Deprecated: Required parameter $configs follows optional parameter $check_status in /home1/aluzda12/public_html/wp-content/plugins/flxninja/index.php on line 781

Deprecated: Required parameter $configs_single follows optional parameter $check_status in /home1/aluzda12/public_html/wp-content/plugins/flxninja/index.php on line 781
Como ler a bíblia: 3 dicas poderosas para estudar a palavra

Como Ler A Bíblia: 3 Dicas Poderosas Para Estudar A Palavra De Forma Eficaz

Se você quer saber a melhor forma de como ler a bíblia da melhor forma possível está no lugar certo.

Caso o que você queira é saber é como começar a ler a bíblia clique aqui.

Eu tenho estudado a bíblia por mais de dez anos sempre visando a melhor forma de compreendê-la.

Sempre focando naquilo que é mais relevante para mim. Sempre com certo zelo e cuidado para não errar ao estudar as escrituras, pois minhas ações serão movidas de acordo com a forma que eu a entendo.

Com esses anos de experiência eu aprendi 3 formas simples, interessantes e seguras de como ler a bíblia para entendê-la melhor. Provavelmente você não conhece nenhuma destas então recomendo que leia até o final.

Quero compartilhar isso com você que tem um interesse enorme nas escrituras. Se você não tem tanto interesse assim talvez estas ideias não vão te ajudar muito.

Introdução

É necessário ler a bíblia com interesse real e sincero. Do contrário seremos semelhantes aquela multidão que ouvia a parábola de Jesus e ia embora sem perguntar o que ele quis dizer com ela cumprindo assim o versículo que dizia:

Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis, e, vendo, vereis, mas não percebereis.
Porque o coração deste povo está endurecido, E ouviram de mau grado com seus ouvidos, E fecharam seus olhos; Para que não vejam com os olhos, E ouçam com os ouvidos, e compreendam com o coração, e se convertam, e eu os cure. Mateus 13:14,15

Sendo assim, quem estuda a bíblia sem interesse está longe de agradar a de Deus.

Nós também precisamos de temor e reverência diante de Deus. Não podemos tratar a bíblia como um livro qualquer.

Precisamos lhe dar a importância que lhe é devida. Não entendo como alguém pode se dizer cristão sem ler a bíblia todos os dias.

Quando você teme a um Deus Santo, como consequência você quer fazer de tudo para agradá-lo.

Sabendo disso aproveite bem essas dicas que vou dar a você de como ler a bíblia da melhor forma possível.

Desta forma eu garanto você vai demonstrar em obras a que possui na importância de viver de acordo com a vontade de Deus.

Como ler a bíblia: Leia a bíblia contra você

Para quem não sabe como ler a bíblia com entendimento, eis uma ótima sugestão: Ler a palavra contra nós mesmos.

Não contra nós no sentido de nos deixar pra baixo ou de nos entristecer, mas sim com a intenção de ser realista ao nosso respeito.

Quando você lê a bíblia ao seu favor corre risco de acreditar em certos absurdos. Já ouvi falar de um jovem que queria fazer tatuagem, pois pensava que Jesus tinha uma como está escrito em apocalipse.

E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores. Apocalipse 19:16

Sei que isso é bem ridículo, mas quantas vezes não fizemos o mesmo? Estudamos a história de Davi e pensamos sempre que nós somos o herói e nossos problemas são Golias.

Mas e se nós formos o Golias? Um grande problema na vida dos outros?

É assim que eu faço. Já houve uma época em que eu me achei parecido com faraó por exemplo. Uma pessoa que vê os pecados que comete arruinarem a própria vida, mas que mesmo assim não se converte.

Também já me achei parecido com Esaú. Esaú trocou seu direito de filho mais velho por um prato de comida. Ou seja, ele trocou uma grande benção do pai por uma satisfação momentânea (pois estava com fome). Quantas vezes nós não fizemos isso na vida?

Dito tudo isso eu te convido a fazer o mesmo por três grandes motivos que vou falar agora…

3 motivos pra não ler a bíblia ao seu favor

1. O coração do homem é enganoso

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Jeremias 17:9

Por conta da nossa natureza carnal você vai tender a ler a bíblia procurando formas de justificar seu pecado ou qualquer outra coisa do seu gosto como no caso da tatuagem que falei.

Tenho um pé atrás com esse negócio de pegar um versículo isolado e “tomar pose da benção” como alguns dizem por ai.

Algumas pessoas profetizam coisas boas nos púlpitos (e nas redes sociais) bastando apenas você falar (ou digitar) que crê nessa tal benção profetizada que então você vai receber.

A bíblia, porém não ensina assim. Se você crê você toma atitudes. Dizer apenas que crê é bobagem. Veja este versículo:

O profeta que profetizar de paz, quando se cumprir a palavra desse profeta, será conhecido como aquele a quem o Senhor na verdade enviou. Jeremias 28:9

Você só pode aceitar um profeta de coisas boas como enviado de Deus quando sua profecia se cumprir. Não pode aceitar só porque falou algo que você queria ouvir.

Não podemos aceitar qualquer coisa emocionante que vem dos púlpitos e toca nosso coração. Tem que ter base bíblica.

Tome cuidado com coisas do tipo: “eu senti no coração que vem de Deus”. Estude mais e sinta menos, pois está escrito:

O que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda em sabedoria, será salvo. Provérbios 28:26

2. Suas chances de errar diminuem

Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. Mateus 7:22,23


A bíblia deixa claro neste versículo que muitas pessoas viverão uma vida de engano até seu último dia.

Viverão achando que elas serão salvas por frequentar igrejas, estudarem a bíblia e até mesmo terem supostos dons espirituais.

Eu creio que entre elas estarão pessoas que não entenderam nada do que liam na palavra como aconteceu com os fariseus.

Os fariseus andavam com Cristo tendo conhecimento de todas as profecias dos antigos profetas e da lei mosaica. Mas eles não reparavam que as profecias e a lei de moisés falavam de Cristo.

Eles não queriam admitir que aquela pessoa que eles invejavam era o Messias. Não liam a bíblia contra sua natureza carnal.


( NOTA IMPORTANTE: Se você realmente deseja aprender a estudar sua bíblia, sem sair de casa, então você definitivamente precisa conhecer agora esta solução que já ajudou muitas pessoas a entender a bíblia de gênesis a apocalipse - Clique aqui agora para saber mais enquanto ainda está no ar 🙂  )


Conheça sua bíblia de capa a capa

Será que não estamos assim também? Vários versículos apontando a maldade dos nossos atos e nós ignorando-os? Vivendo uma ilusão de que no final Deus vai aceitar todos porque afinal de contas nós pelo menos estudamos a bíblia? Não se engane irmão. Os fariseus também liam.

Mas se você fizer diferente dos fariseus e ler a bíblia contra você, o risco disso acontecer diminui muito e Deus te honrará porque ele verá seu zelo e preocupação de viver uma vida conforme as escrituras.

3. Cristo assim o fez e o diabo o aconselhou o contrário

Esta passagem já diz tudo. Jesus é levado ao ponto mais alto do templo. Então satanás lhe da uma ideia com base bíblica:

E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra. Mateus 4:6

Jesus, porém responde também com base bíblica:

Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. Mateus 4:6-7

Satanás usa salmos 91:11 e 12 enquanto Jesus cita deuteronômio 6:16. Qual a diferença entre eles? Satanás queria que Jesus usasse a bíblia ao seu favor, porém Cristo a usou contra ele.

Quantas ideias o diabo não tem dado para as pessoas com base bíblica não é mesmo?

O povo de Israel bebia vinho (supostamente alcoólico). Beba você também.

Davi tinha mais de uma esposa. Tenha mais de uma você também.

Salomão, Davi e Abraão eram ricos. Você tem que ser também. Se não for não é filho de Deus.

Eu espero que você não se comporte de tal forma ao ler as escrituras. Isso pode ser fruto de falsas conversões como disse Pedro em sua carta:

E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada;


Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição. II Pedro 3:15,16


Exemplo da importância da sinceridade e do cuidado ao ler a bíblia

Atos capítulo 7 mostra Estevão pregando para os sacerdotes e membros da sinagoga dos libertos.

Se você puder leia o capítulo 7 de atos, mas eu vou apenas destacar alguns versículos para você entender a gravidade do sermão de Estevão.

E os patriarcas, movidos de inveja, venderam José para o Egito; mas Deus era com ele. Atos 7:9

E ele cuidava que seus irmãos entenderiam que Deus lhes havia de dar a liberdade pela sua mão; mas eles não entenderam. Atos 7:25

Ao qual nossos pais não quiseram obedecer, antes o rejeitaram e em seu coração se tornaram ao Egito, Atos 7:39

Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais. Atos 7:51

Se você ler atos 7 você vai perceber que Estevão cita vários personagens teimosos do antigo testamento. Se eles procurassem estudar a bíblia com mais sinceridade, eles iriam perceber que eles estavam muito parecidos com estes personagens.

Mas quem é humilde pra reconhecer que infelizmente se parece mais com estes personagens cheios de maldade do que com os homens e mulheres de Deus?

Entenda que assim como um viciado só consegue mudar se reconhecer sua situação, assim você também só vai mudar quando reconhecer que realmente tem muito pra mudar.

No final da história você vê o contraste entre eles e o pregador. Estevão morre se parecendo com Cristo. Perdoando aqueles que o mataram.

Como ler a bíblia: Leia a bíblia com foco

Confesso que só fui entender isso esse ano. Sempre gostei de ler a bíblia de gênesis á apocalipse e é muito bom ler assim. Ainda leio assim hoje. Porém existe um problema nisso. Você acaba lendo a bíblia inteira que fala de diversos assuntos, mas, seus maiores problemas na vida na são necessariamente todos os assuntos da bíblia.

É importante para o solteiro aprender sobre casamento na bíblia. Porém é mais eficiente ele aprender sobre como lidar com as tentações que sofrerá como solteiro.

É uma questão de foco. Quando tentamos entender muita coisa de uma vez só tendemos a atingir um nível mediano e ineficiente em tudo que estudamos. Agora quando focamos em algo e concentramos toda nossa energia e tempo naquilo a tendência é que fiquemos cada vez melhor.

Você não vê o Cristiano Ronaldo ser bom em jogar bola e jogar vôlei. Ele focou apenas no futebol. O mesmo pode se dizer sobre Jesus Cristo. Leia estes versículos:

E eis que uma mulher cananéia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada.


Mas ele não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós.
E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. Mateus 15:22-24

Eu vejo Jesus nesses versículos focado no seu chamado. Jesus não queria inventar moda. Ele só queria fazer o que o Pai lhe pediu para fazer, pois ele mesmo iria chamar outra pessoa para pregar aos gentios, que era o apóstolo Paulo.

Duas coisas que você precisa focar na bíblia:

1. Focar nos erros que se comete para não cometer mais

É isso que tenho feito ultimamente. Faço uma lista dos meus pecados e estudo na bíblia a melhor forma de eliminar todos eles.

Uma vez eu estava estudando sobre coração na bíblia. Como deve ser o coração do convertido. Fiz isso porque senti que tinha problemas nessa área. Tinha lealdades competindo com o lugar que só Deus deveria habitar. Eu estudei horas e horas somente sobre um assunto e não fiz isso apenas uma vez.

Isso mostra um real interesse em mudar. As pessoas choram pedindo perdão a Deus pelos pecados que comete, mas não demonstram interesse nenhum em mudar.

Bora estudar

Você ta com problemas no casamento? Estude os versículos que falam de casamento.

Você ta com problemas no relacionamento com os filhos? Estude os versículos que falam de como educar e tratar os filhos.

Você ta com dúvida quanto sua salvação? Estude os versículos que falam sobre marca dos cristãos verdadeiros.

Você ta com problemas quanto ao seu ministério? Estude os versículos que falam a respeito dele.

Como um estudante faz quando não passa em uma prova com vários temas? Ele foca na matéria que foi pior não é mesmo?

Por que não fazemos assim também com a palavra de Deus? Eu acredito que isso é muito mais eficiente do que só estudar todos os assuntos e conhecer um pouco de tudo.

Fazendo assim você vai aprender tanta coisa sobre sua dificuldade que você ficará craque nela. Além de ela deixar de ser uma dificuldade você ainda vai ajudar outros a superá-la. Como disse um pastor que ouvi uma vez pregando: Tudo o que Deus fizer em você ele fará através de você.

2. Focar naquilo que realmente agrada a Deus

Você já se pesquisou se a liturgia do culto que os irmãos da sua igreja fazem é bíblica? Isso me incomoda muito, pois vejo tantas igrejas fazendo tantas coisas que Deus nunca pediu. Coisas do tipo enfeitar demais as igrejas antes do culto.

Não se trata de ser pecado ou não, mas é que enquanto os organizadores do culto gastam tempo enfeitando a igreja antes de alguma programação começar, os cristãos mais antigos gastavam tempo em oração pelo culto. A bíblia não pede pra enfeitar demais o templo antes de um culto ou programação, mas a pratica da oração você vê em toda escritura.

No que vamos focar? No que está escrito ou no nosso gosto moderno?

Não tente reinventar a roda

Precisamos ler a bíblia desta forma também, procurando sempre o que para Deus é mais importante para não perdemos tempo com coisas que ele nunca pediu.

Uma forma de se saber disso é entender o que Jesus achava mais importante. Este versículo a seguir fala da sua maior prioridade:

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Mateus 6:33


Jesus em toda sua vida se dedicou totalmente para trabalhar no reino de Deus. Procure ler a bíblia desta forma também. Descubra seu chamado. Entenda o que Deus quer de você. Procure a vontade dele, pois é tudo o que realmente precisamos.

Recomendo que você leia Os 7 riscos que você corre por não entender a bíblia.

Como ler a bíblia: Leia a bíblia para ajudar á outros

O que lemos e aprendemos ao estudar a bíblia não tem só a ver com agente. Tem a ver com as pessoas ao nosso redor também.

Sempre que você ler a bíblia, procure aprender o máximo que puder já sabendo que um dia vai precisar ajudar outras pessoas.

Muitas igrejas carecem de um ensino mais completo da palavra de Deus. Por isso faltam pregadores, líderes e às vezes até mesmo pastores para ensinar. Não tem quem ensine a palavra de Deus da forma que ela realmente precisa ser ministrada. Parece que está acontecendo o que Deus falou por meio do profeta Amós:

Eis que vêm dias, diz o Senhor DEUS, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR. Amós 8:11

O resultado disso é o tamanho da ignorância quanto à palavra de Deus e ao evangelho de Cristo que vemos por aí principalmente na internet.

Versículos de exemplos

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Marcos 16:15

Esse é bem óbvio. A mensagem mais importante de toda bíblia são as boas novas do evangelho de Jesus Cristo. É nosso dever ensinar a todos esta mensagem que é capaz de transformar o mundo.

E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Deuteronômio 6:6,7


Eu creio que o fato de existir tantos evangélicos com filhos desviados ou desanimados da igreja é porque os pais não tinham o hábito de estudar com eles as escrituras sagradas.

Estes versículos falam da importância da bíblia ser talvez o assunto que mais deve existir entre pais e filhos. Isso não será possível se você não entender que ler a bíblia não tem só a ver com você, mas também com as próximas gerações.

Prepare-se para o ministério

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça,
para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. II Timóteo 3:16,17


O que aprendemos com a bíblia nos prepara para fazer a obra de Deus seja dentro ou fora da igreja.

O problema é que muitos nem se quer a estudaram direito e já tentam evangelizar e pregar de qualquer jeito pensando que assim vão agradar a Deus. Estão enganados. Tudo na vida existe um preparo.

É necessário o estudo das escrituras para tudo no reino de Deus inclusive na composição de louvores. Lembre-se que Jesus levou 30 anos pra começar a pregar o arrependimento e o reino de Deus. Creio que isso nos ensina o valor do preparo antes de iniciar o ministério.

Resumo/conclusão: Como ler a bíblia?

Sempre que pegar uma bíblia pra ler não se esqueça destas três coisas que aprendeu aqui as quais são:

  • Procure estuda-la com cuidado sabendo que se acreditar em algo que ela nunca disse você corre perigo de viver fazendo coisas que desagradam a Deus, mas agradam a sua natureza carnal.

  • Coloque em primeiro lugar aquilo que é relevante para Deus. Desta forma você não corre perigo de perder tempo com coisas vãs. É uma das melhores formas de como ler a bíblia corretamente.

  • Entenda que tudo o que você aprender, e tudo o que não aprender, fará diferença na vida das pessoas ao seu redor. Jesus te chamou para ser luz. Para fazer a diferença entre as pessoas e isso só é possível vivendo uma vida de acordo com sua vontade.

Meu desejo é que este artigo te motive a estudar cada vez mais a bíblia. A igreja tem desfalecido por conta das heresias e ignorância a respeito da palavra. Não seja você mais um que vai acreditar em qualquer coisa que se pregue por ai. Estude a bíblia. O máximo que você puder. Deus abençoe.

Se este artigo fez sentido para você não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

Se você realmente deseja aprender a estudar sua bíblia, sem sair de casa, então você definitivamente precisa conhecer esta solução que já ajudou muitas pessoas a entender a bíblia de gênesis a apocalipse - Clique na imagem abaixo agora para saber mais enquanto ainda está no ar.

Conheça sua bíblia de capa a capa

Deixe um comentário