemplos de fé


  • Não esqueça do poder de Deus e dos antigos livramentos que ele já te deu

Leia e medite nesse artigo quantas vezes achar que for necessário. Creia que Jesus acalma a tempestade que você pode estar passando.

Clique na imagem abaixo para acessar gratuitamente a primeira aula do curso
Interprete sua bíblia de Gênesis a Apocalipse. Não precisa colocar cartão de crédito.

como interpretar a bíblia

6 comentários em “Jesus Acalma A Tempestade: 4 Coisas Que Te Levam A Não Crer No Cuidado De Deus”

Deixe um comentário