Como ler a bíblia para ser liberto

Como ler a bíblia para ser liberto do pecado não está na lista dos maiores desejos que os cristão tem ao abrir as escrituras sagradas.

Geralmente as pessoas preferem saber como ler a bíblia para enriquecer ou para se casar ou algo do tipo. As mesmas continuam presas em seus vícios e pecados por falta de real interesse na mudança.

Já que você está aqui você deve ser um trigo no meio desse joio. Nesse artigo você vai entender tudo o que precisa saber para ler a bíblia para ser liberto de qualquer pecado.

Isso é extremamente importante porque é muito comum as pessoas lerem muito a bíblia e ainda assim continuarem presas em seus pecados. É comum, mas não era pra ser assim. Cristo nos prometeu liberdade dos nossos pecados conforme está escrito em Mateus 1:21.

Portanto é importante que você foque apenas aqui para absorver ao máximo tudo que aprender para que não aconteça de você ser mais um que ao estudar a bíblia continuará pecando dia após dia.

Vamos ver então como ler a bíblia para ser liberto de qualquer vício ou pecado.

como vencer o pecado
Arte feita por Eitan Daniel

Esse conteúdo já esta no meu canal do youtube. Se você preferir assista ele no vídeo abaixo.

Como ler a bíblia para ser liberto – Introdução

Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:31 e 32

Pela ordem que os versos se apresentam: antes de viver a liberdade que Cristo promete precisamos ser discípulos dele de fato.

E quem são os discípulos de Cristo?

Nesse texto Jesus esclarece quem é e quem não é seu discípulo. Discípulo é aquele que de fato aprende com seu Senhor.

É aquele que escuta seus ensinamentos e coloca tudo em prática.

Discípulo é aquele que imita as atitudes de Cristo. Cristo os amou e por esta razão eles também deveriam amar uns aos outros como ele mesmo disse:

Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros. João 13:35

Conheça sua bíblia de capa a capa




Discipulo também é a pessoa que guarda os ensinamentos de Jesus como ele disse:

Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele”. João 14:21

Resumindo: discípulo é aquele que imita a Cristo e guarda seus mandamentos.

Portanto se você quiser saber como ler a bíblia para ser liberto é disso que vai precisar: imitação e obediência.

O maior problema dos cristãos

E qual o nosso problema? Os cristãos demoram muito tempo até que caia a ficha e finalmente entenda isso.

Por mais que você diga: “isso eu já sei” você provavelmente sairá daqui como se não soubesse se fechar o artigo e não continuar lendo.

Para guardar os mandamentos e de fato imitarmos a Cristo precisamos antes estar sob total influência dele. Os discípulos caminhavam com Cristo a todo momento. Precisamos da mesma forma ser influenciados pela palavra a todo momento também.

Era assim que Moisés ensinou os pais a discipularem seus filhos no que se refere aos mandamentos de Deus:

E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Deuteronômio 6:6,7


Para que os filhos realmente aprendessem a lei de Deus eles precisavam estar sob total influencia da palavra. Da mesma forma hoje se quisermos saber como ler a bíblia para ser liberto do pecado você precisa:

  • Gastar muito tempo com a bíblia.
  • Focar na bíblia para entendê-la melhor.
  • E memorizar versículos da palavra para ficar firme na diante da tentação.

Desta forma você será totalmente e frequentemente influenciado pela bíblia e através disso é que Deus vai te libertar dos seus pecados.

Nós pecamos muito contra Deus porque não somos influenciados pela palavra o suficiente. Se quiser mudar este cenário você precisa permitir que a palavra Dele vá ao seu encontro dia e noite o máximo que puder.

Vamos analisar cada um desses tópicos com mais detalhes para que você seja liberto de qualquer vício ou pecado.

Como ler a bíblia para ser liberto – Como ler muito a bíblia

A primeira coisa que precisa saber para entender como ler muito a bíblia é saber o motivo de se fazer isso porque do contrário você nunca faria isso.

Malcolm Gladwell, um jornalista britânico e escritor ensina em seu livro chamado “Fora de Série” que para se tornar um expert em qualquer assunto em nível internacional você precisa de 10.000 horas de estudo e pratica.

Pessoas como Mozart, Bill Gates e Will Smith atingiram a maestria seguindo esta regrinha das 10.000 horas. O evangelista George Muller até o dia de sua morte leu a bíblia 200x. Levando em conta que levamos 80 horas para ler a bíblia inteira Muller gastou 16.000 horas com a bíblia. Se algum de nós quiséssemos atingir a marca das 10.000 horas teríamos que estudá-la 125x.

Mas calma. Eu não estou recomendando que você leia a bíblia tanto assim até porque nem eu fiz isso e acho que ninguém da nossa geração já fez isso.

Até porque você não precisa necessariamente gastar tempo com a bíblia lendo e estudando ela. Quando você escuta um sermão ou um louvor que ensina a bíblia isso também conta. Quando se esta perto de irmãos piedosos que ensinam a palavra este tempo também conta.

O exemplo de Paulo

A única coisa que quero é que esta ficha caia pra você: tudo nessa vida exige tempo e dedicação para que seja bem sucedido. Porque você pensa que com a bíblia será diferente?

Por que quando o assunto é dinheiro nós gastamos horas e horas em uma faculdade de 4 a 5 anos, mas quando o assunto é vencer nossos pecados nós achamos que gastar apenas alguns minutos de vez em quando resolverá nossa vida?

Paulo foi um grande vitorioso sobre seus pecados. Apesar de solteiro não teve uma vida imoral. Apesar de ter sido um fariseu e se tornado um apóstolo não amou o dinheiro.

O segredo? Era um estudioso das escrituras ao ponto que o chamavam de louco como nos mostra o verso seguinte:

disse Festo em alta voz: Estás louco, Paulo; as muitas letras te fazem delirar. Atos 26:24

Prefira ser chamado de louco e vencer seus pecados do que ser uma pessoa comum que não entende a palavra e esta cheio de imundícia.

Gaste muito tempo estudando a palavra. Isso te dará vantagens sobre qualquer pecado. Eu leio a bíblia 5 capítulos por dia ininterruptamente e ainda acho pouco.

Falo isso pra motivar você. Isso é possível ainda hoje mesmo com tantas ocupações que temos.

Só não se esqueça que quando falo de estudar eu falo de teoria e pratica. Não vai adiantar ler um monte de coisa que você não se preocupa em cumprir.

Não tenho tempo pra ler tanto

Talvez seja esse seu problema. Você dirá que não tem tempo. Esta é a segunda coisa que quero ensinar.

Não é que não tem tempo. Esta só não é sua prioridade. Para dizer sim e ler mais a bíblia terá que dizer não para alguma outra coisa.

Pra que gastar tanto tempo com séries e filmes? Para que gastar tempo com aquela amizade que tem mais te aproximado do pecado do que te afastado dele?

Pra que escutar tanta música no transporte público? O jogo virou pra mim quando parei de associar um ônibus com ouvir música e comecei a associá-lo com leitura.

Eu lembro que eu até ficava enjoado no ônibus de inicio. Foi de insistir demais nisso que eu me acostumei aos poucos e parei de ficar enjoado.

Salmos 119

Comece assim…

Se ainda não lê a bíblia não comece lendo vários capítulos comece com um só e vá aumentando. Chame um amigo para ler junto e conversar sobre o que leu. Se ninguém quiser chame um pai, mãe ou conjugue.

Não aumente o número de capítulos se for pra ler de qualquer jeito. Precisa procurar entender o que está lendo para poder pratica.

Busque amigos que estude muito e falei muito sobre a palavra de Deus. Se não tiver amigos assim ore a Deus em prol disso.

Fazendo isso se cumprirá em sua vida a oração de Cristo quando Ele disse: Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. João 17:17

Foi assim que consegui ler a bíblia 16x de gênesis a apocalipse até então. E é assim que a cada dia Deus tem me afastado cada vez mais de todos os meus pecados.

Como ler a bíblia para ser liberto – Como focar na bíblia

Agora vamos falar um pouco sobre foco. Foco é algo que tem sido difícil para nossa geração porque estamos sempre rodeados de diversas possibilidades de coisas super estimulantes para fazer além daquilo que julgamos ser mais importante.

Jovens acessam Instagram durante o culto. Motoristas checam o celular durante o trânsito e provocam acidentes. Quando estamos escutando um sermão ou palestra, ainda que nossos olhos estejam voltados para o pregador tendemos a viajar em nossas mentes e perdemos todo conteúdo que nos foi ensinado. Tudo isso tem ocorrido devido nossa falta de foco.

Você mesmo pode estar com esta janela aberta e muitas outras janelas e mudando entre elas de vez em quando. Isto é ruim. É um problema grave que precisamos corrigir.

Como focar na bíblia em um tempo como este?

1 – Entenda que isso te torna improdutivo.

Não há problema em fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo desde que uma destas coisas não exija muito do seu cérebro. Eu por exemplo muita vezes lavo louça vendo uma palestra no youtube no celular. Lavar a louça não exige nada do meu esforço mental.

Agora é problemático achar que pode conversar com alguem enquanto se le a bíblia. Nosso cérebro se cansa quando ficamos trocando de atividades que exigem consentração.

Por esta razão é necessário que primeiro você entenda o quão improdutivo é querer fazer de tudo um pouco.

2 – Elimine sua habilidade de fazer outra coisa.

A verdadeira razão para não conseguirmos focar na palavra de Deus e que podemos fazer muitas outras coisas. Se quiser realmente focar na bíblia 100% elimine qualquer chance de fazer outra coisa.

  • Guarde o celular em uma gaveta para não ficar conferindo;
  • Se certifique de que esta alimentado e de que não precisa ir ao banheiro;
  • Elimine do ambiente qualquer coisa ou objeto que puxe sua atenção;
  • Se tiver um pensamento de algo que não pode esquecer anote de uma vez. Isso te livra da precisão de ficar lembrando algo.

Quando se elimina as chances de fazer outra coisa seu foco na palavra vai aumentar instantaneamente.

Conheça sua bíblia de capa a capa


3 – Elimine a possibilidade de interrupções externas

As vezes você até consegue estudar a bíblia bem focado, mas o número de interrupções externas é tão grande que não adianta nada.

Cada vez que você é interrompido nos seus estudos você perde a chance de se aprofundar um pouco mais na palavra.

Por isso antes de começar seu estudo da palavra:

  • Avise as pessoas da sua casa que vai estudar a bíblia;
  • Coloque o celular no modo avião;
  • Se estuda a palavra no aplicativo desligue a internet para não haver notificações que te interrompa.
  • Coloque um fone com algum barulho neutro (como sons de chuva que você encontra no youtube) apenas se algum barulho estiver tirando seu foco;
  • Procure um ambiente melhor se o local te distrai de alguma forma;

É claro que mesmo que faça tudo isso as vezes você ainda terá interrupções. A ideia é apenas diminuir ao máximo as interrupções pra que você consiga focar na bíblia e entendê-la ao máximo também.

Sagradas escrituras

Como ler a bíblia para ser liberto – Como decorar diversos versículos

Como eu amo a tua lei! Medito nela o dia inteiro. Salmos 119:97

O salmista mostra seu amor pela lei de Deus através da sua meditação que ocorre o dia todo.

A melhor forma de meditar na palavra de Deus sem ter que sempre abrir a bíblia para ler é decorando vários versículos.

Além disso, nós sabemos que quando o diabo atacou tentou a Cristo no deserto Jesus combate as tentações por meio de versículos que ele já tinha decorado em Mateus 4.

Eu tenho um artigo que explico essa história com vários detalhes. Clique aqui se quiser dar uma olhada.

Quando a batalha é na mente a melhor forma de vencer é mantendo-a fortificada. Uma fortaleza de versículos resistirá qualquer engano satânico, mas a ignorância o fará tentar resistir uma guerra em um castelo de palha.

Como um atirador de elite nosso inimigo mira nossa mente, pois ao atingi-la todo corpo será abatido. Como pode você se manter assim tão vulnerável?

Por esta razão eu vou te passar tudo o que tem me ajudado com esta tarefa. Veja como decorar diversos versículos da bíblia.


Decore a bíblia

1 – Escolha um texto que tenha a ver com você

Preste atenção no seguinte verso:

Ali apresentará a sua oferta ao Senhor: um cordeiro de um ano e sem defeito como holocausto, uma cordeira de um ano e sem defeito como oferta pelo pecado, um carneiro sem defeito como oferta de comunhão Números 6:14

Será que um versículo como este é uma boa ideia para se decorar? Com certeza não.

Este verso não tem muito a ver com você. É algo muito referente a antiga aliança e você ao menos nem se quer tem um cordeiro ou carneiro de estimação para fazer alguma associação. Não desperta nenhuma emoção.

Agora veja o seguinte verso:

Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. Hebreus 12:14

Este verso já envolve muito a cada um de nós.

Todos nós conhecemos alguem que é difícil se relacionar pacificamente.

Além disso o verso lembra que se você não for santo você não vai par o céu e se esta lendo este texto provavelmente você tem algum problema com algum pecado.

Textos assim geram mais emoções e tudo que gera emoção é mais fácil de ser lembrado.

Qualquer um de nós lembra do primeiro beijo ou da primeira briga de escola que participou. Procure versículos que te emocionam por estar falando coisas que você vive. Procure os que te levam ao temor de Deus.

2 – Utilize o Google tradutor

Sabia que o google tradutor pode ser seu maior aliado para decorar versículos? Essa é uma das melhores dicas que posso te passar.

A maioria das pessoas pensam que para memorizar alguma coisa precisam ficar ali paradas com o texto na sua frente lendo e relendo umas 500x até que ele não saia da sua cabeça, mas não precisa ser assim.

Até porque a verdade é que ninguém tem esse tempo todo. Nem eu tenho.

Então o que foi que eu fiz: eu pegava os versículos que queria decorar e os digitava no google tradutor na cessão em português e colocava eles repetindo ali.

Então eu deixava sempre esta guia aberta para não perder o texto digitado. Ai que a magica acontece: enquanto trocava de roupa deixava lá a mulher do google falando o versículo em voz alta repetidas vezes.

Pra isso basta apenas clicar no botão de ouvir que tem esse megafone.

Enquanto ela ia falando eu ia ouvindo e recitando conforme ouvia ao mesmo tempo que eu me trocava.

Faço isso em vários momentos do meu dia tais como quando:

  • Escovo os dentes;
  • Preparo café da manhã;
  • Estou arrumando alguma coisa em casa;
  • Penduro roupas no varal;
  • Faço exercício físico;
  • Preparo a mochila e as roupas para o dia seguinte;
  • E até mesmo quando estou já deitado para dormir.

Desta forma eu estou conseguindo decorar cerca de um capítulo por mês. Estou até pensando em memorizar toda primeira carta de João.

Mesmo que a voz do google seja robótica ela tem me ajudado muito e acredito que vai te ajudar também se você realmente quiser decorar vários versículos da bíblia.

3 – Tenha foco

Na lição anterior você entendeu a importância do foco e agora precisa colocá-la em prática. Memorizar versículos é complicado se não tiver foco.

Tentei memorizar uma vez hebreus 11 inteiro e não consegui porque eu passava muito rapidamente de um verso para o outro.

Conforme o tempo vai passando vão se criando algumas lacunas de esquecimento em nossa memória e fica tudo bem bagunçado.

Claro que se você está em um nível mais avançado você vai querer da uma variada e não memorizar apenas um mas uns 3 de uma vez.

Tome cuidado porque as vezes você acredita que já memorizou um versículo mas quando tenta lembrar de cabeça você se esforça muito para conseguir.

Se você está se esforçando então ele ainda não está bem fixo na mente. Considere memorizado apenas se você se esforçar pouco ou nada para lembrar.

Somente após isso você vai alterando e indo para outros versículos.

Pode acontecer também de uma pequena parte do versículo não esta bem fixa na sua mente. Neste caso procure se expor mais apenas a esta parte quando estiver lendo e repita ela várias vezes.

No google tradutor digite mais vezes as partes que está mais difícil decorar. Assim você fixa bem o trecho que esta esquecendo na mente.

Depois que comecei com este hábito de decorar diversos versículos eu tenho pecado bem menos porque eu estou lutando contra a tentação da mesma forma que Cristo. Estou imitando ele. Faça isso também.


Decore a bíblia

Pensamentos impuros

Como ler a bíblia para ser liberto – Resumo final

Somos libertos quando a verdade da palavra de Deus vai ao nosso encontro e encontra lugar me nós.

Quanto mais ficarmos expostos a ela mais a nossa liberdade estará próxima.

Se quer mesmo saber como ler a bíblia para ser liberto do pecado você vai precisar:

1 – Ler a bíblia o máximo que puder porque Isso vai provar o tamanho do seu interesse na mudança e aumentar a influencia da palavra sobre você.

2 – Focar na bíblia porque não vai adiantar ler a bíblia dividindo sua mente com outra coisa. É extremamente importante o conteúdo que você vai absorver dela.

3 – Decorar versículos da bíblia. Desta forma você será cheio de fé e não cairá nas ciladas do diabo pois a fé vem pelo ouvir a palavra de Deus (Rm 10:17).

Assim como recomendei você ler a bíblia várias vezes eu recomendo que caso não tenha entendido bem este artigo leia-o novamente ou deixe alguma duvida nos comentários que eu farei o possível para responder.

Espero que tenha gostado do artigo. Um forte abraço e até mais.

4 comentários em “Como ler a bíblia para ser liberto”

  1. Me chamo Carla e tem um tempo que venho lendo seu blog e te acompanhando, no Pinterest e algumas vzs nós videos..eu fico muito feliz e louvo a Deus pela sua vida, pois o seu tempo lendo a palavra tem servido hoje de ensinamentos para nós, me converti a dois anos e peço a Deus todo dia pra me revelar a verdade, estamos sedentos da verdade e vc trata está verdade e a Palavra de Deus com muita verdade e seriedade não brinca com o pecado, muito tenho aprender com a Palavra e com seus artigos, vc faz a gente ter prazer de estudar e nos ajuda na pratica , só te peço não desista do trabalho, bom seria se mais pessoas vissem pois aqui tem sinceridade, concordo em tudo que vc escreve pois não gosto desse oba oba que estão fazendo com o evangelho, que o senhor continue te dando sabedoria do alto, discernimento e que possamos crescer na graça e no conhecimento do nosso Salvador Jesus Cristo .. Abraços

    Responder
    • Sem dúvida foi um dos melhores comentários que li. Fiquei até sem graça confesso rs. Muito obrigado Karla esse apoio faz muita diferença pra mim. Te agradeço de coração.

      Responder

Deixe um comentário