Salmos 34 18 – Tenha um coração quebrantado para ser liberto do pecado

Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito. Salmos 34:18

Mais de 2 milhões de mortes de coronavírus no mundo. Você chorou por isso?

Caos na saúde e muitas pessoas desempregadas. Isso importa para você?

Se você perdeu alguém próximo ou ficou desempregado provavelmente você sentiu isso mais de perto, mas a maioria de nós não derramamos uma lágrima por isso, pelo contrário nós preferimos dar risadas de memes como os “dançarinos de caixão”.

Quem possui um coração quebrantado é aquela pessoa que facilmente chora pelos próprios pecados e verdadeiramente se arrepende de cada um deles. Uma pessoa assim também costuma facilmente se compadecer da dor do outro.

Infelizmente não é isso que vemos na maioria de nós. Não temos vivido na prática este salmos 34 18.

Nossos olhos estão secos. Oramos pouco. Choramos pouco. Clamamos pouco pelo nosso Brasil. Estamos insensíveis e com corações endurecidos.

O maior problema disso é que Deus só se aproxima, ou seja, só está com quem possui este coração quebrantado. Deus está com você? Você possui um coração quebrantado?

Leia este artigo e descubra porque precisamos nos quebrantar, o que te levou a estar com o coração endurecido e como se quebrantar diante de Deus para que este se aproxime de você nestes últimos dias que estamos vivendo.

Salmos 34 18 – Por que precisamos de um coração quebrantado?

Primeira coisa que precisamos aprender é que coração quebrantado não é um mero enfeite no cristão.

Precisamos de um coração quebrantado e a partir de agora você vai descobrir o porquê disso.

Porque é isso, que nos aproxima de Deus

Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito. Salmos 34:18

Como já havia dito na introdução, Deus se aproxima de quem possui um coração quebrantado. Até porque a pessoa que possui um coração quebrantado por se arrepender facilmente dos seus pecados facilmente também os abandona.

E o que mais nos afasta de Deus são justamente nossas iniquidades que cometemos como nos ensina o profeta Isaías:

Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça. Isaías 59:2


Este é o maior motivo pelo qual precisamos de um coração quebrantado.

Provérbios 4 23
Arte criada por Signeflinkart

Porque os homens de Deus na bíblia faziam assim

Precisamos de um coração quebrantado porque assim eram os homens de Deus na bíblia. Veja alguns exemplos:

Davi

Já estou cansado do meu gemido, toda a noite faço nadar a minha cama; molho o meu leito com as minhas lágrimas, Salmos 6:6

O rei Davi era tão quebrantado de coração que facilmente corriam muitas lágrimas do seu rosto como deixa bem claro o texto.

O choro em oração é um bom indicador de um coração quebrantado.

Jeremias

Por estas coisas eu ando chorando; os meus olhos, os meus olhos se desfazem em águas; […]. Lamentações 1:16

O profeta Jeremias também é conhecido com o “profeta chorão”.

Isso porque ele facilmente se compadecia de Jerusalém, a cidade destruída por ter se afastado ao pecar contra Deus.

Após esse acontecimento histórico ele escreve o livro de lamentações. Ali se encontra todo seu pranto e dor pela cidade.

Este profeta possuía um coração quebrantado, pois com facilidade chorava pela cidade que não abandonou seus pecados e sofreu a ira de Deus.

Jesus

E, quando ia chegando, vendo a cidade, chorou sobre ela, Lucas 19:41

Assim como Jeremias, Jesus também chora por Jerusalém ao perceber que estava cega para seus pecados e por saber que uma destruição se aproximava.

Diferente de nós hoje que ao ver a situação do Brasil damos risada e fazemos toda sorte de piada nos justificando dizendo: “é rir para não chorar”.

Jesus em contra partida não diz que é bem-aventurado os que riem. Ela diz que é bem aventurado os que chorão porque estes serão consolados (Mt 5:4).

Sobre os que riem ele disse: […] ai de vós, os que agora rides, porque vos lamentareis e chorareis. Lucas 6:25

Este estilo de vida de pessoa que ri de tudo e faz piada de tudo não tem nada a ver com os cristãos. Hoje nós choramos para gozarmos de felicidade no céu que é o nosso lugar.

Ao contrário dos ímpios que fazem do agora uma vida de risada onde não se leva nada a sério para sofrer uma tristeza profunda na destruição do lago de fogo.

Porque é assim que nos convertemos dos nossos pecados e alcançamos perdão de Deus

Esta é outra razão pela qual você precisa de um coração quebrantado.

Não há como se arrepender verdadeiramente com um coração duro e olhos secos. Ninguém na bíblia ora por arrependimento sem chorar.

Imagina que você é casado e seu conjugue cai na tentação e trai você. Na hora de te pedir perdão ele até fala com você, mas você não vê nenhuma aparência de tristeza, nenhuma lágrima enquanto você está chorando e muito frustrado.

Aceitaria perdoar? Ainda que fizesse isso por amor à Deus você no mínimo não acreditaria que ele de fato se arrependeu e logo logo caíra novamente até porque ninguém se esforça por algo que não incomoda.

O exemplo do rei Manasses

Veja o caso do rei Manasses por exemplo:

E ele, angustiado, orou deveras ao Senhor seu Deus, e humilhou-se muito perante o Deus de seus pais; 2 Crônicas 33:12

E fez-lhe oração, e Deus se aplacou para com ele, e ouviu a sua súplica, e tornou a trazê-lo a Jerusalém, ao seu reino. […]. 2 Crônicas 33:13

Manasses foi um rei que cometeu vários e vários pecados o que ascendeu grandemente a ira de Deus.

Por conta disso este foi levado cativo para Síria por meio de ganchos e humilhação. Apenas após chorar e se humilhar Deus ouviu sua oração e o perdoou do seu mal.

Porque é assim que nos ensina sua palavra

Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. Salmos 51:17

No salmo 51 Davi nos revela o que verdadeiramente agrada a Deus. Muito mais do que animais sacrificados Deus queria pessoas que chorassem e se lamentassem por seus pecados.

Era assim que se reconhecia um verdadeiro adorador e é isto que Deus quer de nós.

Salmos 34 18 – Por que estamos tão endurecidos e insensíveis?

Veja agora os possíveis motivos que as pessoas hoje estão tão endurecidas quanto ao pecado:

1 – Porque nos acostumamos com nossos pecados

“Cada novo ato de pecado, endurece o coração e diminui o temor a Deus.” — J. C. Ryle.

Esta frase de John Charles Ryle ilustra bem o que costuma acontecer.

A cada vez que cometemos um pecado, principalmente quando repetimos os mesmos pecados de outrora o nosso coração nos acostuma com o ato e isso o endurece fazendo com que não se importe mais com isso como talvez se importou da primeira vez.

Isso porque nossa natureza pecaminosa nos faz preguiçosos. Não gostamos de agir. Chorar por um erro e se preocupar com ele uma vez é uma coisa, mas fazer isso sempre é cansativo.

Por conta disso o que acaba acontecendo é que nós pecamos cada vez mais e por nunca se importar com isso nosso coração endurece.

2 – Porque nos acostumamos com as tragédias

Homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto as virtudes do céu serão abaladas. Lucas 21:26

Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima. Lucas 21:28

O que poderia nos levar ao temor a Deus são as tragédias descritas em Lucas que marcariam o tempo do fim. Isso deveria nos fazer temer sua vinda, o que quebrantaria nosso coração.

Porém, isso não ocorre porque nós nos acostumamos a ver tragédias na televisão e internet.

Ninguém se importa tanto com isso hoje em dia como se importava antigamente. É tão comum que nosso coração não deixa de ser teimoso por isso.

3 – Porque nossa geração hedonista ama o riso e o prazer e chorar não é prazeroso

Segue a lista dos 4 principais canais de youtube brasileiro no ano de 2021:

  1. KondZilla – 61.2 milhões de inscritos (videoclipes de funk)

  2. Whindersson Nunes – 41.2 milhões de inscritos (comédia)

  3. Felipe Neto – 40.1 milhões de inscritos (comédia e curiosidades para jovens)

  4. Você sabia – 37.9 milhões de inscritos (curiosidade)

Percebe o que nossa geração mais curte acompanhar na interne? Comédia, música e entretenimento. Tudo que é prazeroso e nossa carne mais quer.

Uma pessoa hedonista é aquela pessoa que têm a vida centrada no prazer. É a vida que consiste em sentir prazer.

É uma vida contrária ao estilo de vida que a bíblia nos ensina como Paulo admoestou os irmãos de Roma:

Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo. Romanos 8:9

Por gostarmos tanto de rir e sentir prazer nossos corações se encheram disso e isso nos tornou insensíveis, secos e frios na presença de Deus.

Salmos 34 18 – Como então seremos pessoas quebrantadas de coração?

O problema e sua causa foram apresentados. Vejamos agora algumas possíveis soluções.

Confie 100% em Deus para viver salmos 34 18

Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do SENHOR, que o inclina a todo o seu querer. Provérbios 21:1

Antigamente as pessoas necessitavam muito de decisões justas dos reis em prol de suas causas. Foi assim que ocorreu com Ester ao interceder pelo seu povo ameaçado.

Por conta disso o sábio Salomão escreveu este provérbio dizendo que no final das contas é Deus quem dirige o coração do rei para decidir. Deus tem o poder sobre os corações das pessoas.

Da mesma forma ele pode dominar sobre seu coração se você crer neste poder. Ele pode mudar seu coração de endurecido para quebrantado como ele ensinou por meio do profeta Ezequiel:

E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. Ezequiel 36:26

Clame mesmo que de olhos secos para viver salmos 34 18

O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Lucas 18:13

Talvez você, assim como já me ocorreu muitas vezes, se sente mal porque seus olhos estão tão secos que parece que Deus não se importa com suas orações e que não adianta se esforçar e lutar em oração.

Faça como o publicano que não queria nem levantar os olhos aos céus. Não espere uma situação perfeita pra clamar e nem espere que a vontade venha. Não espere que as lagrimas caiam antes de começar.

Clame do jeito que você estiver mesmo. Clame para que seja quebrantado. Veja um modelo de oração para seguir:

Senhor, por que nos fazes andar longe dos teus caminhos e endureces o nosso coração para não termos temor de ti? Volta, por amor dos teus servos, por amor das tribos que são a tua herança! Isaías 63:17

Peça também por um despertar de Deus como ocorreu com o filho pródigo que não ouviu sermão nem conselho algum ele apenas se tocou como diz o verso seguinte:

Caindo em si, ele disse: ‘Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome! Lucas 15:17

Peça para que Deus lhe de um entendimento claro também da sua situação para que você finalmente seja quebrantado e mude de atitude.

Como voltar para Deus
Arte criada por Brooke Huval

Fuja do hedonismo para viver salmos 34 18

Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. 1 João 2:16

Fuja deste mundanismo hedonista que consiste em satisfazer a carne. Fuja porque isto fará com que você não queira tomar a sua cruz e isto contribuirá para que os desejos da carne fiquem cada vez mais fortes na sua vida.

Evite andar com pessoas que só pensam em prazer e diversões. Evite porque isto só endurecerá ainda mais coração porque assim como elas não se importam com o pecado você também não vai se importar.

Sofrimento (que não seja assim com você)

Afrontas me quebrantaram o coração, e estou fraquíssimo; esperei por alguém que tivesse compaixão, mas não houve nenhum; e por consoladores, mas não os achei. Salmos 69:20

Neste verso o salmista nos da a última coisa que pode fazer com que sejamos quebrantados: o sofrimento.

Não eu não estou pedindo para que você sofra como se fosse um masoquista. Este último passo na verdade eu gostaria que você não precisasse dele para ser quebrantado.

O problema é que muita das vezes nós teimamos tanto que não resta nada a Deus se não nos humilhar e nos permitir ser afrontados para que finalmente sejamos quebrantados.

Isso ocorreu com o rei Manasses só se quebrantou diante de Deus quando este sofreu a ira do seu castigo conforme já vimos:

E ele (Manassés), angustiado, orou deveras ao Senhor seu Deus, e humilhou-se muito perante o Deus de seus pais; 2 Crônicas 33:12

Isso também ocorreu com faraó que só deixou de endurecer o coração para vontade de Deus quando seu filho e sucessor venho a óbito.

E o Senhor disse a Moisés: Ainda uma praga trarei sobre Faraó, e sobre o Egito; depois vos deixará ir daqui; e, quando vos deixar ir totalmente, a toda a pressa vos lançará daqui. Êxodo 11:1

Que isso não ocorra comigo e com você e nem comigo. Que não precisemos passar por um grande sofrimento e humilhação para finalmente obedecermos a Deus.

Melhor nos é confiar clamar e fugir dessa vida hedonista para viver definitivamente a vontade de Deus.

Morte dos primogênitos
Arte feita por Louiz Brito

Salmos 34 18 – Conclusão

Em conclusão, entenda que é da vontade de Deus que você tenha um coração contrito e quebrantado porque sem isso você não o obedecerá como ele merece e você não entenderá a podridão dos teus pecados.

Só com um coração assim nós nos aproximaremos Dele como os heróis da fé e obedeceremos a sua palavra.

Cuidado para não se parecer com esta geração hedonista que só pensa em sentir prazer e se acostumar com seus pecados e com as tragédias do mundo ignorando que isto é o aviso que o fim está próximo.

Se este artigo ajudou você compartilhe com seus amigos e no grupo da sua igreja.

Deixe um comentário