Como Pregar A Palavra de Deus: Aprenda Tudo O Que A Bíblia Ensina Sobre A Pregação Da Palavra

Saber como pregar a palavra de Deus com certeza vai te ajudar a edificar vidas e levar almas perdidas a Cristo. 

É claro que a pregação é algo que geralmente você melhora com o tempo. 

Hoje em dia, porém você não precisa mais levar tanto tempo assim para se aperfeiçoar visto que existe muita informação que te ajudarão a atingir grandes resultados mais rápidos. 

Este artigo foi escrito justamente para que você possa saber como pregar a palavra de Deus sem medo através de conselhos baseados na própria bíblia sagrada. 

Para escreve-lo eu procurei me basear em várias passagens para que você tenha total segurança de que pregará de acordo com o que Deus quer e não apenas porque alguém te fez algum convite. 

Qual a importância de pregar a palavra

Muitas pessoas ainda não pregam a palavra de Deus porque não sabe a sua importância. 

Creio que este não seja seu motivo já que está lendo um artigo como esse, mas de qualquer forma é bom você saber isso porque você vai se sentir muito mais motivado a pregar. 

Veja o que Paulo cita em sua carta aos romanos: 

Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? 

E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas. 

Mas nem todos têm obedecido ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa pregação? 

De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Romanos 10:14-17 

Nesta passagem Paulo enfatiza de que as pessoas não crerão se não ouvirem a mensagem. 

Se não há pregador não há mensagem. Muitas pessoas estão perdidas fora da igreja e precisam ser evangelizadas. Do contrário elas não creram e nem se converterão. 

Além disso, muitas das vezes existem pessoas perdidas dentro da própria igreja. Por isso a pessoa que anuncia a mensagem de Deus é muito importante para o avanço do reino. 

Os perdidos precisam de nós

É importante refletirmos no que Richard Baxter disse uma vez: 

“É essa toda a compaixão que temos pelos pecadores perdidos? Nada mais faremos para buscá-los e alcança-los? Terão eles que morrer e ir para o inferno antes de lhes darmos uma palavra? Tais gritos de consciência ressoam em meus ouvidos.  


Como poderá haver escolha, quando se leva um cadáver ao túmulo pensando: aqui jaz o corpo, mas onde está a alma? O que fiz por ela antes de partir? Era parte da minha responsabilidade, que contas poderei prestar no dia do juízo?” 



Eu convido você também a dar uma olhada no vídeo abaixo que mostra ainda mais a importância de se pregar a palavra aos perdidos. É um vídeo rápido vale a pena assistir para depois continuar lendo o artigo. 



Quem pode pregar a palavra?

Agora que você já sabe a importância de saber como pregar a palavra de Deus vamos saber qual é o tipo de pessoa que está mais apta para pregação. 

Aqueles que foram salvos

Veja as palavras do apóstolo Pedro para os irmãos eleitos que ele dirigiu sua carta: 

Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. 1 Pedro 2:9 

Perceba que os escolhidos para anunciar a mensagem de Deus são os mesmos que antes foram escolhidos para serem salvos. 

Como pode uma pessoa que não é salva anunciar salvação? Seria incoerente pregarmos para que as pessoas encontrem salvação em Cristo sendo que nós mesmo não encontramos. 

A partir do momento em que Cristo te salva você recebe dele a missão de pregar o evangelho. 

Se você tem dúvidas se é salvo ou não eu recomendo que leia meu artigo chamado Como Saber Se Sou Salvo: Preocupe-se Se Esta Lista Não Te Descrever 


Aqueles que venceram suas tentações e se santificaram 

A partir do momento em que somos salvos o Espírito Santo começa trabalhar através de um processo chamado santificação

A santificação se trata de vencer as tentações e abandonar os antigos pecados e vícios através da própria palavra de Deus para se parecer cada vez mais com Cristo Jesus. 

Veja o que Lucas escreve a respeito de Jesus após ter sido batizado e tentado por satanás: 

Tendo terminado todas essas tentações, o diabo o deixou até ocasião oportuna. 

Jesus voltou para a Galileia no poder do Espírito, e por toda aquela região se espalhou a sua fama. 

Ensinava nas sinagogas, e todos o elogiavam. Lucas 4:13-15 

Perceba que mesmo Jesus sendo perfeito ele só começou a pregar nas sinagogas após ter vencido as tentações do deserto. 

Você também precisa vencer suas tentações para pregar. Acredito que o que muitas das vezes nos deixa com medo de pregar é saber o quanto pecamos no nosso dia-a-dia.  

Deve ser horrível pregar sobre coisas que nem você vive. Era assim que os fariseus faziam e por isso eles não pregavam com autoridade como Jesus. 

Veja também o que Paulo escreveu ao jovem Timóteo: 

Procure apresentar-se a Deus aprovadocomo obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade. 2 Timóteo 2:15 

Ou seja, além de conhecimento bíblico é necessário que não tenhamos pecados ocultos para que possamos anunciar a mensagem de Deus com ousadia no Espírito. 

Aqueles que se dedicam ao estudo da palavra 

Primeiro, como já foi dito o Espírito Santo nos leva a palavra para que possamos nos santificar e abandonar nossos pecados (Jo 17:17). 

Após isso, para que você possa pregar a palavra você precisa se dedicar ao estudo das escrituras como Paulo orientou a Timóteo em sua segunda carta: 

Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; 

Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. 2 Timóteo 3:16,17 

Existia um sacerdote chamado Esdras que fez a mesma coisa no tempo em que o povo de Deus voltava da Babilônia. Veja o verso seguinte: 

Pois Esdras tinha decidido dedicar-se a estudar a Lei do Senhor e a praticá-la, e a ensinar os seus decretos e mandamentos aos israelitas. Esdras 7:10 

Muitas das vezes o que leva um pregador sentir medo de pregar também é a falta de domínio que ele tem pelo assunto que vai pregar. 

Sermões superficiais e enrolados vão naturalmente deixar a igreja confusa e desinteressada. 

Se dedique ao estudo da palavra. Leia muito. Estude muito. Leia livros evangélicos. Se aprofunde no assunto que vai falar. 

Desta forma você sentirá menos medo e irá contribuir para edificação da igreja ou levar almas perdidas a Cristo.  

Pregador vocacionado

Dicas de como pregar a palavra de Deus 

Vamos agora aprender algumas dicas de como pregar a palavra de Deus tendo como base a própria bíblia. 

Seguindo estas dicas você vai sentir mais firmeza de que está pregando de acordo com a vontade daquele que te enviou. 

Como pregar a palavra de Deus – comece pequeno

Por onde forempreguem esta mensagem: O Reino dos céus está próximo. Mateus 10:7 

Você precisa entender que a pregação em si não se limita a subir em um púlpito. Você poderia começar pregando pessoalmente para uma única pessoa por exemplo. 

Jesus pregou a multidões, mas também pregou a mulher samaritana (Jo 4:5). 

Da mesma forma o apóstolo Filipe pregou a multidões, mas pregou também a uma só pessoa, no caso um etíope (At 8:27). 

Muitas das vezes você tem medo de pregar em um púlpito porque não teve ainda a coragem de pregar no um-a-um.  

Comece ensinando alguma coisa para uma pessoa que você conhece. Assim será mais fácil quando estiver de frente para uma plateia. 

Como pregar a palavra de Deus – pregue como a bíblia ensina

Provavelmente você já ouviu muitas pessoas evangelizarem dizendo: Jesus te ama! 

Você já leu em alguma passagem bíblica Jesus ou os apóstolos pregarem assim? Se tiver deixa nos comentários no final do artigo porque eu realmente não conheço evangelismo dessa forma na bíblia. 

Não que isso nunca seja verdade, mas é que não é interessante você sair falando isso pra todo mundo como se ele amasse todo mundo e não se importasse com o que as pessoas estejam fazendo de errado. 

A mensagem que deveríamos voltar a pregar é como Jesus ensina neste verso: 

Daí em diante Jesus começou a pregar: “Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo“. Mateus 4:17 

Mensagens de arrependimento juízo final estão sendo tiradas dos púlpitos. Por conta disso você vê pecados tão graves dentro das igrejas. 

Pregue como os profetas, como os apóstolos e como o próprio Cristo.  

Pregue como a bíblia ensina e sempre que alguém te ensinar qualquer coisa sobre o assunto peça para que lhe de alguma referência da própria bíblia. 

Como pregar a palavra de Deus – não tenha medo

Disse, porém, Moisés ao Senhor: “Ó Senhor! Nunca tive facilidade para falar, nem no passado nem agora que falaste a teu servo. Não consigo falar bem!”  

Disse-lhe o Senhor: “Quem deu boca ao homem? Quem o fez surdo ou mudo? Quem lhe concede vista ou o torna cego? Não sou eu, o Senhor?  

Agora, pois, vá; eu estarei com você, ensinando-lhe o que dizer”. Êxodo 4:10-12 

História de Moisés
Arte feita por Eitan Daniel

O povo de Israel era um povo rude e bruto. Por isso Moisés nesta passagem teve medo de falar com eles. Além disso, Moisés era gago. 

Já percebeu que as pessoas ruins não tem medo de fazer coisas ruins enquanto que nós temos medo de fazer o bem? Isso não deve ser assim de jeito nenhum. 

Como já havia dito antes o medo pode ser consequência de uma vida de pecados, mas se este não for seu caso, faça como já disse, comece pequeno no um-a-um e vá aumentando. 

Quem sabe começar com cultos que tenha menos pessoas na semana para depois os mais cheios… 

Assim como Deus falou a Jeremias ele pode estar falando a você hoje: 

Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o Senhor. Jeremias 1:8 

Como pregar a palavra de Deus – decore versículos

Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: 

E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos sonharão sonhos; Atos 2:16,17 

Esta passagem é dita pelo apóstolo Pedro para a multidão que acusava os homens que foram batizados de estarem bêbados no livro de atos. 

Repare que Pedro aqui aparentemente cita um versículo de cor escrito no livro de Joel, assim como Jesus Cristo também cita várias passagens decoradas durante seu ministério. 

Decore versículos para que você fique mais à vontade encima de um púlpito e não fique tão preso as coisas que anotou. 

Como pregar a palavra de Deus – Cuidado para não enfeitar demais 

Mas, ainda que nós ou um anjo dos céus pregue um evangelho diferente daquele que pregamos a vocês, que seja amaldiçoado!  Gálatas 1:8 

Eu já vi, principalmente na internet pregadores enfeitarem tanto o sermão que acabavam distorcendo alguns versículos da bíblia para que este diga aquilo que concorde com a ideia “criativa” deles. 

Tome cuidado para não acontecer de, distorcendo um versículo você não acabe como aqueles que no tempo em que Paulo escreveu aos gálatas estavam atrapalhando a igreja com heresias e falsas interpretações. 

É melhor pregar um sermão simples e bíblico do que um enfeitado demais distante da palavra. 

Como pregar a palavra de Deus – não faça nada por aplausos

Eu não recebo glória dos homens; 

Mas bem vos conheço, que não tendes em vós o amor de Deus. 

Eu vim em nome de meu Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis. 

Como podeis vós crer, recebendo honra uns dos outrose não buscando a honra que vem só de Deus? João 5:41-44 

Nessa passagem Jesus aponta um grave erro dos fariseus que é repetido por muitos pregadores de hoje: esperar receber elogio de homens. 

Isso é tão grave que, como disse Jesus no último versículo a pessoa já mostra que não tem fé quando ela espera apenas elogio de pessoa são invés do elogio e da aprovação de Deus. 

Tiago 2
Arte feita por Jassi Singh

Pode ser até que no início do seu ministério você seja elogiado como Jesus também foi segundo o verso seguinte: 

Ensinava nas sinagogas, e todos o elogiavam. Lucas 4:15 

Apesar disso, você sabe que não durou muito para o criticarem grandemente e até tentarem lhe tirar a vida. 

Por isso não espere que as pessoas te elogiem quando pregar. Pregue a verdade custe o que custar. Pregue contra o pecado mesmo que você saiba que alguns irão se ofender. 

Entenda que por falar a verdade é provável que haverá críticas. Isso é normal. Jesus era perfeito e foi criticado. Eu e você não somos perfeitos. Seremos mais criticados ainda. 

Desde que sejamos coerentes e vivamos aquilo que pregamos na congregação, seremos abençoados e honrados por Deus por dizer e pregar a verdade. 

Como pregar a palavra de Deus – cuidado com o egocentrismo

Ora, aconteceu que, indo de caminho e já perto de Damasco, quase ao meio-dia, repentinamente, grande luz do céu brilhou ao redor de mim. Atos 22:6

 

Este versículo é um trecho da defesa de Paulo contra seus perseguidores. Ele falava a respeito da sua experiência de conversão. 

Com base nesse versículo eu acredito que um testemunho pode sim ser um sermão ou contribuir com uma pregação. 

O problema é quando a pessoa coloca a vida dela em todas as pregações. Todo ser humano naturalmente gosta de falar de si mesmo. Ao falar demais de si, porém pode indicar egocentrismo. 

Procure pregar um sermão Cristocêntrico, onde Cristo e apenas Cristo é o assunto central e nunca você.  

Siga o conselho nesta frase de um pregador norte-americano: 

Em suas pregações faça com que as pessoas olhem para a bíblia, não para você – John Piper 



Como pregar a palavra de Deus – Pregue o que os ouvintes precisam ouvir 

Segundo o seu costume, Paulo foi à sinagoga e por três sábados discutiu com eles com base nas Escrituras, explicando e provando que o Cristo deveria sofrer e ressuscitar dentre os mortos. 

E dizia: “Este Jesus que proclamo é o Cristo”. Atos 17:2-3 

Perceba que nesta passagem o apóstolo Paulo prega sobre um mesmo assunto: o sofrimento e ressurreição de Cristo com base no antigo testamento. 

Era disso que aquela sinagoga precisava e era sobre isso que Paulo pregava. 

Não estou dizendo que ele pregava o que os irmãos gostariam de ouvir, mas ele pregava o que eles realmente precisavam ouvir. 

Eu vejo que muitos jovens se perdem hoje em dia porque não tem acesso a sermões que vá de encontro com a realidade que eles estão vivendo. 

Uma vez um pregador foi pregar sobre os perigos da internet. O problema é que ele foi pregar em uma região que não tinha acesso à internet. Adianta isso? 

Procure ver os pecados mais comuns na sua congregação. Isso te dará uma pista do que Deus realmente quer falar a sua igreja. 

Só tome cuidado para não encher seu sermão de opiniões pessoais sem base bíblica. Desde que você use a bíblia você terá mais ainda a atenção dos seus ouvintes. 

Conclusão

Em conclusão, saber como pregar a palavra de Deus é essencial para você não pregar…

  • Com medo, 

  • Sem entendimento sobre o que vai falar, 

  • Sem entendimento de como a bíblia nos ensina a pregar, 

  • Muito preso as anotações que fez, 

  • Enfeitando demais o sermão, 

  • Um sermão egocêntrico e 

  • Algo irrelevante para a vida dos ouvintes. 

Leia este artigo sempre que precisar relembrar do que a bíblia diz sobre pregação. 

Compartilhe este artigo com aquela pessoa que já prega ou está iniciando no ministério. 

Se você Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência Clique na Imagem Abaixo Para Conhecer um Método Simples e Prático Que Está Abençoando a Vida de Vários Pregadores da Palavra.

Pregador vocacionado

 

Deixe um comentário