Como Amar a Deus Sobre Todas as Coisas? – Ler Este Artigo Pode Mudar seu Destino Final

Seguindo os ensinamentos de Jesus Cristo, o maior mandamento da lei é amar a Deus sobre todas as coisas.

Ele lembra aquilo que Moisés ensinou o povo de Israel em Deuteronômio 6:5.

Mas se é assim por que ultimamente existem tantas pessoas que dizem serem cristãs evolvidas em escândalos, desviando da , vivendo uma frieza espiritual, perdendo seus filhos para o mundo e até deixando de congregar?

Por que o maior mandamento está sendo o mais negligenciado?

Uma explicação para isso é que a maior parte dos sermões costumam mencionar mais as bênçãos de Deus, as vitórias que ele trás, a prosperidade, o sucesso e coisas desta natureza que aconteciam com os heróis da fé.

Ou seja, mostram apenas um lado da moeda.

A bíblia, porém, em sua maior parte relata que os mesmos heróis da fé, para terem vivido como viveram tinham um relacionamento profundo com o seu Criador colocando a obediência da sua vontade em primeiro lugar sobre qualquer coisa.

Essa é a parte que se tem falado pouco nos púlpitos de hoje. Renúncia.

Por conta disso as pessoas não vão à igreja para servirem, mas para serem servidas. Amam as bênçãos de Deus, mas não amam o Deus da benção.

Bom, aqui vou discorrer algumas ideias que tirei da bíblia sobre como amar a Deus sobre todas as coisas e espero que você as aprenda e viva cada uma delas para não viver a vida de ilusão da maioria dos cristãos que vivem como Israel no deserto, ou seja, um monte de dificuldades na caminhada e na hora final uma surpresa: todos de fora da terra prometida.

O que é amar a Deus sobre todas as coisas?

Amar a Deus sobre todas as coisas é coloca-lo como prioridade acima de qualquer coisa que possa ter algum valor para nós. É saber valorizar aquilo que realmente importa. É colocar os sonhos dele acima dos nossos.

É seguir exatamente o que Jesus ensinou segundo escreveu Mateus nestes versículos:

Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.
Mateus 10:37,38

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:3

Basicamente quando você ama mais a Deus do que sua família, negócios e até a si mesmo, ao ponto de dar prioridade às coisas relacionadas ao reino Dele, você automaticamente já esta o amando sobre todas as coisas.

Vamos ver alguns exemplos de pessoas que amaram a Deus sobre todas as coisas.

Abraão amou mais a Deus do que seu filho

Abraão
Arte feita por Paulo Vieira

E (Deus) disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi. Gênesis 22:2

Apesar de ter ficado tantos e tantos anos sem nenhum herdeiro, Abraão segue a orientação de Deus de sacrificar o único filho que tinha.

Você não o vê discutindo e nem questionando a Deus o motivo de fazer este pedido de renúncia a ele.

Você percebe que Abraão tem como total prioridade obedecer a Deus provando assim que o amava mais do que o próprio filho.





Davi amou mais a Deus do que seu reino

Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; […] Isaías 59:2

Muitas pessoas ao pecarem contra Deus temem as consequências do que fizeram ao invés de temer a distância que isto causa entre Deus e elas.

Você provavelmente já estudou sobre o adultério e homicídio de Davi que está registrado em 2 Samuel 11. Veja um trecho da sua oração após este episódio:

Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo. Salmos 51:11

Percebe? Ao invés de dizer coisas como: “Senhor eu pequei, mas não tira o meu reino de mim”; ele clama a Deus para que não o abandone, pois esta era a sua prioridade.

Pra ele nenhum negócio era mais importante do que a presença de Deus apesar de ter pecado por um momento.

Estevão amou mais a Deus do que a si mesmo

E apedrejaram a Estevão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito. Atos 7:59

Apesar de jovem, Estevão foi o primeiro mártir da igreja na época dos apóstolos.

Ele se entregou totalmente para o ministério da pregação e não se importou com o que este mundo tinha pra oferecer.

Hoje em dia tudo o que um jovem não quer é deixar de curtir a vida. Não colocam o reino de Deus e sua justiça em primeiro lugar, mas ao invés disso, priorizam os prazeres da carne ignorando o que Paulo ensina na sua carta aos romanos:

Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Romanos 8:13

Este é o destino do que amam mais a própria vida do que a Deus. Os justos, porém viverão para sempre com ele.

Como podemos amar a Deus sobre todas as coisas?

Vamos ver na prática como que se ama a Deus de acordo com o evangelho de João que diz:

Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. João 14:21

Quem ama a Deus o conhece e conhece seus mandamentos

As pessoas que tem os mandamentos de Deus são aqueles que conhecem a sua vontade.

As pessoas que buscam conhecer sua vontade acabam conhecendo-o cada vez melhor, pois é a palavra que as ensina.

Não existe forma de amar alguém sem conhecer esta pessoa antes. Deus é uma pessoa que quer se relacionar conosco.

Mas pra isso é necessário que o conheçamos primeiro conforme sua palavra e não conforme o que a nossa imaginação acha o que ele é.

Conheça Deus pela bíblia

Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; […] Oséias 6:3

A maioria das pessoas tem uma visão superficial sobre quem Deus é. Nunca estudarão seus atributos e nem pesquisaram sobre ele de forma mais profunda.

O resultado disto é a geração sem temor a Deus que nos rodeia hoje em dia. Tratam as coisas de Deus como qualquer coisa e não tem reverência nenhuma na hora do culto.

Procure estudar sobre os atributos de Deus. Entenda que se Deus é tão maravilhoso e você tem dificuldade de obedecê-lo talvez seja porque lhe faltam intimidade e experiências com ele.

E uma das formas de se conseguir isso é pela leitura da palavra.

Que não façamos parte desta geração de ignorantes bíblicos como profetizou Isaías:

O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende. Isaías 1:3

Eu tenho um artigo escrito para pessoas que leem a bíblia, mas tem dificuldades de entendê-la. Se este for seu caso clique e leia: Como entender a bíblia: O guia absolutamente completo



Conheça a Deus por meio da oração

A melhor forma de se conhecer alguém é conversando com esta pessoa. Você tem conversado com Deus?

Quando buscamos intimidade com Deus por meio da oração, tendemos a buscar isso cada vez mais de forma que isso gera um sentimento fazendo com que nos sintamos falta dele, não queiramos deixar de buscá-lo e desejamos estar o quanto antes na sua presença como orou o salmista:

A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus? Salmos 42:2

Quem ama a Deus o obedece

Porque nisto consiste o amor a Deus: obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados. 1 João 5:3

Após ter buscado a Deus através da leitura da palavra e busca diária pela oração, você vai procurar fazer tudo o que lhe agrada e se afastar de tudo o que ele detesta.

Quem ama a Deus obedece a tudo o que ele manda.

Nisso você já percebe quanta falsidade existe por ai, pois a maioria das pessoas que postam nas redes sociais seu amor a Deus prova ali mesmo que não o ama ao postar fotos, frases ou vídeos indecentes e carnais.

Não faça parte deste grupo iludido. Quem ama Deus ama tudo o que ele ama e odeia tudo o que ele odeia. É triste saber que no juízo final tantas pessoas que se dizem cristãs, também ouvirão a frase:

[…] ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal! ’ Mateus 7:23

Como Deus não conheceria estas pessoa? Ele não é onisciente? Não conhece a todos?

Acredito que aqui ele se refere a conhecer na intimidade. Tem a ver com relacionamento. Muitas pessoas só falam que amam a Deus, mas não são conhecidas por ele. E quem ele conhece? Este verso explica:

Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido dele. 1 Coríntios 8:3

Resumindo o que é amar a Deus acima de tudo

Amar a Deus sobre todas as coisas nada mais é do que o estilo de vida que se adquiri quando cremos que Cristo tomou sobre si a ira que devia cair sobre nós pagando assim pelos nossos pecados e, além disso, nos concedendo graça e esperança da vida eterna que teremos no céu juntamente com ele.

Impossível crer numa mensagem como esta e viver uma vida sem se importar com aquilo que agrada ou desagrada a Deus.

Se você aprendeu alguma coisa nova com este artigo compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário