Um dos maiores desejos do cristão genuíno é saber como vencer o pecado.
Isso porque quando somos convertidos Deus passa a habitar dentro de nós o que nos coloca em conflito com nossa natureza caída.
Desse modo fica claro porque muitas pessoas pecam sem temor algum e aceitam seus erros. É porque Deus ainda não habita nelas.
Tais pessoas gostam de pecar e não desejam a mudança de coração porque sabem que isso vai lhes custar renuncia das próprias vontades.
Inclusive muita dessas pessoas pensam assim: sou pecador, mas Deus é bom e ele vai me perdoar e vai ficar tudo bem.
Deus realmente pode perdoar nossas falhas, mas é besteira achar que tudo vai ficar bem como se o perdão de Deus pudesse nos livrar das consequências dos nossos atos.
Jesus salvou o ladrão da cruz, mas não o tirou de lá. O ladrão teve suas pernas quebradas, foi envergonhado diante de todos e ainda por cima morreu. Jesus o livrou da condenação de Deus que era consequência dos seus pecados, mas não o livrou da condenação dos homens que era consequência dos seus roubos.
Você pode entender as consequências do pecado melhor se der uma olhada neste sermão do pastor Paulo Junior:
Será que pensar assim compensa? Não é melhor abandonar nossos vícios e praticas pecaminosa antes que venham as suas terríveis consequências?
Creio que sim e acredito que você também pensa assim.
Através deste artigo eu vou mostrar cinco etapas para você se livrar de uma vez por todas deste pecado que tanto te incomoda.
Você não precisa sofrer mais consequências de novos pecados. Já bastam as consequências que já sofreremos por tudo que já fizemos no passado não é mesmo? Então vamos ver o que a bíblia nos ensina sobre como vencer o pecado.
Como vencer o pecado: 1 – Se certifique de que já é salvo
Já ensinei isso várias vezes aqui no meu blog e vou repetir: Salvo não é quem parou de pecar; é quem parou de gostar de pecar.
Se uma pessoa diz que é crente, mas está apenas deixando de cometer os pecados que ainda gosta de fazer essa pessoa ainda não é convertida; ela é apenas uma pessoa religiosa.
Te convencer de deixar de fazer uma besteira que você gosta qualquer religião convence, mas mudar o seu caráter, os seus gostos, desejos e inclinações só o Espírito Santo consegue.
O Espírito Santo é a prova de que seremos salvos com está escrito no versículo seguinte:
Quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa, que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória. Efésios 1:13,14
A partir do momento que cremos no evangelho o Espírito Santo nos guia para fazermos a vontade de Deus. Ele molda nosso caráter até que venhamos gradativamente nos parecer com Cristo e nós sabemos que Jesus detestava o pecado.
Sabendo disso, se você deseja vencer o pecado apenas por conta da consequência do seu erro e da vergonha você provavelmente ainda não é um convertido.
Olhe para si e responda: você quer mudar porque o Espírito Santo mora em você ou apenas por que você teme a consequência dos seus atos e não se importa de verdade com Deus?
Se o Espírito Santo realmente mora em você qualquer coisa que você aprender aqui você vai conseguir colocar em pratica mesmo que tenha que lutar muito e logo vai abandonar qualquer pecado, pois este mesmo Espírito te dará a força necessária para isso.
O perigo de viver pecando
Não quero te deixar triste, mas não é normal um crente viver pecando, ou melhor, ter o pecado como pratica de vida. Lembre-se do que João ensinou em sua primeira carta:
Mas quem pratica o pecado mostra que pertence ao Diabo, pois que este está na origem de todo o pecado. Mas o Filho de Deus veio para destruir as obras do Diabo. 1 João 3:8
O texto é pesado, mas é realista. Se quisermos abandonar o pecado precisamos de conversão.
A partir daí nós vencemos o pecado através dos ensinamentos da palavra que nós conseguimos seguir pela força que o Espírito de Deus nos dá.
Sem esta força não será muito útil qualquer coisa que você possa aprender aqui ou em outro lugar.
Eu já escrevi um artigo que nos mostra se somos ou não cristãos verdadeiros. Caso tenha interesse em se aprofundar neste assunto clique no link: Como Saber se Sou Salvo: Preocupe-se Se Esta lista Não Te Descrever
Como vencer o pecado: 2 – Evite qualquer tentação
Sucedeu num certo dia que ele (José) veio a casa para fazer seu serviço; e nenhum dos da casa estava ali;
Ela lhe pegou pela sua roupa, dizendo: Deita-te comigo. E ele deixou a sua roupa na mão dela, e fugiu, e saiu para fora. Gênesis 39:11,12
Estes dois versículos mostra um trecho da história de José. Este jovem estava na casa de Potifar, que era o seu patrão e pra piorar a mulher de seu patrão estava muito afim dele.
Este trecho nos mostra que José correu da tentação quando percebeu que a partir dali ele não suportaria mais se manter firme.
Dependendo da pessoa naquela situação seria necessário até mesmo se demitir para não pecar. Sendo assim porque José não se demitiu já que aquela mulher o tentava diariamente?
Creio que pelo simples fato de você não ver na vida de José um histórico de homem mulherengo. Ele teve forças até certo ponto.
Se mulher para ele fosse uma espécie de vício era melhor que ele de alguma forma se demitisse na primeira cantada da mulher de Potifar.
Eu falo isso porque muitos caem em tentações porque vivem muito próximos a elas e possuem um histórico de que já caiu em várias tentações na mesma área o que os torna mais fracos.
É a pessoa que não quer falar palavrão, mas só anda com quem fala palavrão.
Ou pode ser uma pessoa que conduz seus negócios de forma desonesta porque têm sócios desonestos.
Ou quem sabe aqueles que são viciados em pornografia, mas trabalham no computador ou celular em um lugar fechado sem ninguém.
Diminua a possibilidade da queda
Entenda que é do coração que vem nossos desejos imorais e desonestos que faz com que nós pequemos e se este não for bem guardado nós podemos nos colocar em situações onde não há mais volta a não ser cair em tentação.
Imagine que seu coração fosse uma criança e sua mente um adulto. Você seria este adulto enquanto que seu coração seria seu filho (uma criança). Você sabe: adultos são muito racionais e as crianças são facilmente levadas por emoções.
Imagina então que este seu filho está brincando na beira de um precipício. Você o deixaria ali? Mesmo que ela não queira cair de lá de cima as chances dela cair são enormes e o risco é fatal.
Assim somos nós quando facilitamos nossas quedas ao invés de dificultarmos mudando nosso ambiente e as pessoas com que nos relacionamos por exemplo. Nosso coração fica sujeito a um desastre se não for bem guardado mesmo que o desastre não seja nossa intenção.
Lembre-se daquilo que Cristo nos ensinou:
Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. Mateus 5:29
Arranca da sua vida tudo que te faz pecar contra Deus. Seja amigos, internet, oportunidades, momentos, negócios, namoros ou qualquer coisa do tipo.
Evite tudo o que possa te fazer cair. Caso a tentação vier ao seu encontro, não perca seu tempo! Corra imediatamente!
Agora vale dizer também que a sua indisposição pode te impedir de correr da tentação.
Treine seu corpo para correr das tentações mesmo quando não se sentir tentado. Larga de preguiça. Perceba que a disposição de José para trabalhar foi a mesma que usou para correr da tentação.
Se você não for uma pessoa com disposição você provavelmente não vai conseguir evitar as suas tentações, pois a preguiça de vigiar vai tomar você até que finalmente caia na cilada de satanás.
Perdido x Convertido
Você percebe neste trecho da história de José a diferença de um convertido para uma pessoa ainda perdida.
O convertido é quem não gosta de pecar e reconhece sua fraqueza que vem de uma natureza pecaminosa (isso fica claro pelo fato de que José foge da tentação). Isso é diferente do perdido que gosta de pecar como a mulher de potfar.
Todo perdido aproveita oportunidades para pecar (perceba que a mulher só agarrou José quando não havia ninguém mais na casa a não ser os dois), enquanto que o convertido aproveita as tentações para mostrar sua fidelidade a Deus não caindo nelas.
O perdido não se importa com quem vai ferir ao pecar (perceba que ela não se importava em trair seu marido), enquanto que o convertido se importa com quem vai prejudicar (José se importava com Potifar).
Todo perdido costuma não abrir mão de pecar enquanto que o convertido abre mão de qualquer coisa para não pecar (perceba que José abandonou sua roupa nas mãos da mulher).
Com isso eu quis apenas enfatizar o que havia dito no tópico anterior. Se você é convertido você pode até falhar às vezes, mas de tanto tentar você vai conseguir abandonar qualquer pecado.
Como vencer o pecado: 3 – Andai em Espírito
vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. Gálatas 5:16
Outra tradução diz “andai em espírito”. Para não satisfazer os desejos da carne nós precisamos andar em Espírito.
Andar em espírito significa viver debaixo da orientação do Espírito Santo e agir no poder que ele nos concede.
A melhor forma de conseguir isso é através das disciplinas espirituais que já conhecemos que são:
- Ler a bíblia
- Orar
- Jejuar
- Cultuar
- Andar com cristãos piedosos
Você precisa fazer isso o máximo que puder. Não existe um número mágico para cada uma delas, mas se quiser saber o que tenho feito em relação a isso para se inspirar, eu leio cinco capítulos da bíblia e oro de 30 minutos a uma hora por dia.
Jejuo(ou me abstenho de certas coisas como internet por 24h) uma vez ao mês e participo das principais reuniões da minha igreja.
Ando com cristãos sempre que possível já que estudo e trabalho muito.
Se algum número aqui para você está muito distante da sua realidade comece com pouco e vá aumentando. Eu também tenho muito que melhorar.
Faça o que for possível para se fortalecer no Espírito porque tendo isso como estilo de vida você não cairá porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Romanos 8:5
O resultado de andar em espírito você conhece bem. É o amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. […] Gálatas 5:22,23
O fruto do Espírito é o resultado de andar em Espírito e dessa forma você vai conseguir abandonar o pecado.
Eu tenho um artigo que ensina bastante coisa sobre o fruto do espírito chamado: “Fruto do Espírito: Saiba Agora se Você Vai Ser Salvo ou Não”. Clique aqui para saber mais sobre isso.
Como vencer o pecado: 4 – Ocupe-se em fazer o que é bom
Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é venerável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude e se há algum louvor, seja isso o que ocupe os vossos pensamentos. Filipenses 4:8
Nessa passagem Paulo nos ensina que a única coisa que deve ocupar nossa mente é aquilo que pode agradar a Deus.
Por isso precisamos tomar cuidado com aquilo que nós pensamos. Não podemos ver nem ouvir nada que possa nos levar a inclinações carnais.
O que passa na televisão ou o que vemos na internet não pode ser aceito na maioria das vezes. Você precisa filtrar tudo isso para que não intensifique sua vontade de cair no pecado.
Cuidado também com o tipo de música que você escuta. Estas músicas imorais só tem deixado nossa geração cada vez mais imoral.
Gravidez na adolescência é cada vez mais comum e o índice de estupro está cada vez maior.
Fuja de tudo isso, mas não apenas isso. Ocupe sua mente através do trabalho como Salomão nos ensina:
O que lavrar a sua terra virá a fartar-se de pão, mas o que segue a ociosos se fartará de pobreza. Provérbios 28:19
Evite andar desocupado
Muitas pessoas pecam porque além de serem fracas elas andam desocupadas e ociosas demais.
Conheço e acompanho alguns empreendedores na internet que não são cristãos, mas mesmo assim se mantém fiéis as suas esposas (o que é bem difícil hoje em dia para um não cristão).
Como eles conseguem? Eles simplesmente não têm tempo de fazer uma besteira dessas. Estão ocupados demais para se quer pensar nisso.
Não falo ocupado no sentido que só trabalham e não tem tempo para família. Pelo contrário, vejo eles ocupados com seus a fazeres ao mesmo tempo que estão sempre saindo com a família e passando tempo com eles.
Ou seja, eles estão ocupando a mente com coisas verdadeiramente saudáveis e isso no mínimo diminui em muito a chance deles cometerem um pecado como adultério por exemplo.
Será que você não anda ocioso demais? O ditado é clichê, mas é realista: mente vazia oficina do diabo.
Quantos projetos você tem executado? Quais as metas para esse ano? A ausência dessas coisas pode resultar em uma mente vazia que te coloca em uma vida sem rotina e mesmo que tenha alguma coisa aqui e ali para fazer sempre haverá uma lacuna para preencher com o pecado.
Se quiser realmente abandonar seu pecado se ocupe com coisas verdadeiramente saudáveis como por exemplo: trabalho, estudo, família, amigos cristãos, natureza, oração, etc.
(NOTA IMPORTANTE: Indico fortemente este conteúdo para você, se você deseja vencer qualquer tentação por meio da memorização de versículos para Deus falar com você até quando não tiver a bíblia em mãos. Clique na imagem abaixo agora para saber mais sobre este método simples antes que saia do ar )
Como vencer o pecado: 5 – Confesse seu pecado e o exponha
Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz. Tiago 5:16
Uma das formas mais eficazes de vencer o pecado é expondo ele. Isso mesmo. Contando ele para alguém caso não tenha a ver com ninguém ou falando com a pessoa contra qual você cometeu o pecado é essencial para todos aqueles que querem saber como vencer o pecado.
Eu lembro de uma vez que eu andava muito triste e sentia muita inveja. Não sei o que aconteceu que eu nem conhecia essa passagem da carta de Tiago que eu acabei confessando isso para uma amiga da minha igreja.
Como num passe de mágica a minha inveja foi meio que embora. Eu não estava mais do jeito que estava antes.
Quando confessamos nossas culpas nós derrubamos o nosso orgulho no chão e isso nós impede de viver uma vida irresponsável cheia de pecados ocultos.
Isso também nos ensina o perigo das amizades mundanas. Se você contar um pecado desses para uma pessoa errada vai ser como Sansão que contou seu ponto fraco para Dalila.
Se você conhece essa história você sabe que Dalila queria saber o segredo da força de Sansão para ganhar dinheiro dos filisteus.
Por isso eu digo que nós precisamos urgente de amigos cristãos. E quando falo cristão não me refiro a simples membros da igreja que gostamos e temos afinidade, mas eu me refiro a cristãos maduros na fé que você realmente enxerga frutos na vida dele que mostram que são convertidos de fato. São estes que podem nos ajudar.
Repito: não diga nada para quem não pode te ajudar. Mas também não fique dando desculpas se você já tem em mente uma pessoa ideal para por isso em prática.
Saiba que quando o assunto é abandonar o pecado isso faz toda diferença, pois isso te fará mais responsável pelos seus atos.
Por que confessar os pecados?
Primeiro porque é bíblico. Isso está na passagem de Tiago e também no verso seguinte:
O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. Provérbios 28:13
Se quiser alcançar a misericórdia de Deus para se libertar de uma vez do seu pecado confesse-o e então você será bem sucedido.
Em segundo lugar você deve confessar porque como já foi dito isso te tornará mais responsável.
Quantas vezes você já viu pornografia na frente de um cristão verdadeiro? Quantas vezes falou palavrão na frente de um homem de Deus?
A verdade é que nós obedecemos mais a Deus quando existe outras pessoas olhando de modo que nós mostramos que nossa fé esta em outro patamar quando conseguimos ser fiéis a Deus quando ninguém está olhando.
E uma forma de se conseguir isso é expondo seu pecado para alguem de confiança. Desta forma seu pecado não é mais tão oculto assim porque alguem sabe o que você anda fazendo ou ao menos o que você fez e os olhos dela serão como os olhos do próprio Deus assim como a boca dela se te repreender será como a boca de Deus.
Em terceiro lugar é importante você confessar porque obterá uma ajuda específica.
Se chegar no seu pastor e falar que tem um pecado e não disser qual é seria quase como ir ao médico falando: doutor adivinha?
Será que seu médico vai te ajudar se você não for específico? O seu pastor também não. O máximo é que ele vai falar é o basicão: “vamos orar”.
As vezes o que se precisa não é mais oração e sim mais ação. É fazer o que a bíblia te pede e ela pede que você exponha este pecado.
Como confessar os pecados
Vamos ver resumidamente como podemos confessar nossos pecados.
1 – Seja humilde
A única forma de reconhecermos uma falha nossa é entendermos que precisamos de humildade para isso se não podemos até contar nosso pecado para alguem, mas isso será da boca pra fora sem um real arrependimento e interesse na mudança.
2 – Confesse para a pessoa certa
Como você sabe existem duas situações para confessar o pecado. Uma delas é um pecado pelo qual se sente preso e você precisa de ajuda para se libertar.
Neste caso e como já foi dito confesse apenas para quem for um cristão confiável, ou seja, para pessoas que da bons frutos na igreja provando com boas obras que pode ajudar você. Geralmente os pastores são os mais recomendados para isso, mas eles não são os únicos. Quem sabe seus pais não seria a melhor pessoa para te ajudar.
A outra situação que deve te levar a confessar um pecado é quando você peca contra uma pessoa. Neste caso seja cristão ou não você deve confessar o que fez.
Em casos onde você comete um adultério o ideal é ficar com os dois lados. Primeiro você procura seu pastor ou líder espiritual para falar a respeito disso e pedir orientação.
Em segundo lugar você deve se direcionar a pessoa e pedir perdão a ela. Para isso esteja preparado para as consequências.
3 – Seja especifico
Quando for confessar qualquer coisa que comete você precisa ser específico.
Não pode chegar na pessoa e dizer: Se algum dia eu te ofendi me perdoe. Ou quem sabe dizer com meias palavras algo que tem feito como, por exemplo, ao confessar que tem traído sua esposa você antes de dizer a ela dizer ao pastor: Me ajude pois não tenho tratado bem minha esposa.
Não vai adiantar obedecer a palavra do seu jeito só para não admitir exatamente aquilo que você fez. Exponha exatamente o pecado que cometeu e assim você será curado.
Como vencer o pecado – Conclusão
Em conclusão, você só vai vencer o pecado quando se converter verdadeiramente.
Quando isso acontecer o Espírito Santo vai te fortalecer para evitar qualquer situação embaraçosa e poder para correr da tentação.
Além disso, Ele vai te levar a pratica das disciplinas espirituais que vão te fortalecer.
Você estará sempre ocupado assim como Cristo esteve na sua trajetória de vida e para não perder tempo com besteiras você terá toda coragem para expor seu pecado para alguém.
Esta coragem te será dada pelo próprio Espírito Santo e este mesmo Espírito que começou esta boa obra será fiel para completá-la até o grande dia da vinda do nosso Senhor e salvador Jesus Cristo. Amém.
Se este artigo fez sentido para você não se esqueça de compartilhar com seus amigos.
Se você realmente deseja aprender a estudar sua bíblia, sem sair de casa, então você definitivamente precisa conhecer esta solução que já ajudou muitas pessoas a entender a bíblia de gênesis a apocalipse - Clique na imagem abaixo agora para saber mais enquanto ainda está no ar.