Como Tomar Cuidado Com A Carência Para Não Arruinar Sua Vida Sentimental

Não saber como tomar cuidado com a carência afetiva, principalmente na adolescência é o que mais tem prejudicado a vida das pessoas.

Esse tipo de carência faz as pessoas…

  • acharem que estão apaixonadas pela pessoa certa quando na verdade estão apenas sentindo falta de alguém que a ame;

  • enxergarem virtude onde não há virtude;

  • acelerarem a vida sentimental como se não houvesse opção de se dominar e focar na estabilidade financeira e santidade primeiro.

  • se relacionarem com as piores pessoas possíveis e…

  • pensarem que os outros existem para satisfazê-la em tudo que elas desejarem.

No final das contas, a carência é um dos grandes motivos de relacionamentos conturbados e despreparados. Ela gera casamentos problemáticos, brigas e divórcios.

Se você se sente carente é essencial ler este artigo para não dar início a mais um casamento fracassado para manchar ainda mais a imagem da igreja no mundo.

Tire esse tempo agora mesmo e deixa Deus falar ao seu coração antes que você mande uma mensagem, se encontre ou quem sabe namore alguém que você não quer de verdade e sabe que também não é a pessoa que Deus tem para você.

Cuidado com a carência – O que é carência afetiva?

Carência afetiva nada mais é do que a necessidade de afeto que o ser humano tem. A carência costuma vir mais forte em alguns períodos da vida e mais fraca em outros.

Psicólogos dizem que todos somos carentes, mas na maioria das vezes nossa carência está bem baixa.

Geralmente os jovens são os que mais sofrem com isso por conta de acontecer na mesma época o período onde suas paixões são mais difíceis de se controlar e junto com elas a falta de afeto que chamamos de carência.

A carência está ligada à sua história. Dependendo do quanto você teve de atenção, amor e afeto dos seus pais ou aqueles que cuidaram de você, você estará mais ou menos satisfeito nessa área da vida.

E daí que surge algumas pessoas que hoje estão com um alto nível de carência já que é tão comum jovens irem à igreja sem os pais ou com apenas um deles.


Mesmo que esta seja a sua situação não se preocupe. Deus vai te ajudar da mesma forma com o que vem a seguir.

Cuidado com a carência – É pecado se sentir carente?

Como é dito que geralmente todos temos algum grau de carência eu particularmente acredito que não é pecado nenhum estar carente.

O problema é que a carência atrai os pecados da área dos relacionamentos.

Lembra da tentação de Jesus no deserto? Jesus estava lá morrendo de fome e foi pensando nisso que o diabo lhe sugeriu que ele transformasse as pedras em pães.

Só que comer pão não era algo que agradaria a Deus naquela ocasião. Comer pão só agradaria a Jesus naquele momento que ele estava carente de alimento.

Da mesma forma durante a sua carência o diabo lhe oferecerá pessoas para te satisfazer apenas por um momento. Quando você está carente você está muito vulnerável a um ataque desses.

tentação no deserto
Arte criada por Jhon Chhana

Por isso você precisa tomar muito cuidado para não cair nas suas ciladas. Deus pode até nos perdoar, mas quero que se lembre disso que é muito importante:

Deus até pode perdoar pecados que vêm da carência, mas é importante que saiba que o perdão de Deus não tira as consequências dos nossos atos.

Adão e Eva foram perdoados naquele instante, mas não tiveram de volta o jardim do Éden.

O povo de Israel pecou em sua falta de e murmurações, e apesar de terem alcançado o perdão de Deus, ficaram dando voltas no deserto e não entraram na terra prometida.

Um pecado na vida sexual pode custar o casamento maravilhoso que Deus têm pra você. Portanto, estude as dicas que vou dar abaixo para não se colocar em uma cilada sem volta.

Como tomar cuidado com a carência?

Estudando a palavra de Deus eu encontrei três verdades bíblicas que podem te ajudar a se cuidar quando a carência chegar.

Não se trata de saber como não ficar carente porque, como já disse isso não se trata exatamente de pecado.

É natural que em alguns momentos da sua vida você realmente sinta falta de alguém, mas como se preparar para isso para não pecar?

Siga esses três conselhos para superar esse momento:


Como tomar cuidado com a carência: Mude seu foco

Existe uma frase que diz: tudo que você foca você expande. O que mais tendemos a fazer quando estamos carentes é focar nessa sensação como se tivéssemos idolatrando esse sentimento.

O resultado é que a carência vai ficando cada vez maior já que sua mente está envolvida nisso.

Portanto, ao invés de viver falando sobre sua carência com alguém ou ficar pensando nela procure fazer o que fez o profeta Jeremias no livro das lamentações:

Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. Lamentações 3:21

Quantas problemas Deus já não te livrou de coisas maiores que este problema não é mesmo? Carência é o tipo de problema que não pode se instalar na sua mente e por isso você precisa fazer com que ela vá sumindo aos poucos.

Para isso lembre-se de tudo que possa te dar esperança. Lembre-se dos textos da bíblia que mostra que Deus cuida dos seus servos como o verso seguinte por exemplo:

O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus. Filipenses 4:19

Uma das necessidades do ser humano é ter alguém para se casar ou pessoas para fazer amizades saudáveis. Será que Deus não supriria este tipo de necessidade? Com certeza ele vai suprir se você confiar.

Olhe para o futuro

Além do que foi dito, olhe também para as coisas que deseja alcançar. Veja o que Paulo nos ensina em uma de suas cartas:

Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,

Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3:13,14

Casamento ou vida social não é a coisa mais importante para você. Você tem um alvo bem superior a isso.

E nem falo só de salvação; e quanto aos seus objetivos? Se ocupe com seu ministério, propósito ou tudo aquilo que você planejou para seu futuro.

Dessa forma a carência vai diminuir com o tempo até que ela fique bem mais tolerável e você caminhe com mais tranquilidade sem correr grandes riscos.

Conheça sua bíblia de capa a capa


Como tomar cuidado com a carência: Evite pessoas erradas

É claro que ainda que siga bem a primeira dica a sua carência não vai sumir de uma hora para outra.

Você precisa agora tomar cuidado com pessoas erradas. A carência em si não chega a ser pecado, mas o fato dela nos deixar vulneráveis a cair na tentação de eliminá-la deve nos deixar muito alertas.

Veja o que Paulo disse a Timóteo:

Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor. 2 Timóteo 2:22

Foge de pessoas que possam despertar em você essa tentação de querer eliminar sua carência sem Deus.

Evite aquela pessoa que você sabe que gosta de você. Evite mesmo. Se possível até bloqueie contato com ela nas redes sociais durante a carência (ou para sempre).

Quem tem fome como qualquer coisa. Da mesma forma se você estiver carente você vai acabar se relacionando com qualquer pessoa e isso pode trazer consequências irreversíveis.

Provérbios 4 23
Arte criada por Signeflinkart


Como tomar cuidado com a carência: Supra sua carência em Deus

Agora vou falar algo que provavelmente você já ouviu falar. Vou falar porque é uma verdade obvia que muitas das vezes estamos cegos para ela.

Não adianta suprir sua carência em pessoas. Ela não será plenamente satisfeita e voltará porque no fundo o seu ser sente falta de algo mais profundo que é voltar ao seu criador.

Veja o que Paulo nos ensina:

Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo.

Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo Filipenses 3:7,8

Para Paulo tudo virou nada ao se comparar a Cristo. Tudo vira nada quando temos Jesus Cristo para buscar.

A importância do encontro com Deus

O nosso problema é que muitos de nós não tivemos um encontro real com Cristo como o apóstolo Paulo teve. Por conta disso não vamos sentir vontade de buscar algo que não conhecemos bem.

Sendo assim, ainda que você nunca tenha tido um encontro com Deus você mais do que nunca precisa se encontrar com ele e uma das formas de se fazer isso é perceber o quanto sua alma está carente dele.

Romanos 12 2
Arte criada por Signeflinkart

Você pode fazer isso por meio da oração. Diga a ele que se sente carente de pessoas, mas lá no fundo sua alma deseja estar com Ele, caminhar com Ele, morar com Ele e viver para glória Dele.

No evangelho de João Jesus ensinou:

[…] e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. João 6:37

Aquele que for a Cristo e que verdadeiramente procurar ter um encontro com ele com certeza o encontrará até porque ele também diz em outra passagem que quem procura acha (Lucas 11:10).

Busque a Jesus. Tenha um encontro com Deus. No dia que ele for seu tudo, todo resto, inclusive relacionamentos com pessoas será bem menos importante.

Como tomar cuidado com a carência Conclusão

Em conclusão, entenda que se seu coração estiver carente você está com seu muro de defesa baixo.

E você sabe o que acontece com casa de muro baixo. Qualquer um entra e faz o que quiser.

Seu coração é muito importante e não pode continuar assim. Tomamos muitas atitudes na vida por aquilo que sentimos no coração. E é aí que está o perigo.

Portanto,

  • cuidado para não ficar idolatrando esse sentimento focando nele ao invés de focar naquilo que é realmente importante para você;


  • evite pessoas que possam te fazer iniciar um relacionamento sério ou passageiro para satisfazer sua carência;


  • e por fim, satisfaça sua carência que você tem de Deus. Essa é a única carência que te fará bem satisfazer.

Espero ter te ajudado com esse artigo. Deus abençoe grandemente.

Se este artigo fez sentido para você não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

Se você realmente deseja aprender a estudar sua bíblia, sem sair de casa, então você definitivamente precisa conhecer esta solução que já ajudou muitas pessoas a entender a bíblia de gênesis a apocalipse - Clique na imagem abaixo agora para saber mais enquanto ainda está no ar.

Conheça sua bíblia de capa a capa

12 comentários em “Como Tomar Cuidado Com A Carência Para Não Arruinar Sua Vida Sentimental”

  1. O que custa saber, é que depois de errar, embora haja perdão de Deus ha consequências.
    E pensar que Deus nos vai castigar pela sua justiça, e que entendo que é o correto,fica-se mais carente. Por achar que vamos sofrer algo que nos vai doer ainda mais ou que relativamente a ser abençoado numa relação pela Sua mão pode nak acontecer.
    E assim entra-sr numa bola de neve.
    E faz mos ficar ainda mais vulneráveis e à procura de consolo, de carinho, cuidado, atenção….

    Parece que não ha muita saída depois de errar por carecia

    Responder
    • Mesmo que Deus seja justo em nos castigar ele será misericordioso até nisso, fazendo de uma forma com que a gente tenha o coração quebrantado e o busque para não cair novamente como aconteceu com o rei Davi. Ele foi castigado, mas isso o aproximou de Deus. Que isso aconteça conosco também. Deus abençoe

      Responder
  2. Muito obrigado pelo punhado de sabedoria que foi passado através desse artigo, simples como uma pomba,o espírito santo te usou.
    o Senhor Jesus verdadeiramente falou comigo Amém.

    Responder

Deixe um comentário