Como não ser enganado pelo coração

Hoje eu quero falar com você que deseja saber como não ser enganado pelo coração.

A bíblia costuma chamar de coração tudo aquilo que realmente somos no intimo do nosso ser.

Sobre esta parte de nós Deus falou pela boca do profeta Jeremias:

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Jeremias 17:9

Além do nosso coração ser enganoso ele também é o que guia a nossa vida como nos ensinou o sábio Salomão:

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. Provérbios 4:23

Eu te pergunto: Você gostaria de ser guiado por alguem que se engana, se atrai pelo que não presta, e não quer saber de Deus?

Pois é isso que acontece com todos nós. Nosso coração faz isso com a gente.

Basta olhar para as pessoas e verás quanta tolice e quantos problemas elas possuem por não dominar suas próprias emoções.

Basta olhar para seu passado e se lembrar de quantas vezes você fez o que era errado mesmo sabendo que era errado.

Se quiser então deixar de ser enganado pelo coração para corrigir sua vida e mudar sua história leia este artigo até o final para entender tudo o que vou te passar hoje.

Tenho certeza que vai aprender bastante coisa nova, pois há certos detalhes aqui que você não vai aprender em nenhum outro lugar.

Esse conteúdo já esta no meu canal do youtube. Se você preferir assista ele no vídeo abaixo.

Por que o coração do homem é caído?

Você agora pode estar se perguntando: Por que somos tão falhos? Por que o coração do homem é caído?

Quando as pessoas pensam nas consequências do pecado geralmente o que vem na mente é suas consequências mais visíveis como a morte da pessoas, as dores de parto da mulher, a dificuldade que todo serviço gera nas pessoas, os animais que antes eram fáceis de dominar e agora a maioria é bem selvagem, os desastres naturais que acontecem, etc.

O que as pessoas não costumam comentar é a deficiência interna que o pecado causou no coração do homem.

Se você procurar qualquer tribo da África ou de qualquer outro lugar, se encontrar um povo totalmente afastado de tecnologia ou qualquer outra grande descoberta do homem você verá que qualquer um deles descobriram uma coisa sozinhos sem influência de ninguém: o pecado.

O pecado não vem por influência. Ele nasce dentro do coração de cada ser humano. Como disse o salmista Davi:

Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe. Salmos 51:5

O pecado gerou em nós uma constante inclinação para o mal e isso começa desde que nascemos como também nos ensina Gênesis 8:21.

Hebreus 3:13 diz que não podemos ser endurecidos pelo engano do pecado. Por causa do engano do Pecado o coração que o carrega também é enganoso conforme já vimos em Jeremias 17:9.

Inclinados para o mal

Sobre a inclinação para o mal o apóstolo Paulo ensina:

Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. Romanos 7:23

Perceba que mesmo os cristãos salvos pela graça continuam com esta inclinação.

Esta é a razão que nos leva a ser tão falhos. Além de nascermos inclinados para o mal nós estamos rodeados de pessoas inclinadas ao mal o que dificulta ainda mais a nossa situação.

Este pecado que habita em nós teve seu início em Adão. A maior parte do seu poder tem seu fim na nossa conversão e o seu fim definitivo iremos obter na volta de Jesus onde teremos um novo corpo e um novo coração (Filipenses 3:21).

Conheça sua bíblia de capa a capa


Por que pago pelos erros de Adão?

Isso é muito mal entendido por pessoas que falam coisas como: Por que eu pago pelos erros de Adão? Por que toda humanidade pecou juntamente com ele?

Eu poderia responder usando a lógica dizendo: Se você machuca alguém fisicamente você está pecando, mas quem sofre imediatamente é a vítima. Por que ela sofre se foi você quem pecou machucando-a?

O que precisamos entender que é assim que o pecado funciona. A rebeldia contra Deus nos leva a todas essas terríveis consequências aparentemente injustas porque o pecado é um ato de injustiça.

Não temos moral para reclamar de pagarmos pelo erro de Adão porque muitas pessoas hoje estão pagando pelos nossos erros.

Lembra de quando desobedeceu sua mãe? E da vez que você agrediu aquela pessoa quando mais novo? Ou quando você deixou de ajudar alguém e a pessoa saiu lesada da situação?

Estas pessoas pagaram pelo seu erro. Como você pode reclamar se hoje paga pelo erro de Adão?

Vale lembrar também que pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos. Romanos 5:19

O mérito da obediência de Cristo também não seria nosso de modo que reclamar hoje do sofrimento causado por Adão como quem torna Deus injusto é uma ingratidão já que o próprio Deus enviou seu filho para obedecer toda sua lei em nosso lugar.

Basta a nós fazer uma escolha: ficaremos com a derrota de Adão ou com a vitória de Cristo?

Adão e Eva

Por que o cristão deve tomar cuidado com o coração?

Vamos ver agora alguns motivos pela qual devemos tomar muito cuidado com este nosso coração que abriga essa natureza tão carregada de inclinações contra a vontade de Deus.

1 – Por que suas afeições podem evidenciar uma falsa conversão

“Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor: “Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo. Jeremias 31:33

Jeremias profetiza como seria a nova aliança que Deus faria com seu povo neste versículo.

É uma aliança que diz respeito a guardar a lei de Deus no coração de modo que esta é a maior evidência de um verdadeiro cristão.

Tanto é assim que se for olhar bem o sermão da montanha várias vezes Cristo se refere a mudança de coração das pessoas que serão as que possuirão o reino dos céus.

Ele fala sobre:

  • Pureza de coração (Mt 5:8)
  • Ódio no coração (Mt 5:22)
  • Traição no coração (Mt 5:28)
  • Falar a verdade já que a mentira da boca começa no coração (Mt 5:37/Lc 6:45)
  • Amor de coração aos inimigos (Mt 5:44)
  • Oração sem intenções de se engrandecer no coração (Mt 6:5)
  • Jejum sem intenções de se engrandecer no coração (Mt 6:16)
  • Não colocar o coração em coisas perecíveis como dinheiro (Mt 6:21)

Resumidamente ele cita que a nossa nova natureza transforma nosso interior o que automaticamente transforma também nosso exterior que são nossas ações que demonstram uma transformação interior.

Se as inclinações do seu coração é apenas para tudo que é mal e você não vê ele se inclinando para as coisas de Deus e buscando a santificação você corre o grande perigo de ainda não estar de fato convertido a Deus.

Tome cuidado com seu coração.

2 – Por que suas inclinações ficam mais fortes

Existe um provérbio chinês que diz:

Os nossos desejos são como crianças pequenas: quanto mais lhe cedemos, mais exigente se tornam.

É exatamente assim que nosso coração se comporta. Se fizer tudo o que sente vontade você sempre vai querer algo pior e pior até que chegue um ponto em que não haja mais cura.

Isso ocorreu com o povo de Judá no tempo em que Zedequias era rei. O povo se tornou cada vez mais rebelde e para que eles se voltassem a Deus Ele lhes enviava seus profetas.

Mas eles zombaram dos mensageiros de Deus, desprezaram as palavras dele e expuseram ao ridículo os seus profetas, até que a ira do Senhor se levantou contra o seu povo, e já não houve remédio. 2 Crônicas 36:16

Quanto mais você sede ao pecado mais forte ficam suas inclinações do coração. Não pense que uma simples oração lá na frente vai mudar tudo.

Isso também se trata do engano do seu coração que finge uma em Deus de que ele muda as situações mais difíceis, mas na verdade deseja uma vida de libertinagem onde você peca livremente.

Conheça sua bíblia de capa a capa


3 – Por que atrai consequências terríveis

Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações. Jeremias 17:10

Este verso é a continuação da passagem que diz que o coração é enganoso. Está claro nele que Deus da a cada um segundo o proceder do seu coração.

Um coração não guardado te levará a agir sempre por emoção e nunca de forma racional. Você vai se parecer literalmente como um animal selvagem.

Já parou pra pensa o que deve levar um homem a ser um estuprador? Ninguém é estuprador desde criança. Isso se aprende e se treina o coração a mandar no corpo sem a ajuda da razão.

O mais provável é que antes de cometer um ato grotesco desses um estuprador pode ter de alguma forma treinado o coração a ficar descontrolado começando com filmes adultos e ao mesmo tempo construindo um histórico de raiva para agredir pessoas por motivos pequenos.

A verdade é que não controlar o coração atrai grandes pecados e com esses você pode ter certeza que virão consequências terríveis também.

Eu tenho um artigo onde falo mais sobre como vencer pecados muito grandes. Clique aqui ou na imagem abaixo se esta for a sua situação.

Como não ser enganado pelo próprio coração?

Agora que você já sabe o perigo de ser guiado por um coração enganoso veja como não ser enganado pelo próprio coração.

Como não ser enganado pelo coração: 1 – Guardando a palavra de Deus

Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti. Salmos 119:11

Na bíblia a palavra coração é a mesma utilizada para mente. Por conta disso muitos interpretam essa passagem como: “guardei a tua palavra na mente”. Como se o salmista falasse de decorar versículos.

Isso realmente faz sentido, mas creio que é algo um pouco mais profundo que o salmista quis dizer. Guardar a palavra no coração me lembra mais alguem que decidiu viver a palavra de Deus com sinceridade e não apenas decorou versículos.

Isso me lembra a passagem onde o apóstolo mostra quem realmente ama a Deus. Ele diz:
Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. João 14:21

Guardar os mandamentos e a palavra de Deus no coração tem tudo a ver com viver cada versículo aprendido na bíblia com temor. É aplicar tudo o que se aprende na sua vida diária.

Por exemplo, você estuda uma passagem que fala sobre ajudar os mais pobres como Hebreus 13:16. Você realmente tem se prontificado para viver esta palavra? Ou será que só guarda a informação na mente?

Se fizer isso você cai no engano do pecado, pois sobre isso Tiago nos alerta:

E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Tiago 1:22

Não se engane com seus pecados. Guarde a palavra no coração. Cumpra com a palavra de Deus cada pequeno ensinamento que você conseguir. Aplique esses versículos em sua vida e você verá que só dessa forma seu coração não o enganará.

Como não ser enganado pelo coração: 2 – Vigiando o coração contra o mal (guardando)

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. Provérbios 4:23

Não basta guardar a palavra no coração para praticar o bem. Você também precisa guardar o coração do mal para não praticar o pecado.

Como fazer para induzir o coração a guardar os decretos de Deus? Em meu artigo chamado “Provérbios 4 23 – Como guardar o coração para se livrar de qualquer pecado” eu explico que o que entra no coração antes passa pela visão/audição e pela mente como fica claro na imagem abaixo.

guarde o coração

A imagem mostra que o que vemos e ouvimos (ou qualquer coisa relacionada aos outros três sentidos do corpo) vai a nossa mente e de lá vai ao nosso coração.

Para induzir o coração aos mandamentos de Deus além de estudar muito a palavra de Deus como já foi dito você precisa se colocar em ambientes que favorecem você obedecer a Deus.

Precisa ter amizades e andar com pessoas que facilitam isso para não ser mal influenciado.

Deve evitar ouvir coisas que te levam ao pecado, como Eva que ouviu a serpente; e deve evitar ver coisas que te levam ao pecado, como Davi que viu Bate-seba tomando banho.

Se você anda relaxadamente por aí sem cuidar você facilmente terá um coração inclinado a sentir tudo o que não presta e este o levará ao engano onde a promessa é: “peque que você será feliz”, mas o final disso é a tristeza da vontade que não é satisfeita de fato, o castigo pelos erros e o afastamento de Deus.

Como não ser enganado pelo coração: 3 – Seja sábio

Nem tudo que te faz se sentir mal é mal e nem tudo que te faz se sentir bem é bom.

Se você peca contra Deus o seu coração vai se sentir bem, mas isso não quer dizer que isso seja bom.

Se alguem te repreende por ter feito algo errado o seu coração vai se sentir mal, mas isso não quer dizer que isso seja mal.

Eis o engno do coração: ele te induz a pensar que tudo que é mal é o que te faz se sentir mal de modo que você vive apenas pelas emoções e nunca pela razão.

Da mesma sorte ele te induz a pensar que tudo que é bom é aquilo que agrada sua carne de modo que você vive o hedonismo dessa sociedade que só pensa em sentir prazer e nada mais.

A única forma de não ser enganado pelo coração é sendo um sábio. Veja a reação de quem é sábio segundo a bíblia:

Não repreendas o escarnecedor, para que não te odeie; repreende o sábio, e ele te amará. Provérbios 9:8

Percebeu? É coisa de tolo não gostar de repreensão. É agir como uma criança descontrolada em suas emoções. Esta mais do que na hora de crescer e perceber que nosso coração não nos ajuda. Ele não está ao nosso favor. Ele é enganoso.

Seu coração deseja vingança e odeia que alguém aponte seus erros. Isso incomoda e já que incomoda isso é algo ruim para ele. Não se engane. Interprete corretamente as coisas que acontecem ao seu redor como um cristão sábio.

Só assim você não será endurecido pelo enganado do seu coração como esta escrito:

antes exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; Hebreus 3:13

Através da exortação dos irmãos o seu coração vai começar a se quebrantar e você finalmente deixará de ser enganado.

Se quiser aprender mais sobre como ser sábio segundo a bíblia clique aqui para ler meu artigo chamado: Sabedoria de Deus: Como ser sábio segundo a bíblia.

Como não ser enganado pelo coração – Resumo final

A respeito do rei Roboão filho de Salomão a bíblia diz:

Ele agiu mal porque não dispôs o seu coração para buscar o Senhor. 2 Crônicas 12:14

Hoje eu digo a você: não seja como Roboão. Não deixe de dispor seu coração para buscar a Deus em sua palavra.

A melhor forma para dispor seu coração apresentada neste artigo para resumir é:

  • Guarde a palavra de Deus no coração, pois isso te ajudará a obedecer todos os seus mandamentos;

  • Vigie o coração guardando ele do mal, pois isso o livrará de se apegar ainda mais aos erros que pode cometer;

  • Seja sábio, pois apenas através da sabedoria bíblica você viverá pelo que sabe que é certo ou errado e não pelo que você sente.

Comenta aqui embaixo quais são as suas dificuldades quando o assunto é vencer o pecado. Isso vai me dar ideias para os próximos artigos que eu fizer.

Muito obrigado por ler este artigo. Um forte abraço e até mais.

Se este artigo fez sentido para você não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

Se você realmente deseja aprender a estudar sua bíblia, sem sair de casa, então você definitivamente precisa conhecer esta solução que já ajudou muitas pessoas a entender a bíblia de gênesis a apocalipse - Clique na imagem abaixo agora para saber mais enquanto ainda está no ar.

Conheça sua bíblia de capa a capa

3 comentários em “Como não ser enganado pelo coração”

  1. Eu infelizmente, peco e isso me deixa muito mal..A ideia é servir e obedecer a Deus de verdade, a gente por influência do mundo e dos nossos corações, deixamos Deus de lado e seus mandamentos para agradar o próximo…Eu estou querendo me dedicar de verdade a Deus e me livrar dos meus pecados consciente e inconsciente..Não quero ser melhor que ninguém, porque eu sei que não sou, só quero vencer o Eu interior que é muito inclinado ao mal….Eu preciso vencer o mundo e me vencer…paz a todos …..

    Responder
    • Irmão continue lendo os artigos que posto que a maioria são voltados a santificação e assista os vídeos do meu canal do youtube. Tenho certeza que vai aprender bastante coisa e vai conseguir vencer seus pecados. Eu mesmo sempre volto a reler os artigos e assistir os vídeos e Deus tem me abençoado grandemente. Todos nos pecamos, mas podemos melhorar cada vez mais. Deus abençoe.

      Responder

Deixe um comentário